**Problema pra montar meu Wah Wah**

    Autor Mensagem
    ximforimpolo
    Veterano
    # jun/04


    Ola amigos......To tentando montar um Wah Wah.....Ou pelo eskema da guitar gadgets ou pelo da tonepad.com...Qual voces me recomendam?? Meu grande problema é um indutor de 4 terminais.......O outro é a carcaça.....tipo o corpo....Alguem sabe aonde posso encontrar isso??? Vlw

    silvio_rp
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    tenta comprar algum canibalizado eheheh!!

    Ou senao procura algum lugar que possa fazer uma carcaça sob medida ... acho q fica melhor!

    kaskudo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ximforimpolo
    cara o indutor vc nÃo vai achar pronto não... o lance é o seguinte: vai numa dessas eletronicas que mexem com tv, rádios,(qto mais meia-boca melhor) e pede pro cara ver na sucata (toda eletronica tem sucata de monte) se tem um desses. tem que testar vários, até achar um com o valor igual ou próximo.

    lula_molusco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ximforimpolo
    vc devia ter procurado isso antes de montar o circuito hehe

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    kaskudo
    você sabe como calcular um? pois axo que é bem simples de fazer não? (o vox) são 500mh, e não precisa de 4 terminais, pois serão ligados em paralelo....e um original, não sai por menos de 120r$......

    o nucleo é de ferrite?

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    kaskudo
    cacildo poncio
    Eu tenho um indutor que eu tirei de um Wha antigo. Como eu meço ele?

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    não sei como mede a indutância, acho que só com o medidor específico, se vocÊ tiver disposto à sacrificar o danado, é só ver quantas espiras possui, diâmetro do núcleo, se não me engano é de ferrite e espessura do fio também.

    aí os amigos terá dados para fazer um.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    Se abrir ele já era, tipo trafo?
    Ele deve ter dois terminais, não é mesmo. Porque se eu não me engano esse tem 6. Eu acho que os caras usaram um trafo, tipo só o primário ou só o secundário, não seria isso?
    E no caso, como eu faço. Solto um fio e vou desenrolando pra ver quantas espiras possui?
    Eu não tenho micrômetro pra medir a expessura do fio, também...

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    Arrumei um núcleo toridal pequeno, ideal para enrolar um indutor. Vc por acaso sabe onde tem uns calculos ou formulas?

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    Se abrir ele já era, tipo trafo?


    sim e não, dependendo, vocÊ pode enrolar novamente e ficar melhor.....

    Ele deve ter dois terminais, não é mesmo. Porque se eu não me engano esse tem 6. Eu acho que os caras usaram um trafo, tipo só o primário ou só o secundário, não seria isso?

    veja no esquema, ou na placa dele como estava ligado, no caso do vox, tem 4 terminais, e são ligados em paralelo, não sei como calcular, mas por dedução, esta bobina é de 500mh + 500mh, ligados em paralelo dá os 500mh. (eu acho)

    E no caso, como eu faço. Solto um fio e vou desenrolando pra ver quantas espiras possui?
    Eu não tenho micrômetro pra medir a expessura do fio, também...


    isso, mas tem que ver qual o enrolamento certo, e como esta ligado, pra medir o fio, não tem um torneiro-mecânico da vida ae?

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    Tem mas o cara é muito chato. Chato pra caralho.
    Ele aparece na minha casa as 11 horas da noite cada coisa que eu peço pra ele. Cai na besteira de pedir pra ele fazer uma caixa de metal pra mim e ele me acorda de noite tocando o telefone. É foda.
    Mas, voltando ao assunto. O cara lá do Pisotone enrolou num nucleo toroidal. E chegou à conclusão que é muito melhor pois com menos voltas se consegue maior indutância. E eu tenho uns 3 núcleos toroidais aqui comigo. Só preciso dos calculos e de um multimetro que meça indutância.

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    Tem mas o cara é muito chato. Chato pra caralho.
    Ele aparece na minha casa as 11 horas da noite cada coisa que eu peço pra ele. Cai na besteira de pedir pra ele fazer uma caixa de metal pra mim e ele me acorda de noite tocando o telefone.


    kkkkkkkkkkkk, só está sendo prestativo............ ;0)

    O cara lá do Pisotone enrolou num nucleo toroidal. E chegou à conclusão que é muito melhor pois com menos voltas se consegue maior indutância. E eu tenho uns 3 núcleos toroidais aqui comigo. Só preciso dos calculos e de um multimetro que meça indutância.

    esse núcleo deve ser de ferrite.....vou revirar minha sucata aqui, e pegar algumas bobinas, e comparar com esquemas para ver seu valor, eu tinha uma apostila da "iub" que ensinava isso, acho que foi pro lixo....vou dar uma procurada no comp. também, eu lembro de ter salvo uma planilha com cálculos de indutores com núcleo de ar, achando algo por aqui, eu dou um post.

    ps.: pega leve com o cara, ou melhor, banque o chato com ele também!!!!!!!

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    Eu achei uns calculos mas pra indutor normal, nada de toroidal.
    Eu vou precisar achar um multimetro que meça indutancia. Eu tenho vários indutores aqui mas não tenho como medir.

    ps. Que quer dizer "up"???

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    é pro tópico ficar em cima....

    mas é indutor normal, aí na sua cidade não tem alguns técnicos que poderiam testar pra você?

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    Os "técnicos" da minha cidade só sabem consertar televisão isso porque fazem isso há mais de 20 anos. E ainda erram...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Deus, como eu gostaria de entender 10% desse assunto....

    Mas a carcaça eu sei fazer.

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    kkkkkkk......acho que vou comprar uma destas originais, e dissecar a coitada!!!!

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    Vi um multimetro da Fluke que mede indutancia e capacitancia. Mais de R$ 1500,00. Cê tá louco....

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    são bem caros estes instrumentos, e bem fácil de se estragar.......

    até um multimetros simples, começa na faixa de 250 reais, o jeito é se contentar com os chineses da vida.....

    Fernando Bello
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    É, o meu é Chinês. Pro que se usa normalmente não compensa mais que isso. Só se vc precisa de precisão, mesmo, o que não é meu caso.

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fernando Bello
    é verdade, quando comprei o meu "chinês" testei sua precisão levando um resistor de 5.1k 1% de tolerancia, e deu em cima!!! quer mais precisão que isso?

    vosiacki
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    e ai galera....finalmente achei um lugar onde as pessoas tenham intesse em fazer as coisas ao invéz de comprá-las por trocentos reais......hehehehe......bom, tb estou tentando fazer um wah wah.....consegui uma carcaça numa loja de instrumentos musicais perto de minha casa....o cara me deu.....ta certo que era um wah wah muito meia boca, mas o que interessa é a carcaça.....heheheh.....bom, tenho vários esquemas de wha...isso não é problema....agora achar a porcaria do indutor é!! hehehe....alguem de vcs conseguiu??? como vcs farão para BLindar o indutor?? bom, é isso ai galera....vamos tentar fazer essa coisa FunfaR!!!! um abraço....

    vosiacki
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ha, aqui tem um site em portugues explicando alguma coisa sobre como enrolar indutores.....http://www.geocities.com/projetoperiferia5/proj8.htm

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    bom , axo q se eu revive esse topico vaum reclamar muito , mas isso vai ser muito util pra miM !
    pra mandar fazer um indutor nao sai muito caro , eu teria q pedir pro cara faze num toroidal de ferrite e manda ele enrola um fio fino ( nao sei qual a area da secção ) pra formar 500mH , ae da pra calcular as voltas la neh...
    isso esta correto?
    um indutor nao tem 2 polos? pq pelo skema da tonepad tem 4 , ou seja ...saum dois em paralelo? pq se forem eu preciso colocar dois de 250mH em paralelo pra formar os 500 ou coloco dois de 500 q vaum formar 1000?
    qm puder ajuda ....vlw !

    Hubner
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AHP


    Colocando indutores em série, vc estara aumentando a indutância ou seja 250mH +250mH = 500mH.

    Tbm estou com essa duvida referente aos 4 terminais, será eu com um indutor de 500mH (2 terminais) da certo?

    w4rl0ck
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eh um indutor de 500 mH apenas. Pelo q eu me lembre ele fazia os pads para diferentes tamanhos de indutores e nao para um indutor de 4 terminais =] (EU ACHO que eh isso... soh checando o site, mas pelos esquemas eh 1! indutor de 500mh)

    Quanto a enrolar respondi em outro topico. Vc nao precisa nem de núcleo para enrolar, soh q ai vc vai precisar de MTO mais voltas para conseguir essa indutância. Quanto a núcleo toroidal o numero de voltar eh menor do que um "normal". Lembrando que material do nucleo, diametro do nucleo, comprimento do indutor são fatores de influenciam na indutância.

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    w4rl0ck
    influenciam de q forma?
    eu sei q influenciam , mas q formula eu uso pra calcular td?

    Hubner
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ae vou tentar fazer um Wah com um pedal de máquina de custura!!! Pelo que eu analisei vai dar certo!!! Vou procurar em alguns aparelhos velhos indutores, derrepente!

    Hubner
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Influenciam pq o campo gerado no indutor tem que ser o mais concentrado o possivel! Com espiras bem enrroladas e um bom nucelo de ferrite para ajudar na concentração do campo.
    Vou pesquisar nos meus livros se tem algum calculo!

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Hubner
    eu peskisei e nao axei , se axar qualquer coisa seria muito util !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a **Problema pra montar meu Wah Wah**