Alesis GuitarFX - 28bits???

    Autor Mensagem
    superbonkk
    Veterano
    # mar/04


    ae pessoal, li no www.foxtrot.com.br site de venda de instrumentos, q a Alesis GuitarFX possui efeitos com qualidade 28bits, e ela tá custando 370 reais... po, o pessoal fala do v-amp q é 24bits e eh o bicho... será q essa pedaleira eh boa assim??

    crowley666
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    superbonkk
    num eh pq eh 28bits q eh bom..........também há pedaleiras de 16 bits q saum fodonas (tá bom, nem tanto, mas saum bem melhores q a zoom)

    superbonkk
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    crowley666
    valeu
    alguem poderia dizer mais sobre essa pedaleira???

    AllanFly
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    superbonkk

    Acho meio difícil que ela possua 28 bits de resolução. A foxtrot coloca muita coisa errada. Verifique no site da Alesis. O número de bits influencia, mas não é o fator determinante, existem outras considerações conjugadas ou não.

    phenomenon
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Alesis eh uma marca mto boa. Eu tenho curiosidade de testar essa pedaleira.

    phenomenon
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    do site da alesis:
    AUDIO SPECS
    Internal DSP: 28-bit resolution. Input and output converters: 20-bit/31.25kHz. Frequency response: 20Hz-15kHz +/- 0.5dB. Signal-to-noise ratio: 80dB (A-weighted). Distortion: 0.06% THD+N. Input levels: -15dBV nominal, +3.5dBV maximum. Output level: -2dBV maximum.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ela tem um processador de 28 bits, mas a conversão A/D e D/A é de 20 bits. Se ela trabalhar internamente com 28 bits (ao aplicar cada efeito) ela terá uma perda menor que uma de 24 bits. No entanto a perda nas conversões será maior do que se ela tivesse conversores de 24 bits.

    AllanFly
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Fabricio Breve

    Estranho, pq escolher 28 bits de palavra para um DSP? É um número cabalístico não? Será que ele processa em ponto flutuante para justificar esta distância entre conversor e processador?
    Eles podiam usar conversores melhores e melhorar esta relação sinal/ruído. Pelo menos justificava um DSP de 28 bits, a não ser que eles usaram esta informação para medir outra coisa.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    AllanFly
    Tambem não entendi a escolha do DSP de 28 bits, mas também fiquei sem saber quantos bits usam os DSP dos concorrentes porque eles não informam (Zoom, Boos e Digitech não informam).

    Creio que ela faça a conversão A/D usando 20 bits, depois faça uma conversão (digital) para 28 bits, aplique todos os algoritmos de efeito, e finalmente faça uma conversão de volta para 20 bits e faz a conversão D/A.

    _Du_Du_
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    A minha chego og.. Axei mto legal mas naum sei mexer bem nela ainda qm souber Patches e Dicas sobre ela ajuda ae!

    Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    _Du_Du_
    bota um som dela

    _Du_Du_
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Naum dah.. Minha placa de som tah estragada..

    _Du_Du_
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Por favor.. Eu estou desesperado pq naum consigo patches dela alguem me ajuda :(

    bebm
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nossa heuaheuaheuaeh
    Parece um fórum de fisica quantica! heauheuaheuaheuahe

    _Du_Du_
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alguem tem e sabe mexe nela??

    _Du_Du_
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Meu MSN eh Eduardobonotto@Hotmail.com Qm sabe mexe nela entrew em contato comigo

    _Du_Du_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ae como q funciona isso de bits? o q eh?

    silvio_rp
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _Du_Du_
    Cara, o melhor jeito de aprender a mexer é ler o manual dela, plugar no amp com a guita e fuçar... esse negocio de patches dos outros nunca funcionou em equipos diferentes.

    francisco2004
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Bom, espero ajudar com a explicação...

    _Du_Du_
    A quantidade de bits representa, em termos de áudio, a quantidade de freqüências que o circuito pode representar.

    Suponhamos que uma pedaleira hipotética processasse dados em 2 bits (absurdo, isso não existe, mas facilita o entendimento).

    1bit pode ter dois valores: 0 ou 1.

    Com dois bits, os seguintes valores poderiam ser representados:

    00, 01, 10, 11, ou seja: 4 valores diferentes, que são as variações que podem ser feitas com apenas duas representações numéricas (0 e 1) e duas posições (bits) de largura. Não leia esses valores como 'zero', 'um', 'dez' e 'onze'. Eles estão em binário e, apesar da representação gráfica ser igual à dos números decimais em alguns casos, os valores são diferentes. Uma leitura correta, portanto, seria lê-los como 'zero', 'um', 'dois' e 'três', respectivamente.

    Voltando à nossa pedaleira de 2 bits: como só temos 4 valores possíveis, poderíamos representar apenas 4 notas musicais. Aí você deve estar se perguntando: mas como? se mesmo uma simples oitava musical tem bem mais notas? Pois é... Daí a necessidade de termos mais bits para representarmos mais notas.

    Não podemos nos esquecer também que existem infinitas freqüências dentro de um intervalo de meio tom. Se esquecermos de representar algum desses valores, podemos estar perdendo algum harmônico interessante, que dá um brilho especial à nota ou produz aquele grito a la Zakk Wylde na sua guitarra distorcida.

    Aí surge um problema: mesmo que tenhamos 32 bits, teremos uma quantidade limitada de freqüências que podem ser representadas. Bom, é claro que com 32 bits representamos muito mais freqüências do que em 28, por exemplo. Para ser exato, para cada bit que aumentamos, duplicamos a quantidade de representações possíveis. Isso pode ser visto facilmente com a nossa pedaleira de 2bits:

    pedaleira de 2 bits -> duas posições -> valores possíveis: 00,01,10,11 -> 4 valores

    pedaleira de 3 bits -> três posições -> valores possíveis:
    000,001,010,011,100,101,110,111 -> 8 valores

    O número de representações possíveis para uma largura de 'n' bits é 2 elevado a 'n'. Não é difícil perceber que a cada bit acrescentado na largura, ganha-se o dobro de representações sobre a largura anterior, já que - usando o exemplo da pedaleira de 2 bits - 2^3 = 2^2 * 2 (onde 2^3 é dois ao cubo e 2^2 é dois ao quadrado).

    Bom, resumindo a história para eu não me alongar muito, para se ter uma boa pedaleira, precisa-se basicamente:

    - um conversor A/D de muitos bits (o conversor A/D, analógico->digital, recebe valores de um intervalo contínuo de freqüências e traduz para valores em um intervalo discreto, ou seja, com 'lacunas' entre um valor e outro. Se uma freqüência não pode ser traduzida diretamente, ou seja, se ela está em uma 'lacuna', ela é arredondada, o que pode acarretar em perda significativa de harmônicos).

    - um processador rápido que trabalhe com o mesmo número de bits e, se possível, com um número maior de bits que o conversor A/D. Isso serve para redução de erros gerados nos cálculos dos programas que geram os efeitos.
    Por exemplo, se na nossa pedaleira de 2 bits, um efeito maluco fosse produzido multiplicando a freqüência por 2 e o valor da nossa freqüência fosse '11' (três), não teríamos como representá-lo, já que o valor máximo representável em 2 bits é '11' (três), enquanto o resultado correto seria '110' (seis). Com três bits esse problema seria resolvido.

    - taxas de amostragem altas: não falei sobre taxas de amostragem anteriormente, mas as placas de som comuns de computador trabalham em 44100Hz, que também é o usado no padrão CD. Uma nota musical, na prática, não é apenas uma freqüência. Ela contém características tímbricas do instrumento e acaba se traduzindo em um conjunto de freqüências. Quanto maior a taxa de amostragem (quantidade de amostras que o conversor A/D obtém por segundo), mais fiel ao timbre original do instrumento será a representação digital (claro que isso deve ser associado a um conversor com muitos bits). Placas de som mais modernas estão trabalhando com 96000Hz, ou seja, têm mais fidelidade ao som original.

    - por último, não adianta nada um hardware sensacional sem bons engenheiros, programadores, físicos, etc, que produzam um software de qualidade com boas simulações de efeitos, ambiência, etc. Quando compramos um GT2 da sansamp, não se está pagando apenas o circuito do pedal - isso é barato e muita gente consegue clonar por 1/5 do preço -, mas também pagamos os custos de projeto, a análise dos sinais dos amplificadores que ele simula, etc.

    Acho que é isso... acho que um dia as pedaleiras/pedais digitais vão substituir completamente os pedais analógicos (isso já ocorre com efeitos de ambiência, por exemplo... delay, reverb, chorus), mas ainda falta muito estudo sobre sinais, além de um hardware eficiente para executar programas complexos de processamento de áudio em tempo real.

    gemeo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Galera, tô querendo comprar uma pedaleira, e tô pensando numa alesis guitar fx ou uma zoom gfx 707( sou iniciante). O preço da gfx 707 tá bem acima do preço da alesis, e acho que naum vou ter grana pra comprar. Vcs acham que vale a pena comprar uma alesis usada, mas em perfeito estado por r$ 210, já que estu só iniciando??????

    _Du_Du_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    silvio_rp

    Mas eu jah sei mexe bem nela agora :).. Vlw


    francisco2004

    Pqp kra, tu manja disso mesmo, mas naum entendi duhsaihdsuiah.. Tpo eu naum entendo nd disso.. Mas vlw, axo q isso pode ajudar mta gente, fassa um tópico com isso dai algum moderador coloca um ! nele, q pode se mto importante pra varias pessoas q entendem, o contrario de mim.. HEheh.. Vlw mesmo..

    gemeo

    Ae por esse preço vale kra! Uma nova tah uns R$400,00 pra cima (dependendo a loja neh), mas o melhor jeito eh vc i e testa, e se o som te agrada pega.. Me adicione no MSN eduardo_bonotto@hotmail.com

    rafaelsales
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    superbonkk e gemeo
    Já testaram ou ouviram o X V-Amp... é mais barato que a Alesis, vem com Pedal de Expressao e talz... Se vcs ja conhecem, o que vcs tem contra a X V-Amp?

    Presuntobr
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    _Du_Du_

    Me ajuda kra... cabei de compra a minha e num sei mexeee... heahae

    ThiagoKBlo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ow, eu tenho uma alesis, mas eu dei a sorte de perder o manual antes de fuçar ele, e eu num sei mexer nela naum, alguem aí sabe mexer nela, ou sabe onde conseguir o manual????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alesis GuitarFX - 28bits???