FUZZ ...

    Autor Mensagem
    NeoBH
    Veterano
    # abr/03


    Gente tudo sobre o fuzz ... o que é? para que serve?? vale a pena ter um??
    Postam suas opiniões..valeu....

    ;o)

    Seu Madruga
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    NeoBH
    um tipo de distorção muito comum nos anos 60 - hendrix usava (uma unidade arbitter fuzz face, aquele pedal redondinho), o primeiro disco do led zeppelin foi gravado com um (tonebender), david gilmour, no inicio do floyd, também usava...
    na minha opiniao, é uma distorção "mordida", violenta, bem diferente de um overdrive...
    é a distorção tipica da década de 60..pra quem toca os classicos, é fundamental

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Seu Madruga
    falou tudo!

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    ah, tem mais uma coisa. hj em dia, chama-se qqer pedal de "distorção", "overdrive" ou "fuzz" :-/
    existem diferenças tecnicas entre eles, mas os fabricantes não estão nem aí na hora de lançar no mercado. botam qqer nome.

    Seu Madruga
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    MKazan
    tem diferenças né? muita gente confunde os três...mas da distorção pro overdrive vai uma distância...

    com um pouco de percepção o cara nota a diferença do timbre na música

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    se da pra saber qual é qual pelo timbre eu não sei, mas sim, tem diferenças de som sim.

    O Fuzz é um sistema constituido por (em geral) dois transistores. O primeiro tem a corrente de BIAS errada, e o ganho dela é suficiente para saturar o segundo transistor. deste modo, agente corta os picos da onda gerando "distorção".

    O overdrive consiste em saturar válvulas. Você manda para uma válvula um sinal mais alto do que ela consegue amplificar, primeiro ela comprime um pouco depois ela começa a distorcer de modo assimetrico. Existem dois tipos, overdrive nas valvulas do pré-amp (qdo vc usa um pedalzinho para saturar a entrada do amp valvulado) e o overdrive da valvula de potência (qdo vc bota o volume alto pra kct até começcar a distorcer).

    E tem os circuitos distorção, (nem Fuzz nem Overdrive. Distorção) desses existem dois tipos Hard-Clipping e Soft-Clipping (errôniamente chamamos respectivamente de distorçao pesada e distorção leve).

    Os Hard-Clipping consistem em dois diodos em sentidos opostos ligados ao neutro na saída de um amplificadorzinho (pode ser transistor, op-amp, etc.) Bons exemplos desses são o MXR+, o DOD Overdrive (que é distorção) e outros...

    Os Soft-Clipping usam dois diodos em sentidos opostos ligados no "feed back" de um amplificador (também pode ser transistor, opamp, etc). Bom exemplo deste é o bom e velho Tube Screamer e o Big Muff.

    OBS: o MXR+, o DOD Overdrive, o Tube Screamer, o Big Muff e qualquer outro pedal com nível de saída alto pode ser usado para gerar Overdrive em amp Valvulado. Mas não q eles "sejam" Overdrive.

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    ah, mais uma coisa. nem todos os Fuzz usam só 2 transistores. alguns usam 3 ou mais.
    o Tone Bender por exemplo usa 3.

    quanto a discussão sobre Overdrive que sempre gera confusão...
    tem fabricante por exemplo q copia o esquema do MXR+ (hard-cliping) e em um pedal bota diodo de silicio e chama de distorção. no outro bota diodo de germanio e chama de overdrive. sendo q são o mesmo circuito, só muda o diodo usado (oq muda bastante o timbre). mas continuam sendo praticamente a mesma coisa.

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    NeoBH
    afinal, valeu a explicação ou não entendeu porra nenhuma? rs.
    abraço véio!

    Anônimo
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    MKazan, me falaram q a Boss faz a separação entre os 3 tipos corretamente.. isso eh verdade?

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Não. a Boss é uma das que mais fazem zona.
    elas lançam em função da demanda.
    tipo, eles tem um circuito novo qqer. aí eles vem que nome ta na moda entre os guitarristas. e lançam.

    Anônimo
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    MKazan, p*rra! me admira a BOSS fazer isso.. eh o cumulo do absurdo.. ateh pq existe uma diferença gritante entre os 3!

    existe alguma marca q respeite a diferença entre os 3?? valeu!

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Anônimo
    existe uma diferença gritante entre os circuitos.
    mas cara, imagina um guitarrista que não manja nada de eletrônica. pra ele distorção é distorção.
    e dá pra confundir.
    por exemplo, o MXR+ se vc mudar os diodos da distorção para LEDs ou diodos de germanio por exemplo, o som fica totalmente diferente.

    Man Well
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    caralho..... q complicação da porra.....

    compra uma pedaleira q é menos complicado. gaste seu tempo treinando, não entendendo essas coisas....

    stop_fender
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    qual é o diodo q deixa com um som mais pesado os de silicio?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    stop_fender
    Os diodos de Si deixam o som mais "ardido"
    Abç

    stop_fender
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e pra tirar um som do tipo dist scorpions?

    rickalencar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Já me disseram que o FUZZ é a distorção mais suja que tem ...
    Não sei se é verdade, mas comprei uma Lata de Sardinha (FUZZ), e o som é realmente muito sujo ...
    Do jeito que eu queria !!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/144946/

    Olavo X
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    MKazan

    O que você acha do Silver Drive como Over Drive...??? É melhor que o SD-1 (Boss) né...???
    E o que você acha de eu trocar o Mad Cat por um Sansamp GT-2 pra distorção...???
    Abraço

    Naloxone
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Olavo X
    Caraca, você não viu a data do tópico?????????
    Talvez esse usuário nem exista mais...
    hauhauahuahha



    Mas de certa forma faz bem relembrar os "bons" tempos do FCC...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FUZZ ...