TS-808 - Projeto tonepad

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# jul/04 · Editado por: Moderador


Bom, depois q o meu Distortion + deu certo ontem (fiz alguns mods mas mesmo assim o som nao ficou tudo oq eu esperava) eu resolvi montar um ts-808, pois como ja tinha os componentes foi só meter a mão na massa.

Fiz tudo certinho e funcionou legal. Fiz testes com os CIs e os melhores mesmo foram os 4558 ou 4559(manti esse). Ah, nao sei pq mas um Tl2262 torrou quando eu liguei com ele!!.

O som ficou bem legal mas o potenciometro de Tone ta dando muito ruido e pelo q me lembro parece q pode soldar um capacitor em uma das perninhas pra ajudar com isso.

Outra coisa que notei foi que o potenciometro de drive(usei 470k) se comporta muito bem mas quando chega no maximo muda um pouco o som deixando sem brilho e um subito aumento de ganho. Isso acho q consigo resolver!!

Lendo nos reviews to tonepad parece q os caras tb mudam os diodos a fim de mudar o som. Até q ponto isso modifica, sendo q usei os diodos indicados no esquema mesmo na maneira q ta lá (coloquei os três) ??? Vale a pena por soquetes nesse caso pra testar?

mccready
Veterano
# jul/04
· votar


silvio_rp
no meu ts.. eu colokei diodos ligados em série no D1 e D2 (4 ao todo).. e no terceiro coloquei uma chave pra alternar entre um diodo e um jumper. A diferença que senti foi que mais diodos, tornaram o som mais aveludado... www.geofex.com le o artigo la sobre o ts.. (technology of tube screamer - algo assim).. la diz os mods ja testados...

silvio_rp
Veterano
# jul/04
· votar


mccready
quais diodos vc usou em série e qual no terceiro. Vou tentar fazer isso aqui tb. Vo te q arrumar uns soquetes!!! Vo testar com os de germanio em todos as posições e os de silicio em grande quantidade.

No meu ta dando um probleminha no potenciometro de ganho pq quando chega no maximo ele muda o som e no minimo a mesma coisa... até o ruido q ele da (n ta blindado ainda) muda, fica bem mais agudo (o hum) nessas duas posições.. oq pode ser?? Eu troquei o pot por um de 100k, a distorção diminuiu bastante mas o ruido ficou na mesma !

Fernando Bello
Veterano
# jul/04
· votar


silvio_rp
Tenta as modificações do site www.muzique.com.
Tem uma em especial que coloca um pot em serie com dois pares de diodos. Asiim vc faz dois tipor de clip e altera entre os dois paraver qual fica melhor na situação que vc for usar.

silvio_rp
Veterano
# jul/04
· votar


po cara.. nao achei oq vc falo la no site!!! Me passa o link!!


Alguem pode me ajudar com o problema no pot de gain?? O de vcs tb dao esse problema?

Fernando Bello
Veterano
# jul/04
· votar


silvio_rp
Aí, de bandeja...
http://www.muzique.com/lab/sat.htm

MKazan
Veterano
# jul/04
· votar


cara, eu ja montei alguns e não tive esse problema no tone não. seu potenciometro não esta sujo?

silvio_rp
Veterano
# jul/04
· votar


Fernando Bello
Vlw.. dei uma olhada e deu pra entender legal!! Vo testar aqui depois!!

MKazan
Consegui estabilizar aqui!! Ta sem ruido agora mas eu noto q o potenciometro de tom não funciona linearmente ... ele eh quase todo grave (muda pouca coisa do começo até 60%) e a partir daí começa a trabalhar com médio e agudo. O meu eh de 22k.

mccready
Veterano
# jul/04
· votar


silvio_rp
usei o 1n4148 no D3, coloquei um 1n4148 e um jumper, numa chave que alterna pra alterar a distorcao de simetrica pra assimetrica..
quanto ao pot.. eh foda descobrir o problema assim... tenta testar outros pots ali.. e faz uma checagem geral no circuito todo.. o meu nao deu esse problema nao..

silvio_rp
Veterano
# jul/04
· votar


Blz, acho q nao pode ser considerado um problema pois nao altera a qualidade do som do pedal. Vo atras da chavinha pra alternar entre simetrica e assimetrica.

Qual a diferença no som?? Muda bastante?

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


Help

Eu to Montando um TS tb Por sorte achei os capacitores de Tantalo mas tem um problema como devo soldar eles tem uma perna maior que a outra com o sinal de + mas la no esquema do tonepad num mostra o sinal de + nos capacitores de tant.

Pode soldar de qualquer lado ? ou tem um lado certo na kele esquema ¿?¿?¿

Rolives
Veterano
# jul/04
· votar


silvio_rp e MKazan cara o meu esta acontecendo a mesma coisa q o seu o meu pot de tone acontece a mesma coisa o valor dele é de 20k alguem pode dar uma solução.

HeavyMetalMan
Veterano
# jul/04
· votar


Amigo

velhinhu acredito q vc naum pode usar esse capacitor, pois o de tantalo é polarizado

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


Putz entaum pq la pede .22 de Tant. ????

MSchmidt
Veterano
# jul/04
· votar


silvio_rp
ele eh quase todo grave (muda pouca coisa do começo até 60%) e a partir daí começa a trabalhar com médio e agudo

Posso estar falando merda, mas os capacitores de tone estão bem dimensionados? Pq, dependendo do valor dos caps estes atuam mais do q o pot em certas freqüências. E não me leve a mal por peguntar: o pot q vc está usando é linear? Pergunto pq já me aconteceu de estar usando o cara errado...

falou?

MagoMerlin
Veterano
# jul/04
· votar


Será que o pessoal da loja não lhe deu o potenciometro errado?

MKazan
Veterano
# jul/04
· votar


MKazan
o meu tb era de 22k e funcionava muito bem. pau-a-pau com o original.

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


o MKazan da um Help ai véi ou alguem que já montou este TS com capacitor de Tantalu

Fernando Bello
Veterano
# jul/04
· votar


Amigo
O fato de ser de tantalo não influencia no resulatado final. Pra quem duvida leia http://www.muzique.com/lab/distortion.htm
tem um teste bem louco pros que falam sobre "a distorção no som com capacitores de ceramica".
Um GT2 que eu montei falou bem mais só com cap de ceramica, mais baratos, do que um com poliester.
Mete um de ceramica baratinho ai mesmo que dá rock....
Só que do mesmo valor, lógico...

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


hum blz é que eu tava com duvida mesmo na polarizacao dele pq la no esquema num ta marcando o lado positivo.

MagoMerlin
Veterano
# jul/04 · Editado por: MagoMerlin
· votar


Abaixo valores para melhores resultados do EL Griton 2.2 (Vev.1 May. 4. 2004.):

2 Capacitores de 1uF - Non-polar (50v);
2 Capacitores de 0.22 uF Tântalo (35v ou maior);
O Capacitor de 0.027 uF pode ser trocado para 0.02 uF;
Se encontrar diodos 1N4148 ótimo, caso não, estes podem ser substituídos sem medo por: 1N914 ou 1N34A.\
Se for utilizar uma fonte externa 9v (ao invés da bateria 9v) é aconselhavel colocar um capacitor de 100uF entre o GND (verde) e o +9V (vermelho);
25K Potenciometro linear para o Tom.

Este esquema foi baseado no esquema da [url=http://www.guitargadgets.com
]www.guitargadgets.com
[/url]

Abraços.

MagoMerlin
Veterano
# jul/04 · Editado por: MagoMerlin
· votar


.

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


Mas pelo Amor de Deus me Digam a o lado correto de Soldar o Capcitor de Tantalu.

Ja comprei todos o capacitores ja ta tudo na mao so falta soldar estes capacitores :.-(

MagoMerlin
Veterano
# jul/04 · Editado por: MagoMerlin
· votar


Amigo

Observe no esquema que os cap. de tântalo são soldados ao terra. O Lado do terra (Ground) uma setinha é o lado - negativo do capacitor.

Então o - negativo do capacitor fica na trilha que está em cor verde no esquema.

O outro a mesma coisa: O lado que vai no potenciometro de tom é o positivo e o lado que vai para o resistor de 220 o negativo.

O esquema está faltando a indicação de polaridade, mas é desse jeito que eu lhe falei.

Ah, e lembrando, coloque um capacitor de tântalo de no mínimo 35v senão vai ser uma chiadeira só. Abraços

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


MagoMerlin

Um brigadao pro ce kara era isto que eu queria ouvir blz peguei uns de 35v.

MagoMerlin
Veterano
# jul/04 · Editado por: MagoMerlin
· votar


Amigo
Qualquer dúvida durante a montagem, entre neste site para referência.
http://www.generalguitargadgets.com/v2/diagrams/ts-808.jpg
OBS: É só para referência mesmo.

Ou aqui: http://www.generalguitargadgets.com/v2/index.php?option=displaypage&It emid=118&op=page&SubMenu=


Deixa eu fazer uma pergunta, o esquema que você está usando é este aqui?
http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=81
(calma, não se assuste é só para ver se estamos falando do mesmo esquema, pois eu estava vendo esse).
Abraços

HeavyMetalMan
Veterano
# jul/04
· votar


MagoMerlin
cara ele ta usando o do tonepad, onde é usado capacitor de 1uF não polarizado

Amigo
Veterano
# jul/04
· votar


HeavyMetalMan
Issu Issu

MagoMerlin
é este mesmo do tonepad os capacitores de 1µF Bipolar já arrumei só tava com duvida naqueles capacitores de Tantalu

a mais uma num achei resistores de 510k vou por uns em paralelo pra dar o valor de 510k

Danielz
Veterano
# jul/04
· votar


Ai galera eu tenho um TS 9 e queria fazer esse esquema de modifica-lo para TS808, eu nunca tive a oportunidade de ouvir a diferença, Vale a pena?. Vocês sabem quem pode fazer essa modificação aqui em São Paulo, estou no Jabaquara. Valeu!

Rolives
Veterano
# jul/04
· votar


Qual a diferença entre os pots Log. Linear???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TS-808 - Projeto tonepad