Substituíção de Transistores de silicio por germanio

    Autor Mensagem
    ErlonJP
    Veterano
    # mai/10


    Alguém sabe dizer onde é possível achar a equivalencia dos transistores de silicio para serem substituídos pelos de germanio?
    Estou querendo substituir:

    MPSA05 - NPN
    60V
    0,5A
    0,625W
    >100MHz
    Driver de audio

    2N3904 - NPN
    =2N3903
    B>100
    Uso geral

    2N5088 - NPN
    35V
    0,05A
    0,625W
    B>300
    Audio / baixo ruido

    2N5089 - NPN
    =2N5088
    30V
    B>400
    Audio / baixo ruido

    MPSA18 - NPN
    45V
    0,2A
    0,625W
    160MHz
    B>500
    Audio / baixo ruido

    Provavelmente uma substituíção direta não vai ser possível, mas talvez regulando a tensão possa dar algo...

    Toda informação é bem-vinda!!!

    Abraço

    macaco veio
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    mesmo que encontre os germanios com as caracteristicas bem proximas provalvemente tera que mexer nos valores de resistores de polaricacao, substituicao direta pode funcionar (bem) ou nao.
    Quanto achar substitutos e' muito relativo, depende da funcao de cada um no circuito, as vezes qualquer um da. Parametros como Beta, frequencia de operacao, watagem, tensao, amperagem que cada um suporta so terao a importancia relativa dependendo da funcao no circuito.
    deve analizar os codigos dependendo da procendencia (japones, americano etc) tipo 2SB54 , 2SA..., 2SC..., as letras significam o tipo. Talvez existam novas codificacoes (eu nao tenho mexido com isso a muito tempo).
    Ai entao e' tipo substituir BC108 238 etc por 239 etc tudo funciona mas claro do mesmo tipo.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Alguém sabe dizer onde é possível achar a equivalencia dos transistores de silicio para serem substituídos pelos de germanio?
    E qual seria o objetivo disso mesmo...?

    ErlonJP
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Macaco Veio... Valeu

    Realmente achar esses transistores de germanio no Brasil é bem dificil, porém entra uma questão interessante e é o que tem me levado a pesquisar sobre... o comportamento desde transistores e substtuíção aos de silicio, mesmo mexendo na polarização, como o substitudo irá se comportar no sistema...

    ErlonJP
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pode ajudar aos interessados no assunto:


    http://english.electronica-pt.com/db/cross-reference.php?ref=AD


    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Substituíção de Transistores de silicio por germanio