Axe Fx 2 Xl+ x Kemper

    Autor Mensagem
    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16


    Olá pessoal, antes de qualquer coisa, não quero soar como rude, mais se você não souber ou simplesmente vier para trollar e fazer a desordem neste tópico, não perca seu tempo.

    Cenário:
    Tenho 3 bons tube amps em casa, Triple Rectifier, Mark V 25 e JCM800 e tenho boas guitas e gabinetes também.

    Entretanto, moro em apartamento, então raramente ligo estes amps, salve sessão de ensaio, gravação, ou algum show quando o cachê vale o trampo de levar, pois do contrário a HD500 crú em linha, resultado que gosto MUITO.

    Tenho atualmente um pedalboard decente, a altura dos amps e guitas que tenho, antes deste pedal board, tive uma HD500 que sempre usei em modo de 4 cabos com o amp, situação que claramente sugava timbre e qualidade, mesmo com muito cuidado e profissionalismo medindo e timbrando.

    Usar a HD500 com o Rectifier foi o cavalo de trabalho durante um bom tempo e muito me acostumei a ter os presets redondinhos para tudo que fazia, situação que com os pedais cai em um excelente sapateado apesar de inegável a qualidade e clareza dos pedais. Sapateado ME IRRITA. Mas tudo na vida tem um porém: eu precisaria ter vários do mesmo pedal, pois as regulagens são realmente diferentes, diferentes drives, etc. Até inclusive comprei um Yeti do Pedrone, em que pude facilitar MUITO a ligação dos pedais e modularizar em presets e inclusive controlar em partes meu cenário MIDI de acionamento.

    Como tenho passado um bom tempo em casa estudando e gravando, estou considerando me desfazer dos pedais e o Mark V 25 (amp pelo qual tenho menor apreciação de timbre), e embarcar na solução Axe Fx 2 XL ou Kemper Amp Profiler, ambos com seus respectivos foots.

    A idéia é sacrificar todos os pedais, salvo o Wah-wah, e montar um rack com um dos dois com power-amp, transmissores (ida e volta) e literalmente usar praticamente somente isso em casa pra gravar e na rua para tocar, PORÉM, quando necessário, usar o mesmo sistema com o cabeçote.

    Assumindo que em termos de som de amp, tanto o Kemper quanto Axe-Fx2 são emuladores (para não cair na discussão de simulação x perfil), onde que vocês acreditam estar a melhor solução?

    Para mim os únicos "contras" do Axe Fx 2 são:
    - Limitado ao suporte oferecido pela Fractal, e isso já aconteceu no passado, em que a série 1 inteira perdeu completamente o suporte e atualização por falta de capacidade de processamento quando o 2 foi lançado (2011).
    - Limita-se aos amps emulados por eles, mais que atualmente já contam com 249 e em crescente crescimento ao longo das atualizações de firmware.

    Os "prós" Axe2 são:
    - Circuito 100% transparente quando usado com o amp.
    - Efeitos são comparados a Eventide, Strymon, o que por si só vale o valor do rack.
    - Atingiu na v18 do Firmware uma veracidade no timbre muito próxima do Kemper.
    - Funcionalidades de Tone Match, Amp Match fazem presets tão bem feitos quantos os do Kemper.
    - Roteamento infinito, eu conseguiria facilmente matar tudo que preciso fazer com 2 ou 3 presets.

    Para mim os únicos "contras" do Kemper são:
    - Nem sempre os perfis são úteis.
    - Não roda amps em paralelo.
    - Não funcionaria bem como "efeitos" apenas num head valvulado; e sim eu uso muitos efeitos (ao melhor estilo Korn).
    - Limitado na quantidade de efeitos ao mesmo tempo (8, dos quais 4 são antes do pré, 4 depois do pré sendo 2 reverb e delay).

    Os "Pró" Kemper são:
    - Clonar amps ainda não perfilados sem a necessidade da empresa lançar atualizações.
    - Capacidade de alterar o preset como um amplificador "on the fly" sem muito complicação pelos seus knobs, para ajustes específicos do local onde for tocar.

    E aí?
    Forte abraço aos mestres que podem ajudar. Abs.

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Questao complicada, os dois fazem bem o que voce quer. Acho que o diferencial para os dois é o quanto voce sabe timbrar e gosta dos seus amps e qual a qualidade buscada nos efeitos. Se voce gosta muuuito dos seus amps e quer usar o som deles, fica com o Kemper pra copiar o som. O problema é a "piora" na questao dos efeitos. Se voce prefere mais controles e qualidade dos efeitos e tambem sabe mexer bem com simulacoes de amp, Fractal na cabeca.

    O ponto é que os dois te permitem usar seus amps (um como copia e o outro de forma fisica), apenas gabinetes ou em linha mesmo.

    O diferenncial pode ser na hora da gravacao. O Fractal é bem substituível pq plugins tem com muita qualidade fazendo o que ele faz. Agora o Kemper voce pode ir em um estudio com mics muito bons, criar um som com seus amps e caixas absurdo e depois tirar esse som gravando em linha com o Kemper, praticidade absurda com qualidade muito boa dos seus e outros amps.

    Enfim, questao complicada, ainda mais que envolve muita grana, maaaas se fosse eu, iria de Kemper pelos motivos de que ao vivo a qualidade dos efeitos é bem foda-se, seguranca de nao levar seus amps pra shows e qualidade dos seus amps em algo "substituivel" (nao tem som proprio), enquanto que o Fractal tem uma qualidade absurda de efeitos, mas que ao vivo não se faz ta ta questao e para gravacao ele pode ser substituido por plugins


    Abracao

    Iversonfr
    Veterano
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier

    Marcando mais pra acompanhar o tópico.

    Porém aproveitando, o Kemper você usaria com algo tipo um gmajor ou os efeitos dele mesmo? Vi uma banda há algumas semanas atrás e o cara tava com um. Fui todo empolgado "ver" o som, e por incrível que pareça tava horrível, ruim demais msm. Ainda tenho curiosidade de ter algo do tipo, mas acho que eu tenderia pra Fractal por também gostar demais de efeitos. Sei lá, é uma bela dúvida.

    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16 · Editado por: marcel_olivier
    · votar


    Filippo14

    Você acredita então que os perfis feitos com o Kemper são, além de melhores que o Axe, melhores que Plugs? (pois neste sentido ele também poderia ser substituído no Studio).

    Eu pergunto, pelo seguinte:
    Dificilmente eu, ou qualquer outro camarada, vai conseguir um amp diferente de um dos 241 amps do Axe, concordo que em relação ao gabinete isso pode acontecer, porém, se observar bem, o Axe tem aplicado a ele também a maneira de clonar o gabinete.

    Acho que de emulação dos amps e gabinetes, o Axe e o Kemper estão no mesmo nível, tendo uma leve tendência neste quesito ao Kemper não pela funcionalidade de clonar, mais por poder editar algumas coisas de maneiras mais simples ali, na hora de passar o som, com o Axe, usar a mini tela dele pra isso, soa como um grande pesadelo, e por ter parâmetro de mais, pode facilmente zoar a coisa.

    Esses 2 videos aqui, mostram muito bem o nível das simulações atuais do Axe, o que é um outro ponto complexo também. Requer dedicação e estudo usar o Axe para emulações, já o Kemper, te leva naquele lugar do timbre certo mais rapidamente, sendo o Axe um equipamento a muito mais tempo no mercado, com muitas atualizações, é difícil achar testes que realmente mostram sua capacidade atual.

    https://www.youtube.com/watch?v=mUZuU5o-cug (demonstração de cab e tone matching pelo Pete Thorn).
    https://www.youtube.com/watch?v=bf-WRSP3joY (esse considere as amostras dos 04:08 para frente).

    E me parece que o sinto, é que o Kemper te leva mais rápido ao timbre pois alguém em algum lugar pegou um amp e timbrou um timbre lindo com gabinetes e microfones de milhares de dolares e você tem uma aproximaçao enorme disto, mais se você estiver procurando uma caracteristica diferente do amp do que a que o cara focou, lascou!

    O Axe Fx 2 chega lá também, até acho as amostras do Axe Fx 2 mais cheias, e no sentido de usar no studio ou ao vivo, é mais fácil tirar do que fazer aparecer depois de gerado.

    A grosso modo, legal, clona qualquer amp, qual diferente dos 241 usar?
    E um camarada me deu um argumento que me pois a pensar: porque então temos mais artistas renomados usando Axe do que usando Kemper?

    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Iversonfr

    A principio seria uma substituição completa de efeitos também ao usar o valvulado (que deve cair em desuso para shows).

    Então tanto no Kemper quanto no Fractal, usar os efeitos deles apenas, tanto neles quanto no valvulado.

    Para gravar, sempre tem aquele brother ou o studio que tem um ou outro pedal pra te emprestar!

    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Eu diria que ouvindo boas amostras, o Axe soa um pouco mais grave e cheio e o Kemper soa mais articulado, mais acho a articulação do Kemper artificial e não acho o grave do Axe artificial, porém acho o restante do timbre do Axe, em cima!

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier

    Então, o Kemper não emula o amplificador, o som dele É o do amplificador

    Ele tem uma espécie de analisador de espectro que entende a frequencia do seu amplificador ou amp+caixa ou amp+caixa+efeitos e reproduz o som captado, portanto você poderia usar seus amps ao vivo através dele. E sim, o som é bom, vi um custom audio e o kemper com o som dele, não senti diferença.

    Quanto aos efeitos do Fractal, acho eles melhores que o do Kemper pela lógica de que elefoi feito de fato pra isso, o Kemper menos. A questão é que usar um Fractal ou Kemper ou GMajor para gravar EFEITOS é perda de tempo pelos plugins que já vem nas DAWs e principalmente de outras marcas.

    Tenho um memory man aqui que nunca usei, uso o Waves H-Delay e soa lindo.

    O Kemper seria animal pra gravar o som copiado dele dos seus amps em LINHA, sem a necessidade de microfonar, como se fosse um "pedal"

    Ao vivo os efeitos do Fractal ou GMajor em relacao aos do Kemper não vão fazer diferença, fariam em uma gravacao e tal, entao o Fractal seria igual ao Kemper ao vivo em questao de efeitos, mas perderia nessa de copia do amp que o Kemper faz e pode ser usado tanto em linha como ao vivo sem arriscar e gastar o amp, e ambos perdem para efeitos de plugins não na qualidade, que para mim concorrem com os plugins, mas pela praticidade na hora de usar, na facilidade de mudar os efeitos e misturas com os plugins.


    Abraçao

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Complementando: usar pedais em estudio é perda de tempo!! Plugin voce coloca depois o que voce quiser, tem controles absurdos, as possibilidades de cadeia de efeitos sem gerar tanto ruido é imensa e voce pode tirar o efeito se desistir, ele fica fora da onda de audio, pedal não, a não ser que seja um insert, mas ainda assim ta caindo em desuso

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Outro ponto, o Kemper chegou a menos tempo, enquanto o Axe não. Muita gente ta usando o Kemper agora como AMP, já os cars que usam o Fractal usam mais como EFEITO. Cada um é melhor em uma dessas situaçoes, eles nao competem muito para mim, sao propostas diferentes. Voce respondeu sua pergunta, eu usaria o Kemper para chegar em configuracoes e qualidade de amps que o Fractal com seus 241 não tem. Mas cara, eu já toquei uma vez no Kemper, tenho um Gmajor e nunca toquei no Fractal, associei o Fractal a qualidade do Gmajor em efeitos e as simulacoes de amp eu associei como menos boas que as do Kemper por muita gente ter ido para o Kemper. Além disso, o Kemper é legal para quem tem muito amp e capacidade de gravar de uma forma minimamente aceitavel para gerar um bom som no Kemper.

    Ismah
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Meus 10cents...

    Menos é mais... Opte pelo que mais lhe convir em praticidade, uma multiFX é uma mão na roda e tanto no quesito praticidade...

    Andei vendo o M'are Luna Festival (Alemanha), e vi umas 3 vezes os Kemper no palco e com bandas menores, que precisam de praticidade. Isso mostra que realmente, tem quem esteja usando ele como carro chefe.

    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Filippo14

    Até concordo que pode existir amps fora dos 241 que você poderia clonar, mais afirmar que o Kemper forneça melhor qualidade que o Axe eu truco, acho que são parelhos, acho que o Kemper leva o usuário a resultados bons mais rápido, seu workflow é mais produtivo e isso a Axe melhorou muito nos últimos firmwares.

    Existe uma idéia errada quanto aos amps em relação a ambos. Querendo ou não o Kemper é um modelador à sua maneira, os fabricantes o criaram para este propósito, e com sua qualidade, o Axe foi forçado a correr atrás do prejuízo.

    Entretanto, vendo testes efetivos com os dois, ainda acho o Axe melhor pelo seguinte. Faça o processo de tone-match (amp e cab) nos firmwares mais novos com o Axe e faça o processo de profiling do Kemper (mesma guitarra, amp, cab, microfone, etc). Você irá perceber que claro, os 3 serão diferentes, mais que as diferenças entre eles não são abusivas. Felizmente os IR de UltraRes do Axe com 44ms de resposta trás certos atributos que o kemper não registra, tem um certo low-end lá no Axe que não vem no Kemper em nenhuma amostra que vi e isso por ex. em palm-mutes fazem muita diferença.

    lokiol
    Veterano
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier
    Tenho um Kemper e posso te dizer que é uma coisa de outro mundo! Ja tive amps valvulados e vendi tudo depois do kemper. Som é uma coisa de outro mundo e a praticidade também! Não ter que preocupar com valvulas, transporte, etc.
    Obs.: Os profiles comprados são melhores que os já disponíveis (que já são espetaculares, por sinal). A grande jogada, é que um cara que tem um estúdio top, amps tops, microfones tops, fazem profiles dos seus amps nessas condições citadas (de estudio, microfonação, periféricos, etc) e vendem esse som pronto.
    Kemper na veia!

    Nesse vídeo usei o kemper:


    Lord-g
    Veterano
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier

    Aqui tem duas boas discussões sobre o assunto:

    http://www.modernmojoguitars.com/digital-modeling-of-amps-kemper-vs-fr actal/

    https://www.kemper-amps.com/forum/index.php/Thread/18793-Kemper-KPA-vs -Axe-FX-II-Yes-another-one-please-read/

    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16
    · votar


    lokiol

    Mais o que me diz dos efeitos do Kemper? Em quantidade sei que possui menor quantidade e menor flexibilidade que o Fractal, porém, em qualidade bate ao menos de igual para igual?

    ledzpl
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Peguei um Axe Fx recentemente, mas ainda não recebi. Minha escolha foi baseada na maior flexibilidade da cadeia de efeitos e o software de edição. São produtos com abordagens diferentes na simulação de amplificadores. Se tivesse condições financeiras, montaria um set com os dois. Uma combinação do AX8 ou FX8 com Kemper é interessante. O Kemper tem uma vantagem extra de oferecer uma versão com power amp e custa menos que o Axe Fx.

    lokiol
    Veterano
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier
    A proposta do kemper e mais focada nos amps, que, pra mim está a frente do fractal. Outra vantagem que me fez escolher ele é a simplicidade de manuseio, o que torna uma experiência muito mais fácil e rápida de chegar nos resultados esperados. Sem dúvida os dois são ótimos equipos, e em questão de efeitos o fractal está na frente. Eu uso bastante meu kemper com pedais, usando ele somente como um amp microfonado. Isso facilita minha vida em 100%, com o som mais top do que os valvulados que tive (mesa mini recto, Suhr Bella, Fender Blues jr...) por muitas vezes não poder extrair o máximo deles. O kemper te dá o som pronto de um amp top captado numa sala de estúdio excelente! Lembrando que os profiles comprados que me fizeram ficar mais boquiabierto, principalmente os profiles do mbritt, apesar dos de fábrica já terem vários bem legais!!

    marcel_olivier
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Pessoal, muito obrigado por suas considerações e atenção.

    Acabei me decidindo pelo Axe Fx XL+, o qual foi encomendado e deve demorar uns 2 meses para chegar, mais aproveitei a baixa do Dollar a alguns dias (R$3.33 turismo) e fiz o pedido.

    Forte abraço a todos!

    demian e eduardo
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier esperando para que tenha um review completo do bichinho haha

    ledzpl
    Veterano
    # set/16
    · votar


    marcel_olivier

    Onde você comprou?

    marcel_olivier
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Fala Sr's,

    Recebido hoje de manhã pela Azul Cargo. Compramos juntos, eu e o Vitor Castro, meu brother e professor.

    Foto

    O Vitor comprou o foot MFC101 Mk III também. Eu vou precisar esperar um pouco, até porque, se necessário pego emprestado com ele no meio tempo.

    Valor Fractal: R$ 10300,00
    Valor Foot: R$ 3000,00

    Encomendados através do Fernando Fernandes. Antes de lhe contacta-lo com 1000 orçamentos e pedidos tenha em mente da seguinte conta:

    P = Preço em Dollar com tax nos EUA (loja on-line)
    1,4 = 40% margem dele
    C = Cotação do Dollar ( vide cotação https://www.avscambio.com.br/ - essa é a usada por ele).
    FE = Frete nos Estados Unidos da Loja on-line até a casa dele (Florida)
    FB = Frete de Curitiba até sua Cidade

    Valor Total em R$ = (((P x 1,4) + FE) x C) + FB

    Tenham em mente também o seguinte: o Fernando negocia somente equipamentos TOP, tudo coisa bruta, inclusive para grandes nomes do BR, então entenda se você entrar em contato com uma pergunta simples e demorar a ter uma resposta, ou mesmo ter uma resposta simples.

    Pensa a quantidade de gente que o procura para cotar as coisas, então estou passando o caminho das pedras para você saber o preço EXATO de quanto custará as encomendas.

    Seja honesto a procurá-lo para negociar. Ele é um cara muito legal, muito honesto e muito comprometido.

    Vai rolar um Review sim, mais vai ficar para o fim de semana / semana que vem pois estou apertado no trabalho e quero fazer um review completo incluindo inclusive o uso dele com power-amp, in-mix, etc, controlado dentro do studio.

    Logo menos eu posto o review em um tópico adequado, vai ser interessante, pois seremos 2 guitarristas tocando: um de metalcore/deathcore e um fritador.

    Forte abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Axe Fx 2 Xl+ x Kemper