sarpa Veterano |
# set/05
· votar
alexandrexand, o uso de Soft-Synths, Sequencers e afins ao vivo é algo delicado que necessita de uma bela "harmonia" entre operador, máquina e software.
Vamos "do começo".
Para o uso em palco, é mais indicado um notebook pelo fato de sua portabilidade, etc. Mas não há problema algum no uso de desktops. Você só deverá ter pelomenos uma tela LCD pois, carregar monitor pra lá e pra cá não é algo tão agradável e também, evitar que você "se esconda" atrás dele. Você deverá ter cuidado redobrado com seu equipamento pois, tomando o exemplo de um notebook, ele já foi feito e projetado para ser transportado. Já os desktops são exatamente o contrário, portanto seria muito interessante um case para seu computador.
Qual a configuração da Máquina?
Isso é ago muito importante. A confiuração da máquina irá influenciar diretamente sobre o resultado e a qualidade da sua performance. Mas calma, não é preciso nada de outro mundo não, fique tranquilo.
Considerando PC's, rodando plataforma Windows, um P.4 3,0Ghz, 512 Ram DDR, HD 80Gb SATA, é uma configuração que você poderia usar para o trabalho com softsynths, etc. Mas eu, particularmente, não me arriscaria a levar essa configuração para o palco, tendo em vista que este computador será meu instrumento e, qualquer problema com ele prejudica não só a mim como a banda toda e sua sonoridade final.
Você também pode optar pelo uso dos MAC's, fabricados pela tão cobiçada Apple. Com um iBook ou, melhor ainda, PowerBook G4 você faz a festa, sem precisar trocar de máquina por pelomenos uns 3 ou 4 anos.
Agora, vamos à outra parte da sua dúvida: como assim usar interface externa??
Este é um ponto extremamente importante também no trabalho com Computer-Music, principalmente ao vivo.
Essa interface fará a comunicação do seu teclado controlador com o computador, além de (se ele suportar) a comunicação de áudio para gravação, bem como conversões de sinal Analógico para Digital (A/D) e Digital para Analógico (D/A).
A configuração dessa placa também irá influenciar no resultado da qualidade dos seus timbres e performance.
No mercado atual, a melhor relação custo/benefício, não só para uso em "mobile" (notebooks) mas também em desktops, home-studios é a M-Audio FireWire 410 (foto). Você pode, inclusive, consultar o amigo guimarquesjr aqui do fórum, ele possui uma dessas. Foi ele quem me apresentou essa maravilha.
Com esta placa você terá uma qualidade de áudio para gravação e reprodução completamente superior à qualquer outra placa on-board e PCI.
Ainda com uma possibilidade de automação incrível, pois você poderá utilizar cada uma de suas saídas para um instrumento virtual individual. Poderá ainda utilizar uma saída para um loop de percussão junto com a banda, outra saída para mandar o metrônomo (beep) para os integrantes da banda, para que todos toquem "no rítimo" (isso é essencial para o usso de loops ao vivo, como por exemplo a banda Jota Quest).
Além de poder gravar toda sua banda em realtime, usando todos esses recursos conjuntamente!
Um verdadeiro studio móvel!
Lembrando que, quando mais você exigir das "operações", mais essas "operações" exigirão do seu computador e da sua interface, portanto é preciso pensar bem e decidir corretamente qual será o seu uso e qual o equipamento ideal.
Também é necessário o mínimo de conhecimento em protocolo MIDI pra você não se perder quando estiver com mais de um instrumento sendo usado ao mesmo tempo.
Enfim, as possibilidades no trabalho de computer-music são inúmeras, mas tudo requer um pouco de pré-conhecimento, um bom investimento e dedicação.
Eu apoio o uso do setup "digital", apesar de visualmente ele ser um tanto "chôcho" e demorar um bocado para se acostumar com esse tipo de equipamento, os resultados sonoros são excelentes!
Esperando ter lhe ajudado,
Grande abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog
|