Duvidas sobre componentes, ajudem por favor!

    Autor Mensagem
    inthelight
    Veterano
    # jun/04


    Bom, fui hj na Sta Ifigenia para comprar os componentes q faltavam, mas pro meu azar esqueci de um potenciometro e 1 transistor... Mas com o que eu tenho já dá pra montar o GT2 (será q é ruim começar pelo GT2?). Tenho umas duvidas:

    - Existe soquete para transistor? Vcs soldam o transistor direto?

    - O cara da loja me vendeu um diodo 1N414 para o Orange Squeezer, pq falou q era equivalente ao 1N100. tá certo?

    - o transistor 2N5457 custa 10 reais a unidade mesmo?

    - Da primeira vez que eu fui, comprei capacitores de cerâmica. Agora qdo fui comprar o resto o cara me vendeu eletroliticos. Tem diferença significativa? Posso montar assim mesmo?

    respondam por favor galera

    SkullMaster
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    - Existe soquete para transistor? Vcs soldam o transistor direto?

    O transistor pode soldar direto, quem precisa de soquete sao os CIs

    - O cara da loja me vendeu um diodo 1N414 para o Orange Squeezer, pq falou q era equivalente ao 1N100. tá certo?

    Sim

    (será q é ruim começar pelo GT2?)

    Certamente.. eu to quase terminando ele, e já havia montado 2 antes.. Procure ajuda de algum amigo seu que saiba algo sobre o assunto. O problema do GT2 é que há muitos fios, e 3 chaves. Além disso o layout tem muitas trilhas, tome cuidado ao passar para a placa.

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    SkullMaster
    valeu cara...vou tentar o GT2 mesmo, com cuidado e paciencia hehe..

    outra coisa:

    - ao invés da chave de 3 posições de girar, eu comprei 3 chaves de 3 posições do tipo alavanca, com 6 contatos. Pode usar ela no lugar?

    - no tutorial do marisco, ele diz pra usar cabo coaxial pra algumas ligações. Eu tenho o cabo, mas e pra ligar ele, como faço? precisa comprar algum plug especial?

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    será q é ruim começar pelo GT2?
    é sim. mó cagada. se der errado, por falta de experiencia, você não saberá oq deu errado.

    - Existe soquete para transistor? Vcs soldam o transistor direto?
    existe sim. dependendo do caso eu soldo direto, dependendo do caso eu boto no soquete.

    - o transistor 2N5457 custa 10 reais a unidade mesmo?
    custa sim. por isso q agente usa o 2N3904 (custa 15 centavos e NESSE CASO, serve como equivalente)

    - Da primeira vez que eu fui, comprei capacitores de cerâmica. Agora qdo fui comprar o resto o cara me vendeu eletroliticos. Tem diferença significativa? Posso montar assim mesmo?
    cara... checa direitinho o valor desses capacitores aí. tem certeza q vc comprou os capacitores corretos?

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    - ao invés da chave de 3 posições de girar, eu comprei 3 chaves de 3 posições do tipo alavanca, com 6 contatos. Pode usar ela no lugar?
    não

    - no tutorial do marisco, ele diz pra usar cabo coaxial pra algumas ligações. Eu tenho o cabo, mas e pra ligar ele, como faço? precisa comprar algum plug especial?
    O condutor central vc solda do jeito q manda soldar o fio no esquema. A blindagem vc solda no GND. Mas se a caixa q vc usar para o projeto for metalica e estiver ligada ao GND, nem precisa do cabo coaxial.

    inthelight
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: inthelight
    · votar


    cara... checa direitinho o valor desses capacitores aí. tem certeza q vc comprou os capacitores corretos?
    naum sei, eu chequei alguns, tão corretos, mas como não tenho muita experiencia naumsei ler direito os códigos...Vc sabe onde tem uma tabela, ou algo do tipo pra eu saber como ler esses codigos? Mas Pq vc acha q estão errados? Caso estejam certos, faz diferença se for eletrolitico ou cerâmico?

    e sobre essa chave de 3 posições, qual o nome dela, pra eu pedir na loja?

    custa sim. por isso q agente usa o 2N3904 (custa 15 centavos e NESSE CASO, serve como equivalente)
    hmmm...estou me sentindo um otario agora... (mas nem tanto, pq soh comprei 1 trasnistor hehe)

    valeu pelos esclarecimentos MKazan!

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    up

    me ajudem ae!

    Semyto
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ei agora e tb to com duvia MKazan!
    2n5457 o Similar Nao seria o BF245
    Que é 2N5457-DSG / BF245-GSD

    Drain Source Gate

    2n3904
    EBC
    Emitente Base Coletor.

    Agora to mais perdido do que cego no Tiroteio.

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Agora to mais perdido do que cego no Tiroteio.
    imagine eu então...

    Semyto
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    up!

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    desculpa galera. esquece oq eu falei do 2N5457. como ele estava falando de GT-2, eu achei q ele estava falando do 2N5088. é o 2N5088 que agente substitui pelo 2N3904 e não o 2N5457.

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    inthelight
    naum sei, eu chequei alguns, tão corretos, mas como não tenho muita experiencia naumsei ler direito os códigos...Vc sabe onde tem uma tabela, ou algo do tipo pra eu saber como ler esses codigos? Mas Pq vc acha q estão errados? Caso estejam certos, faz diferença se for eletrolitico ou cerâmico?

    cara, o estranho é o seguinte. Geralmente os cerãmicos são de valores relativamente baixos, vão de alguns pF até vários nF. enquanto que os eletroliticos são valores mais altos, da ordem dos uF e mF. entende? então deve ter capacitor aí de valor errado.

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o 2N5457, eu costumo usar o MPF102 ou o J201. o J201 é muito dificil de achar, mas o MPF102 tem em qualquer esquina e costuma custar não mais do que 1,50. não é EXATAMENTE a mesma coisa, mas é bem próximo. Para a maioria das aplicações, fica direitinho.

    gabhey
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    MKazan
    cara tbm tenho dúvidas, veja bem estou fazendo o pedal red fuzz, la do site generalguitargadget...
    pois é so que eu naum sei qual transistor devo usar...qual vc me recomenda? e estou fazendo certo começar neste pedal?...vale a pena?

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    gabhey
    eu, particularmente, acho esse pedal muito legal. eu curto o som dele. e ele tem uma saída boa, satura um valvulado brincando e deixa o som mó legal.

    pode usar o MPF102 sem problemas. só cheque se a pinagem dos dois é a mesma. eu não tenho certeza, precisa olhar no datasheet.

    se vc ja tiver o kit pra fazer placa, até q é uma boa pra começar sim. sugestão de camarada. bote soquetes no lugar dos diodos. assim vc pode testar o som com LEDs e com diodos normais e ver que som vc gosta mais.

    MKazan
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ae, cabei de ver. a pinagem do J-201, do 2N5457 e do MPF102 é a mesma. pode usar tranquilo, como buffer eles são praticamente equivalentes.

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Reinken_o Organista
    · votar


    edit

    karazu
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    MKazan
    Qual o equivalente para o 2n5088 do gt-2?vc falou que e o 2n3904 e um cara no outro topico disse que e o bc550, afinal de contas qual e?e tem alguma diferença no som ou na pinagem?

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cara, o estranho é o seguinte. Geralmente os cerãmicos são de valores relativamente baixos, vão de alguns pF até vários nF. enquanto que os eletroliticos são valores mais altos, da ordem dos uF e mF. entende? então deve ter capacitor aí de valor errado.
    então, mais tem alguns de cerâmica, outros eletroliticos. Os valores devem estar certos, mas eu naum tenho 100% de certeza pq naum sei ler aqueles códigos tipo "222" "104", etc, como eu decifro isso?

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    MKazan
    acho q fiz confusão cara... eu confundi poliester com eletrolitico...Capacitor eletrolitico eu só comprei 3 tipo, dois para o GT2 e 1 para o Orange. O resto é poliester/ceramico. eu queria saber é se tem diferença entre poliester e ceramico, ou tanto faz?

    will-guitar
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ola,cara o equivalente do 2n5088 com serteza é o BC549!!! abraço...

    thundestruck
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Estou afim de montar um GT-2 também, gostaria de saber o que realmente faz diferença no som, resistores de pecisão de 1%, capacitores de poliester de 2%, eletroliticos sprague, capacitores silver mica? O que vale a pena colocar prá conseguir um bom som desse pedal? Muito obrigado aqueles que puderem ajudar!!!!!!!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    thundestruck

    Estou afim de montar um GT-2 também, gostaria de saber o que realmente faz diferença no som,
    muita paciencia .. eh um otimo pedal ... mas se nao tiver paciencia e o minimo de bom senso ... nem tente...

    gostaria de saber o que realmente faz diferença no som, resistores de pecisão de 1%, capacitores de poliester de 2%, eletroliticos sprague, capacitores silver mica?
    olha ... cmponentes com precisao alta soh aumentam o valor da montagem .. faz um comparativo ... resistores de 5% e de 1 ou 0.5% .... capacitores eh mais critico ainda ... altissimos preços .... esses componentes eu acredito soh se justifica em uso medico e militar pois onde nao pode existir uma faixa muito grande de falha ... entende?

    O que vale a pena colocar prá conseguir um bom som desse pedal?
    faça uma lista ... compre os componentes normais .. sem "nhem nhem nhem" ou historias ... o q vale ... uso de cabo blindado para entrada e saida de sinal .. fios curtos nas chaves de troca de modos e alimentação do pedal ser bem feita ... fora isso .. nada de mitoss ...

    boa sorte ..

    abrax

    thundestruck
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    _BLACKMORE_
    Valeu mesmo pelas dicas!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre componentes, ajudem por favor!