Potencia de carro para V-amp2

Autor Mensagem
pillapilla
Veterano
# fev/05


Fala galera, estou procurando uma alterantiva mais barata, mas com qualidade razoavel para o v-amp2.

sera que uns falantes de boa qualidade e uma potencia dessas de carro com o v-amp2 produziriam um som razoavel ?

abracos

pillapilla
Veterano
# fev/05
· votar


-

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


pillapilla
Acho q o Poncio pode te responder, mas eu acho q rola sim!

pillapilla
Veterano
# fev/05
· votar


valeu Glauber !
vamos ver se mais alguem da uma opiniao

pillapilla
Veterano
# fev/05
· votar


detalhe: usando um modulo Mosfet !

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


cara.. potência de carro é feita pra carro. geralmente tem pouquíssimo médio e bastante graves e agudos... pra intrumento isso é horrível, ainda mais pra guitarra que precisa de médio pra caramba.

glauber
Veterano
# fev/05 · Editado por: glauber
· votar


Renato gomes
será?? mas como os amplificadores fazem pros Mid-ranges tocarem??
A potencia não é pra "amplificar" o sinal?

pillapilla
Será que você pode dizer a marca e o modelo da potencia???

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


glauber
é.. mas tem filtro junto... tem módulo que inclusive comprime o som pra dar a impressão de maior potência.
eu não sou profundo conhecedor de potência pra carro, mas o que eu escuto dentro dos carros que tem módulo é isso: grave e agudo bem altos e bem pouco médio...

ki_suco
Veterano
# fev/05
· votar


pillapilla
se vc usar um equalizer antes resolve, e fica bem potente

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
é, e se usasse um eq?? será q ficava decente?
(eu to pensando em fazer isso...

happy_helloween
Veterano
# fev/05
· votar


Glauber, olha so o que o pessoal do forum v-amp2 no yahoo respondeu :

Guilherme,

Eu compreendo o que vc está idealizando, teoricamente está tudo certo, exceto
pelo fato de que a faixa de frequências de uma potência automotiva não é
adequada pra reproduzir o som de instrumentos musicais. Isso porque existe um
ênfase nos agudos, uma queda brusca nos graves, além do que o início da faixa de
amplificação começa por volta de 100 a 200 Hertz, e a sua guitarra começa em 20
Hz!!!
Agora, se vc conseguir uma potência Akay, Technics ou Polyvox daquelas antigas,
da década de 80, pode usar sem medo, pois a faixa de frequências dela começa em
20 Hz.
Outra coisa, sub-woofer não serve como falante para instrumentos musicais, pois
ele só reproduz graves. Vc vai precisar de um Woofer (quanto maior o diâmetro,
melhor), um mid-range e um twetter, de boa qualidade, de preferência Selenium.
Se ficar caro, exclua o mid-range. Não aconselho que se exclua o tweeter, senão
seu som vai ficar com ênfase nos graves-médios, sem os agudos brilhantes.

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


happy_helloween
claro! eu to com uma akai... mas você pode usar uma Nautilus, ou MacIntoshi, q são potencias de alta performace, e tem a exagerada abrangencia de 15hz a 22Khz

Quanto ao tamanho dos falantes, pra guitarra, é bom não ultrapassar as 12 pol.; e para baixo, 18 pol. são até exagero...
um tweeter ou um full range em conjunto com o woofer, deixam o som mas claro, com equlibrio de grave/agudo

happy_helloween
Veterano
# fev/05
· votar


Glauber....

vaoce sabe quanto esta custando essas potencias ?

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


glauber
cara, não sei... só testando.
eu tinha um módulo corzus de 200W no meu carro e tirei ele pra colocar um Fosgate.
ontem à noite eu resolvi testar pra ver se funcionava.. peguei um pedal que eu construi (um Tube Screamer que eu passei 1 ano modificando e tá com um drive forte pra caramba e um timbre super bonito hehehe), liguei na potência com uma fonte de 12V-1A e liguei num auto-falante de um amp marshall MG15R que eu tenho aqui. a potencia é pra 8Ohms e o falante tb é..
o som ficou extremamente xoxo e baixo... parecia que tinha menos de 1W, sem sacanagem...
agora eu não sei se é o módulo que está com problema ou se é a fonte de 1A que não deu conta... ou o q...
eu to com um projeto de uma potencia pra carro de 100W aqui e já comprei os componentes... só falta montar. assim que eu montar eu faço esse teste e posto aqui.

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


happy_helloween
essa galera falou um pouco de besteira..
primeiro que 20Hz é dificil alguem ter ouvido pra escutar... a nota Mi mais grave da guitarra é algo em torno de 150Hz (não sei exatamente, mas é por aí...) nem baixo de 6 cordas chega a 20Hz.
Usar Tweeter pra amp de guitarra é horrível.
Eu nunca vi nenhum amp de guitarra com tweeter. os Amps da marshall que são um dos mais agudos que existem usam somente falantes que tem quase as mesmas características dos 12Pw3 da selenium (woofers).
um falante que responda bem até uns 3.8Khz já é suficiente pra guitarra, é só ver a curva de frequencia dos celestions da marshall.

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
não sei o q aconteceu, sinceridade...pode ser q a saída do pedal não seja suficiente, talvez seja necessário a presença de um pré-amplificador, como uma mesa de som...


happy_helloween
Caro, mas eu tava folheando umas revistas de som de carro, e vi uma potência da corzus, modelo SL-750, tem faixa de resposta de 20hz a 20khz (+ do q suficiene), e tem potencia de 2x de 90 watts a 2 ohms, o preço tá 130...


Acho q o negócio é pegar uma potência tipo booster, q são mais simples, e normalmente não tem o crossover pra cortar certas frequências, além de serem + baratas...

(não se esqueçam do pré ampl...)

ki_suco
Veterano
# fev/05
· votar


no caso pra liga um v-amp 2 eu acho q ia fica bom, se achasse uma boa

ki_suco
Veterano
# fev/05
· votar


e o equalizer DEPOIS do modulo

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


ki_suco
equalizer tb nao faz milagres... vc nao consegue controlar todas as frequencias com ele... vc controla faixas... ainda mais se for equalizador grafico.. quando vc mexe em uma frequencia vc acaba mexendo na vizinhança toda e isso pode nao ser suficiente.

glauber
realmente pode ser isso... eu vou testar com um pre antes pra ver..

Renato gomes
Veterano
# fev/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


e tb eu to construindo uma potencia simples (teoricamente plana) de 150w baseado num CI e depois posto aqui os resultados... já comprei o transformador (de 10A) e os componentes.. so falta montar.

ki_suco
Veterano
# fev/05
· votar


glauber
putz 2 ohms fica foda.... tinha q ser 8

Renato gomes
transistorizada a potencia?

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
desculpa perguntar, mas quanto vc pagou por todos os componente?

ki_suco
Daí fica foda achar uma potencia pra carro q trabalhe em 8 ohms...

ki_suco
Veterano
# fev/05
· votar


glauber
eh... carro eh geralmente 2 ou 4 ohms.

o v-amp2 trabalha como??? alguem q tem pode ver ai? provavelmente eh 8 ohms

Renato gomes
Veterano
# fev/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


ki_suco
transistorizada sim. eu acho que vai dar uns 150W... ainda nao montei. depois de montar vou medir.

glauber
perguntar nao ofende! :)
paguei 90 reais no transformador.. é grande o bixinho, 18V/0/18V, 10A... o resto dos componentes foi barato.. uns 15 reais... o CI eu já tinha, então não gastei nada e tb nao sei quanto custa um....

ki_suco
o v-amp é impossível ser 8 ohms pq ele é pré, e não potencia...
e na verdade eu acho que tanto faz a saída do V-amp... essas especificações de saida de potencia (2, 4, 8 ohms) só existem pra poder casar bem com os falantes, pq como a saida da potencia tem alta voltagem, qualquer variacao dessa de impedancia pode causar queda ou aumento grandes de corrente (consequentemente de potencia) enviada pro falante e/ou aquecimento excessivo dos dois.

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


pra quem interessar...
acabei de montar uma potencia usando só um chip que tem 40% da potencia do chip que eu vou usar pra fazer a versao final do amp... na versao final eu to pensando em usar 2 do mais potente.
o negocio ficou muito alto hehehehe quase fiquei surdo. acho que pra tocar em casa isso já é mais que suficiente.. nao consegui nem colocar no maximo pra testar.
liguei um DS-1 da BOSS nele e o som ficou muito estranho.. só tem médio. faltou grave e agudo...
eu achei que ia acontecer o contrário....

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
q falante q vc usou??? agora eu fiquei instigado pra montar uma potencia... Dá muito trabalho montar um módulo de potência? qtos watts você está prevendo conseguir com este módulo? E como você ligou o pedal no módulo?

ki_suco
Veterano
# fev/05
· votar


ow pra modulo de potencia tem q comprar/ montar o tal do trafo tb???

Renato gomes
Veterano
# mar/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


glauber
usei um falante 12pw3 da selenium. depois de mexer nuns filtros e posicionar o falante direito o grave e o agudo apareceram.. ficou excelente o som!
não dá trabalho nenhum nao... pouco componente.. o que tem mais componente é o pré... simplesmente liguei o pedal na entrada da potencia. o problema é que esses chips de potencia nao da pra trabalhar com ganho alto pq eles distorcem... tem que ter o ganho relativamente baixo (ate 10 dizem que ta legal) e ter algum outro CI menos potente antes dele pra dar uma amplificada no sinal que vem do pré pra ele já entrar na potencia com um nivel legal...

ki_suco
sim... eu comprei um trafo de 18/0/18 10A. mas ficou fraco perto do que podia dar... o maximo que deu com 2 falantes em 4 ohms foi 100W..
aí depois eu voltei na loja e troquei por um de 30/0/30 5A e liguei em 8 ohms.... aí sim o bixo pegou hehehe.
medi 180W no multimetro. ficou ensurdecedor.. tive que tirar os falantes do quarto pra poder medir direito.
era pra ter dado 200W mas por algum motivo a saida da potencia nao chegou aos 40V que podia chegar... chegou a 37 e uns quebrados... e isso dá quase 180W. é muito alto. é assustador hehehehe o CI esquentou demais e tava apagando sozinho pois ele tem um sistema de desligar quando chega a determinada temperatura. aí eu parafusei ele num dissipador de calor com um cooler de Atlhon XP e resolveu o problema...
e o melhor de tudo: isso foi com um CI só... com 2 CIs em paralelo, falante de 2 ohms (2 falantes de 4 em paralelo por exemplo) e um trafo de 16A teoricamente dá pra conseguir 512W. imagina o absurdo que nao vai ficar...

glauber
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
kra, você pode me passar a relação de componentes que você usou nessa potencia? meu, vou montar uma dessas pra colocar o meu baixo, vai ficar destruidor, hehehe...

glauber.br@gmail.com

vlw

glauber
Veterano
# mar/05
· votar


upa lele!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potencia de carro para V-amp2