Ajuda com primeiro setup de pedais + digitech drop tune

Autor Mensagem
ronamhenrique
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: ronamhenrique


Estou saindo do mundo das pedaleiras, atualmente possuo uma ME-80, e quero ir para o mundo dos pedais, e ja começei a comprar alguns e outros ainda estou em duvida, nossa banda toca cover de metallica, alice in chains e black label society, eu não quero ter o som igual de cada banda, mas um som basico ideal, e devido a varias afinações diferentes, eu vou investir no pedal da Digitech Drop Tune para fazer a troca de tonalidades, mas preciso de ajuda com os outros pedais....

Set atual:
- Epiphone SG G400
- Marshall DSL 20 Valvulado

PEDALBOARD:
- Cry Baby GCB 95
- Boss NS-2 Noise Suppressor

- O pedal que vou comprar em seguida sem duvidas será o Digitech Drop Tune (R$450 novo), pois não quero ter mais de uma guitarra.

- Em sequencia um EHX Metal Muff Top Boost (R$500 usado), estou em duvida em usar o boost dele para os solos, sem precisar de outro pedal para tal função.
- Um afinador barato LT-910 rowin (R$120 novo)

- E os proximos ainda não decidi, mas já penso em um pedal para Delay Boss DD7  e chorus MXR Analog / Black Label.

Não tenho muita noção de equalização de som, pra mim tudo ta bom (ouvido ruim mesmo), pensei tambem em comprar um Jackhammer JH-1 pra tocar as musicas mais leves com a função de overdrive, tendo a possibilidade de utilizar a função de distorção caso precise

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


ronamhenrique
Um afinador barato LT-910 rowin (R$120 novo)

NA MINHA OPINIÃO OK? Pedal afinador é a coisa mais imprestável pra estar num set, A NÃO SER QUE ele esteja fora da cadeia de sinal; tipo, tem alguns pedais que tem saída A/B aí rola ter um pedal afinador no set.

Caso contrário, só vai roubar seu sinal. Compre um daqueles afinadores de clip; funcionam bem, não roubam sinal e são bem mais baratos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


estou em duvida em usar o boost dele para os solos, sem precisar de outro pedal para tal função

Vai de gosto. Como o pedal já tem essa função, acho que realmente não tem um porquê de colocar mais pedal no set. Só se vc achar que o boost dele não é satisfatório, mas mesmo assim vai levando.

E os proximos ainda não decidi, mas já penso em um pedal para Delay Boss DD7  e chorus MXR Analog / Black Label.

Eu meio que cago pra modulações, uso uma G1 pra fazer tudo.

Não tenho muita noção de equalização de som, pra mim tudo ta bom (ouvido ruim mesmo)

Nisso não dá pra ajudar rs

pensei tambem em comprar um Jackhammer JH-1 pra tocar as musicas mais leves com a função de overdrive, tendo a possibilidade de utilizar a função de distorção caso precise

Não vai precisar dele pra DISTORÇÃO pq vc já tem o muff. Ainda assim, eu particularmente gosto do jackhammer, mas tenha em mente que é do tipo de pedal que ou o cara gosta ou odeia, isso por causa do "contour".

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Quem sou eu pra falar, mas serio, eu acho que a me80 te daria timbre muito melhor domável do que essa penca de pedais.
Mas é so minha opiniao, e vai divergir de um monte de gente.

Mas eu sou da linha que saiu dos pedais e foi pra pedaleira. Sei la, no meu caso, deu muito certo.

LuanCesar1
Veterano
# jan/20
· votar


Buja
Cara, também tinha uma me80 e não conseguia tirar som realmente bom, tirei alguns sons legais, mas quando troquei ela por pedais veio o som de drive que eu tinha vontade de ter e nunca cheguei na me80.

Talvez uma Zoom ou Mooer não aconteça isso pois são de gerações mais novas, mas a me80 não tem distorções muito boas. Quando comecei a usar pedais de drive antes dela, já melhorou muito.

LuanCesar1
Veterano
# jan/20
· votar


ronamhenrique
Pra te ajudar com a parte de saber se o timbre ta bom, primeiro você tem que ouvir alguns guitarristas ao vivo e ver o que você gosta ou não de timbre. A partir disso, você tenta moldar seu som vendo o que deu certo ou não, e tenta marcar um ensaio com a banda só pra ajeitar timbre de todo mundo.

Como você tem um ótimo ampli, pode ser que realmente tudo fique bom rsrs mas grave os sons pra ouvir depois que também ajuda.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/20
· votar


Eu sou daqueles que pensam que menos é mais.
Meu ampli tem um canal com chave de boost de ganho. Clean é pouco ganho e master alto, drive é virar a chavinha e aumentar o ganho. Tem um drive pra empurrar na frente do ampli, e se quero uma distorção mais "malvada", tem um EQ no loop pronto pra mudar a cara do preamp todo. Ou seja, é um drive, mais o drive do ampli, mais um EQ, e um gate no início de tudo. 3 pedais. Mais uma G1 pra modulações no loop, que eu não faço a menor questão mas tem música que pede

JJJ
Veterano
# jan/20
· votar


LuanCesar1
tinha uma me80 e não conseguia tirar som realmente bom, tirei alguns sons legais, mas quando troquei ela por pedais veio o som de drive que eu tinha vontade de ter e nunca cheguei na me80.

Isso tem cara de efeito placebo... hehehe

harlero rock
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: harlero rock
· votar


pode usar a me80 no imput, ficam as modulações passando pelo pré, quando usei não gostei. meu dsl15 não tinha loop.

o dsl20 tem loop, pode usar a me-80 no loop, mas com o pré da pedaleira, sem o pré do amp.

com pedais, pode separar od/dist e mudulações no imput e no loop,

estou certo?

pergunto porque quero um dsl1.

LeandroP
Moderador
# jan/20
· votar


Eu usei por muito tempo uma pedaleira somente para os efeitos de modulação e ambiência, deixando os pedais de pré ligados antes de pedaleira ou no loop.

Dispensei a pedaleira e estou usando somente um phaser e um delay como efeitos, e 3 pedais de drive. Encostei um monte de pedal de efeito que uso eventualmente, como chorus, pitch inteligente, wah-wah (tudo no guarda-roupas rs).

E agora eu tô pensando seriamente na dica do sandroguiraldo em relação a afinador. Confesso que tenho um preconceito com afinador de clip, pois tive um Peterson (o melhor, né) que me deixou na mão, e daí perdi o entusiasmo por outras marcas. Preciso resolver isso aí.

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


LeandroP
ou no loop.

Já eu NUNCA consegui usar loop de ampli.
Não sei se todos os amplis que tive estavam com problema no loop, ou eu que não sabia usar, mas nunca rolou.

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


LeandroP
Confesso que tenho um preconceito com afinador de clip

Eu não uso de clip hoje porque uso uma POD HD500 (sem pedais extras) e como já tem o afinador ali nela... não tenho necessidade.
Às vezes toco só com o ampli (VOX VT40+) mas ele também tem afinador.

Hoje não tenho afinador de clip meramente por falta de necessidade.

Del-Rei
Veterano
# jan/20
· votar


ronamhenrique
Pelo que entendi você não usa pedal de drive nenhum por enquanto, né? Você está usando o drive do amp?

Também sou a favor do afinador de clip no headstock! Menos cabo, menos probabilidade de chiados, menos fonte necessária...

sandroguiraldo
Já eu NUNCA consegui usar loop de ampli.

Por quê? O que acontecia?

Um aceno de longe!!!

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/20
· votar


sandroguiraldo
NA MINHA OPINIÃO OK? Pedal afinador é a coisa mais imprestável pra estar num set, A NÃO SER QUE ele esteja fora da cadeia de sinal; tipo, tem alguns pedais que tem saída A/B aí rola ter um pedal afinador no set.
Caso contrário, só vai roubar seu sinal.

Conheço muita gente que usa o Boss TU-3 só porque gosta do buffer dele. Já vi gente dizendo que ele melhora o som! Mas não tenho ouvido bom o suficiente pra perceber a diferença,nem pra melhor nem pra pior.

ronamhenrique
Não tenho muita noção de equalização de som, pra mim tudo ta bom (ouvido ruim mesmo), pensei tambem em comprar um Jackhammer JH-1 pra tocar as musicas mais leves com a função de overdrive, tendo a possibilidade de utilizar a função de distorção caso precise
Acho ruim demais a distorção do Jackhammer, super abafada. Uso ele só no modo overdrive, e ainda assim acho pior que o Guv'nor Plus.

Buja
Quem sou eu pra falar, mas serio, eu acho que a me80 te daria timbre muito melhor domável do que essa penca de pedais.
No geral concordo. Nunca usei a ME80 e não sou muito fã das distorções da Boss... mas de fato, hoje em dia pra um set de pedais bater o som de uma boa pedaleira você tem que gastar muita grana. Se for pra usar pedal barato, certeza que a pedaleira vai soar melhor.

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


Del-Rei
Já eu NUNCA consegui usar loop de ampli.

Por quê? O que acontecia?


Sempre uma chiadeira, som baixo, fraco, magro... eu não sei se era questão de regulagem, mas todos os amplis que tentei, nunca rolou.

BrotherCrow
Conheço muita gente que usa o Boss TU-3 só porque gosta do buffer dele.

Buffer por Buffer qualquer outro pedal padrão Boss resolveria. Eu acho que isso aí se enquadra quase naquele lance de pedal com fonte x pedal com bateria sabe? rsrsrs

sandroguiraldo
Veterano
# jan/20
· votar


BrotherCrow
não sou muito fã das distorções da Boss

Somos 2... uma vez eu endoidei num Blues Drive que um amigo tinha, amei o timbre. Fucei até que arrumei um.... cara... que desgraça.

Outro pedal difícil de timbra é o Danelectro Daddy O. Baita pedal, mas bicho brabo nas equalizações...

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


hoje em dia pra um set de pedais bater o som de uma boa pedaleira você tem que gastar muita grana. Se for pra usar pedal barato, certeza que a pedaleira vai soar melhor.



E nem so isso. Eu abandonei os pedais por causa da comilança doida de sinal.
A cada pedalzinho plugado, menos sustain eu tinha.
E no fim de 5-6 pedais, o sinal tava tão degradado que irritava os ouvidos.
Pra ficar bom, tinha que usar 2 ou 3 pedais, no maximo.

Mas que é lindo e muito xike ter aquela pedalboardzão colorido nos seus pes.
Isso sinto falta. Aquela pose de guitarrista profissa que passa, aquela gas insana,
tudo muito otimo. O cheiro de pedal novo. A vontade de ouvir o timbre daquilo em casa.
Memorias que guardo com carinho.

Mas basta passar a lua de mel e ver que o timbre nao é o mesmo, nao casa com tudo,
fica bom em casa e ruim no ensaio. Fica bom no ensiao e ruim ao vivo.
Tem que ficar abaixando toda hora. Fica 2 horas pra acertar o tempo do delay no knob.
E carregar aquela tralha é uma porcaria. Sem falar, que sempre fica aquela paranoia de...."ah, e se eu botar esse pedal na frente do outro, fica melhor????"

Cansei, e fui pra uma pedaleira. E pra mim a melhor pedaleira do planeta é aquela que se regula na mao
e troca os patches no pe, tipo v-amp + fcb 1010. Ai sim, é o melhor pra mim.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/20
· votar


Buja
Eu tenho uma pedalboard que fica o tempo todo montada em casa: Fender Blender > Visual Sound Route 66 > ProCo Rat > Dunlop Univibe > EHX Memory Boy Deluxe > EHX Holy Grail > Danelectro Filthy Rich Tremolo... indo pra um Fender Super Champ XD, ou mais recentemente pro Boss Katana. Mas isso é pelo tesão de montar board. Esse board quase nunca sai de casa. Quando vou tocar em estúdio ou na casa de alguém, levo a Zoom G1Four e pronto.

Demorei pra sossegar com essa cadeia e tenho um monte de pedal caro encostado em casa, que uso isoladamente. Chega a ser frustrante ligar a pedaleira e conseguir um som tão bom quanto.

LeandroP
Moderador
# jan/20
· votar


Inclusive tô montando dois boads de madeira com uma única fileira pra 4 ou 5 pedais, no máximo. Um board é pré e outro pra efeitos. Tô estudando uma maneira pra transportar um de costas pro outro e providenciar um bag que seja resistente pra ambos os lados (acredito que só por encomenda). No palco eu espeto um board no outro e toco com os pedais ligados em série. Cada board com a sua respectiva fonte de alimentação. Faço um patchbay em cada um, e amplio as possibilidades no palco. Minha meta é comprar um pré-ampli pra mandar em linha também (stand by - amplificador backup). Tenho um mini-board pra dois pedais que eu fiz pra pequenas gig's, que é um clone do Simulamp GT2 e um Digital Delay Rocktron.

krixzy
Veterano
# jan/20 · Editado por: krixzy
· votar


ronamhenrique
Cara, na minha opinião, pra distorção você só precisa de um overdrive pra boost, e pode ser qualquer um do seu gosto, mais nada. E pega essa pedaleira ai e joga no send return pra usar somente as modulações que precisar e pronto.

LeandroP
Moderador
# jan/20
· votar


sandroguiraldo
Já eu NUNCA consegui usar loop de ampli.


No loop da pedaleira, caso ela tenha. Você liga os pedais de pré (drive/distorção/booster/equalização) no send/return da pedaleira, e manda o output dela pro ampli.

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Pedalboard sempre foi e sempre será a coisa mais linda que ja vi pra guitarrista.
Aquilo é bugatti pra amante de velocidade, é macallan pra sommelier, é miss universo pra cabra macho ...

https://i.ytimg.com/vi/iWRfLuJ_NKw/maxresdefault.jpg

Mas sou o cara pobre que anda de palinho, bebe chapinha e pegou a melhor mina de deu conta...
Toco com v-amp2 mesmo e rsrss....bom, faço o som que da com aquilo. É pior de tudo é que gosto!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/20
· votar


Buja
Na boa mano, não vejo a menor graça em boards gigantes.
Pra mim, tem que ter tão poucos pedais quanto for possível, só tem que estar no board o que realmente é necessário.

O que eu piro mesmo é em amps e cabs, se eu pudesse, teria um quarto cheio dessas tralhas. Pensando bem, acho que é pior que gostar de pedal kkkkkk

ronamhenrique
Membro Novato
# fev/20
· votar


então galera, dos comentários acima, eu quero um board pequeno, quero me desfazer da me 80, comprei um pedalboard de 31x61 pq o preço tava muito barato, mas queria um de 25x40 por ai, mais pra frente eu tento revender esse que tenho, quero algo compacto e bom, sobre o afinador roubar sinal eu não sabia, mas o de clip eu fico meio inseguro pois se o outro guitarrista estiver tocando eu ja não consigo afinar eu creio, e os pedais eu vou ligar direto no amp sem usar o loop dele, farei um teste para ver a diferença, mas a questão é que não quero muitos cabos, já possuo 2 cabos de 5metros da santo angelo que tenho a mais de 10 anos, e quero comprar novos cabos santo angelo pequenos (15/25 cm) para ligar os pedais

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


ronamhenrique

Se usar poucos pedais e bons pedais, nao terá problema.

Eu costumo concordar com o uso de pedais quando o guitarrista basicamente so toca com drive,
e o som clean e efeitos pouco importa
[Tanto porque humbucker mais som clean nao é la a combinacao mais bonita ne]

Quando o cara quer um excelente som de drive, e tem um otimo amp, bons cabos, guitarra 'no grau' [exemplo: metallica], ai bacana.
Mas pra imensa maioria dos pobres mortais, que ta tocando com ibanezinha gio + ampzinho borne....é pedaleira mermo que faz a magica

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


o de clip eu fico meio inseguro pois se o outro guitarrista estiver tocando eu ja não consigo afinar

nada a ver, parceiro
o de clip pega a vibração do braço da tua guitarra, outras pessoas tocando perto não interfere

Tanto porque humbucker mais som clean nao é la a combinacao mais bonita ne

falou bosta
joe pass, pat metheny, jim hall e praticamente todos os guitarristas de jazz discordam.
não é só no jazz, bb king mandou um abraço

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


Buja
Quando o cara quer um excelente som de drive, e tem um otimo amp, bons cabos, guitarra 'no grau' [exemplo: metallica], ai bacana.

se com um marshall DSL o cara não conseguir tirar um bom drive, pode parar de tocar guitarra... se tiver pedal empurrando então, vish

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


acabaramosnicks

Nao to falando que som clean de humbucker é ruim.
Mas se fosse a combinacao mais linda do universo, os singles ja teriam sido extintos faz tempo.
E o knopfler ja teria jogado aquela bosta de strato no lixo e tocado so com a les paul.

se com um marshall DSL o cara não conseguir tirar um bom drive, pode parar de tocar guitarra... se tiver pedal empurrando então, vish

Concordo total. Um jackhammer ou um muff na frente e ele tem um monstro de drive. Se precisar de mais, tem algo errado.

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Buja
Nao to falando que som clean de humbucker é ruim.

Não falou que é ruim, mas disse que singles são melhores, e isso é uma mentira do caralho. Se o cara não gosta de timbre estalado, prefere algo mais redondo e macio, com mais graves, mais comprimido, o humbucker vai ser melhor.
Eu, particularmente prefiro clean em singles, tenho uma strato só pra isso, mas o humbucker tem seu uso em clean também.

Vc disse: "humbucker mais som clean nao é la a combinacao mais bonita
"
O correto seria: "humbucker mais som clean nao é o que eu curto
"

Mas se fosse a combinacao mais linda do universo, os singles ja teriam sido extintos faz tempo.
E o knopfler ja teria jogado aquela bosta de strato no lixo e tocado so com a les paul.

Isso também não faz o menor sentido. O mesmo "argumento" pode ser usado ao contrário: Se singles em clean fosse a combinação mais linda do universo, os caras do jazz usariam e os humbuckers cairiam em desuso, mozart mello e John Abercrombie teriam jogado fora as 335 deles.

Motor V8 não é o melhor e ainda se faz até hoje. Que dirá as câmaras de combustão HEMI. As coisas são vendidas porque há demanda, não porque são melhores.

Quando se trata de timbre então, piorou! É totalmente subjetivo... Knopfler gosta do clean com singles, joe pass gosta do clean com humbuckers. Qual é melhor? Não há resposta porque a pergunta está errada.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


acabaramosnicks

Errrrr ...errrrrrrr.....mas é queeee.....errrrrrr.....
É verdade. Sou obrigado a concordar com voce.

Cai na bobagem de comentar algo pelo meu gosto pessoal.
Nao curto muito som de humbucker clean hahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com primeiro setup de pedais + digitech drop tune