Trafo em Pedais de Efeito.

    Autor Mensagem
    Fernando Bello
    Veterano
    # set/04


    Muitas perguntas me foram feitas sobre um assunto que eu conheço muito pouco, os trafos em alguns esquemas de efeitos.
    E agora que o nosso amigo Francisco Peña postou um oitavador no site que vai um trafo, essa quantidade de dúvidas aumentou... Então vamos tentar aprender juntos.
    http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=85 esse é o efeito em questão, fora outros como o Tycobrahe do GGG.
    http://www.generalguitargadgets.com/diagrams/toctsc.gif
    Estive estudando a um tempo atrás trafos para direct box. Não encontrei nenhuma solução concreta, apenas algo aproximado que o primário seria 1K5, onde entra o sinal do instrumento por exemplo e o secundário 220 ohms, onde sai para a mesa.
    Eu desmontei um trafinho de um direct velho que eu tinha e medi a resistência do trafo. Deu 1040 ohms no primário e 200 ohms no secundário. O que me levou a uma teoria.
    Eu estudei o catálogo do trafo sugerido no link acima e ele tem uma relação de 1:8 para 1.
    E no site GGG diz que qualquer trafo com relação de 3 para 1 serve.
    Mas a relação de resistencia desse 42TU011 citado no GGG é de 220 ohms para 50 ohms. Ou seja, Mais ou menos 4 para 1, mais ou menos como o trafo do direct que eu medi.
    Fica uma pergunta a quem entende de trafo:
    somente medindo a resistência dos fios, pode-se chegar a essa conclusão sem risco? ou há mais cálculos a serem considerados?
    Há um modelo similar de trafo de áudio nessas especificações que possa ser utilizado e seja fácil de se encontrar?
    Ou há um trafo que tenha uma outra utilização, mas possa ser utilizado nesse caso.
    Vamos nos ajudar a responder mais essa dúvida.

    glaucius
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Fernando Bello

    eu não entendo muito de trafos,mas pelo q eu sei tem diferença de resistencia para impedancia,até na relação deles,esses trafos de impedancia realmente são complicados......antigamente tinham trafos desses q eram usados em radios na saida de transistores mas acho q não tem mais no comercio a não ser em sucatas,mas teria q ver os dados deles se coincidem........

    kaskudo
    Veterano
    # set/04 · Editado por: kaskudo
    · votar


    Fernando Bello
    observando esse neoctavia, vemos que ele é simplesmente um retificador de onda completa (lembra da teoria de fontes?)

    com relação ao trafo, a diferença vai ser somente na intensidade da saída, dependendo da relação primário/secundario.

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/04
    · votar


    kaskudo
    Isso que eu notei. Ele só deixa passar o ciclo positivo da onda sonora.
    Será então que qualquer trafo vai funcionar ai, só mudando o "volume", por assim dizer?

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/04
    · votar


    glaucius
    E vc acha que se eu medir um trafo unicamente pela resistência do primário e do secundário, e coincidir os valores ele funcionará corretamente?
    Porque eu tenho um amigo que tem uma eletronica, e tem muitos trafos, 110/12-0-12, 110/6, etc. Nesse caso seria só ir medindo até achar uma relação semelhante.

    bebm
    Veterano
    # set/04 · Editado por: bebm
    · votar


    Sei nada disso! EHAueahEUaheUaeha

    kaskudo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Fernando Bello
    procure com seu amigo trafos de saida e radios antigos, ou de tv (mesmo tranzistorizados). os trafos de fonte são sintonizados em 60hz.

    glaucius
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Fernando Bello

    o melhor mesmo é fazer como o kaskudo falou,q inclusive eu tb tinha falado antes.......procura trafo de saida de radios transistorizados........

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/04
    · votar


    kaskudo
    glaucius
    Trafo de saída de som? Porque eu procurei trafo de saída de som, para testar como saída de valvulada, já que eu ganhei uma EL84 e uma 6V6, e um amigo me disse que não conhece trafo de saída de som em TV. Já rádio, ele não mexe...

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ah, e só pra constar, tentei o octavia com um trafo de direct-box e não deu certo. Talvez porque eu não tenho diodo de germânio. Eu usei de silício. Acho que a diferencia da barreira de 0,7V do silicio pra 0,3V do germanio faz bastante diferença.

    Metal Milk Shake
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Fernando Bello

    cara na real foi mal mudar d assunto ai..mas eu jah gastei meu topico do dia..!!!
    eh a respeito da chave 3pdt eletronica q usa o ci da texas....q vc mandou para mim....
    seguinte tenho umas duvidas em qual resistores posso usar e a ordem devo usa-los vc diz 100k a 1 M mas naum entendi direito...!!....tipo c vc poder me ajudar eu agradeço muito.....!!! falow!!

    kaskudo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Fernando Bello
    as tvs mais antigas (anos 70), mesmo solid state, usavam um trafinho de saída. aqueles radinhos de pilha motorádio "DUNGA" (pergunte pro seu pai ou avô)tbem usavam...

    Metal Milk Shake
    Veterano
    # set/04
    · votar


    up!UP!up!UP!

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Metal Milk Shake
    Os resistores podem ser de qualquer valor entre 100K e 1M, porém todos iguais. Tipo se vc usar de 100K, todos de 100K.
    Eu testei con 150K e deu certo. O esquema diz que podem ser esses valores.

    mUrDoK
    Veterano
    # set/04
    · votar


    glaucius
    Olá estou precisando saber onde encontrar as chaves de 2x3 para GT2, vi em outros tópicos vc dizendo que encontrou... agradeceria se me ajudasse. valeu.

    glaucius
    Veterano
    # set/04
    · votar


    mUrDoK

    ja respondi no topico dos transformadores de saída.......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trafo em Pedais de Efeito.