Duvidas sobre soldagem

Autor Mensagem
inthelight
Veterano
# jul/04


Comecei a soldar os componentes do Baby Distortion hj e saiu uma merda, zoei todo o baguio. Então queria perguntar umas coisas:

- O ferro esquenta até uma temperatura e depois a mantem ou vai esquentando a medida q o tempo passa?

- Meu ferro é de 30W. Qto tempo no maximo eu posso usar pra soldar cada componente? Só tenho soquetes para CIs, os transistor vou ter q soldar direto mesmo.

- Quando eu fui soldar, coloquei a solda entre o ferro e o componente, mas qdo encosto o ferro a solda derrete muito rapido, e naum cai na posição q eu queria. Essa geralmente escorre um pouco pelo ferro e cai em outro lugar. Como q eu faço? é questão de ter a manha?

- Tem como remover um componente jah soldado?

- Se na hora de soldar dois componentes q deveriam estar separados, a solda de um encostar na solda do outro, o q faço?

punk hardcore
Veterano
# jul/04
· votar


derrete a solda q soldasse errado com o ferro...

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


derrete a solda q soldasse errado com o ferro...
tentei cara, mas a solda derrete soh q naum sai da placa

kaskudo
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight


1- faça sempre a solda na horizontal

2- se seu ferro de solda for de 1,99 joguee ele fora e compre um FAME.

3- nas agências do correio tem uns folhetos do INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. faz um cursinho de eletrônica básica,
é baratinho e vale p/ vida inteira.

4- prá guitarrista, saber um pouco de eletrônica vale MUUIIIIITTTOOOO!!!!!

na boa...

glaucius
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight
Tem como remover um componente jah soldado?

tem........mas para isso o mais adequado é usar um sugador de solda,ou aquece a solda e puxa o componente mas pode estragar o componente

glaucius
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight
Se na hora de soldar dois componentes q deveriam estar separados, a solda de um encostar na solda do outro, o q faço?

usa o sugador de solda q eu citei acima q ele retira a solda aí é só soldar de novo cuidando para não juntar as soldas.

silvio_rp
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight
cara.. vc encosta o ferro na placa pegando a perna do componente e a bolinha da placa, e poe o estanho direto nessa junção.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


1- faça sempre a solda na horizontal
vc diz pra manter o ferro de solda na horizontal?

2- se seu ferro de solda for de 1,99 joguee ele fora e compre um FAME.
é um Hikari, paguei uns 17 reais nele, eh bom?


glaucius
qto custa um sugador de solda?

valeu pelas dicas pessoal

danubio_gpi
Veterano
# jul/04
· votar


qto custa um sugador de solda?


eu comprei de 2,99

Marisco
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

Eu escrevi um tutorial sobre montagem de projetos e tem uma parte sobre soldagem. Se tu quiser, faça download em um dos links abaixo...

http://www.meudns2.com/~guitar/shit/Tutorial%20(by%20Marisco).doc

www.terravista.pt/aguaalto/6154/Tutorial%20(by%20Marisco).zip

Abraços,

Marisco

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


Marisco
eu baixei seu tutorial cara, mto bom, tá me ajudando mto. Ah, eu tenho uma dúvida, será q vc podia me ajudar?

nas fotos do seu tutorial tem umas chaves de 3 posições e alavanca, com 6 contatos. Eu comprei essas mesmas chaves achando q era a do GT2, mas naum é. Pra que projeto vc usou elas?

A chave d eonda 2x 3 do GT2, como q eu instalo ela? Pq o eixo dela eh fixo, naum gira q nem um pot.

gabhey
Veterano
# jul/04
· votar


dai caras...blz!!!alguém ai sabe onde achar uma chave com 9 contados...acho que é chamada de 3pdt naum tenho certeza...estou desesperado a sua procura se alguém tiver e quer vender manda e-mail para
celtatuning@hotmail.com

Marisco
Veterano
# jul/04
· votar


Reinken_o Organista

As chaves que tinha nas fotos eram de dois pólos e duas posições (DPDT) com alavanca. Naquele tipo de chave, o terminal do meio comuta com os terminais das pontas.

Eu usei elas para o GT-2, mas não é a chave certa. A do Gt-2 é de 2 polos e 3 posições (2P3T - 8 terminais). Como eu não achei esse tipo de chave aqui na minha cidade, eu usei duas DPDT para "simular" uma 2P3T.

Me mande um e-mail (ikifenix@terra.com.br) que eu explico melhor como ligar as chaves do GT-2.

SuperGeo
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight
- Tem como remover um componente jah soldado?

Tem. Usa sugador de solda ou aquela fita que absorve a solda mas acho dificil de encontrar aqui.

Se for esquentar a solda e tirar o componente, depois de tirar o componente para nao ficar o buraco 'preenchido', vc esquenta a solda e poe ali o palito de dente ate a solda secar, pra abrir o buraco.

- Se na hora de soldar dois componentes q deveriam estar separados, a solda de um encostar na solda do outro, o q faço?

Se der eu esquento a solda, e passo um palito de dente entre as 2 trilhas e/ou componentes

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


Valeu SuperGeo, eu jah comprei o sugador e um ferro mais fraco, de 20 watts.

Marisco
vou te mandar o e-mail

glaucius
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

qto custa um sugador de solda?

putz......não me lembro quanto paguei mas procura um q seja bem reforçado......eu comprei um de aluminio pintado de azul q tem uma baita pressão de sucção.

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


glaucius
o meu eh de plastico, foi o mais barato q tinha, uns 8 reais. Com ele deu pra remover componentes, mas ficou um pouco de solda, bem pouco mesmo, grudado na placa.

SuperGeo
Veterano
# jul/04
· votar


Reinken_o Organista
pow o meu de plastico eu comprei por 3 pila hehe

eu nao sei usar direito aquele troço ou oque, porque entupiu o bico, e eu tava apertando akele negocio pra soltar a solda e poft quebro! =/

glaucius
Veterano
# jul/04
· votar


Reinken_o Organista

eu tinha um desses tb mas esse outro q eu falei é bem melhor,mas esse teu dá para quebrar o galho.

SuperGeo

por isso eu prefiro esse mais reforçado,eu já quebrei varias vezes um desses q eu tinha,já tava todo colado e remendado

crowley666
Veterano
# jul/04
· votar


kaskudo
3- nas agências do correio tem uns folhetos do INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. faz um cursinho de eletrônica básica,
é baratinho e vale p/ vida inteira.

eu preciso ter o 2º grau completo pra poder receber isso?

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


crowley666
acho q naum...

silvio_rp
Veterano
# jul/04
· votar


EU comprei o sugador q a Eletro Aquila vende. Nao lembro quanto paguei mas acho q em torno de 5 pila e eh bem profissional o negocio!

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


esses sugadores mais caros tiram totalmente a solda? naum fica nem um pouco na placa?

glaucius
Veterano
# jul/04
· votar


Reinken_o Organista

um pouco sempre fica mas fica uma camada bem fina.

silvio_rp
Veterano
# jul/04 · Editado por: silvio_rp
· votar


glaucius
isso aí.. oq fica nao interfere em nada e um sugador ajuda pra caramba.. nao consigo imaginar trabalhar em placa sem um!! Hoje mesmo precisei dele pra caramba!

crowley666
Veterano
# jul/04
· votar


se alguem poder esclarecer a minha duvida eu agradeço

funkybass
Veterano
# jan/05
· votar


alguém sabe onde encontro uma chave spdt pra comprar?

FeRnAnDo_Z
Veterano
# jul/05
· votar


Fui fazer a solda dos fios de um projeto e ficou muito ruim. Como faço para fazer a solda dos fios, coloco estanho no fio e depois soldo?
Li alguém se referindo a um suporte para placas, e dizia que facilita a soldagem. Alguém pode me descrever melhor este aparato, e também se possível me dizer quanto custa?

Grato!!
Fernando

baruch_kata
Veterano
# jul/05
· votar


Iniciantes com o Ferro de Solda

Depois de ter lido o artigo sobre choque elétrico, está na hora de aprender a pegar no ferro... de solda.

Quando for soldar, antes de qualquer coisa esteja com espaço para trabalhar, com roupas que não ofereçam perigo de queimaduras e longe de qualquer coisa delicada.

Cetrifique-se que há janelas e circulação de ar, não aspire os fumos de solda, os metais pesados são prejudiciais ao principal elemento da montagem (você).

Posicione o que for soldar de forma a facilitar seu apoio, afinal você não poderá tocar nos terminais durante a soldagem (resumindo: evite burrices). Cuidado ao manusear para não queimar o fio dele, então nunca deixe o fio no caminho. Tenha sempre o suporte adequado. Ter um alicate de bico e ferramentas similares ajuda e muito.

Tenha firmeza nas mão e sem medo, assim o trabalho é mais preciso. Coloque um pouco de estanho na ponta, a fim que ela fique molhada, mas não pingando, então coloque a ponta nos terminais a fim que eles se aqueçam, isso vai durar uns 2 segundos, então coloque o estanho diretamente nos terminais (nunca na ponta do ferro), e ele irá derreter sozinho quando estiver na temperatura.

Espere a formação de um ponto bem formado de solda, sem excessos e veja (sempre a uma distância segura uns 40cm) se a solda derreteu e uniu as partes. Não fique muito tempo soldando o mesmo ponto para não fritar os componentes nem os fios. Caso a solda tenha sido bem sucedida, não solte os componentes e afaste o ferro, espere esfiar e pronto!

Depois de desligar o ferro, confira as soldas feitas quanto à resistência mecânica e se ela está fosca e enrugada o que significa uma solda fria, sujeita a mal-contato.

Boa Sorte!


Texto extraído da www.handmades.com.br
(postei aqui pois estava temporariamente fora do ar)

beto crazy
Veterano
# jul/05
· votar


Texto extraído da www.handmades.com.br
(postei aqui pois estava temporariamente fora do ar)
[i][/i]

xiiiiiiii. esqueceram de pagar a conta do servidor !!!! hehehehe!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvidas sobre soldagem