Transistores para Fuzz Face

    Autor Mensagem
    wcampagner
    Veterano
    # fev/05


    Olá Pessoal,
    Estou tentando fazer um Fuzz Face, mas com os transistores que eu tenho não tive bom resultado...
    Ficou com pouca distorção e além disso tive que aumentar o volume do amplificador bastante também...
    Gostaria de saber se alguém sabe onde encontrar bons transistores para esse pedal... Estou localizado em SP Capital...

    Os transistores que testei foram: AC187 e 2N525

    Obrigado,
    Wagner.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    a maioria dos desenhos do fuzz face que vi na net ate agora estao ao contrario para se usar transistor de germanio que a maioria é PNP, o AC187 é exelente, dá um fuzz face beleza e alto mas não nos desenhos como estão.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    wcampagner
    Cara, vc pode usar tanto os AC187 quanto os NPN's AC188.
    Eu, por exemplo uso apenas os BC108 ou BC109, que são de Si e NPN's

    wcampagner
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Muito obrigado Pessoal,
    Acho que vou tentar mais um pouco com os AC187 para ver se tiro algum som deles então...
    Usando os BC108 ou BC109 o som do fuzz fica igual comparado com os transistores de germânio??
    Até mais,
    Wagner.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu prefiro com germanio mas não fica muito diferente, não sei qual esquema está usando mas tente ligar os de germanio virado (emissor onde seria o coletor ) pois muitos desenhos estão pra silicio npn e a substituição não é direta.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    wcampagner
    Com os transístores de Si (BC108/9) o som fica mais "agressivo", mas é preciso fazer algumas modificações no circuito para que soem legal. Eu desenvolví (e construí) um esquema usando esses transísitores que ficou muito bom. Se vc quiser eu posso lhe enviar, desde que vc se comprometa a me dar o devido crédito, quando alguém lhe perguntar de quem é o projeto, e não usá-lo para fins comerciais.
    Abç

    wcampagner
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá,
    Tentei algumas novas configurações hoje...
    Como vi que os Ac187 eram NPN tive que inverter o circuito e pelo menos ele funcionou, apesar de que a distorção não ficou muito boa.
    Fui tentando diversas configurações... a melhor configuração que consegui foi colocando um 2n525 no primeiro estágio e um ac187 no segundo... ficou legal... o estranho é que o 2n525 é PNP.... não sei como misturando com um NPN a distorção ficou legal...
    Alguém tem alguma explicação para isto?
    Abraços,
    Wagner.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mas voce deve ter ligado ele ao contrario, o coletor deve ficar do lado mais positivo do circuito. aumentando R3 (umas 10 vezes maior) costuma conseguir um fuzz mais pesado.

    wcampagner
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá,
    Foi isso mesmo que eu fiz... no meu caso estou fazendo um circuito com o "terra negativo" (negative grounding).
    Liguei o transistor PNP com o coletor ligado no lado mais positivo do circuito...

    Vou fazer mais alguns testes... vou ver se testo com os BC108/9 e algumas modificações também...

    Notei que quando o potenciometro de ganho vai sendo diminuido, o volume de saída também diminui um pouco... mas acho que isto é normal.

    Abraços,
    Wagner.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    tem um cap eletrolitico ligado no potenciometro (eu chamo de pot de atack) que alterando o valor altera este atack da distorção fazendo ficar mais ou menos agressivo, o valor é 22uF pode experimentar 10uf 47uf etc. experimente ligar o pino do meio do pot no emissor, num pino da ponta põe o capacitor e na outra ponta ponha um resistor de 1K (ao inves de ligar o pino direto no mais), esta é a maneira q eu ligo. Para os npn (bc108) teria que fazer tipo um espelho do circuito alterando os componentes de lugar nos coletores e emissores, por causa da polarizaçaõ dos npn.
    outro detalhe é que se colocar um cap de 47uF entre o mais e o terra (ainda que dentro da fonte já tenha um cap de alto valor) costuma alterar também o atack (devido a alta sensibilidade do circuito).

    fanho
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    os transistores tip122 sao bons para isso, alguem jah tentou??

    acgfilho
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    macaco veio

    Fala macaco véio, blz? Cara, montei um fuzz face com transístor de germânio PNP, mas não estou gostando muito do som... Estou achando com pouca distorção e muito volume. Quando abaixo o volume do circuito, a distorção (que já é pouca !!!) diminui/desaparece. O que pode ser ???

    barci
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Não inventem.. Procure aqui o Mini Fuzz do Bertola. O projeto dele tem um som realmente bom. Apesar da simplicidade. O diodo e não o transistor de germanio alteraria o som de verdade.. Vou montar um assim em breve. Tutorial do mod em breve.

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    acgfilho
    se esta com pouca distorcao e muito volume pelo menos eh sinal que esta havendo forte amplificacao, o que falta eh fazer com que o conjunto (os dois transistores em pre ampli universal) passe a funcionar meio fora da reta de carga do transistor e que caracateriza este tipo de distorcao, deve mexer em torno do potenciometro de atack onde um capacitor (e depende do valor deste) faz com que isto aconteca quando entra em serie com o resistor, (nao sei qual circuito usou entao nao sei se o conjunto esta no emissor ou coletor). Quem conhece bem o som do fuzz face original sabera ver a diferenca entre uma distorcao deste tipo e uma distorcao a base de quadriculacao da onda sonora por diodos (o fuzz face eh mais dente de serra). No som, a intermodulacao entre duas notas tocadas juntas eh menor tornando mais legivel e portanto mais limpo (com diodos embola tudo), devido a instabilidade dos transistores de germanio (e por isso tambem dificil de regular o circuito) isso faz com que o circuito varie meio que aleatoriamente e num solo as vezes da uma pequena variada no som como se estivesse com um leve phaser junto. No acompanhamento isso tambem acontece (com diodos a base fica regular o tempo todo) e tambem o efeito distorcedor na base parece soar mais devagar , como uma motoserra ou barco a motor em que o ruido toc toc toc toc toc estivesse mais espassado do que com diodos. nunca toquei no circuito do Bertola mas a principio eu tenho em mente que circuitos com diodos soam muito mais pra overdrive do que fuzz, mas a mistura de nomes hoje virou bagunca.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Fala galerinha feliz, estou com problemas pra achar os transistores ideais, no caso, vo usar os 2n3906, queria saber se alguém ja usou eles, ou tem noção de como ficaria o som...

    Mauricio Luiz Bertola

    Se você puder me passar o esquema que mencionou acima para tirar a agressividade do som dos transistores de Si.


    Ah, não vou montar em circuito impresso, por sorte minha tenho umas barras fixas, acho mais pratico e vi vários pedais antigos construídos assim.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Alex guitar man
    Procure na internet o tutorial (PDF) dos Bertola's SuperFuzz e MiniFuzz (no caso é o 1°).
    Abç

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Obrigado mesmo, estou refletindo no esquema do superFuzz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transistores para Fuzz Face