Associacao de capacitores

    Autor Mensagem
    kun
    Veterano
    # abr/05


    Como eu faço associacao de capacitores bipolares?
    preciso de 56pF

    obrigado

    Suicidal_Joe
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    se eu não me engano em paralelo soma (a+b), e em serie multiplica e divide pela soma, (a x b / a+b)

    kelson
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Suicidal_Joe
    axo ki em serie soh subtrai.. O.o
    mas olha aki..
    kun
    http://www.diystompboxes.com/analogalchemy/emh/emh.html

    tem uma calculadora lah.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    kelson
    Não subtrai, pensa 22µF + 22µF daria 0µF, não, dá 11µF

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    kun
    preciso de 56pF

    Compre um lentilha (cerâmico). É um valor comercial bem fácil de achar.

    bebm
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    56pf é fácil de achar critico é 50pf!!

    Mas se vc quer saber a regra do capacitor é o inverso da resistor...
    ou seja:

    Em paralelo soma-se os valores em serie faz-se a formula! Logo... ex:

    28pf + 28pf = 56pf(com os capacitores ligados em paralelo)...

    Mas é oq o cara disse ai em cima... 56pf vc acha em qualquer birosca!

    kun
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara eu nao achei 56pf, mas nao perguntei ainda pra mult. se eles tem. se tiver tá beleza hehehe. é pq la no projeto do tube, o 56pf e outra resistencia que nao lembro sao valores específicos, nao pode mudar...

    obrigaadao ai

    kelson
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    ain tah!
    eu e minha ideia "resistiva" O.o

    bebm
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    outra resistencia que nao lembro sao valores específicos, nao pode mudar...

    Na verdade esses valores geralmente não são muito criticos não... se vc substituir pelo valor imediato acima(q é mais aconselhavel em pedal de audio) ou mesmo o abaixo não da problema n! A resistencia pode até ser mais o capacitor duvido... mais resistencia é o mais fácil... mete em serie q resolve... capacitor tb... agora leve em consideração o erro no brasil que é de 5% a 10% logo um capacitor de 47pf por exemplo MUITO PROVAVELMENTE vai dar em torno de 49, 50pf! Um pot de 22k por exemplo muito provavelmente vai dar 25k... e por ai vai... o meu ts-808 q fiz por exemplo os valores são identicos aos do projeto(mesmo os n comerciais no brasil) consegui tudo cravado só usando os macete e usando do erro dos componentes! :)

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Na substituição a fim "musical" de capacitores:
    Imagine que vc tem antes de um preamp um capacitor e um resistor:

    Sinal Entrada------||----- Saida
    |
    Resistor
    |
    Terra

    Isso faz um divisor de tensão (e defasador) cortando os sinais mais graves. Se no exemplo o capacitor for de 10µF e o resistor de 100 Ohms, então temos -3db de sinal a 160Hz aproximadamente Mi, significa que na Mizona (80Hz) temos -6db o que já fica bem diminuido o volume...
    Se vc não tiver o de 10µF e só tiver um de 12µF, o corte se dará a 133Hz, o que está dentro da mesma oitava, porém em nota diferente, deixando um pouco mais grave. Se no exemplo fosse o inverso, resistor e capacitor no terra, teriamos o inverso, mais agudo...
    O que pode ser feito caso não se deseje a mudança de freqüência de corte seria usar um resistor de 82 no lugar do de 100 Ohms. Pode-se alterar os valores com algum critério visando dar ao circuito a tonalidade desejada, com chances de ficar melhor que o original...

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    Isso faz um divisor de tensão (e defasador) cortando os sinais mais graves. Se no exemplo o capacitor for de 10µF e o resistor de 100 Ohms, então temos -3db de sinal a 160Hz aproximadamente Mi, significa que na Mizona (80Hz) temos -6db o que já fica bem diminuido o volume...

    Legal... vc poderia explicar um pouco mais pra galera como se faz os cálculos de corte de frequência, baseado em valores de capacitância e resistores. Tenho certeza de que muitos mods serão tentados...

    Que tal?

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: baruch_kata
    · votar


    grooveblues335

    Reatância: 1/(2*pi*Cap*Freq)
    Tenho uma planilha no Excel que faz milagres...
    =1/(2*PI()*C2*B2*A2)
    onde A2 é a célula onde fica o valor do capacitor ex: 10
    e B2 coloco a unidade ex: 1E-6 (µF) ou 1E-9 (nF)
    C2 a frequencia em Hz
    Copio a fórmula para baixo umas 25 células...
    ... e coloco a seguinte em baixo da freqüência: =C2*RAIZ(2)
    Copio essa fórmula da freqüência para baixo....
    Formato as células para não ter casas decimais (enchem a paciência e não servem pra nada no caso)

    Então fica assim: vc entra com o capacitor ex: 10 na primeira coluna e na segunda coloca 1E-6 quer dizer µF, na terceira coloca uma frequencia tipo 10 Hz, o resultado será aproximadamente
    10 1591,55
    14 1125,40
    20 795,77
    28 562,70
    40 397,89
    57 281,35...
    Por que isso? cada duas linhas dobra, fazendo uma oitava. A linha abaixo vale meia oitava. Bem útil musicalmente, o logarítimo não serve para nada além da música...
    O que significa essa reatância? É a resistência do capacitor nessa freqüência SEM considerar a fase. (observe que se vc for burro e mixar 2 sinais defasados o resultado é imprevisível...)
    Como usar a reatância nas substituições? Junto com um resistor de mesmo valor decrementa o sinal pela metade (-3db) como se fosse um resistor (SEM contar a maldita fase!). Se o resistor tiver a metade do valor da soma(no caso um terço), decrementando para 1/4 do sinal, ou seja -6db... No exemplo do cap de 10µF, na freq. de 20Hz, e resistor de 100 Ohms, qual será a queda no volume do altofalante? Aproximadamente 9,5 db Uma queda significativa, porém numa freqüência praticamente inaudível, lembrando que ouvimos de 20Hz a 20kHz. Para sistemas de guitarra tem que responder linearmente entre 80Hz e 4kHz, mas em Hi-Fi temos que responder bem de 20Hz a 45kHz.

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata

    \0/ GRANDE BARUCH_KATA

    Para sistemas de guitarra tem que responder linearmente entre 80Hz e 4kHz
    Só discordo aí, e apenas no quesito "linearmente". Na verdade, o que faz o "timbre guitarreiro" é justamente as imperfeições nas curvas de resposta. É só dar uma passada nos sites da celestion, jensen e eminnece e conferir a curva de resposta dos falantes...

    E, DE NOVO, VALEU!!!!

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    [i]Reatância: 1/(2*pi*Cap*Freq)
    Tenho uma planilha no Excel que faz milagres...
    =1/(2*PI()*C2*B2*A2)

    EU TAMBÉM QUERO....

    Emelha pra mim? grooveblues335@yahoo.com.br

    kun
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    cara c sabe indicar algum livro, site, e-book, pdf, qq coisa, que tenha aplicacao desses eletro-eletronicos em audio como vc deu uma demonstraçao ??? tenho muito interesse só nao tenho ideia de onde arrumar :b (na net só peguei tutorial ruim :( )

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    kun
    Livros do Newton C. Braga são mais simples, para iniciantes
    Livros específicos sobre amplificadores operacionais (op-amps) costumam ser mais completos. Tem bastante coisa em inglês na internet.
    uma demonstraçao ??? tenho muito interesse só nao tenho ideia de onde arrumar
    Meu conselho (para TESTE), compre um 741 simples ou outro opamp e brinque de combinar capacitores (preferencia cerâmicos, pela economia) e resistores nas diferentes configurações.
    O ideal é ter aquelas plaquinhas furadinhas, protoboard. Para uso definitivo tem que usar bons capacitores e bons opamps de áudio.
    Faça download do programa CircuitMaker 6 versão estudante se não quiser gastar de princípio dinheiro com componentes e falantes...

    bebm
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sem duvida é necessária a "deslinearidade" dos falantes... é exatamente oq o cara ali falou... o som da guitarra possui frequências feias... os falantes dão a caracteristica bonita ao som da guitarra... é por isso q pedal analogico na linha sem simulação de gabinete e falante não dão certo!! ;)

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bebm
    os falantes dão a caracteristica bonita ao som da guitarra
    Ou feia... Mas geralmente espera-se que toda distorção venha de pedais ou do amplificador, o falante distorcendo tem uma característica muito feia principalmente quando ele não atinge os graves necessários, mas tem falante que tem mais de 120db/W/m em uma só freqüência. Quando o infeliz toca essa nota ensurdece todo mundo (100 vezes mais potência), não é nada desejável. Uma certa linearidade dos falantes é esperada...

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: grooveblues335
    · votar


    baruch_kata
    Uma certa linearidade dos falantes é esperada...

    Na verdade, não. E, de novo, basta conferir as curvar de resposta, nos sites dos fabricantes... isso é um fato conhecido, não suposição.

    Mas veja bem que não estou falando em "distorção" do falante, e sim de curvas de resposta trabalhadas em frequências específicas para guitarra que atuam tanto no som limpo quanto em overdrive, timbrando o instrumento. Uma guitarra é diferente de um saxofone, por exemplo. O "som" de uma guitarra é uma complexa combinação de madeira, captadores, amplificadores (também com curvas de resposta e amplificação de harmônicos diferenciados) e falantes específicos... Basta plugar uma strato qualquer num Roland JC-120, num Bassman, num JCM900, etc...

    Por isso é que sistemas "full range" não respondem adequadamente, necessitando de microfonação ou simulação de falantes com range adequado.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    grooveblues335
    Ta certo pensei que vc tava se referindo a distorção.
    Mas tem falante que fala muito mais alto em apenas uma ou outra freqüência, deixa o som um lixo.

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata

    vc conhece algum esquema de pedal equalizador p/ guitarra? Estive pensando em desenvolver um paramétrico, mas gostaria de tentar copiar um gráfico, primeiro...

    kun
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    grooveblues335
    eu tenho um esquema do boss eq3 eu acho que é eq3, mas é o equalizer da boss. é gigante o esquema, vou procurar aqui

    grooveblues335
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    kun

    Brigadão....

    bandakm80
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    ola amigos estou com dificuldade enorme de encontra capacitores pro meu marshall tsl 602
    330x 315 v , 330 x 350 v e 10000 x 6,3, se souberem por favor me ajudem

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Associacao de capacitores