Válvula

    Autor Mensagem
    djsmacedo
    Veterano
    # ago/04


    Pergunta simples de um leigo em válvulas: Comprei um rack valvulado usado há pouco tempo e tenho uma pergunta sobre a válvula, ela deveria acender como uma lâmpada incandescente por exemplo? Pq a válvula dele fica só dois pontinhos vermelhos... (pelo menos é o que eu consigo visualizar pelas frestas.

    SuperGeo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    nao entendo muito de valvulas mas a função da valvula acho que nao seria acender que nem uma lampada entao isso nao quer dizer que ela esteja fazendo o trabalho dela

    djsmacedo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Não estou dizendo que ela acenda como uma lâmpada... mas ela tem uma certa incandescência, tipo.. se estou num lugar totalmente escuro eu deveria ver a luz da válvula, estou correto?

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    djsmacedo
    isso é normal, a principal função do filamento não é a de iluminar o ambiente.....e sim aquecer o catodo à +/- 1000 graus c°.

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Realmente... O filamento serve apenas para aquecer o gás que tem dentro da válvula, que fica ionizado e solta descargas elétricas. Bonito né? Aquelas válvulas maiores, as de potência, não de preamp, vc pode ver as vezes ela azular conforme vc toca uma nota na guitar! Além do som ser bonito, ela tem efeitos especiais...

    djsmacedo: Se o som perder definição, principalmente dos graves, aí é hora de trocar a válvula. Qualquer coisa, procure um técnico especializado em valvulados!

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    GAMMOTH
    djsmacedo

    Realmente... O filamento serve apenas para aquecer o gás que tem dentro da válvula, que fica ionizado e solta descargas elétricas
    naaada disso. dentro da válvula é vácuo.

    no caso racks, é uma válvula de pré, e sua durabilidade é bem maior do que a das de potência. é válvula prá uns 10 anos ou mais... e é normal ela acender fracamente, errado seria ela iluminar todo o ambiente!

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    kaskudo: Depende da válvula.

    Do site http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/5p12c.html :
    "...O vácuo ou o gás residual à baixa pressão existente no interior das válvulas termoiônicas..."

    De um fórum daqui mesmo: "Fóruns Cifra Club —› Pedais & Pedaleiras —› Distorções !! Ajude-me !!":

    "Qual a famosa diferença entre o som valvulado, transistorizado, ou ainda as distorções digitais de alguns multi-efeitos [nt.: multi-efeitos = pedaleiras]?

    É a forma de transmissão do sinal. Na válvula, o sinal elétrico em que se transforma o som da sua guitarra é conduzido por variações de pressão do gás no interior das válvulas, por isso o som sai mais orgânico, mais rico do que nos tranzistores.
    Em relação ao digital, nem se fala: mos aparelhos digitais, o sinal da quitarra é transformado numa série de números (bits e bites) processado matematicamente e depois transformado novamente do sinal elétrico que vai para os falantes [nt.: caixa de som, amplificador]. Na prática, não vai ser a distorção digital que vai lhe dar aquele som clássico de guitarra. Por isso, quase todos os multi-efeitos ou tem distorções analógicas ou, ainda, distorções à válvula (os mais caros)...."


    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    GAMMOTH
    Depende da válvula.


    estamos falando de válvula de pré, 12ax7.....

    no processo de fabricação, após ter sido retirado todo gás de dentro da válvula, ela sofre a ação de getter, para retirar todo e qualquer resíduo de gás e aprimorar o vácuo (é aquela mancha meio metalizada)

    O filamento serve apenas para aquecer o gás que tem dentro da válvula, que fica ionizado e solta descargas elétricas.

    nossa!!! de onde tirou isso???

    a válvula trabalha com o princípio de emissão termoiônica; uma superfície metálica aquecida o suficiente, pegamos essa 12ax7 como exemplo, um duplo triodo (triodo = catodo, anodo ou placa e grade) o catodo é aquecido por volta de 1000°c e começa a emitir elétrons direto para o anodo ou placa que é aplicada uma tensão positiva para acelerar os elétrons em direção à ela, a grade controla este fluxo de elétrons para o anodo, sem o vácuo não existe a emissão termoiônica ou quase nada.

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    GAMMOTH
    aff... isso aí é um artigo da guitar player... o cara que escreveu isso não sabe a diferença entre uma válvula termiônica e uma válvula de descarga...

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    kaskudo
    não foi esta mesma matéria que um certo infeliz postou postou lá no fórum de amp????

    esse cara da guitar se queimou legal.......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Válvula