Duvida entre placa de som e PCS

    Autor Mensagem
    alexandrexand
    Veterano
    # set/05


    gostaria de saber se posso usar qualquer placa de som para trabalhar com synth ou tem que ser alguma especial???
    Qual a placa que voces usam???

    Ken Himura
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Você pode usar qualquer uma, mas o desempenho de placas amadoras não vai ser muito bom...

    Eu prefiro as placas da M-Audio.

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    alexandrexand
    tem um monte de topicos sobre o assunto, usa a busca cara...é ate melhor p vc ja ve posts de outras pessoas ja falando o q vc quer saber

    alexandrexand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    A minha placa é on-board da placa mãe da asus N-FORCE 2, será q presta, pois estou pensando em comprar o conector de joystick da placa ou uma placa da creative .

    Ken Himura
    Veterano
    # set/05
    · votar


    depende da sua ram.

    Mas seria melhor arranjar uma placa off.

    alexandrexand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Meu pc tem 768mb ddr

    Ken Himura
    Veterano
    # set/05
    · votar


    também depende do software que você vai usar e da carga de dados que você vai gerar...

    alexandrexand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pretendo trabalhar com sound fonts para apresentaçao e usa-lo para gravaçao, qual os softwares vcs utiliza ou sugere??

    alexandrexand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ken, entao qual seria a placa q o pessoal usa em notebook para interliga-los

    Ken Himura
    Veterano
    # set/05
    · votar


    alexandrexand
    Bom eu usava uma audiophile, da M-Audio...

    E vários synth virtuais: Absynth, Atmosphere etc...

    Só que meu pc antigo queimou e tudo foi pro caralho hehehe

    Ken Himura
    Veterano
    # set/05
    · votar


    alexandrexand
    Notebook eu não sei muito bem, mas acho melhor usar uma interface midi externa...é melhor que tentar colocar uma placa de som no bichinho hehehe

    alexandrexand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    como assim usar interface externa??

    alexandrexand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ????

    sarpa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    alexandrexand, o uso de Soft-Synths, Sequencers e afins ao vivo é algo delicado que necessita de uma bela "harmonia" entre operador, máquina e software.

    Vamos "do começo".
    Para o uso em palco, é mais indicado um notebook pelo fato de sua portabilidade, etc. Mas não há problema algum no uso de desktops. Você só deverá ter pelomenos uma tela LCD pois, carregar monitor pra lá e pra cá não é algo tão agradável e também, evitar que você "se esconda" atrás dele. Você deverá ter cuidado redobrado com seu equipamento pois, tomando o exemplo de um notebook, ele já foi feito e projetado para ser transportado. Já os desktops são exatamente o contrário, portanto seria muito interessante um case para seu computador.

    Qual a configuração da Máquina?
    Isso é ago muito importante. A confiuração da máquina irá influenciar diretamente sobre o resultado e a qualidade da sua performance. Mas calma, não é preciso nada de outro mundo não, fique tranquilo.
    Considerando PC's, rodando plataforma Windows, um P.4 3,0Ghz, 512 Ram DDR, HD 80Gb SATA, é uma configuração que você poderia usar para o trabalho com softsynths, etc. Mas eu, particularmente, não me arriscaria a levar essa configuração para o palco, tendo em vista que este computador será meu instrumento e, qualquer problema com ele prejudica não só a mim como a banda toda e sua sonoridade final.

    Você também pode optar pelo uso dos MAC's, fabricados pela tão cobiçada Apple. Com um iBook ou, melhor ainda, PowerBook G4 você faz a festa, sem precisar trocar de máquina por pelomenos uns 3 ou 4 anos.

    Agora, vamos à outra parte da sua dúvida: como assim usar interface externa??
    Este é um ponto extremamente importante também no trabalho com Computer-Music, principalmente ao vivo.
    Essa interface fará a comunicação do seu teclado controlador com o computador, além de (se ele suportar) a comunicação de áudio para gravação, bem como conversões de sinal Analógico para Digital (A/D) e Digital para Analógico (D/A).

    A configuração dessa placa também irá influenciar no resultado da qualidade dos seus timbres e performance.

    No mercado atual, a melhor relação custo/benefício, não só para uso em "mobile" (notebooks) mas também em desktops, home-studios é a M-Audio FireWire 410 (foto). Você pode, inclusive, consultar o amigo guimarquesjr aqui do fórum, ele possui uma dessas. Foi ele quem me apresentou essa maravilha.

    Com esta placa você terá uma qualidade de áudio para gravação e reprodução completamente superior à qualquer outra placa on-board e PCI.
    Ainda com uma possibilidade de automação incrível, pois você poderá utilizar cada uma de suas saídas para um instrumento virtual individual. Poderá ainda utilizar uma saída para um loop de percussão junto com a banda, outra saída para mandar o metrônomo (beep) para os integrantes da banda, para que todos toquem "no rítimo" (isso é essencial para o usso de loops ao vivo, como por exemplo a banda Jota Quest).
    Além de poder gravar toda sua banda em realtime, usando todos esses recursos conjuntamente!
    Um verdadeiro studio móvel!

    Lembrando que, quando mais você exigir das "operações", mais essas "operações" exigirão do seu computador e da sua interface, portanto é preciso pensar bem e decidir corretamente qual será o seu uso e qual o equipamento ideal.
    Também é necessário o mínimo de conhecimento em protocolo MIDI pra você não se perder quando estiver com mais de um instrumento sendo usado ao mesmo tempo.

    Enfim, as possibilidades no trabalho de computer-music são inúmeras, mas tudo requer um pouco de pré-conhecimento, um bom investimento e dedicação.

    Eu apoio o uso do setup "digital", apesar de visualmente ele ser um tanto "chôcho" e demorar um bocado para se acostumar com esse tipo de equipamento, os resultados sonoros são excelentes!

    Esperando ter lhe ajudado,
    Grande abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Grande Sarpa... quero falar contigo uns treco de sampler... no msn eu falo com vc...
    Abraços...

    sarpa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ThyagoAmaral, quando quiser! É só entrar em contato!

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida entre placa de som e PCS