Autor |
Mensagem |
cardosi Veterano |
# dez/05 · Editado por: cardosi
Partindo do príncipio de que os caros colegas sabem como abrir ou
apenas importar as CIFRAS da midi no BIAB, quero comentar a
precisão e alguns ajustes necessários no reconhecimento dos acordes:
Como exemplo iremos utilizar a MIDI "Fico assim sem você" gravada por Adriana Calcanhoto, por favor
click com o botão direito, salvar destino como.
1 - Abra o BIAB e import chords from midi file.
2 - Utilize um style ZZPOPBAL e tempo ajustado em 117
3 - Dê um play e observe até o compasso 19. está soando bem não é?
4 - mas no compasso 20 o BIAB reconhece o acorde como F#m7b5 e parece bem
esquisito. E é!!!
5 - O acorde correto é F#dim ou F° como queiram. corrija e sinta a diferença.
6 - Se você abrir a TAB desta musica no "Cifra Club"
vai notar muitas diferenças do acorde reconhecido e o disponibilizado. Em primeiro
lugar isso se deve a que fonte "escrita" quem postou se baseou ou ainda se o fez apenas
de "ouvido", portanto dentro de sua livre interpretação pessoal. Em segundo lugar quem sequenciou a música
pode até ter usado a mesma TAB, mas na hora de "embelezar" criou certos riffs ou "terças, quintas"
dissonantes que em minha opinião interferem no reconhecimento dos mesmos acordes quando a midi foi
finalizada.
7 - Outras diferenças de "cifragem" não me parecem perceptíveis, por exemplo a TAB pede na maioria
da vezes acordes MAIORES COM SÉTIMA, o BIAB não usa a sétima nem indica MAJ, e para o meu ouvido
a música soa igual sem M7, com a palavra alguem que entenda de teoria e campo harmônico.
8 - No compasso 45 são 4 batidas com um Bb, mas se você colocar um D7 na terceira batida
fica um riff gostoso de passagem para o outro compasso em Gm.
Estas são minhas experiências. Quem tiver teclado Yamaha e quiser "ouvir" as 2 versões, uma com acordes
sem mexer do BIAB e outro com os acordes (PADRÃO XF) na minha interpretação é só pedir que mando pelo e-mail.
Melhor ainda se você tem Performance Assistant e ligar em CHORDS vai entender perfeitamente as diferenças
de execução.
Concluo que não é possível o BIAB estar 100% correto(ou qualquer outro programa de reconhecimento de acordes) e sempre será exigido ajustes quer seja por falha do programa quer seja pelo sequenciamento.
abraços
|
GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# dez/05
· votar
cardosi
Gostei da explicação e talves alguém daqui do fórum não imagina como esse programa é útil para nós músicos,o meu B B 2005 está em inglês e eu não tenho o manual,eu mexo nele no chute,uma dúvida que eu tenho,e nunca me preocupei,como é que eu faço para colocar na partitura um Título da música selecionada de um MIDI FILE qualquer e como colocar também o nome do autor da música,no aguardo,Abraços.
|
cardosi Veterano |
# dez/05
· votar
O título da música está na janela principal logo acima de onde indica o style selecionado. O copyright ou autor, não encontrei ainda. O help é um pouco confuso pro meu gosto
|
Veneta Veterano |
# abr/08
· votar
Desculpe ressussitar o tópico, mas o BIAB reconhece acordes de arquivos MIDI e de MP3 também?
|
Veneta Veterano |
# abr/08
· votar
Audio Chord Wizard
O Band-in-a-Box PRO 2008 é um programa para músicos e compositores que gera automaticamente acompanhamentos inteligentes usando seu computador. Você pode ouvir e/ou tocar junto com ele, aproveitando todos seus recursos musicais. Ele pode ajudá-lo em seus estudos, pode compor em poucos segundos músicas completas a partir do nada ou simplesmente fazer com que você passe agradáveis momentos ao usar todas suas poderosas ferramentas. Uma das ferramentas do Band-in-a-Box é o Audio Chord Wizard, que interpreta um arquivo de áudio para descobrir quais os acordes da música. O programa analisa arquivos MP3, WMA ou WAV, e exibe os acordes para que você possa usá-los dentro do Band-in-a-Box. O Band-in-a-Box é a sua banda dentro do computador!
Esta versão inclui os conjuntos de estilos 0 à 3, 1 conjunto de solos, 1 conjunto de melodias, 1 conjunto de baterias, Real Pedal Steel, Real Acoustic Guitar e solos Tenor Sax (RealSax). Para mais conjuntos, clique aqui para conhecer o Band-in-a-Box MegaPAK.
|
Veneta Veterano |
# abr/08
· votar
Pesquisando sobre a minha dúvida, olha que interessante os novos recursos deste software...
http://www.band-in-a-box.com/pt/
|
Marcosautomec Veterano |
# dez/08
· votar
só uma duvida esse programa tem que usar junto com o pc??
ou pode montar e passar p/ pendrive???
|