Another Brick... Que efeito ?

    Autor Mensagem
    brunokdx
    Veterano
    # mar/05


    Não to conseguindo um timbre legal pra tocar o solo de Another brick in the wall...

    Que efeito eu devo usar... delay ?? som limpo ou um drive leve... ??

    thanatos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mto chorus

    brunokdx
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    thanatos E mais nada ?

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Delay, Chorus, e pouco de Reverb. De preferência um captador single, melhor ainda se for um P-90

    brunokdx
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu... Vou tentar me virar com a Les Paul mesmo... vai faltar o "brilho" da strato, mas agora pelo menos eu sei que efeitos usar...

    abraços

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    brunokdx
    Cara, ele gravou esse solo com uma Les Paul,
    só era uma Goltop, q vem com captação P-90, q é single

    Dennis_NarKes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cara... eu nao sei ele usa tanto efeito qt voces falam nao... eu acho q ele usa um pokinhozinho de chorus, mas um reverbzinho pra dexar legal e um overdrive q soh da pra perceber mesmo no solo... o resto quem dá o timbre eh a strato foda dele...

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Dennis_NarKes
    Pra falar verdade, tb. acho q reverb + chorus tá bom.

    Mas ele não usou uma strato nesse solo,
    foi uma Les Paul Goldtop com captação P-90

    brunokdx
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Nem rolou mesmo... Sei não, acho que com humbucker nem vira... Não ficou nem parecido...

    fabio_gravata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tem que ser o captador do braço com o tone ligeiramente fechado
    e um pouco de delay. um tubescreamer com pouquissimo drive é bem vindo

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tem que ser o captador do braço com o tone ligeiramente fechado
    Numa strato, né?

    brunokdx
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Para quem tem a GT6

    Quando eu testei a GT6 numa loja, se não me engano o vendedor me mostrou um Patch de fábrica (até com o nome "another brick") pra tocar esse solo...

    Eu não conheço direito a GT6 mas alguem que tenha, tem como ver a configuração desse patch pra mim ??

    fabio_gravata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog

    reza a lenda que esse solo foi gravado com les paul com captadores p-90
    eu particularmente acho o timbre um pouco gordo pra ser strato
    mas vou tentar ouvir com mais atenção
    mas independente se for les paul ou strato dá pra chegar num timbre parecido com captadores com som vintage e um bom ampli

    Rick Nelson
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    mano tem 2 guitarras nessa musica
    use
    delay e chorus e overdrive
    Não precisa de reverb
    caso queira usar:
    só você pegar o delay aumentar as repetições e abaixar o tempo
    delay usa pra marca o tempo na musica e o chorus a batidinha
    o drive marca o tempo do vocal também
    "we dont need no education.."
    nesse tempo o drive acompanha junto do vocal
    detalhe numa les paul pode usar o reverb no solo ou o delay como citei acima
    quando eu toco ela uso um Sparkle pedal da EFX e um V2H2O da visual sound
    fica a dica pra quem quiser tocar ela em 2013*

    Rick Nelson
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aaah detalhe o agudo acentuado de uma strato pode estragar o som
    ou amp bom ou um booster pelo menos pra suprir um pouco
    o chorus pra fica legal infelizmente tem que ser igualzinho o da gravação
    guitarra e pedal não toca sozinho treine a pegada também
    na musica tem Slide (+ na intro) hammer on pull of's e bend ( + no solo) treine o som limpo e afinação na hora de fazer o bend

    HoracioOliveira
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Eu consegui chegar no som bem parecido no estúdio usando plugin AMPLITUBE .
    80% do Som é um captador single no amp HiWATT.
    Volume da guitarra no meio
    Gilmour usa muito compressor e dalay
    coloquei um tubescream com tone e volume fletado (no meio) e 1 pontinho de drive.
    Assim o volume da guitarra vai de clean a drive.
    Não vi necessidade de usar chorus nesse solo

    meikjkj
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Quais são os efeitos usados pra tocar Another brick in the wall 2 na pedaleira zoom g1 four?

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Para gravar essa música o Gilmour usou guitarra Gibson com P-90, direto na mesa com compressão e outros truques de estúdio. Depois a guitarra recebeu um reamp num ampli mesa boogie clean e voltou pra mesa, onde provavelmente recebeu mais algum tratamento de estúdio. Obviamente isso é impossível de reproduzir.

    Sendo assim, minha recomendação é uma guitarra estilo Les Paul (de preferência P-90, mas dá p usar HB ou Mini HB mesmo, desde que esses caps tenham um ganho mais vintage) com knob de tone levemente abaixado > Pedal compressor > Delay/Reverb a gosto > Amplificador meio limpo.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    meikjkj

    Para tocar "ao vivo" numa strato precisa usar bastante compressão (bastante sustain e attack) e captador do braço (vai ficar bem parecido com um P-90 de Les Paul (que é o que ele usou na gravação). E bastante reverb. É mais ou menos o que ele faz ao vivo. (claro que não dá prá comparar com o equipo dele, mas o básico é isso).



    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/21 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Lelo Mig
    Nessa versão também tem um Boss CE chorus e um Tube Drive ligados (depois do comp). Inclusive parece que nesse show ele usou o chorus de um lado e um daqueles tipos de leslie no outro em estéreo. Mas não sei se está ativo em todas as músicas.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    Na hora do solo (3:53), se prestar à atenção, até dá prá "sentir" uma ardidinha apimentada de um drive e é possível um chorus, também, aumentando o brilho do molho todo. Você têm razão.

    É que é aquilo, você sabe bem, um guitarrista com um pouco de experiência chega perto deste timbre e quase todos têm (se não um chorus) algum outro modulador que dá prá quebrar um galho para brilhar (mesmo um flanger ou phaser) e com certeza tem um drive, seja pedal ou do próprio ampli... consegue também "apimentar".

    Mas a "farinha" desse bolo é compressor e reverb. Gilmour é um guitarrista que gosta de efeitos, costuma variar seus timbres. Não é tâo complicado para quem têm uma certa tarimba, mas se for meio novato, a coisa fica meio complexa, exige uma "delicadeza" que a galera do hi gain não têm...hehehe.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Lelo Mig
    HEhehehe verdade, mano. Já tem um comp ativo, não pode abusar do botão de ganho kkkkk

    foca2
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Esse solo foi gravado com uma Les Paul direto na mesa de som, direto na fita. Na mixagem ele jogou o som em um Mesa Boogie, usando reamp. Os efeitos foram provavelmente adicionados durante a mixagem.

    Lelo Mig está certo sobre o compressor. Faz mais diferença que a guitarra. O próprio Gilmour toca com outra guitarra e outro amp ao vivo, mas com o mesmo compressor.

    Ao vivo ele usa o Electric Mistress, que é um Flanger que tem uma pegada bem próxima de um Chorus. Ele usa esse pedal pra praticamente tudo de Animals até The Wall.

    https://www.gilmourish.com/?page_id=50
    https://rolandcorp.com.au/blog/pink-floyds-another-brick-in-the-wall-p art-ii-guitar-tone-dissected

    jassieuf
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    I'm going to try to get along with Les Paul anyway... the "shining" of strato will be missing, but now at least I know what effects to use.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Another Brick... Que efeito ?