Energia ruim pode afetar o desempenho dos pedais?

    Autor Mensagem
    Agaets
    Membro Novato
    # 25/dez/19 00:52


    Pessoal, voltei a tocar guitarra depois de um tempo, até perdi minha conta aqui nesse bendito fórum e tive que criar uma nova. Vendi todos os meus equipamentos e fiquei afastado das cordas por uns 3 anos. Agora ''finalizei'' meu set de pedais e catei 2 guitarras de luthier. O set é o seguinte seguindo a cadeia de sinal:
    Vox v845
    Tom Tone Archery Silver (Clone Klon)
    Aura Amps Brown Sugar (MIAB)
    Velouria FX The Stranger (Clone MK II eu acho)
    Tc Electronic Echobrain (Delay analógico)
    Aura Amps Uno Vibe (Exatamente igual o Uni da Dunlop)
    Obs: Sim, eu uso um pedal de Vibe no fim da cadeia e não no começo pois eu uso ele mais em sons cleans.

    Pedais sustentados por uma fonte da Landscape Isopower 4 e o amp atualmente é um Hiwatt g100r. Tenho 2 teleca, uma tem um 500t na ponte e a outra tem um single em alnico 2.

    Apresentado o setup vou ao título. Como a energia ruim pode afetar o desempenho dos pedais? Na minha casa não tem aterramento eu acho e sinto que o som dos pedais da uma ''estourada'' sabe? Como se ele tivesse sujando mesmo em volumes baixos, isso ocorre até com o pedal de vibe, principalmente quanto toco um pouco mais fortes no bordão, as vezes parece até que tem um fuzz. Ja testei os pedais separados, testei num amplificador da Landscape que meu sobrinho tem e o mesmo continua ocorrendo. Troquei o cabeamento e testei com todas as guitarras que achei pela frente. O porque de eu achar que possa ser problema na energia é que as vezes esse som ''estourado'' fica menor. Então eu gostaria de um entendimento mais ''técnico'' e se há alguma solução. Ainda nao levei meu set pra outro lugar pra ter certeza mas ja toquei em todos os cômodos da casa e esse som estranho tá lá. Obrigado, Feliz Natal a todos.

    LeandroP
    Moderador
    # 25/dez/19 11:10
    · votar


    Agaets

    Não sei te responder como se deve.
    De qualquer maneira, se você levar seus pedais pra tocar em outro lugar, provavelmente não terá aterramento, e tará o mesmo problema. A tomada de 3 pinos é obrigatória, mas o terceiro pino geralmente fica de enfeite mesmo.
    Tente ligar a sua fonte em um estabilizador de voltagem, desses utilizados em computadores. Não sei se vai resolver o problema, mas é o que eu faria se tivesse um em mãos.

    Você testou cada pedal individualmente? Este problema pode ser gerado por algum dos seus pedais também. Verifique o consumo de cada um e se a amperagem não está sobrecarregando a fonte.

    Lelo Mig
    Membro
    # 25/dez/19 11:53 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Agaets

    Qualidade da energia afetar desempenho é improvável... pode é gerar ruído.

    - Você têm de desmontar a cadeia toda.
    - Ligar a guitarra direto no ampli.
    - Ligar guitarra pedal ampli, somente 1 pedal de cada vez. (testar 1 pedal de cada vez)
    - Ligar a cadeia 1 à 1. (e perceber o comportamento de cada um quando entra outro na cadeia)

    Ir anotando como o "ruído" ou mesmo o desempenho se comporta.

    Quase certo que UM dos pedais terá maior influência nesse problema do que os demais. Teste este pedal "problemático" com bateria.

    Depois volte aqui e diga os resultados para a gente poder avaliar melhor.

    HortaRates
    Membro
    # 25/dez/19 12:02
    · votar


    Cara, dando um chute alto aqui...
    Talvez seja algum problema na sua fonte, não na energia. Já testou os pedais com outra fonte ou mesmo bateria?

    Por que estou chutando problema na fonte?
    Este comportamento que você citou (parece que) é característico da saturação dos componentes dos pedais. Isso pode acontecer quando a fonte de energia não entrega o suficiente para o pedal. Desta forma a saturação ocorre muito mais fácil, pois os transistores do pedal vão trabalhar como se tivessem um limite de saturação menor.

    LeandroP
    Moderador
    # 25/dez/19 12:17
    · votar


    Talvez seja algum problema na sua fonte

    Sim. Mais provável.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # 26/dez/19 01:03
    · votar


    Agaets
    Talvez a fonte não de conta de alimentar todos os pedais. Some as correntes e veja se a fonte consegue fornecer o suficiente, mas sempre deixe uma folga, se sua fonte fornece 500mA consuma no maximo 450mA.
    Coloque baterias em alguns pedais e o restante ligue com a fonte, observe se o ruido diminuiu. Cabo quebrado pode dar diferença de potencial no GND, essa malha externa do cabo quebra com certa frequencia, pode até estar conduzindo mas se quebrar cria uma resistência elétrica na malha entre os dois plugs.

    Buja
    Veterano
    # 26/dez/19 12:36
    · votar


    E tocando sem usar nenhum pedal...somente voce, guitarra e amp, da isso?
    E se trocar a guitarra...ou trocar o amp usando sua mesma guitarra....ja teve chance de testar assim?
    Ou até, levar seu set de pedais apenas numa loja e testar com guitarra e amp de la?

    Pode nao ser pedal o problema. Eu eliminaria primeiro esses dois itens da lista. Guitarra e amp.
    Nao achando o problema, iria na fonte. Nao achando, iria pedal a pedal. Se tudo ta absolutamente ok, ai pode ser energia, e essa, nao tem muito como consertar.

    Ramsay
    Veterano
    # 26/dez/19 22:44
    · votar


    Agaets
    Experimenta ligar o Tc Electronic Echobrain sozinho em uma das 4 saídas de 9V e ligar o Aura Amps Uno Vibe sozinho em outra das saídas da Landscape Isopower 4.
    Nas 2 saídas restantes vc liga os outros pedais, metade em cada uma.
    Se não resolver, pode ser mesmo problema na fonte.
    Até porque a capacidade dessa fonte (2000 mA) dá e sobra para todos os seus pedais e muitos mais que vc acrescente.

    Agaets
    Membro Novato
    # 27/dez/19 03:10
    · votar


    Pessoal, seguinte. Realizei alguns testes aqui, não tenho outra fonte para os pedais e apenas o wah tem suporte para bateria. Então refiz testes sem pedais e testei um por um também. Vamos la:

    Testes cleans sem pedais: Ambas as guitarras ( Guitarra 1: Humbucker - Guitarra 2: Alnico) não apresentaram distorção alguma no som no amplificador landscape 20w. Porém quando liguei a guitarra 1 no hiwatt 100w com o volume da guitarra todo aberto apresentou um pouco de sujeira. O que deve ser normal eu acho pois ela tem um 500t na ponte.

    Pedais: Brown Sugar (distorção) senti a presença de um som meio poluido principalmente com a guitarra 1, parece que a distorção em si estava sendo distorcida gerando um som estranho ao fundo.
    ''Klon'': Por ser um drive low gain essa presença de distorção estava la mas com menos intensidade.
    Fuzz: O som estranho só ocorreu quando toquei acordes.
    Delay: Não apresentou nenhum sintoma.
    Vibe: Ocorre aquele estouro quando toco principalmente com o captador do braço a partir da 10 casa e se intensifica com notas graves.
    Wah: Nada anormal.

    Agora que vocês citaram a fonte, eu nem pensava em ser ela por ser uma fonte isolada, comprei justamente pra evitar os problemas que eu tinha antigamente com ruidos. Fiz testes em outras entradas pois 2 delas são isoladas solo e as outras 4 se dividem em 2 o isolamento. O pior é que nem sei onde ta a nota dessa fonte pra levar a garantia. Vou testar um filtro de linha semana que vem, vocês acham que pode resolver algo? Grato!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 27/dez/19 10:00
    · votar


    Vou testar um filtro de linha semana que vem, vocês acham que pode resolver algo?

    Não.

    Verifique a tensão que chega nos pedais com um multímetro, enquanto estão todos ligados. Se estiver correta e o problema só ocorre na guitarra 1, pode ser que há algo errado com a guitarra. Tenta espirrar um liimpa-contatos nela inteira (no circuito todo, não na guitarra toda kkkkkk).
    Se não resolver, revise a elétrica da guitarra, acho que vira trocar tudo. Mal não vai fazer.

    Filippo14
    Veterano
    # 27/dez/19 10:33
    · votar


    Cara, tive uns problemas com a elétrica de casa recentemente. Meu equipo ficava mais distorcido do que deveria.

    Eu não entendo nada de elétrica, mas pelo que eu pesquisei, a tensão de entrada no Brasil é mais alta do que em outros países, em geral é 127V, mas muitos equipos de fora funcionam melhor a 110-115V. Um amp meu americano já fritou umas duas vezes por causa disso. Ele até suporta os 127V, mas quando tem uma variação alta dessa tensão, principalmente para cima, gera muito chiado, parecendo um "helicoptero" e o amp frita.

    Além disso, a falta de aterramento e a má instalação de tomadas estragam demais os equipamentos, além de gerar ruído.

    Em tomadas de 3 pinos, deixando o pino do meio "para cima", a fase tem que ficar na direita. Veja a foto.

    Resolvi os problemas de chiado de casa comprando um transformador de energia, reduzindo a tensão de 130-127V para 115-112V, com um estabilizador próprio para estúdios, que já possui alguns filtros e outras funcionalidades para reduzir esses chiados e arrumando a fase das tomadas que eu uso (em casa já havia aterramento)

    Comprei os equipos dessa empresa. o Dono dela foi beeem atencioso e parece manjar demaaais do assunto.

    By Knirsch

    Abs,

    luizvaz
    Veterano
    # 27/dez/19 18:38
    · votar


    Eu tive este problema a uns anos atrás em minha casa/apartamento, eu notava que a tensão era mais alta do que o normal, em geral sendo 127V e isso me gerava além de chiados altos, gerava distorção no som que eu tocava, me atrapalhava demais.

    Meu irmão que é técnico em eletrônica modificou um estabilizador pra mim colocando vários filtros e também me recomendou comprar um transformador que conseguisse reduzir a tensão entre 110 e 115 volts.

    Então ficou assim:
    Ampli ligado no transformador
    Pedais ligados na fonte 1-SPOT que é ligada ao estabilizador modificado.

    Não zerou o ruído, mas baixou uns 90% sério mesmo, já a distorção, sumiu !!!

    Minha fonte de pedais como eu disse é a 1-SPOT Visual Sound de 1700mA.

    Comprei uma Landscape ENERGY5s de 1000mA para 5 pedais e vou testar , depois aviso !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Energia ruim pode afetar o desempenho dos pedais?