Autor |
Mensagem |
NeoBH Veterano |
# abr/03
Gente tudo sobre o fuzz ... o que é? para que serve?? vale a pena ter um??
Postam suas opiniões..valeu....
;o)
|
Seu Madruga Veterano |
# abr/03
· votar
NeoBH
um tipo de distorção muito comum nos anos 60 - hendrix usava (uma unidade arbitter fuzz face, aquele pedal redondinho), o primeiro disco do led zeppelin foi gravado com um (tonebender), david gilmour, no inicio do floyd, também usava...
na minha opiniao, é uma distorção "mordida", violenta, bem diferente de um overdrive...
é a distorção tipica da década de 60..pra quem toca os classicos, é fundamental
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
Seu Madruga
falou tudo!
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
ah, tem mais uma coisa. hj em dia, chama-se qqer pedal de "distorção", "overdrive" ou "fuzz" :-/
existem diferenças tecnicas entre eles, mas os fabricantes não estão nem aí na hora de lançar no mercado. botam qqer nome.
|
Seu Madruga Veterano |
# abr/03
· votar
MKazan
tem diferenças né? muita gente confunde os três...mas da distorção pro overdrive vai uma distância...
com um pouco de percepção o cara nota a diferença do timbre na música
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
se da pra saber qual é qual pelo timbre eu não sei, mas sim, tem diferenças de som sim.
O Fuzz é um sistema constituido por (em geral) dois transistores. O primeiro tem a corrente de BIAS errada, e o ganho dela é suficiente para saturar o segundo transistor. deste modo, agente corta os picos da onda gerando "distorção".
O overdrive consiste em saturar válvulas. Você manda para uma válvula um sinal mais alto do que ela consegue amplificar, primeiro ela comprime um pouco depois ela começa a distorcer de modo assimetrico. Existem dois tipos, overdrive nas valvulas do pré-amp (qdo vc usa um pedalzinho para saturar a entrada do amp valvulado) e o overdrive da valvula de potência (qdo vc bota o volume alto pra kct até começcar a distorcer).
E tem os circuitos distorção, (nem Fuzz nem Overdrive. Distorção) desses existem dois tipos Hard-Clipping e Soft-Clipping (errôniamente chamamos respectivamente de distorçao pesada e distorção leve).
Os Hard-Clipping consistem em dois diodos em sentidos opostos ligados ao neutro na saída de um amplificadorzinho (pode ser transistor, op-amp, etc.) Bons exemplos desses são o MXR+, o DOD Overdrive (que é distorção) e outros...
Os Soft-Clipping usam dois diodos em sentidos opostos ligados no "feed back" de um amplificador (também pode ser transistor, opamp, etc). Bom exemplo deste é o bom e velho Tube Screamer e o Big Muff.
OBS: o MXR+, o DOD Overdrive, o Tube Screamer, o Big Muff e qualquer outro pedal com nível de saída alto pode ser usado para gerar Overdrive em amp Valvulado. Mas não q eles "sejam" Overdrive.
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
ah, mais uma coisa. nem todos os Fuzz usam só 2 transistores. alguns usam 3 ou mais.
o Tone Bender por exemplo usa 3.
quanto a discussão sobre Overdrive que sempre gera confusão...
tem fabricante por exemplo q copia o esquema do MXR+ (hard-cliping) e em um pedal bota diodo de silicio e chama de distorção. no outro bota diodo de germanio e chama de overdrive. sendo q são o mesmo circuito, só muda o diodo usado (oq muda bastante o timbre). mas continuam sendo praticamente a mesma coisa.
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
NeoBH
afinal, valeu a explicação ou não entendeu porra nenhuma? rs.
abraço véio!
|
Anônimo Veterano |
# abr/03
· votar
MKazan, me falaram q a Boss faz a separação entre os 3 tipos corretamente.. isso eh verdade?
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
Não. a Boss é uma das que mais fazem zona.
elas lançam em função da demanda.
tipo, eles tem um circuito novo qqer. aí eles vem que nome ta na moda entre os guitarristas. e lançam.
|
Anônimo Veterano |
# abr/03
· votar
MKazan, p*rra! me admira a BOSS fazer isso.. eh o cumulo do absurdo.. ateh pq existe uma diferença gritante entre os 3!
existe alguma marca q respeite a diferença entre os 3?? valeu!
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
Anônimo
existe uma diferença gritante entre os circuitos.
mas cara, imagina um guitarrista que não manja nada de eletrônica. pra ele distorção é distorção.
e dá pra confundir.
por exemplo, o MXR+ se vc mudar os diodos da distorção para LEDs ou diodos de germanio por exemplo, o som fica totalmente diferente.
|
Man Well Veterano |
# fev/05
· votar
caralho..... q complicação da porra.....
compra uma pedaleira q é menos complicado. gaste seu tempo treinando, não entendendo essas coisas....
|
stop_fender Veterano |
# jun/05
· votar
qual é o diodo q deixa com um som mais pesado os de silicio?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/05
· votar
stop_fender
Os diodos de Si deixam o som mais "ardido"
Abç
|
stop_fender Veterano |
# jun/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
e pra tirar um som do tipo dist scorpions?
|
rickalencar Veterano |
# out/06
· votar
Já me disseram que o FUZZ é a distorção mais suja que tem ...
Não sei se é verdade, mas comprei uma Lata de Sardinha (FUZZ), e o som é realmente muito sujo ...
Do jeito que eu queria !!!
|
BaNdAiD Veterano |
# out/06
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/144946/
|
Olavo X Veterano |
# fev/08
· votar
MKazan
O que você acha do Silver Drive como Over Drive...??? É melhor que o SD-1 (Boss) né...??? E o que você acha de eu trocar o Mad Cat por um Sansamp GT-2 pra distorção...??? Abraço
|
Naloxone Veterano |
# fev/08
· votar
Olavo X Caraca, você não viu a data do tópico????????? Talvez esse usuário nem exista mais... hauhauahuahha
Mas de certa forma faz bem relembrar os "bons" tempos do FCC...
|