qual o timbre do teclado do Doors

    Autor Mensagem
    Siul
    Veterano
    # set/05


    alguém sabe, qual o teclado usado por Ray Manzareck do The Doors?
    sei que o teclado superior soava como baixo, porque a banda não possuía baixista e o teclado inferior soava, é claro, como órgão.
    Qual o teclado que ele usa hoje em dia, em shows do Doors que voltarão a acontecer mesmo sem Jim, alguém sabe?

    como faço para configurar meu PSR para que o som fique parecido com o dele, e quem sabe tirar músicas como a clássica Light My Fire...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Baixo: Fender Piano Bass (nada mais que as 2 ou 3 oitavas, nao lembro, mais graves do Fender Rhodes, modificadas para uma regulagem de mais ataque, para soarem como um contra-baixo)

    Órgão: Vox Continental (depois ele usou um Gibson, mas ambos eram órgãos transistorizados, alternativas baratas e portáteis ao Hammond. Até o som era barato... ;), mas tinha personalidade).

    Para simulá-lo, depende do seu PSR, mas no meu antigo 630, bastava pegar um timbre de órgão bem brilhante e tirar o efeito de leslie, colocar um pouco de reverb e já dava uma simulaçnao decente por um bom amp.

    Hoje ele usa um Alesis QS8.2 (tempos modernos... hehehhe). E os Doors 21st Century (o novo nome da banda) já voltaram a fazer shows faz tempo, teve até no Brasil, rolou especial na TV dos primeiros e tudo mais.

    gustavorino
    Veterano
    # set/05 · Editado por: gustavorino
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    convenhamos.. ele merece no mínimo um hammond

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas ae não seria o timbre do Doors, cara. É a podreira da parada que o faz instantaneamente reconhecivel.

    Siul
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mr_Mojo!
    será que você pode me explicar o que é transistorizado?

    Legal q vc manja mesmo do Doors. Mas, algumas músicas do Doors, como por exemplo, People are strange, aparece um pianinho, sabe se Ray tocava isso em shows, já que ele usava o órgão. Assisti uns dois shows antigos do Doors, e não vi Ray tocando piano. Aliás na minha opinião O Ray era o mais genial do Doors, o Jim era apenas um drogado...

    Bico
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Bico
    · votar


    Siul
    O Ray usava uns Rhodes tb...

    Já adianto aqui, um link explicando sobre transistors (q vieram para substituir as válvulas \m/ haeae)

    o Jim era apenas um drogado...
    Te zuou, Mr. Moojooo Risiiiiign!.. =P

    Siul
    Veterano
    # set/05
    · votar


    só, tô querendo dizer que acho que Ray parecia estar mais interessado em produzir um bom som para os Doors, do que Jim. Somente isso. Até porque pelo instrumento que toca.
    Mas são caras como Ray, Lord do Deep Purple, que me inspiram para tocar teclado, e ver que ele serve muito para o Rock. Aliás o Rock antigo é o meu som preferido. Se alguém tiver informações sobre o teclado usado pelo tecladista do The Animals, banda do mesma época do Doors, posta aí. A música mais famosa dessa banda é The House of Rising Sun..

    gustavorino
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Siul

    esse sim eh um hammond, nessa musica.. sem duvida nenhuma

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Nada, House of the rising sun era mais um Vox safado... hehehehe


    Te zuou, Mr. Moojooo Risiiiiign!.. =P

    Depois eu mostro o #$% no palco e nego não sabe porque.

    :P

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LoL falando em Light My Fire... Mr. Mojo, vcs andaram dizendo que a base do solo dela era Am e D né? Não da cara, tem que ser Bm tem que ser, toquei junto só se meu ouvido tá falhando os caras da banda tb me disseram a mesma coisa...

    Ah falando nisso, vc deve tocar ela nos shows com sua banda né? Que timbre vc usa? Eu uso o 2 Drawbars do QS6 fica mt legal hehe na hora do solo taco um vibrato lá pra detonar em umas partes hehe fica legal tb!

    guismarquesrj
    Veterano
    # set/05
    · votar


    tem que ser Bm tem que ser, toquei junto só se meu ouvido tá falhando os caras da banda tb me disseram a mesma coisa...

    Talvez porque Bm seja a relativa menor de D (risos), ou seja, improvisa com as mesmas notas alteradas.

    Vamos estudar teoria!!! =]

    Abracos,

    GuiS

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    No meu caro... To falando de acordes... Não de escalas heheh! Os acordes são Am e D que me disseram ou A e D não lembro se era LÁ MAIOR ou MENOR, isso não vem ao caso o que vem ao caso é o acorde de D ou de Bm hehe!

    Continue estudando teoria, pois eu estudo bastante... Por isso gosto de improviso LoL!

    guismarquesrj
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Uai, mas o acorde de si menor usa notas da escala de reh maior cara... logo a formacao do acorde soa bem dentro da musica!

    Indo mais alem, as notas de si menor quais sao? Si, re e fa sustenido, certo? Quais as notas de re maior? Re, fa sustenido e la. Se ainda comentarmos sobre tensoes, vai reparar que o Si Menor com setima, voce adiciona o la, que e a quinta de re. Ou seja, voce vai ter a triade maior de reh dentro do acorde de Si Menor com setima (setima menor, primeiro grau)

    Sendo assim, ta mais do que provado que a diferenca pode ser no ouvido mesmo. Pra quem nao esta acostumado a estudar percepcao musical e arranjo harmonico, realmente eh facil se confundir, eu mesmo que tenho estudado muito solfejo e ditado harmonico ainda me confundo na hora de pegar um tom de um ditado de ouvido.

    Teoria mesmo estudo desde os 7 anos. Ja me formei pelos cursos do Antonio Adolfo (Harmonia e Arranjo) e pelo curso de teoria da Maria Luiza Prioli (volume 1 e 2 avancados). Agora to terminando os dois livros do Antonio Adolfo (pela editora Songbook) de Improvisacao em MPB e Jazz, no comeco do ano que vem retomo as aulas com ele. ;]

    Abracos,

    GuiS

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Parabéns!

    Toque ela com D no lugar de Bm pq eu ainda confio no meu ouvido...

    Até que me provem o contrário e façam a sonoridade sair igual a do Doors ou então que eu veja um vídeo do Manzareck tocando aí eu sossego, caso contrário é Bm... Sei que a diferença de Bm pra D é apenas uma nota LoL e como vc mesmo disse, se adicionar a sétima terá o acorde de D dentro do acorde... Enfim não to aqui pra discutir isso, to dizendo que não é D... Hehehe vc toca com D? Grave algo aí e me mande pra mim ouvir junto com a música (que se não me engano a original é meio tom abaixo...) e eu gravo vc pode tocar as duas juntas que fica igualzinho...

    Alex Staropoli
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas agora mudou de nome denovoo...por que deu uns rolos com o batera...Agora chama, RIDERS ON THE STORM...
    eu toco light my fire na banda...mas não tenho em part...Mas posso dar um jeito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual o timbre do teclado do Doors