Reaproveitar cabos com defeito?

    Autor Mensagem
    AzrhaellJPA
    Membro Novato
    # ago/16


    Pessoal 1 cabo da Santo Angelo que comprei começou a falhar aqui, e me peguei pensando, devo ter quase uns 20 metros de cabo se juntar todos os cabos "ruins" que tenho comigo.

    Minha pergunta seria:

    É possível e se sim alguém teria 1 tutorial, para reaproveitamento desses cabos? Por exemplo transformando cabos maiores em cabos para ligações de pedais???

    Obrigado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    AzrhaellJPA
    Possivel é...
    Ficar bom é outra coisa....

    AzrhaellJPA
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: AzrhaellJPA
    · votar


    Entendi. É que no caso eu tenho certeza que pelo menos a qualidade do cabo que esta com defeito ( parece que só no plug ou bem no começo do cabo ) é maior que os pedais que estao ligando meus pedais. Ai por isso de talvez aproveitar esse cabo que ficaria parado para fazer outros menores para utilizar nos pedais.

    O cabo com defeito seria esse:

    Cabo Tecniforte Live 3m

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696632784-cabo-tecniforte-live- 3m-p-guitarrabaixovioloteclado-_JM

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    AzrhaellJPA
    Basta comprar os plugs novos, cortar os antigos (haverá uma diminuição no comprimento do cabo), e instalar com um ferro de soilda e a habilidade necessária, os novos plugs.
    Abç

    AzrhaellJPA
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Obrigado, mas agora fiquei com pé atras sobre ficar bom como você mesmo disse.

    Mas vou tentar, o máximo que pode acontecer é o cabo não funcionar e eu jogar fora ( oq iria acontecer mesmo ) e tomar prejuizo com os plugs rsrs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    AzrhaellJPA
    Se vc sabe soldar bem, não tem problema algum, é fácil...
    Abç

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    O grande problema é saber onde está o defeito do cabo, sabendo isso é só cortar o cabo e instalar os novos conectores

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Se você sabe trabalhar com ferro de solda e tem um conhecimento mínimo de como funciona a ligação dos plugs nos cabos.
    Para fazer cabos de pedais, como você mencionou, você pode pegar o cabo com defeito e cortar em vários cabinhos de 20cm ou 15cm, o que você preferir, aí você testa a continuidade de cada um com um multímetro para saber quais pedaços são bons e quais são ruins.
    Feito isso, compre plugs novos e solde-os nos cabinhos identificados como bons.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    alan.bassplayer
    Já fiz isso, deu certo. De um cabo zoado fiz 4 cabinhos de pedal, colega meu sem conhecimento nenhum de solda comprou os plugs pra nós, ele ficou com 2 cabos, e pra mim ficou os outros 2 de graça.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Se o defeito não for nas extremidades, o difícil é localizar o defeito em toda a extensão do cabo. Acho que vale a pena fazer cabos menores pra interligar pedais ou pra outras aplicações. O que não vale a pena é jogar fora sem tentar nada. Eu fiz um cabo de 50cm pra usar em casa quando vou regular a guitarra, pra ligar a guitarra no afinador, sem ter que desenrolar metros de cabos.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    LeandroP
    Quando tenho algum cabo falhando, ligo a guitarra no ampli com ele, em volume baixo e vou tentando achar o ponto do cabo onde está a falha.

    Eu usei durante muito tempo esse cabo da Planet Waves. Ele não usa solda, você só cortar o cabo no tamanho que quer, encaixa e parafusa o plug. Ele tinha uns 5mt uma vez quebrou e achei o ponto quebrado, cortei fora e conectei de novo. Ficou com uns 3,5mt.

    carlcarl
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: carlcarl
    · votar


    acreditem ou não eu tenho 2 cabos que comprei em 1981 de um muambeiro americano que vinha varias vezes no ano no Brasil e trazia cabos,captadores,braço de guitarra entre outras coisas,ele ia nos lugares onde tinha musico tocando oferecia a muamba,ele vendia por um preço legal,e estes cabos são como foi citado acima sem solda,apenas um pino central que entra no positivo e um parafuzinho que fura e faz o contato negativo no cabo.
    voltando ao que interessa,se você é como eu que não sabe(eu não sabia)soldar, o nosso amigo "you...e" esta cheio de videos explicando isto,tente recuperar os teus cabos.
    abraço

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    sandroguiraldo

    Esses plugues são bem práticos mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reaproveitar cabos com defeito?