BOSS DD3 - alteração de timbre

    Autor Mensagem
    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15


    E ai galera!

    Pesquisei e não achei nada relacionado ao DD3 (encontrei pra outros pedais), mas alguém que possui este pedal percebe alguma alteração do timbre, mesmo com ele desligado?
    Percebi que o meu altera um pouco, não sei explicar como, mas uso um drive de pedal valvulado, e o timbre fica melhor sem o delay plugado.
    Vi também que pra cada amp esse efeito é diferente. Estou com um warm music bem ruinzinho, pensando em pegar um valvulado (de olho no borne T7).
    Será que trocando o amp, resolveria essa questão?

    Obrigado!!

    ogner
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    JmmSnt
    Será que trocando o amp, resolveria essa questão?
    Acho que vc teria outra questão e nao questao resolvida!

    :)

    batataguitar
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    tenho esse pedal e não sinto diferença em nada quando ON ou OFF no timbre, uso um amp Laney Lv300 pré-valvulado...

    :)

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JmmSnt

    Se seu drive valvulado é um analógico real e estivesse com um ampli analógico, até seria compreensível alguma diferença, por conta da "digitalização" do sinal pelo DD3.

    Mas, no teu caso, plugado num Warm Music, não deveria causar nenhuma diferença.

    Mas faça um teste sem alterar knob nenhum e com o F.back e D.Time zerados.

    Ligue sua guita só com o DD3, e perceba se "on" e "off" há alguma alteração.

    Depois, ligue com o drive "off", DD3 "off", drive "on" DD3 "off", drive "off" DD3 on", drive "on" DD3 "on".

    Analise as alterações e compare com o som sem o drive.

    Pode ser que ele esteja alterando o som do teu drive e não da sua guita.

    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Acho que vc teria outra questão e nao questao resolvida!

    Que outra questão? :O
    :O


    Pois é, no som limpo não percebo nada, mas quando uso o drive do pedal, a impressão que tenho é que ele fica mais anasalado,e parece que perde um pouco aquele "granulado" (não sei explicar hahah).
    É coisa mínima, de fato, mas me deixou intrigado. Será que pode ser algum defeito do pedal então?

    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Lelo Mig

    Nossa exatamente isso hahah, postei antes de ver a tua resposta.
    Mas ele pode mesmo alterar o som do meu drive entao? É normal?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15
    · votar


    JmmSnt

    "Mas ele pode mesmo alterar o som do meu drive então? É normal?"

    Sim e não é um defeito.

    Acontece que alguns "tipos" de som, como esta granulação de drives analógicos, podem ser meio "achatadas" ou "sintetizadas" ao passarem por um circuíto digital.

    Veja bem, um sinal digitalizado pode ter melhoras ou pioras, é muito relativo e depende muito de características e frequências do drive, no teu caso.

    Não se trata de melhor ou pior, trata-se de que dependendo de alguns fatores, pode tornar-se perceptível.

    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Lelo Mig

    Entendi, muito obrigado!

    Mas fiquei um pouco triste haha, pois pra mim me agrada mais o timbre "cru" do drive.
    A difereça é pouca, adimito, acho que conseguirei conviver com isso. =)


    Quanto ao outra questão e nao questao resolvida!, seria pelo fato do amp nao ter loop? (o que eu estou pensando em comprar - borne classic t7)
    Pelo que pesquisei, isso seria ruim se eu usasse o drive do amp, correto? Mas como usarei do pedal, não teria problema, não é?

    Ou não..? :O

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Vou tentar ajudar...tenho um pedal desses aqui.

    O DD3 tem um buffer que funciona bem com sinais de entrada baixos, como por exemplo de uma guitarra single coil.

    Mas ao colocar um sinal mais alto na entrada do pedal - ex. de uma guitarra HB, de alta saída, ou mesmo o sinal de um loop de efeitos que seja alto - o buffer do pedal começa a saturar, e os efeitos são esses....perda de brilho, compressão do sinal, embola os graves.

    Isso vai acontecer com ou sem o efeito do DD3 acionado...pois como ele não é TBP o sinal sempre passa por dentro dele.

    Acabamos descobrindo isso ao usar ele em um Penta-5witch, que mostra "na cara" a diferença do pedal na cadeia ou fora dela.

    Abraços.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Augusto Pedrone

    Éssa é nova, mas isso não é relaxo no projeto?? Oque custa empresa preparar o sinal pra guitarras de saída alta também? Ou é limitação dos mosfet?

    ogner
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Alex guitar man
    Cara, eu acho que TODOS os pedais, TBP ou Buffer mudam o som da guitarra, uns mais outros menos, deendendo da cadeia...Todos comem ou adicionam frequencias...
    Tem gente que vai perceber mais, outras menos, alguns vao se imortar mais...

    Eu ja tirei e vendi pedal do set pq simlemsmente mudava demais o meu som..
    O reverb da landscae e um que no meu set nao dava certo, era colocar ele e meu som ( principaolmente ligado com FUZZ, desandava....Apesar do qulidade/efeito ser muito bacana... Nao me peça pra explicar, simplesmente adicionava frequencias que nao me agradavam...

    É mais uma velhaaaa historia entre os guitarristas... hehehehe!!

    EduJazz
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Tem dois pedais no meu set que simplesmente não se bicam: Line 6 Dl4 e Fuzz Face Mini. Fica parecendo som de zoom 505.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15
    · votar


    ogner
    EduJazz

    É bem comum este negócio de alguns pedais não se bicarem, um não ir com a cara do outro...

    Com Fuzz, então.....vixi, quase nenhum pedal gosta deles, tadinhos.

    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Puxa, então é mais complicado do que eu pensava montar um set de pedais hahah
    Mas li em algum lugar, que esse corte e adição de frequências dos diferentes pedais fazem parte do seu timbre final.
    O problema é quando vc já tem um timbre legal e precisa adicionar um pedal, mas ele estraga o timbre, e ai como faz? :/

    Augusto Pedrone
    Não há alguma forma de contornar essa saturação do buffer do pedal?

    ogner
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    JmmSnt
    que esse corte e adição de frequências dos diferentes pedais fazem parte do seu timbre final.
    Exato!! Tem gente ate que gosta de usar cabo tosco e grande pra justamente cortar frequencias altas, hehehe!! Tem um famoso ae que falou isso..Nao lembro quem, sei que era um velho q usa Gibs!! :))

    Nao que seja bom, melhor, pior ou ruim...E simplesmente o caso de vc encaixar no som que vc quer fazer..A palavra e #Diferente

    o/

    Ramsay
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    JmmSnt
    Eu já tive um Boss DD-3 e o vendi porque achava o delay dele muito ruim, tipo de baixa qualidade mesmo.
    Tempos depois comprei um Boss DD-7 que fez parte do meu pedalboard durante algum tempo, mas, que ainda não me atendia.
    Posteriormente, comprei um T-Rex Replica, pedal de boutique, que substituiu o DD-7 e que tinha um delay de excelente qualidade porque era digital mas soava como analógico.
    Só que após alguns anos de uso ele parou de funcionar e por isso tirei ele fora do pedalboard e botei no lugar um Digitech Hardwire DL-8.
    E foi a melhor coisa que fiz, pq como gosto de som pesado (High-gain) o DL-8 me atendeu totalmente e me dá tanto delay antigo quanto moderno.

    O fato é que a Boss ainda fabrica o DD-3 e com certeza os atuais tem não só o som como o delay muito melhor que os antigos que eram uma merda.
    Só não sei de qual leva o seu é, mas, de qualquer forma te desejo boa sorte!!

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    JmmSnt

    Todo buffer que trabalhe a 9 volts fica limitado mesmo...mas atualmente os circuitos estão bem melhores - esse do DD3 é simples e "rouba" mesmo :(

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Soluções possíveis então seria por um buffer/PAD analógico, na frente do pedal de delay, que reduzisse o ganho de sinal?

    E não estaria atrelado, também, ao conversor A/D, que estaria acima da sua capacidade de trabalho (clipando)...?

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah

    O pedal rouba mesmo em bypass, ou seja, só com o buffer atuando.

    Sim,,reduzir o sinal antes dele e depois aumentar é uma opção !

    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Ramsay

    Pode crer. Acho que o meu é dos novos. Vou aprender a conviver com ele mesmo (paguei caro no pedal :/ ).

    Ismah

    Que pedais poderiam ser usados para reduzir o ganho de sinal?
    Uma cadeia de pedais True Bypass? Seria isso? Ou tem algum específico apenas para essa funçao?

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    JmmSnt

    Que pedais poderiam ser usados para reduzir o ganho de sinal?

    Qualquer um com função de volume rs
    EU iria soldar um resistor entre o Jack e a placa do pedal. Se for chato pode por uma chave pra alterar entre low e high signal in.

    MAS... Veja vem, num valvulado, isso altera a excitação do pré do amp... Ele passa a soar diferente.

    Uma cadeia de pedais True Bypass? Seria isso? Ou tem algum específico apenas para essa funçao?

    Seria uma gambiarra que eu mentalizei:

    Um loop (não necessariamente TBP) com buffer in, e ativo- com controle de ganho na entrada e saída:
    Se pode alterar a quantidade de sinal que entra, e dar ganho (boost) no que sai.

    Fica a ideia pra aprimorar teu penta switch Augusto Pedrone rsrs
    Manda um pra mim pela ideia kkk

    Fuzatto
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Só por curiosidade...vc ta ligando o DD3 em linha??....seu ampli tem Loop de efeitos?

    JmmSnt
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Ismah

    Vish, nao entendo de eletrônica então não arrisco mexer (pelo menos por enquanto).

    Fuzatto

    Utilizava em linha, o amp não tinha loop.
    Mas agora estou sem, e to pensando em pegar o Borne classic T7. Como uso drive de pedal, e o delay sem muitas repetições, acho q dispensa o loop de efeitos. É simples mas é o que cabe no orçamento (em termos de valvulado), se alguem tiver outra sugestão manda ae!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BOSS DD3 - alteração de timbre