Band in a Box (BIAB) - Cifras, Midis e reconhecimento de acordes

    Autor Mensagem
    cardosi
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: cardosi


    Partindo do príncipio de que os caros colegas sabem como abrir ou
    apenas importar as CIFRAS da midi no BIAB, quero comentar a
    precisão e alguns ajustes necessários no reconhecimento dos acordes:

    Como exemplo iremos utilizar a MIDI "Fico assim sem você" gravada por Adriana Calcanhoto, por favor
    click com o botão direito, salvar destino como.

    1 - Abra o BIAB e import chords from midi file.

    2 - Utilize um style ZZPOPBAL e tempo ajustado em 117

    3 - Dê um play e observe até o compasso 19. está soando bem não é?

    4 - mas no compasso 20 o BIAB reconhece o acorde como F#m7b5 e parece bem
    esquisito. E é!!!

    5 - O acorde correto é F#dim ou F° como queiram. corrija e sinta a diferença.

    6 - Se você abrir a TAB desta musica no "Cifra Club"
    vai notar muitas diferenças do acorde reconhecido e o disponibilizado. Em primeiro
    lugar isso se deve a que fonte "escrita" quem postou se baseou ou ainda se o fez apenas
    de "ouvido", portanto dentro de sua livre interpretação pessoal. Em segundo lugar quem sequenciou a música
    pode até ter usado a mesma TAB, mas na hora de "embelezar" criou certos riffs ou "terças, quintas"
    dissonantes que em minha opinião interferem no reconhecimento dos mesmos acordes quando a midi foi
    finalizada.

    7 - Outras diferenças de "cifragem" não me parecem perceptíveis, por exemplo a TAB pede na maioria
    da vezes acordes MAIORES COM SÉTIMA, o BIAB não usa a sétima nem indica MAJ, e para o meu ouvido
    a música soa igual sem M7, com a palavra alguem que entenda de teoria e campo harmônico.


    8 - No compasso 45 são 4 batidas com um Bb, mas se você colocar um D7 na terceira batida
    fica um riff gostoso de passagem para o outro compasso em Gm.

    Estas são minhas experiências. Quem tiver teclado Yamaha e quiser "ouvir" as 2 versões, uma com acordes
    sem mexer do BIAB e outro com os acordes (PADRÃO XF) na minha interpretação é só pedir que mando pelo e-mail.

    Melhor ainda se você tem Performance Assistant e ligar em CHORDS vai entender perfeitamente as diferenças
    de execução.

    Concluo que não é possível o BIAB estar 100% correto(ou qualquer outro programa de reconhecimento de acordes) e sempre será exigido ajustes quer seja por falha do programa quer seja pelo sequenciamento.

    abraços

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    cardosi


    Gostei da explicação e talves alguém daqui do fórum não imagina como esse programa é útil para nós músicos,o meu B B 2005 está em inglês e eu não tenho o manual,eu mexo nele no chute,uma dúvida que eu tenho,e nunca me preocupei,como é que eu faço para colocar na partitura um Título da música selecionada de um MIDI FILE qualquer e como colocar também o nome do autor da música,no aguardo,Abraços.

    cardosi
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O título da música está na janela principal logo acima de onde indica o style selecionado. O copyright ou autor, não encontrei ainda. O help é um pouco confuso pro meu gosto

    Veneta
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Desculpe ressussitar o tópico, mas o BIAB reconhece acordes de arquivos MIDI e de MP3 também?

    Veneta
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Audio Chord Wizard

    O Band-in-a-Box PRO 2008 é um programa para músicos e compositores que gera automaticamente acompanhamentos inteligentes usando seu computador. Você pode ouvir e/ou tocar junto com ele, aproveitando todos seus recursos musicais. Ele pode ajudá-lo em seus estudos, pode compor em poucos segundos músicas completas a partir do nada ou simplesmente fazer com que você passe agradáveis momentos ao usar todas suas poderosas ferramentas. Uma das ferramentas do Band-in-a-Box é o Audio Chord Wizard, que interpreta um arquivo de áudio para descobrir quais os acordes da música. O programa analisa arquivos MP3, WMA ou WAV, e exibe os acordes para que você possa usá-los dentro do Band-in-a-Box. O Band-in-a-Box é a sua banda dentro do computador!

    Esta versão inclui os conjuntos de estilos 0 à 3, 1 conjunto de solos, 1 conjunto de melodias, 1 conjunto de baterias, Real Pedal Steel, Real Acoustic Guitar e solos Tenor Sax (RealSax). Para mais conjuntos, clique aqui para conhecer o Band-in-a-Box MegaPAK.

    Veneta
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pesquisando sobre a minha dúvida, olha que interessante os novos recursos deste software...

    http://www.band-in-a-box.com/pt/

    Marcosautomec
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    só uma duvida esse programa tem que usar junto com o pc??

    ou pode montar e passar p/ pendrive???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Band in a Box (BIAB) - Cifras, Midis e reconhecimento de acordes