Caixas de aluminio x Caixas de plástico

    Autor Mensagem
    tad4heads25
    Veterano
    # abr/05


    Fiz esse tópico pra deixar registrar minha idéia e opinião sobre montar pedais em caixinhas de plástico. Procurei bastante pelo forum e não achei as respostas pra várias dúvidas q eu tinha e como várias pessoas devem ter (ou irão ter) as mesmas dúvidas, vou deixar alguns pontos de vista meu.

    Plastico X Aluminio

    Vantagens óbvias da caixa de plastico:

    1 - Custo: A caixa de plástico leva uma vantagem grande. É muito mais barata.
    2 - Facilidade de manusear: A caixa de plastico leva vantagem. Pra furar as caixas de aluminio precisa ser furadeira, e se não tiver uma bancada, quase sempre vai sair uns furos vesgos (pelo menos eu furei bem errado algumas hehehe). Já a de plástico da pra furar com uma mini retifica com broca normal (detalhe q na de aluminio se a broca tiver ruim, tb dificulta). As caixinhas de plastico que eu usei (vide foto) era alta demais e eu cortei a base dela com a mini retifica e foi sussegado. Se fosse fazer isso com a de aluminio, ia ser quase impossivel.

    Vantagens não tão óbvias assim:

    1 - Resistência: Claro que a de aluminio é muito mais resistente. Mas pelo menos ao meu ver, a de plastico não chega a ser frágil. É um plástico flexivel (dificil de quebrar) e por a caixinha ser comprida e baixa em altura, ela se torna mais resistente. A não ser q vc queira subir em cima do pedal e soltar todo seu peso nele, não tem problema, da pra pisar até forte que ela não quebra.

    2-Blindagem e ruido: Li algo sobre um tinta condutiva, mas não cheguei a procurar ainda. Mas se achar ela, e usar pra pintar o interior da caixa, vai ser uma mão na roda. Mais por enquanto eu fiz a famosa forragem com papel aluminio. Liguei normal como eu ligava em caixa de aluminio (fazer o contato do terra da entrada e saida, pela carcaça, ou no caso pelo papel aluminio). E o resultado foi melhor do que eu esperava....em termo de ruido, a coisa melhorou muito !!!! Sério. Se me contassem até eu duvidaria. Na caixa de aluminio (acho q por elas não estarem pintadas)quando relava na carcaça fazia um barulho de "poft". Como as cargas ficam na superficie, acho q o fato dela não estar pintada, ajudava a ter interferencia (se alguem puder confirmar se é isso mesmo, ficaria grato)
    Na de plastico com a superficie do aluminio ficar isolada pelo plastico isso não acontece (mas uma vez posso ta falando besteira, to baseando pelo fato experimental e pelo meu conhecimento tosco de eletromagnestimo).

    3-Visual: Achei muito mais legal. A caixa de plastico da um visual legal mesmo sem estar pintada. Ainda vou fazer as experiencias com tinta, pintar e ver como fica. Por enquanto não ser é a melhor nesse ponto (na pintura).

    Resultado: Pelo menos pra mim, as caixas de plastico tão sendo mais em conta, e a curto prazo me pareceu ter um resultado legal. Se eu fizer uns testes mais exigente e ela me decepcionar, volto a postar nesse tópico.

    Deixem suas opiniões, vantagens e desvantagens de ambas as caixas.
    Fotos:

    [img=http://img187.echo.cx/img187/193/foto017cb.th.jpg]
    [img=http://img187.echo.cx/img187/929/foto029dc.th.jpg]
    [img=http://img187.echo.cx/img187/6710/foto033rz.th.jpg]
    [img=http://img187.echo.cx/img187/1219/foto049nz.th.jpg]
    [img=http://img187.echo.cx/img187/695/foto053hf.th.jpg]

    HAL9000
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    aonde vc arrumou essas caixas?

    tad4heads25
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    HAL9000
    Comprei em uma loja de eletronica. É da patola. Uma marca famosa de caixas, o site dela é www.patola.com.br

    plautz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tad4heads25

    Dá pra pintar sim cara, mas tem alguns macetes (segundo meu irmão que trabalha com isso).

    Primeiro dar uma camada de primer, que servirá pra mostrar alguma imperfeição na superficie e corrigi-la, bem como servir de isolante entre a caixa e a outra camada de tinta que será dada (algumas tintas corroem plastico).

    Depois de aplicado o primer esperar um dia pra que ele seque bem.

    Pra você ter uma ideia, dá uma olhada em http://plautz.atspace.org/desenhos/placas/gt2/GT2Militar.jpg (copia e cola o endereço no navegador se der erro). Essa caixa é uma patola também (PB118) e recebeu no total 5 camadas de tinta: primer, a marrom clara, marrom escura e o verde. Depis recebeu verniz por cima.

    Um ponto que você esqueceu de mencionar na utilização das caixas plásticas: Podemos usar aqueles conectores de fonte de metal (que é mais fácil de encontrar que o de plastico). Para isso é só não usar papel aluminio na parte em que for colocado o tal conector.

    Quanto à tinta condutiva, li (vou procurar e postar se achar) que se você pegar uma latinha de tinta (das pequenas mesmo) e juntar 3 tubos de grafite (vende em loja de material de construção) terá uma excelente tinta condutiva. Mas como não testei, não posso afirmar.

    Abraços e parabéns pelo post.

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tad4heads25
    o meu ts808 eu montei numa patola igualzinha a sua, ela era alta demais e eu tb cortei um pedaço.... eu achei o tamanho dela certinho pra monta pedal so eh um poquinho alta hehehe....
    e ela eh bem resistente tb...
    ai pessual essa eh uma boa alternativa de caixa pra pedal, pode monta sem medo, mas tem q faze blindagem com papel aluminio neh...
    flw t+

    Thyago Almeida
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Montei o meu numa caixinha dessas tbm. Aprovado, o ruído eh quase zero e eu nem revesti com papel aluminio. Ainda coloquei uma chave de 12 polos tbm de plastico pra fazer bypass real. A chavinha n tah mt legal n pq parece mt fragil ainda vou bolar um botaum pra ela pra reforçar. Custo baixissimo e qualidade aprovada.

    tad4heads25
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Um ponto que você esqueceu de mencionar na utilização das caixas plásticas: Podemos usar aqueles conectores de fonte de metal

    então, é q eu nem sabia que tinha de plastico, heheh. Quando eu fazia de aluminio, eu isolada em volta do furo com fita isolante. Relamente com a de plastico é bem mais fácil isso tb.

    Como as cargas ficam na superficie, acho q o fato dela não estar pintada, ajudava a ter interferencia (se alguem puder confirmar se é isso mesmo, ficaria grato)

    Eu mesmo confirmo. Tava estudando sobre a lei de gauss (tenho prova de eletromag semana q vem), e a lei confirma q o campo eletrico no interior de um condutor isolado é zero. Então é isso mesmo, a caixa de aluminio sem pintura eletrostatica não está isolada (faz contato com o chão, etc). A caixa de plastico isola o revestimento de aluminio.

    O bom é q ano passado quando eu não montava pedal, eu reprovei legal em eletromag, agora ta me parecendo um assunto tão legal hauaha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Já usei essas patolas e elas são legais e fáceis de manusear. Mas o ideal é vc fazer uma base de ferro de 2mm de espessura para ela, além de forrá-las com papel alumínio.
    Abç

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tecnicamente a caixa de metal é melhor principalmente para pedais de efeito!!!

    Metal Fuzz
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Metal Fuzz
    · votar


    Cara essas medidas:
    23x75x115 = 23cm altura, 75cm largura, 115cm comprimento????
    Como eu faço o corte? tem as paradinha pra farafuzar até o final?
    Quanto custa?
    Ajudem ai!

    Metal Fuzz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Up...
    q merda ta resucitando esses topicos... mas...

    bebm
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: bebm
    · votar


    Se vc quer um pedal de qualidade faça com caixa de metal!

    "Dentro de uma esfera metalica o campo eletrico é neutro e isento de interferência"

    ;)

    tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    "Dentro de uma esfera metalica o campo eletrico é neutro e isento de interferência"

    dentro de um esfera isolada.......certo???

    tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Metal Fuzz
    cara, naum sei as medidas, mais eu cortei assim, passei uma fita crepe marcando onde ia cortar e usei um mini retifica pra cortar....da trabalho viu, melhor comprar uma PB112/2 q já é mais baixa. Tem as paradinhas pra parafusar sim, e custa entre 5 e 10 reais, depende do modelo.

    Aproveitando o topico, pintei o DS-1 do primeiro post de cor de abobora, e o MXR dist+ de amarelo. Só falta o knobs e um jeito de escrever neles agora.

    [IMG]http://img215.echo.cx/img215/7599/disteds16iq.th.jpg[/IMG]

    Dabreu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Parabéns pelo tópico.
    Sobre um jeito de escrever neles, na minha opinião vc deveria procurar álguem que trablhe com serigrafia e pedir para fazer-lhe as telas (aqui onde moro cada tela fica entre 5 e 10 reais dependendo do tamanho) e vc mesmo pintar nesses e em outros pedais que vier a fazer. Abaixo tem um link que fala sobre o assunto, está em espanhol mais dá para enteder legal!!!!!!!!!

    http://pisotones.com/Serigrafia/FMK/serigrafia.htm

    Zacarias
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o andyeffect não vende as caixnhas de alumínio fundido ???

    tad4heads25
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: tad4heads25
    · votar


    Dabreu
    valew o toque.......... eu to fazendo isso já.......mais aqui eu to pagando um pouco mais caro. 30 reais num tamanho A4.........foi o lugar mais barato q achei, ooutros pediam até 40 reais.

    Da pra colocar 4 layouts de pedais em um tela, e fica por 30.

    Tem um microamp q eu fiz assim q eu tirei foto:
    www.pixlog.net/stompbox4heads

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Desencavei o tópico pois estou em dúvida se monto meus pedais em caixas de plástico ou metal.

    Estive vendo essas de plástico da marca Patola e achei interessante, porém vi que os pedais da EFX são montados em estruturas de aço carbono nas medidas (C x L x A): 10cm x 8cm x 6cm.

    O pessoal que montou está usando qual material?

    As de aço carbono são fácil de comprar?

    Abs

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia

    O lance é que as caixas de metal ou aluminio são mais dificieis de se encontrar, mais caras e difíceis de se trabalhar.
    A caixinha da EFX certamente é feita por encomenda...

    gucrispim
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    dos meus handmades eu não tenho nenhum em caixa de plástico. só os da Mroxy que eh na lata de sardinha e o da BlackSnake que é com caixinha de transformador.

    Caixas de plástico dão mais trabalho na hora de "fazer" a gaiola de faraday

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    A vantagem do plástico é que você consegue fazer os buracos até com chave estrela.
    Porém, precisa blindar ele, ao passo que as caixinhas de metal são mais resistentes, e por natureza, são blindadas.

    Eu montei um minifuzz em caixinha de plástico, blindei com papel alumínio, e o ruído ficou baixo (considerando que é um fuzz né...)

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    gucrispim
    DotCom
    BaNdAiD
    O Liro_Points usou um condulete tramontina http://www.tramontina.com.br/www/product/final_product.aspx?language=0 &prod_id=1754&cat2=4&cat3=537&cat4=725&cat5=181&origin=RP
    e acho que pode ser uma saída legal, já que é de alumínio.
    Só não sei as medidas, vou passar uma MP pro Liro pra saber.
    Obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    Essa caixinha parece show de bola.
    Com durepox e uma lixa dá pra fechar aqueles buracos ali fácil.
    O que ele usou como tampa (melhor: como fundo)?

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    DotCom

    ja vi condulete sem os furos, só com a "espera" pra furo (no lugar tem uma chapa de metal mais fina pra furar)

    pra tampa da pra usar uma chapa de aluminio, mas tem uns com uma tampa tmb (mas a tampa é meio concava, nao achei muito legal)

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Henrique S.
    Ah, tem foto desse modelo pra eu ver aí?
    Vou procurar nessas lojas de material de construção.

    Se tem com a "espera" para o furo, fica melhor ainda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixas de aluminio x Caixas de plástico