Boss cs3 oscilando

    Autor Mensagem
    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18


    gente ,queria a ajuda de voces com meu boss cs3, fiz uma mod para obter mais atack trocando r2 por 10k, agora meu pedal comecou a oscilar( até parece um vibe) o volume, fiz a mod baseado no boss cs2 que tem seu resistor no valor de 10k. agora, será que queimei algo no pedal? pois acho que nao teria problema em alterar esse valor...

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    o r2 que me refiro é o da placa dos pots

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    que eu saiba o circuito do Cs2 é completamente diferente. No Cs3, R2 é 22K, trocar por 10K vai é dar menos sustain quando o pot de atack estiver com o cursor todo do lado de R2. Tem uns mods por ai que não tem nada a ver, não mudam nada (tipo o mod do guitar4geek).
    O circuito é muito trancado, não dá pra fazer muita coisa. Q6 e Q8 recebem um sinal retificado que carrega C8 (4,7/35V) e este sinal controla o pino 2 do integrado. Se aumentar C8 (10uF/25V) provavelmente vai dar um sustain mais longo e talvez aumentar o atack pois vai roubar mais o inicio do sinal (o capacitor rouba mais pois irá demorar a carregar). Se diminuir R11 (para uns 10K) vai injetar mais sinal no controle do integrado e talves acentuar a atuação do CI. O que costuma queimar no Cs3 é essa merda que a boss fez, se não me engano é ic1b (o desenho esta pequeno e não consigo enxergar a letra), onde o pino 7 está saindo 4,5V. A boss usou uma parte do integrado para isolar o divisor de tensão pra fazer o 4,5V, o integrado não aguenta essa carga não, vai indo ele queima (principalmente dependendo da procedencia do integrado). espero ter te dado uma luz.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Mas VC acha que pode ter danificado Q7 ? Ahh troquei tbm d2 e d3 por 1n34.será que pode ser isto?

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    diodos 1n34 são de germanio, diodo especial e caro, muito diferente dos 1n4148 que têm a resistência muito mais alta, acho que vai afetar o ganho. São todos 1n4148 ou 1n914.
    Voce disse que está oscilando, imagino que seja tipo um tremolo de volume, põe a ponta do multimetro nos pinos de saida do CI 4a 4b e 1b (a outra ponta no terra), onde tiver oscilando o multimetro digital na escala de milivolts vai ficar mudando os números rapidamente (de acordo com a oscilação) e vai saber aonde está o problema. Se Q7 queimar para de dar compressão, de qualquer forma é um Fet de boa qualidade (2sk117 é bem dificil de achar mas o 2sk30 é facil, so tem as perna do lado ao contrario, fica numa posição ao contrario), mas qualquer fet funciona. O resto é qualquer transistor npn observando a posição das pernas. transistores não queimam facil assim não, integrados sim. O potenciometro de ataque junto com R2 tambem polariza a porta do fet Q7. Se o 4,5v tiver variando pode causar oscilação (mede o pino 7 de ic1b).
    As possibilidades de um Mod legal estão em R6, R11, R12 e R17 e C8 (possibilidade apenas, só testando).

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Fiz a substituição de Q7 por um 2sk184 ( pelo que vi não precisa inverter nada) mas o defeito continua. Vou fazer o que você falou .obrigado amigo mamaco veio

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Opa, uma coisa que não falei é que o compressor funciona normal, mas esse efeito de vibe aparece de vez quando ( quase sempre mais no sustain da nota) acho que pode ser o c8 ...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    C8 é apenas um capacitor de tempo. Funciona assim: Uma parte do sinal de 2a é retificada em D5 e D4. D5 joga os flancos negativos da onda de sinal da guitarra para o terra sobrando apenas os flancos positivos. O Ci 4a inverte a fase do sinal (é apenas um buffer inversor) e ai D4 faz a mesma coisa. Então fica uma retificação de onda completa só com os flancos positivos. Q6 e Q8 inverte a fase desses flancos saindo negativo nos coletores. O potenciomentro de ataque carrega C8 com positivo e dosa o nivel de carga. Toda vez que uma nota é tocada o negativo (vindo de Q6 e Q8) tende a descarregar C8 (que está positivo). Isso vai variar a resistencia do fet Q7 que vai variar IC3 que é controlado por tensão. O cursor do pot de sustain varia entre mais positivo e mais negativo mas D6 só deixa passar negativo enfatizando ou não o negativo vindo de Q6 e Q8. Assim C8 é apenas tempo de carga e descarga. Qualquer oscilação provavelmente virá do ataque ou do pot de sustain. Uma fonte de alimentação mal estabilizada ou um problema em C3 que não mantem os 4,5V fixos, dificil de dizer o que pode ser. Veja que a porta de Q7 recebe controle de 3 tensões ao mesmo tempo, tudo agarrado numa junção só, não tem nem como desligar uma por uma, a não ser retirar uma perna de D6.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    macaco veio, testei e conferi a tensao em c3 e depois que sai do ci 1b por 5 minutos e esta normal ( cravada no 4.5v) em relacao a fonte de alimentacao tambem pensei que pudesse ser isto mais testei na minha ps12 da landscape e numa hayonik pra 5 pedais e apresentou o mesmo defeito ( ps12 é chaveada e hayonik com trafo + ci 7809)

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    É muito dificil um diagnóstico, alguns problemas são realmente dificeis. Teoricamente o flanco positivo da onda que entra em Q8 tem que ter o mesmo nível do flanco que entra em em Q6 pois todos os valores dos componentes são repetidos iguais tendo a mais apenas 4a para inverter a fase. Uma diferença seria como uma retificação mal feita fazendo variar, fica difidil ate de testar ali, teria que separar parte do circuito, ter um injetor de sinal e medir e talves desconfiar de 4a ou algum componente falho. É complicado ficar trocando peça por peça tentando descobrir, acaba fudendo as trilhas todas. Não sei onde mais poderia estar o problema. Espero que consiga consertar.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: thiagoahaeuro
    · votar


    apos trocar Q6 e Q8 por outros 2sc945, o defeito continua, agora eu estava pensando em retirar D6 a fim de isolar o ci 4b, mas estou com duvida se posso fazer isso, ligar o pedal sem d6 só pra testar se é esse ci que esta com defeito

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Pode tirar D6. Se voce tirar R17 , Q6 vai ficar inativo (ja que voce trocou os transistores poderia ter ligado o pedal sem Q6), vai ficar um retificador de meia onda e muito provavelmente dar um sustain mais fraco. Se continuar oscilando isso já elimina qualquer possibilidade de defeito em 4a. Pode ate fazer o mesmo tirando R12 (com R17 no lugar) mais talvez nem seja necessario. A não ser que haja algum problema com D4 ou D5, C9 ou C7 ou C6. A boss solda os capacitores muito colados na placa (é péssimo de tirar sem quase derreter a peça), e usa uma solda com muito chumbo (pois e tudo soldado em banho de uma vez só). Para tirar mais facil voce tem colocar mais solda fina e boa por cima (como se tivesse soldando de novo), assim a mistura da solda nova amacia a solda de chumbo.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    apos muitos testes entre eles o de R12, R17 e D6 ,o pedal continua com o mesmo defeito , fiz um teste rapido fazendo um bypass no ci principal IC3, tirando R9 e ligando um jump de fio no seu pino 8 ,e claro que parou de comprimir, mas o defeito tambem sumiu, pelo que vi esta diretamente relacionado a IC3, agora pra mim tirar minha duvida final se esse CI3 foi mesmo pro pau queria perguntar se posso fazer um bypass em Q7 entre os terminais D e S do mesmo, pois assim saberei se o defeito esta relacionado ainda ao controle de tensao ou se é o CI3 mesmo...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    se posso fazer um bypass em Q7 entre os terminais D e S do mesmo, d
    Acho que direto assim não seria bom não, o pino 2 de IC3 está ligado próximo ao terra passando por R11 (próximo porque tem R13 ali de 10k valor não muito alto), Q7 tem uma perna no positivo (não sei se é D ou S mas fets muitas não importa se ligar ao contrario), quando entra a tensão no Gate varia a resistencia entre D e S (entre muito alta e muito baixa resistência mas não zera completamente), se voce jumpear ali vai ligar D ou S direto no +9V. Não se sabe se este CI permite a tensão total da fonte.
    Pra testar o CI3 acho que o melhor seria retirar Q7, ligar externamente um potenciometro como resistor ajustavel (cursor e uma ponta apenas) na junção R11 R13, a outra ponta do pot no 9V mas passando por um resistor de uns 10k (qualquer valor até 100K), o pot seria de 100k, 220k ou 500k ou 1M. O pot atuaria com pot de ganho. Se for o CI vai ter a oscilação de todo jeito. Uma maneira mais simples seria apenas um resistor no lugar desse pot (sem o transistor) mas não teria o controle de ganho (e talvez a oscilação dependesse de valores de resistencia ali). Veja ainda que tem R10 de 1k mantendo o pino 2 em 4,5v quando supostamente não se está tocando nada. então parece que é suficiente apenas tirar Q7. Q7 está como um divisor de tensão variavel entre a tensão quase total da fonte e R11 e R13 sendo a tensão nesse ponto algo em torno de 4,5V. Ao que parece este CI é muito sensivel a variação de tensão no pino 2. Este Ci é bem caro e dificil de achar, só sei de um lugar que tem pra vender.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Apos alguns dias a procura do ci3 descobri que um amigo meu tinha um antigo Oliver cs30 destruído por fora e a principio com defeito, (creio que esse sim queimou ic1) o qual tem exatamente o circuito do cs3. Pois bem, removi ic3 do Oliver e passei pro boss e então defeito resolvido, até melhorou o atach nminha opinião ,já que os novos cs3 assim como o meu estava vindo com aquele CI vagabundinho THAT , e agora conseghi um original UPC dos made in japan.obrigado macaco veio pela sua ajuda! Bom natal e um prospero ano novo pra VC! ;).

    Ramsay
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    thiagoahaeuro
    Fico feliz de ter resolvido o seu problema, mas, ao contrário do que vc afirma, os CIs THATH são de alta qualidade, a menos que sejam falsificados.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    thiagoahaeuro
    Sorte sua encontrar um pedal com CI original UPC1252, eu tenho dois CS3, um japones que comprei nos anos 80 e um desses novos, também tenho a mesma impressão, acho que o japones funciona melhor, pode ser a falta de R9, no japones não tem R9 (pelo menos no meu desenho antigo não consta, o sinal entra direto). Já tive mais dois CS3 com THATH que consertei o problema que citei antes da boss usar um ampli operacional como buffer dos 4,5V (o operacional queimado). Este UPC era usado em circuitos com sistema DBX de ruido em gravadores de fita de alta qualidade ( o integrado era pra isso), a boss resolveu usar para construir o compressor, como não existe mais gravador de fita o integrado saiu de moda e essa THAT comprou os direitos do integrado (ele só fabrica integrados especiais), não sei se existe outro fabricante. Agora esse problema que aconteceu no seu pedal no THATH pra mim foi novidade, imagino que sendo integrado de função especial não deva ser tão ruim porque não é um CI barato não. Foi um prazer ajudar, bom fim de ano pra voce.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss cs3 oscilando