Combinando pedais: estou fazendo isso certo?

    Autor Mensagem
    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21


    Estou projetando um set de pedais composto pelos seguintes:
    Boss OD 20, Dr distorto line 6, MM4 line 6 e DD600 delay behringer. Todos são digitais, sendo que o Dr distorto é digital mas converte o sinal para analógico.
    Quais suas impressões sobre essa combinação? Tenho um amigo que diz que o Distorto provavelmente terá o timbre comprometido se eu usar o Boss antes dele (como buffer). Procede?

    HortaRates
    Membro
    # mar/21
    · votar


    j_laverc
    Todos são digitais, sendo que o Dr distorto é digital mas converte o sinal para analógico.

    Por definição todos os pedais digitais convertem o sinal pra analógico na saída... amplificador de guitarra não funciona com sinal digital.

    Quais suas impressões sobre essa combinação? Tenho um amigo que diz que o Distorto provavelmente terá o timbre comprometido se eu usar o Boss antes dele (como buffer). Procede?
    Não procede.

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: j_laverc
    · votar


    Por definição todos os pedais digitais convertem o sinal pra analógico na saída... amplificador de guitarra não funciona com sinal digital.
    |
    |
    Sua resposta parece bem técnica, creio ter entendido. O Distorto é, então, um pedal digital convencional? Na página da Line 6 eles definem os pedais da linha dele, nesse aspecto, da seguinte forma:


    Q: Is the dry signal passed through as analog and then mixed with the digital wet signal, or is the entire signal converted to digital, manipulated and then converted back to analog?
    A: The audio signal does a "full conversion" of analog to digital processing, and then back to analog processing.


    Lelo Mig
    Membro
    # mar/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    j_laverc

    Vamos lá... uma explicaçãozinha bem básica prá você entender, ok?

    Sabe aquele plug banana P10 que liga sua guitarra ao ampli? Ele é um cabo de áudio analógico. Então, via de regra, a conexão da guitarra no ampli (P10) é analógico x analógico, ok?

    Quando você entra com o sinal de sua guitarra no pedal, se o pedal tiver seu circuito de processamento digital, ele converte esse sinal analógico para digital processa digitalmente e converte a saída para analógico novamente, porque ele "entende" que seguirá pelo cabo P10 e entrará na entrada analógica do ampli.

    Então, no caso de pedais, analógico ou digital, são apenas a forma de processamento (circuito) no sinal.

    Existem alguns circuitos que "separam" o sinal de entrada em duas vias, uma entra no circuito e é processada digitalmente e outra "passa por fora", original analógica, no ele mixa na saída. Mas isso é apenas uma característica para obtenção de outro tipo de sonoridade, não têm nada a ver com certo, errado, melhor ou pior. Creio que a pergunta que você colocou aí, se refere a este tipo de circuito.

    De qualquer forma o out (P10) é sempre analógico.

    "Distorto provavelmente terá o timbre comprometido se eu usar o Boss antes dele (como buffer). Procede?"

    Ele não terá o "timbre comprometido" mas você têm que considerar que o timbre com o sinal limpo e com o sinal passando por um Overdrive é diferente, então, obviamente soara diferente aos ouvidos.

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Lelo Mig

    Com uma explicação dessas, eu nem teria como não entender. Obrigado. Como podem ver sou "verde", sei plugar minha guitarra, tirar efeitos e tocar, mas na parte mais técnica ainda to aprendendo.

    Minha preocupação era mais quanto a relação entre os pedais, e como um poderia interferir com o outro (sendo os 4 digitais, acho que não preciso me preocupar). De quebra, a dúvida serviu também pra ampliar minha visão.

    Bom, esclarecido isso, pensei num outro "cenário". Digamos que no lugar do Boss, eu usasse uma Nux Drive Force (ou alguma outra pedaleira digital sem (?) a mesma qualidade da boss), o problema que suscitei inicialmente poderia ocorrer? Ou o tipo dos pedais (digital com digital) importa mais do que "qualidade" nesse caso?

    HortaRates
    Membro
    # mar/21 · Editado por: HortaRates
    · votar


    j_laverc
    Qual a sua preocupação com essa interferência? Pra mim não ficou claro (e acho que nem pro Lelo) qual é o problema que você está preocupado em ter.

    Você está preocupado com o pedal interferir no som quando ele estiver ligado? Porque, bom, obviamente ele vai interferir no som quando ligado, o pedal serve justamente pra isso. Pra aprender como combinar pedais de diferentes efeitos e tirar o melhor som possível deles, a melhor escola é a experimentação, mas aqui no fórum mesmo tem um tópico só sobre a ordem dos pedais num pedalboard, que pode te ajudar bastante:
    https://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/
    Além disso, usando a busca do forum e usando recursos como o youtube você vai encontrar muita coisa sobre isso.

    Agora, se a preocupação for com o pedal interferir no som estando desligado... Na minha opinião isso é baboseira de purista, mas existem pedais que não interferem nada no sinal quando desligados (chamados de true bypass, é como se o pedal não estivesse lá, uma vez desligado), e outros que mesmo desligados, possuem um circuito por onde o sinal passa, e alguns argumentam que esse circuito interfere no som. Estes últimos são pedais são chamados de "buffered-bypass", ou só "bypass" mesmo. Os pedais da Boss são buffered-bypass, tanto os compactos quanto esses maiores como o OD-20.

    Você tem alguma dúvida mais específica sobre essa alteração no som?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    j_laverc

    "Como podem ver sou "verde", sei plugar minha guitarra, tirar efeitos e tocar, mas na parte mais técnica ainda to aprendendo."

    Não se preocupe com isso. Todos já foram novatos e todos nós somos "verdes" em algo. A ideia aqui é essa mesma, aprender e ensinar com nossas experiências.

    Vou te dar uma dica: Em aparelhos como pedais (que serão colocados em sequência), não se preocupe muito, neste momento, com questões como analógico, digital, se vai interferir no som e etc, de forma teórica. Isso porque um conceito teórico pode impedir que você conheça um problema (ou solução) na prática.

    Minha dica é a seguinte. Ligue UM só pedal e o conheça bem. Mexa nos botões, entenda o que cada um faz e como e quanto alteram o som, entenda o efeito, conheça 100% o pedal. Faça isso com todos, um à um, explorando-os ao máximo suas sonoridades.

    Depois os coloque em cadeia, aos poucos, e veja o quanto e como muda cada uma das possibilidade. O que importa, de verdade, é o que você acha de seu som e o quanto você é capaz de "dominar" seus efeitos.

    Pessoal estuda escala, estuda palhetada, arpeggios, e etc, mas não estuda regulagem de pedais e amplis.

    Tire um tempinho para isso, eu garanto, você vai se surpreender. E tome cuidado com alguns "conceitos" teóricos. Alguns mais atrapalham do que ajudam.

    Boa sorte aí e depois nos informe de seus testes.

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: j_laverc
    · votar


    Qual a sua preocupação com essa interferência? Pra mim não ficou claro (e acho que nem pro Lelo) qual é o problema que você está preocupado em ter.

    Você está preocupado com o pedal interferir no som quando ele estiver ligado?

    -
    Minha dica é a seguinte. Ligue UM só pedal e o conheça bem.


    A questão é sobre interferência de um pedal no outro enquanto ligados. No sentido de digitalizar o som do pedal seguinte de uma forma mais feia, pior, enfim. Desculpe se não ficou claro, amigo.
    -
    Seguirei suas recomendações, Lelo. Conhecer bem um pedal é fundamental para saber como melhor combina-lo. Novamente, obrigado.

    Eu apenas terei de esperar mais um pouco pra ver como tudo resultará, por que ainda não comprei o quarto item do set de pedais. Estou estudando e tentando decidir entre o Boss od20, o Digitech DF7 e o Nux drive force. Entre tudo o que envolve esse tipo de escolha, me veio a questão de qual deles se adequaria melhor dentro do que estou montando, levando também em conta qual provavelmente causaria menos problemas do tipo que descrevi.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    j_laverc

    "A questão é sobre interferência de um pedal no outro enquanto ligados. Desculpe se não ficou claro, amigo"

    Ficou claro sim. Acho que eu que não me expressei direito, veja bem.

    Imagine um Delay. Ele é um repetidor, cria um eco, repete o teu sinal e você pode, basicamente, alterar a velocidade e a intensidade desse "eco", ok?

    Se você acionar o delay num sinal limpo você ouvira de uma forma mas, se antes houver uma distorção, por exemplo, o efeito será o mesmo, o processo o mesmo, mas você irá ouvir diferente porque o processo se dá sob um sinal distorcido, ou seja, o delay é o mesmo, mas o que você ouve não. Entende?

    Então, seja de forma física (ação do circuito sobre o sinal) ou auditiva (apenas sua impressão sobre esse sinal alterado pelo efeito), sempre haverá, de certa forma, uma "interferência" de um pedal para o outro, porque você processa um sinal e isso terá alguma consequência ao longo da cadeia de pedais.

    A questão é que se você conhece muito bem o seu efeito, você têm mais condições de perceber o que sofreu alteração e o que pode ser feito. (por exemplo, fulano comeu um pouco de agudos).

    "decidir entre o Boss od20, o Digitech DF7 e o Nux drive force."

    Os 3 são simuladores de drives e distorções. Acredito que a "alteração do sinal" nos 3 sejam muito similares.

    Se você for/quiser comprar um pedal (as cegas) que não poderá colocar na sua pedaleira, antes, para testar, compre o que gostou mais (e pode pagar, rs).

    Mas, tenha consciência do seguinte:

    O Dr. Distorto também é um simulador de distorções. Então, na real, não vejo muito sentido colocar um outro, antes ou depois. O Dr. Distorto não está atendendo a distorção que você busca? Ou quer aumentar a gama de possibilidades? Tem certeza que o caminho é esse?

    E, por último, tenha em mente o seguinte: Suponha que você regulou o simulador 1 com um overdrive que gostou e o Dr. Distorto com outro: Quando você tocar o 1, com o Dr. Distorto desligado, vc terá o som do primeiro, bacana, o mesmo vale para quando fizer o contrário. Mas, ao ligar os dois, aí sim o Dr. Distorto irá processar um som que esta vindo distorcido, você ouvirá outra coisa, que não é nem o 1, nem o 2. Pode ficar legal, pode ficar uma merda, entendeu?

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: j_laverc
    · votar


    A questão é que se você conhece muito bem o seu efeito, você têm mais condições de perceber o que sofreu alteração e o que pode ser feito. (por exemplo, fulano comeu um pouco de agudos).

    Muito bem, Lelo, é esse o ponto.


    O Dr. Distorto também é um simulador de distorções. Então, na real, não vejo muito sentido colocar um outro, antes ou depois. O Dr. Distorto não está atendendo a distorção que você busca? Ou quer aumentar a gama de possibilidades?

    Bom, eu sempre fui um homem de "várias" distorções (a diferença é que só agora comecei a mexer com digital), hehe... Então sim, é por questão de variedade e misturas. Por hora estou pendendo um pouco mais mais para o Digitech, achei as simulações dele convincentes, além de ser mais barato que os pedais que simula.

    Filippo14
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    j_laverc

    Não vale a pena pegar algo na linha de um boss sd1, tubescreamer, boss ds-1 e afins?

    Acho que esse tipo de pedal da para ser usado de varias formas diferentes e sempre senti que ter esse tipo de pedal era bem educativo para mim.

    Abs,

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar



    Não vale a pena pegar algo na linha de um boss sd1, tubescreamer, boss ds-1 e afins?

    /
    /
    Daí acho que é mais questão de ponto de vista. Alguns desses pedais podem ser bem caros, então, pela velha questão custo-benefício, optaria por um DF7, por ex.

    Filippo14
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    j_laverc

    Pensei na verdade até em clones desses pedais, ou mesmo eles usados. Sei la, acho interessante entender de fato o que os pedais digitais emulam e nem sempre quantidade de drives é sinonimo de qualidade. As vezes vale mais a pena pegar um overdrive desses, aprender a mexer, brincar com os parametros dele e com volume, tone e seletor de captadores da guitarra antes de partir para algo que tenha varias opções e que no fim vc acaba nao explorando tanto. Até por que vc ja tem um pedal que simula varias distorções. Vale muitas vezes tentar combinar um drive desses com uma simulação dessas do que ter 2 simuladores desses.

    Fora que esseda digitech é mais caro que todos esses que eu mencionei usados.

    Abs,

    HortaRates
    Membro
    # mar/21
    · votar


    j_laverc
    Como você está explorando a questão do digital... já pensou em pegar uma pedaleira? Aí vai ter tudo, muitos drives, simuladores, modulação, ambiência e mais um monte de coisa num lugar só... Tem gente que não curte, mas eu gosto bastante de pedaleira, acho bem prático. Se for pra ir pro mundo de efeitos digitais, eu sinceramente não vejo muito sentido em pagar caro em um pedal que é "só" de drives, ou "só" de simulações, se uma pedaleira tem tudo isso com a mesma qualidade e preço parecido.

    Digo mesma qualidade porque não vejo a Boss colocando simulações com qualidade inferior nas pedaleiras top de linha como a GT-1 ou GT-100. Vai ser a mesma qualidade do OD-20, se não melhor.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/21
    · votar


    HortaRates

    "... já pensou em pegar uma pedaleira?"

    Boa sugestão. Também acho elas muito eficientes, bom custo x beneficio, e ótimas para aprendermos sobre os efeitos e composições. Além de permitirem uma gama de combinações monstra.

    Eu só não gosto tanto de pedaleiras quando se toca muito ao vivo e em muitos lugares diferentes, se não for o caso, também acho ótima opção.

    j_laverc
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: j_laverc
    · votar


    Boas questões, pessoal. Vou tentar ser sucinto. Sobre comprar pedais avulsos, um Tube screamer pode sair bastante caro, e se for um clone, a qualidade do timbre pode ser variável (por sinal, as simulações do DF7 são muito boas, incluindo a do Screamer).
    Na verdade o Dr Distorto tem apenas uma distorção, os recursos extra dele são para manipular feedback.

    Eu gosto de pedaleiras, tanto que mencionei que estava decidindo entre a Boss od20, a Nux e a Digitech. Mas tenho a Line 6 MM4, que adoro e não pretendo me desfazer, ao mesmo tempo que estou sentindo falta de mais distorções. Portanto, não me importarei de ter as modulações separadas das distorções em pedaleiras.

    Sem falar do já mencionado bom custo benefício de uma boa pedaleira: a MM4 simula 16 efeitos muito bem, e o que paguei por ela não daria pra pegar mais do que 2 ou 3 pedais de modulação realmente bons. A mesma lógica estou aplicando para escolher o pedal/pedaleira de overdrives, e por hora me decidi pelo DF7, inclusive.

    dpinheiro
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: dpinheiro
    · votar


    Galera, eu uso o Guitar Rig via placa de áudio. Está pra chegar um Droptune e um Wha2 da Joyo, mas ambos realmente podem ficar antes da placa de áudio (antes dos efeitos do Guitar Rig por exemplo). Ou seja, ficará assim: guitarra > droptune > wah2 > placa de áudio > Pc (Guitar Rig, reaper, etc).

    Obs: ainda não chegaram os pedais, então ainda não testei, rs... Mas pelo menos da guitarra pra placa de áudio (Guitar Rig e reaper por exemplo) fica show.

    Minha dúvida seria a seguinte: estou pensando em pegar um US600 da Behringer, mas o certo seria ele ficar depois das distorções salvo engano... Mas nesse caso, eu posso deixar ele depois do wah2? Teria algum problema muito grande com relação ao resultado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Combinando pedais: estou fazendo isso certo?