Roland JV 1010 - Sensibilidade nos pianos

    Autor Mensagem
    Pedro Calil
    Veterano
    # ago/05


    Como posso ajustar a sensibilidade no Roland JV 1010. Uso ele midiado num teclado Yamaha DGX 500 e não há meio termo: ou é aveludo ou é estourado. O ajuste é via computador? Peço auxílio.

    Atenciosamente,

    P. C. Coelho - Porto Alegre

    mazza
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu uso um JV1010, e ajusto a sensibilidade no teclado, é ele que envia o sinal midi que indica a pressão da tecla, acredito que não tem como mudar essa função no módulo, se alguém souber como, por favor explique, que agora eu também fiquei curioso! mas o seu teclado não tem ajuste de sensibilidade???

    Pedro Calil
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Olá, mazza!

    Meu piano possui, é claro, um ajuste de sensibilidade (leve, moderada e pesada) que é enviado ao teclado. Mas não fica legal. Tenho que selecionar "light" para ter um resultado razoável. Num contato remoto com a Roland Brasil fui informado a editar parâmetros como velocidade etc, via PC. Nunca fiz isso e talvez seja a solução.
    Um dado interessante é que o piano do DGX 500, além de belo, tem uma riqueza tremenda em nuanças.

    Sds,

    Calil

    Pedro Calil
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    A propósito, já que você utiliza o JV 1010, saberia me dizer se ele é inteirmente compatível com a série XP? É possível "baixar" timbres via PC? Vejo que existem CDs com timbres para ser usado em XP 30 etc...Talvez seja uma possibilidade de incrementar ou conseguir um bom piano para o JV.

    Até mais,

    Calil

    mazza
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: mazza
    · votar


    é perfeitamente possível, se você tiver interesse visite esse sites abaixo, que possuem bastante material para download, inclusive um Grand Piano que eu acho 10, utilizo ele no lugar do timbre do SP76 em algumas músicas, tem uma pegada muito boa... boa sorte!!!

    http://jv-patches.onlinehome.de/
    http://www.sonicstate.com/synth/jv1
    http://rolandjvxp.szm.com/080.cfm
    http://music.ashbysolutions.com/clonewheel/simulate/alt_hamm.html
    http://r.webring.com/hub?ring=jv1080

    pode pegar os timbres do JV1080 e outros da série XP da Roland, são todos compatíveis.
    Espero ter ajudado
    Até

    Andre XP
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O problema está no seu teclado....na verdade a configuração das teclas.

    Ja tive a oportunidade de testar quando tinha meu JV 1010, midiado no SP76 Kurzweil (o controller que uso) e outro dia em um Yamaha PSR 530...foi muita diferença,...

    Realmente os timbres estouram...

    O máximo q pode fazer é configurar o teclado p/ ação pesada.

    André

    Pedro Calil
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    André e mazza,

    obrigado pelos retornos imediatos. A questão da sensibilidade, segundo um consultor de tecnologia musical que contatei, em se tratando do JV 1010, deve ser ajustada diretamente via software, parâmetro "key velocity". Ontem mesmo tentei fazer isso, mas tive dificuldade com o soundiver. Logo, não está inteiramente no teclado a possibilidade de ajuste. Como disse, o DGX 500 tem uma dinâmica impressionante. Quem toca piano entende.

    Preciso dicas de vocês:

    1) Tenho o cabo midi "y" no PC e um cabo midi normal. Fiz a ligação padrão. A chave do JV1010 deve ser selecionada em que posição: midi, pc1 ou pc2? Quero ter timbres do controlador e do módulo. Quero, acima de tudo, uma ligação permanente, acessando todos timbres, independentemente do PC estar ligado ou não. É possível?

    2)Os pathes baixados podem ser gravados no espaço "user"? E os sons lá existentes são repetições de bancos fixos do JV? Qual o piano mais "porrada" que posso baixá-lo (qual site)?

    Como podem ver, em MIDI sou iniciante. A ajuda será muito bem-vinda.

    Grato,

    P. Calil

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland JV 1010 - Sensibilidade nos pianos