IR PRA BALADAS DE: BANDAS, CDs ou 1/2CDs (TECLADOS)??????

    Autor Mensagem
    kseven
    Veterano
    # set/05


    Estava eu com amigos chegando pras balados quando na mesma região havia baladas pra todo gosto e derrepente uma turma queria baladas de musica americana e outra queria de bandas/músicos brasileiros nos dividindo e ai me veio uma grande duvida: qual é a nossa parada?

    CDs
    Soube uma vez q em USA o q mais se vê são baladas, salões e danceterias a base de CDs e q músicos lá sobrevivem mesmo nos metros, praças e a base de mendigagem. Absurdo pro pais q mais vende CDs no mundo. A adoração a esse objeto é tanta q mais vale um CD rodando numa danceteria q uma banda de 1ª tocando. É o culto a lugares apertados, quentes, cheios de cigarro e musica explodindo os ouvidos. E quem não entra nessa é “off” pra eles, ou seja, vergonhoso. Ficando então as bandas pros poucos músicos de fundo de quinta ou garagem naturalmente chamadas (e unicamente) de bandas de Rock. Mas de vez em quando conseguem um “barzinho” pra tocar (ta difícil ate pra eles – foi o q vi por lá)

    BANDAS
    Graças a Deus q somos o pais CAMPEAO MUNDIAL em bandas (principalmente regionais – NE e Centro-Oeste). A America do Sul (ou latina) é conhecida mundialmente como a maior consumidora de instrumentos musicais (não digo de mesas digitais de som q somente fazem CDs, Playback e DJs como os americanos), instrumentos mesmo. Alias somos junto com os demais paises latinos como maiores industrias mundias de instrumentos de corda, sopro, percussão, etc. Só não fazemos mesmo teclados por causa da tecnologia, mas no demais arrasamos. E par nossa sorte, tudo é a base de musica ao vivo, ou seja bandas. Bem diferente dos “pobres” americanos. Nossas musicas regionais ajudaram muito nisso. Nem na Europa (muito pobre de musica regional e bandas) nem na Ásia, nem em nenhum lugar do mundo se vê tanta musica ao vivo como na América Latina (Salsa, Merengue, Cumbia, Calypso, etc, alem das brasileiras). Somo sortudos, muito sortudos, pois 95% da nossa população detesta musica estrangeira, mesmo as americanas. Tenta levar um CD de Rock pra Mato Groso ou Paraíba e vera a reação. Por lá querem ou sertanejo ou forro. Sorte nossa q não dependemos dos gringos pelo menos em música. Eles já desistiram faz tempo do nosso mercado fonográfico, nem investem mais pois sabem q não somo chegados nas suas musicas (um ou outro por ai ainda “curte” Dance ou Rock). Mas as vendas de CDs desse gênero é uma piada. A cada 100 CDs de musica brasileira no geral, mal se vende 1 ou 2 de musica americana. Espero q chegue a zero. Ainda damos muito emprego aos músicos por aqui coisa q não existe por lá e na Europa pois TUDO É FEITO ELETRONICAMENTE, ate Rock. É por isso q foi um fiasco muitos cantores Europeu e americanos no RockinRio pois apareciam sem banda nenhuma cantando nos playback. Tanto q os cantores brasileiros nas previas fizeram mais sucessos acompanhados de bandas. É prova q o povo ainda gosta de musica na “raça” e não a pobreza estrangeira.

    ½ CDs ou teclados

    E nisso infelizmente caímos num dilema sem solução: quem toca teclado rítmico “ao vivo” estará sendo uma espécie de DJ ou representando uma banda completa? É caso de sonoplastia ou musica ao vivo? Mesmo porque se tem uma “raça” q mais cresce musicalmente no Brasil e a classe dos tecladistas. Se vê um a cada esquina, ou melhor, a cada barzinho. Mais ainda, diferentemente de uma banda q usa equipamentos completamente brasileiros, este tem q obrigatoriamente usar teclados estrangeiros. E ai? Onde fica o tecladista? Bom dilema.

    kseven
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas o bom é q somos campeoes mundias de musica ao vivo, coisa q acredito q a maioria daqui mais aprecia, do contrario nem iria querer saber de cifras, teclados e musicos, apenas CDs.

    Mark Andrade
    Veterano
    # set/05
    · votar


    dalhe Korg I30

    Mark Andrade
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ae tou em duvidas se pego o i30 ou o PSR9000 ma eu prefiro o i30 é o q mais kero só q deve tar karo ou ñ sei se baixou

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Kseven

    em outro tópico foi levanta esta questão sobre músicas regionais.

    me chamaram até de louco ,mas tem uma verdade sobre tudo isto que vc falou realmente são poucas pessoas que gostam destas porcarias americanas enlatadas. eu acredito que que num fórum como este que e representado por músicos que é uma minoria não chega a ser 5% da realidade dos músicos em geral ate por que são poucos que tem acesso ao (PC). enquento uma banda destas faz um show por mes nossas bandas tem show de 10 a 25 show no mesmo tempo , e aqui que e verdade se mostra e os caras não percebe isso ...
    falaram que não tenhos gosto musical, eu tenho sim assim como eles tem o seu. agora vejam que a probabilidades e de 1% para 5% para quem tem (PC) pela pesquisa e os outros 95%, to falando só de músicos em geral ...
    eu ficaria com o i30.

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: emanuel macedo
    · votar


    os teclados arranjadores são os que mas evoluem veja que as empresas que os fabricam tem gasto muito nesta tecnologia, e tende assumir o mercado ,não tem como retornar seria o mesmo que fabricar novamente os fuscas, e claro que exite teclado antigos bons que nem o meu i3 .mas eles vão ser superados tambem...

    mazza
    Veterano
    # set/05
    · votar


    posso dizer, em contato com colegas músicos, que a tendência é se chegar a um ponto de equilíbrio entre MID, arranjadores e música ao vivo, tenho ouvido de vários colegas a necessidade de migrarem para o lado de acompanhamento eletrônico, vejam bem que eu não stou fazendo nenhuma apologia a um estilo ou outro, embora eu prefira trabalhar sem acompanhamento, só com piano, sem ritmo, é inegável que a tecnologia veio pra ficar, e que o músico pode e deve se beneficiar disso, mesmo porque facilita e muito o trabalho. Vejam o caso dos saxofonistas, se por acaso eles não fizerem uso de playbacks, seja MD, MIDI ou arranjadores, simplesmente não conseguem eventos para trabalhar sozinhos, o que é o filão em 90% dos casos, portanto tenho ouvido de vários colegas que trabalham com voz e violão, a necessidade de elaborarem um repertório com playback, seja de que tipo for, e olhe que isso é uma manifestação expontânea deles, e é de gente que trabalha há mais de 10 anos na área!!! portanto acredito que esse caminho é irreversível, a única diferença que vejo é a de que eles não tem praticamente nenhum conecimento nessa área, nós que trabalhamos com teclados, temos que necessariamente estar mais envolvidos no conhecimento dos sistemas MID, que muitos que trabalham com voz e violão só conhecem MIDI através dos "tecladeiros" de churrascaria, sem ofensa... já vi um colega que comprou um teclado arranjador só para tocar os acompanhamentos MIDi junto com o violão!! e faz sucesso... portanto, ao invés de exconjurarmos a tecnologia, temos que descobrir um ponto de equilíbrio que nos leve a utilizá-la a nosso favor. A tecnologia veio para ficar - e ajudar.

    Theo22
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    Bom tópico, isso vale pra todos, pena que o brasileiro em si tenha preguiça de ler...

    Bam, eu perfiro de todos os modos, música ao vivo, sento até mesmo um teclado, mas desde que toque ao vivo.

    Com certeza quem trabalha com ritimo está buscando uma base para sua música...

    Nota: o ritimo tira a liberdade do músico, pois vc fica preso; ficar dando notas no que foi gravado nos compasos.

    Quem toca com Midi já tem a música toda seqüênciada, e fica livre para complementar com algo... porêm fica a coisa gravada, se precisar de alguma improvisação não dá, pois tem que seguir o que foi gravado...

    Eu prefiro mesmo ficando preso ao acompanhamento, o ritimo.

    Comigo toca um violonista e guitarrista, eles fazem todo o trabalho de cordas, eu faço uma base de:
    Bateria / percusÃo
    baixo
    Segundo teclado

    Pronto, toco com a mão esquerda o que necessitar, e na direita, dou notas para o baixo...(infelizmente), mas não sou besta pra seqüênciar tudo, pq o que vai ter de gente perguntando: vc ta tocando? o_O

    quem toca teclado rítmico “ao vivo” estará sendo uma espécie de DJ ou representando uma banda completa?

    Tudo depende do ponto de vista, mas lembrando que DJ não é músico, ele não toca nada, apenas controla, se o cara ta mandando dance no teclado, e só controlando, ele será talvez um DJ keyboard.

    Dj é um profissional de mix, rola a música, mas ele não toca Dó Ré Mí...
    Têm os músicos que criaram as músicas, inclusive tem DJ que faz as músicas... enfim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a IR PRA BALADAS DE: BANDAS, CDs ou 1/2CDs (TECLADOS)??????