O que é preciso ter em mente para fazer um patch do Malmsteen? (Em qualquer pedaleira)

    Autor Mensagem
    EuFemismo
    Membro Novato
    # mai/15


    Bom pessoal, além de conhecer o timbre do artista o que seria necessário para criar um patch em qualquer pedaleira?

    Quais frequências devem ficar em evidência? Quais efeitos? Reverb e delay? Que tipo de drive? Fuzz, over ou distortion? Compressor e boster ligados?

    Filippo14
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    EuFemismo
    Distorção leve e timbrar bem, ficar agradável ao ouvido. Ele usa humbuckers, não tem muito segredo no som dele, não é agudo demais, é até fechado, mas tem que ser bem seco para não embolar, esquece modulações inicialmente, vai embolar tudo. Som do captador do braço de uma super strato com uma distorção moderada é o suficiente.

    Booster para pedaleira eu acho besteira, compressor pode ser interessante para o som dele. Se o amp for valvulado e o booster for um bom pedal de drive, ai pode ser interessante

    Filippo14
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Queria deixar claro que cada caso é um caso. Ele não é um músico meia boca, ele sabe o que faz na proposta dele, não existe muito isso de patch que funciona sempre, acabei de ouvir 4 músicas dele e em algumas ele usou chorus, outras reverb e delay, e mudou timbres para bases e solos ou outros momentos, não dá para ficar preso a isso para criar um patch que funcione nem em 50% das vezes. Faça o seu som, ouça-o mas crie o seu, o que funciona melhor para voce

    JJJ
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Seja lá qual for o patch, acho que só vai funcionar se a guitarra for uma strato vintage white com uns adesivos colados... hehehe

    EuFemismo
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    JJJ
    E adesivos da Ferrari.

    Filippo14
    OK anotado, principalmente as modulações. To tentando primeiro tirar uma distorção com timbre seco como você disse.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Bom, pelo que ele usa, eu imaginaria que o caminho é uma simulação de Marshall Plexi (o YJM100, signature dele, é um plexi modificado). Para distorção, eu chutaria um RAT; o Malmsteen não usa RAT, usa uns boosters da DOD e o tradicional Tubescreamer, mas se você não tem um Plexi pra boostar acho que o RAT bem regulado chega mais perto do timbre do Malmsteen sem precisar de muito mais coisa.

    E como foi comentado, ele usa humbuckers na maior parte do tempo, apesar de tocar com strats. O que realmente faz diferença é a pegada absurda e o vibrato monstruoso (apesar de não ser fã, tenho que admitir que ele tem um dos melhores vibratos do estilo).

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Filippo14
    Ele usa humbuckers, não tem muito segredo no som dele, não é agudo demais, é até fechado
    BrotherCrow
    E como foi comentado, ele usa humbuckers na maior parte do tempo, apesar de tocar com strats.

    Discordo dos senhores...

    Fat Malmsteen não usa humbuckers (não exatamente), os captadores dele são single coils com duas bobinas empilhadas (stacked): uma em cima da outra. A semelhança com os humbuckers reside no fato de que as bobinas são instaladas com polaridade oposta, cancelando o ruído de 60 Hz dos single coils (ou 50 Hz, dependendo do país onde você mora). Entretanto, o captador não soa como um humbucker, mas como um single coil ligeiramente mais gordo e sem ruído. O som peculiar destes captadores numa Stratocaster com cordas .008, plugada num Marshall, é basicamente o que você precisa para ter um timbre parecido com o dele. É mais simples do que parece, muitos caras no YouTube conseguem um timbre bem próximo.

    Agora, para copiar este timbre numa pedaleira, releia este artigo que eu escrevi há 9 anos atrás. Você precisa tentar seguir a mesma ideia do equipamento original, trocando os equipamentos analógicos pelos módulos que você tem disponível na sua pedaleira. Basicamente, o que dá pra fazer é pegar um preamp Marshall, e só... uma Stratocaster com stacked singles é determinante, sem uma dessas não tem como chegar muito perto.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Fat Malmsteen não usa humbuckers (não exatamente), os captadores dele são single coils com duas bobinas empilhadas (stacked): uma em cima da outra.
    Interessante. Eu sabia que os captadores dele eram stacked, mas achava que stackeds eram tecnicamente humbuckers. Vivendo e aprendendo. O que você disse faz sentido, porque sempre achei que o timbre do Malmsteen era um meio termo entre humbucker e single.

    sandroandrade
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Guitar Patches Yngwie Malmsteen Overdrive na Zoom G3, Boss ME-25, Tonelab EX, Pod HD500 e Guitar Rig 5.











      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é preciso ter em mente para fazer um patch do Malmsteen? (Em qualquer pedaleira)