Alguém sabe usar o midi2style, pode dar algumas dicas, tutorial ou manual a respeito?

    Autor Mensagem
    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw


    Oi, galera! Boa terde!
    Eu sei que existem alguns tópicos parecidos com este, eu mesmo já fiz algumas colocações a respeito mas até agora não encontrei respostas.
    Comprei um PSR3000 mas estou apanhando feito bode cego. Consegui alguns stylos pra ele mas não são parecidos com as gravações originais.
    Ex.: Tive um Roland E-66 que os stylos eram iguas as gravações originais, na música Emoções do RC, os metais por ex. apareciam exatamente como na gravação original assim como nas músicas Ray Connif que tinham o vocal e os metais também idênticos (quem já possuiu um Roland sabe do que estou falando). Os stylus que consegui pro PSR-3000 ficam longe disso, inclusive observei também em alguns casos que o volume do som do stylo (mão esquerda) está bem mais alto que o volume do solo (mão direita) e não consegui corrigir isso.
    Caso alguém tenha o manual em português, um tutorial ou uma orientação sobre o Style Works 2000 e/ou MIDI2STYLE ficarei grato.
    Meu msn é: kkaw_jr@hotmail.com

    Desde já agardeço.
    Um grande abraço,

    Ricardo.

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw
    cara este soft tambem não consequir usa( midistile).
    baixe o revouce style que dá pra mix as bases de stylos, alguns softs para yamaha precisam do (java ).

    style works 2000 . ímagine que isto e uma seqüência ai em baixo

    intro= 4 a 8
    variação=A 2 a 4 FILL A =1
    variação=B 2 a 4 FILL B =1
    variação=C 2 a 4 FILL C = 1
    variação=D 2 a 4 FILL D = 1
    ending =4 a 8
    estas são as parte que vc vai aproveitar para o ritimo, os numeros são compassos.
    agora abra o soft e clk no box configuração para seu teclado.
    yamaha smf-format ,escolha PSR 740 .
    no box song to style convert dei um clk.
    nesta janela é um seqüênciador ,chame o midi para ser editado(GM).

    os box START/LUNGH e onde vai ser editados os compassos que vc quer no ritmo, start inicio do compasso e LUNGH quantos compassos vai ter esta parte.
    ex: eu quero que a variação A seja no compasso 22 da seqüência midi mais apenas com 4 compassos , então digito no box da variação A assim.
    START 22 / LUNGH 4.e assim para cada parte
    no box neutral ou playbeck vc escolhe que tipo de arranjo quer para as intros.
    details, esta janela vc pode colocar mais trilhas para o arranjo (trecce 4 trilhas, drums/bass/chord1 e chord2) e escutar pista por pista ,oitavar quantizar,depois salve o seu novo ritmo.
    lembre se que um tutorial ou uma orientação é apenas uma ajuda o que vale mesmo e a prática portanto boa viagem.

    kkaw
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    emanuel macedo
    Vlw pelas dicas, vou tentar usá-las e volltarei a entrar em contato. Se puder, vez em quando, dá uma olhada nesse tópico pra ver se eu postei mais alguma coisa.
    Grato

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Oi emanuel macedo, saudações!
    Primeiramente quero parabelizá-lo pela sua boa vontade em ajudar e também pedir desculpas por estar importunando-o novamente diante de mais dificuldades que encontrei. Na verdade o meu conhecimento de teclado é nenhum, estudei música e toquei CB nos anos 60/70 e agora estou tentando aprender teclado por diversão e minhas dificuldades são muitas.
    Adicionei suas informações a outras que encontrei em alguns tópicos sobre este assunto e li algumas outras dicas que vc deu. Num deles, Criação de rítmos, vc mostra um ex. na DICA-10: "Abra o Cakewalk, tecle F11...", isso não faz acontecer nada pois não existe nada aberto, lembre-se que quem está lendo talvez nem saiba mexer no CW. Assim acho que ficaria mais fácil pra quem ainda está começando: "Abra o Cakewalk, click em File e abra um New Project File, digite um nome para o seu projeto e escolha um Templete, (e agora um novo problema, qual templete?) bem por dedução, lendo outras dicas suas inclusive, escolhi "16 Track MIDI".
    Por favor não receba minhas considerações como crítica destrutiva, muito pelo contrário, volto a afirmar que sou grato a vc pelas dicas e louvo sua atitude. Fui prof. durante 25 anos e uma das coisas que aprendi foi "que o óbvio tem que ser ensinado" . Aquilo que parece fácil e óbvio pra nós que sabemos como fazer, pra quem está iniciando e ainda não sabe, pode parecer um bicho de sete cabeças ( isso sem levar em conta que ainda existe o medo de se mexer em algo que não devia e acabar destruindo tudo).
    Estou usando o Sonar, não sei se por diferença entre as versões que estamos usando, se eu fiz algo errado eu deixei de fazer ou ainda se faltou algo no seu tutorial, mas no mesmo ex. vc. diz: "Leve o cursor do mouse no "measure" 2..., ...cor da linha vertical passará de verde para vermelho", depois de realizadas as etapas anteriores deste ex. ainda não existem linhas verticais, elas somente aparecem cinza e não verde, no momento em que clico em cima do número do compasso e, o que aparece em verde é um triangulinho, nada muda pra vermelho.
    Mas e agora? Daqui em diante estarei criando um style e devo gravar em cada pista um instrumento durante os compassos indicados e salvar tudo como .sty?
    E pra se editar um style? Renomeio ele pra .mid abro no CW e regravo as pistas? E aquelas etapas iniciais do exemplo " tecle F11, no campo "Name" digite SFF1 e aperte OK. Tecle F11 novamente e agora digite SInt no campo "Name". Você poderá também utilizar o menu Insert + Marker + Enter para incluir os "markers"?
    Por dedução, o mesmo que for feito pra Editar um Style transformado em mid também será o procedimento usado pra transformar um mid em style? É isso?
    Bem se vc puder dar mais detalhes, novamente agradeço.
    Um grande abraço,
    Ricardo

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Olá emanuel macedo, boa tarde!
    Hoje fiz uma tentativa usando o CW9.0 Pro Audio e tudo aconteceu como expliquei acima, acho que não é problema da versão.
    Vc não tem, ou não sabe onde posso conseguir na net, mesmo em inglês (posso usar um soft tradutor), um manual, tutorial ou algo do tipo que explique passo a passo, pra quem não sabe nada sobre, como é o processo de criação e edição de style?
    Com o nome do pregrama que vc sugeriu "revouce style" não encontro nada na net. Tem certeza que o nome é esse?
    Desde já agradeço.
    Um abraço,
    Ricardo.

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Oi emanuel macedo, sou eu de novo!
    Acho que encontrei o prog. que vc falou, o nome é Revoice Style.
    Baixei o EMC Style Works2000 Universal 1.99. Já usei e consegui alguns resultados positivos, entretanto ocorrem algumas alterações que acredito poderiam ser corrigidas se eu conseguisse o manual.
    Li no tópico "Style Works 2000 universal", criado pelo Geraldo M A Rocha, que ele tinha o manual deste programa e o disponibilizava para quem precisasse mas não deixou o e-mail. Vc foi uma das pessoas que o solicitaram, por acaso ele mandou pra vc? Caso o tenha, pode enviá-lo pra mim?
    Desde já agradeço.
    Um abraço,
    Ricardo.

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw bom dia

    por favor , escreva para este email(emanuelmacedo(ARROBA)YAHOO*com*br)
    onde eu possa te esplicar com mais detalhes e te enviar algumas sty.mid para que vc entenda como é a basa no sonar.
    não consequir o manual do programa, apenas estudo o bastante atravez de erros e acerto.
    para os tecladistas arranjadores que tambem tiverem duvidas ou querem passar algumas dicas já que ultimamente temos sidos motivos de disacordos entre tópicos por alguns sabições e intelecto da NET que estudam ate com certos compositores gagavam e se esqueceram da música em sí ,onde nos somos altamente criticados pelas nossas opções de músicos, isso não e uma ofença apenas um desabafo.

    mauricio534
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    emanuel macedo


    Escrevi para um amigo nosso e ele respondeu que o manual em portugues fica em 20 reais , não é de graça.

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mauricio534
    kkaw
    dicas.

    http://usuarios.cmg.com.br/~hp-barrius/DicaMdi.htm

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Olá Galera, saudações!
    Estou traduzindo o Help do Midi2Style no Translator e falta fazer algumas correções e adaptações, assim que estiver pronto disponibilizo pra quem quizer. Quanto ao Style Works 2000, tá mais complicado pq o manual é em pdf e estou transformando em Word pra poder traduzir, assim que estiver pronto disponibilizo também.
    Quanto as tentativas de usá-los sem manual, algumas vozes ainda estão sumindo e/ou trocando de oitava e/ou mudando de instrumentos.
    Quando descobrir como o programa funciona e entender melhor de criação de stylo repasso pra vcs o que eu souber.
    Se puder, vez em quando, dá uma olhada nesse tópico pra acrescentar algo ou pra ver se eu postei mais alguma coisa.
    Grato

    Um abraço,
    Ricardo

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw
    o midi2stile é mas complicado que o stile works veja só.
    1= vc tem que ouvir as parte primeiro que vc quer no sty.
    2=anotar em um papel todas as parte e quanto compassos tem cada parte e onde vai começar cada parte (intro,A/B/C/D maxino 4 compassos para cada variação e 1 compassos para os fill in , 8 para intro e ending) isso e no escuro por que depois que o soft esta aberto vc não pode escultar o midi portanto tem que está bem anotado.
    3= o soft só funciona se estiver instalado o JAVA 1.5.0
    4= em alguns midis o soft recusa dizendo que ha erro interno no midi
    5= isso acontece por que exite midis feito em teclados que possuem trilhas de acompanhamentos do qual somente foi seqüênciado as partes dos solos,nestas trilhas geralmente possuem acordes com maior, menor e setimas confundido o soft.
    6= o soft demora muito para abrir
    mas o que pode ser ruim pra mim pode se bom pra vc .
    espero novidades,boa sorte.

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Vlw emanuel macedo pelas dicas.
    Somente tentei traduzir o Midi2Style porque tive o help disponível e quanto ao Style Works só consegui o manual em pdf e não dá pra traduzir. Mas não desisti dele não, vou pegar o help dele também e tentar traduzir embora não entenda bem inglês mas com a juda do Translator dá pra fazer alguma coisa. Acho que a hora que eu conseguir entender como é o lance de criar o Style, quer dizer como que a coisa acontece ou pegar o filling (acho que é assim que se escreve), vou conseguir fazer o primeiro e aí vai ficar mais fácil, caso contrário vou vender o PSR3000 e comprar um Roland que os Styles são bem mais próximos das gravações originais.
    De qualquer forma obrigado pela atenção e toda ajuda será bem vinda!
    Um grande abraço,
    Ricardo.

    mauricio534
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw

    olá Ricardo , tambem estou tentando entender o style works, o Emanoel passou para mim,gostaria de agradecer ele tambem aqui no forun, já fiz alguns ritimos que esta rodando no meu yamaha psr 340, já percebi que para fazer um bom ritimo depende muito do mid que vc baixa,estou com o manual em ingles, porem o manual fala somente o que ele faz e não "como faz" se voce quizer trocar ideias entre em contato
    mauriciofigueira@yahoo.com.br

    kkaw
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Vlw mauricio534, obrigado por sua atenção.
    Consegui traduzir o help e através dele dá pra entender alguma coisa. Ainda não terminei porque como ainda não entendi direito como se cria o style, onde entram os Main A, Fill, Intros etc, em fim, os como se faz, não pude interpretar os textos traduzidos pelo soft.
    Vou mandar uma cópia do texto em inglês e do traduzido (onde já fiz algumas alterações) pra vc dar uma olhada e ver se é possível interpretar algumas partes que ainda não fiz ou até melhorar as que já fiz.
    Um grande abraço,
    Ricardo.

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw
    pra vc criar um ritmo vc tem que entender que um ritmo não e nada mas que uma parte de um mid, e que funciona em loop na nota C7.
    o que o programa faz ? ele apenas transporta uma parte da seqüência que vc quer. e vc que determina como o ritmo vai ficar , para a parte main A vc pode determinar que tenha apenas 4 compassos marcando apenas star da onde vc quer que o loop comece , imagine que nesta parte do midi tenha as notas assim , D/Bm/G e A . o que vai aconteçer que todas as nota vão ficar em C7 se vc clicar no box neutall , se clicar play back por mas que vc toque no teclado apois o ritmos estiver feito a nota C a seqüência das notas ficarar assim C/Am/F e G. se marcar no box neutrall todas as notas ficarar em C/C/C e C. deu pre entender.

    mauricio534
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    emanuel macedo
    eu estava errando ,porque eu colocava playback e no teclado misturava tudo, baixei um programa que transforma pdf em word, mas o danado do manual em ingles é foto e o programa não lê, estou digitando o manual no word para passar o tradutor nele, tambem esta ficando mais facil é traduzir cada botão quando não sei para que serve.

    mauricio534
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw

    site para baixar o programa:http://www.solidpdf.com/uninstalled.htm
    (FREE 15 DIAS)

    mauricio534
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw
    ve se vc seleciona e cola no tradutor, o texto abaixo foi passado de PDF para o word, esta é a pagina 18 do manual style works,tenho em word da pagina 18 a 31, o trabalho foi feito em uma multifuncional HP tem alguns erros porque o scaner da HP LÊ COMO ESTA ESCRITO(defeito na impressão da letra)não estou consseguindo anexar no e-mail, talvez por ter 7.03MB.
    TEXTO:
    fhe SonS! To Stvle Converter


    Here you can creste a style from a midifile. Proceed like this: .
    Load a midifile by clicking the disk icon next to "GM
    Song". .
    After loading you See the single tracks befug displayed in the big upper box (further called "Event Box"). Style Works 2000 analyses the structure of the occurring data and then separates the tracks into the categories "Bass", "ChoM", "Pad" and ~elody". 1bese definitions are easlly noticeable by the different colours and the traclmame on the left of the eventbox. The assignment can be altered manually. Just click the relevant track name (e.g. "CIID" and. select the desired category. Tbe values for Start Bar and Leogth ofthe single style parts (lower screen area) are

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Olá mauricio534, acabei de enviar a cópia do manual que estou traduzindo. Dá uma olhada.
    Quanto ao tamanho do seu arquivo, se está em .doc deve ter algo errado pois não deveria ficar tão grande, mas de qualquer forma divida o arquivo e mande pra mim se puder.
    Coloquei o seu texto no Tradutor (uso o Systran) e observei que muitas palavras não são traduzidas porque estão escritas de forma errada (faltando letras ou com letras trocadas). Isso acontece por que o conversor de pdf para .doc funciona como um OCR (programa que lê imagem de texto e transforma em texto (tipo .doc) editável), quando a impressão do texto a ser transformado está excelente, quase não acontece erros (até o tamanho e o tipo da fonte influencia), mas caso contrário, muitas letras não são reconhecidas e o resultado é lastimável pq assim teremos que corrigir todo o texto em inglês antes de levá-lo para o tradutor (é o que tem que ser feito com o seu texto) . Neste caso é bom ter o texto original em pdf à mão para comparar as palavras e poder corrigi-las quando necessário.
    Quanto ao "solidpdf", eu tentei usar mas o problema é que o manual do Style Works 2000, não está em pdf ele foi montado do Adobe conforme falei aí em cima e não dá pra converter em word, pelo menos eu não consegui.
    entra no site:
    http://www.ketronus.com/styleworks.html
    baixa o manual e vê se vc consegue transformar em .doc , se conseguir manda pra mim.
    Um abraço,
    Ricardo.

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Com as devidas correções, o seu texto deveria ser:
    From Songs To Style Converter


    Here you can create a style from a midifile. Proceed like this:
    Load a midifile by clicking the disk icon next to "GM
    Song".
    After loading you See the single tracks befug displayed in the big upper box (further called "Event Box"). Style Works 2000 analyses the structure of the occurring data and then separates the tracks into the categories "Bass", "ChoM", "Pad" and Melody". These definitions are easy noticeable by the different colours and the track name on the left of the eventbox. The assignment can be altered manually. Just click the relevant track name (e.g. "CIID" and. select the desired category. The values for Start Bar and Leogth of the single style parts (lower screen area) are

    e o respectivo texto traduzido seria:

    Converter de Canções (Songs/ Midi) para Estilo (Style)

    Aqui você pode criar um estilo a partir de um arquivo midi. Faça como a seguir:
    Carregue um arquivo midi clicando no ícone do disco ao lado do "GM
    Song ".
    Depois que carregando você vê " o único befug das trilhas indicado na caixa superior grande" (chamada mais de "Event Box"). Style Works 2000 análises a estrutura dos dados ocorrendo e separa então as trilhas "nas categorias, "Bass" "ChoM", "Pad" e Melody ". Estas definições são visíveis fácilmente visíveis pelas cores diferentes e pelo nome da trilha na esquerda do eventbox. A atribuição pode ser alterada manualmente. Clique justo o nome relevante da trilha (por exemplo "CIID" e selecionam a categoria desejada. Os valores para Start Bar e Leogth das únicas peças do estilo (área de tela mais baixa) são...

    Observe que:" o único befug das trilhas indicado na caixa superior grande" não pude melhorar, pq não consegui entender, talvez tenha alguma palavra diferente do que foi traduzido.

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Boa noite emanuel macedo, tenho que pedir desculpas a vc pois só agora é que observei que havia um post seu do dia 17 ao qual eu não havia respondido. Deixa ver se eu entendi:
    1-Para qualquer que seja o tom da música que eu queira montar o style sempre usarei apenas C7 para toda a seqüência? Bem, então se eu estivesse montando a base da guitarra por ex., e a seqüência fosse aquela que vc usou lá em cima, D/Bm/G e A, eu apenas usaria C7 no lugar de cada um destes acordes durante toda a seqüência?

    2-ntão, se eu entendi, o style não é nada mais que um ritmo tocando sozinho, usando como base harmônica apenas o acorde de C7 e que em alguns pontos da seqüência melódica a gente (que está criando o style) introduz os arranjos que caracterizam por ex. a gravação original, e na hora da execução é que o tecladista introduz o acorde que ele acha que é o certo (e que o programa usa pra substituir aquele "C7" que o criador do style colocou naquela posição da seqüência) é isso?

    3-Fazer a base toda em C7 é válido mesmo quando a música está em tom menor?

    Obrigado pelas dicas.
    Um abraço,
    Ricardo.

    kkaw
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Olá,
    emanuel macedo
    mauricio534
    Por favor postem uma mensagem informando se receberam os arquivos do help.
    Grato,
    Ricardo.

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    kkaw
    alô .recebir o recado,
    1-Para qualquer que seja o tom da música que eu queira montar o style sempre usarei apenas C7.
    sim, para que o teclado reconheça outros acordes(em C o teclado apenas reconhece maior e menor)

    2-então, se eu entendi, o style não é nada mais que um ritmo tocando sozinho,
    não ,apenas as partes do acompanhamento esperam vc aplicar as notas para execução .

    3-Fazer a base toda em C7 é válido mesmo quando a música está em tom menor?
    obs: as notas menores só e validas para intros e ending no modo playback
    se vc quer que o teclado faça intros com diversas notas e vc aplicando apenas a tônica ex: intro com C/F/G e C com Cm Cm/Fm/Gm e Cm com C7 /F7/G7 e C7.

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    continuando=

    porque com setima?

    se vc programar um ritmo somente com C o teclado não vai reconhecer outro acordes somentes acordes maiores e menores , e por esta razão que tem ritmos que quando vc faz uma setima o teclado fica na mesma nota.
    notas que vc pode aplicar se programar um ritmos com C7
    C/Cm/C7/C(9)/CM7(9)/CM7(#11)/C(b5)/Csus4/Caug/Cdim/C1+2+5 e etc...
    consulte o seu manual parte acomhamento para ver a tabela de acordes .

    kkaw
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: kkaw
    · votar


    Vlw, juntei totas as suas informações, mais as que existem no manual do teclado, mais as que andei lendo por aí a fora e tentei montar um style mas ainda não consegui o resultado que eu gostaria. Como sou brasileiro, não vou desistir. Existem dois fatores que estão conrtribuindo pra dar errado:
    1. A minha habilidade com o teclado não é muito boa;
    2. Estou começando a achar que não vou gostar do Psr-3000 e vou trocar por um Roland EXR7s ou um Korg PA-50.
    Um abraço,
    Ricardo.

    mauricio534
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    emanuel macedo
    kkaw

    olá vcs receberam o manual do style works traduzido?

    sales
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    olá alguem, pode me falar como que instalo esse programa midi2style, porque instalaei no meu pc so que ele não abre, precisa do teclado está conectado? se alguém puder me ajudar agradeço

    emanuel macedo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    sales
    vc encontra mas explicação

    aqui.

    kkaw
    Veterano
    # out/10 · Editado por: kkaw
    · votar


    Olá, emanuel macedo, como vai?
    Faz tempo que não nos falamos.
    Andei ausente por diversos fatores envolvendo trabalho, saúde etc, mas agora estou retornando.
    Vendi o PSR3000 (não me adaptei ao Yamaha) e estou partindo pra um GW8.
    Voltei ao seu tópico "10 dicas para fazer stylos yamaha e cabo midi" e ao final dele encontrei um link acrescentado pelo V.A. que devia remeter para um outro tópico seu, eu acho, onde já haveriam outras dicas sobre o mesmo assunto, porém, o link está quebrado e não leva a lugar algum. Por acaso vc sabe o que aconteceu ou tem o conteúdo dele anotado? E agora, com a soma de experiência que adquiriu, vc teria algo a acrescentar?
    Obs.: No momento estou sem teclado, a loja onde vou comprá-lo deve recebê-lo no final desta semana.

    Abçs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém sabe usar o midi2style, pode dar algumas dicas, tutorial ou manual a respeito?