Fuzz Face Ge - Algumas dúvidas

    Autor Mensagem
    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14


    Bom dia galera! Vou montar um Fuzz Face Ge com AC128, positive ground, bem old school, mas depois de pesquisar muito aqui no fórum vi que as vezes é mais fácil instalar um trimpot de 10 k no lugar do resistor de 8k2 do que tentar achar dois casados, pois bem ainda assim, consigo testar os transistores em um multímetro daqueles que tem terminais para testar transistores? Qual valor de hfe preciso achar para Q1 e Q2 sem que tenha que casá-los a força? Prometo postar fotos e um video da criança funcionando!

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Antes de tomar um xingo, encontrei na net uma informação que diz que Q1 ~80 e Q2 ~120, certo?

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Levando em conta a sensibilidade dos transistores de Germanio, melhor montá-los sem soldas em soquetes?

    ogner
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    brunommuner
    consigo testar os transistores em um multímetro daqueles que tem terminais para testar transistores?
    Consegue. Pesquisa no google que vc vai aprender como usar o multimetro pra isso. Aqueles simples mesmo ja aferem.

    brunommuner
    Antes de tomar um xingo, encontrei na net uma informação que diz que Q1 ~80 e Q2 ~120, certo?
    Olha, vc vai achar diferentes valores. Vai depender da "pegada" que vc quer pro seu fuzz!! Eu gosto de fuzzface com HFEs baixo, por exemplo

    Levando em conta a sensibilidade dos transistores de Germanio, melhor montá-los sem soldas em soquetes?
    Não é nem por serem de GE, mas sim pra vc ter facilidade pra fazer testes com outros Transistores mais facilmente. TOTALMENTE recomendado usar soquetes.

    Um bom site sobre:
    http://fuzzcentral.ssguitar.com/index.php

    Ja montei o Axis Fuzz desse site é ficou demais!!! Mais é SI.

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Muito bom mesmo!!

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Estudo vários esquemas dele, muito bacana!

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Ja montei o Axis Fuzz desse site é ficou demais!!! Mais é SI.

    Sobre os tipos de Transistores, vou te falar que fiquei mto tendido a usar os Ge por existir toda uma mística ao seu redor e também para aprender mais um pouco, tenho um amigo que me pediu para fazer um Tone Bender para ele e pra não parecer cego em tiroteio resolvi fazer um antes e entender suas peculiaridades, mas farei vários outros, o próximo da lista é o Green Ringer - OctaFuzz da Dan Armstrong, tomara que de certo também!

    brunommuner
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Alguém sabe me dizer se preciso de um adaptador de AC para ligar o pedal com positive ground?

    brunommuner
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    É infelizmente o fuzzinho não ta dando som, não ta chegando o som como esperava, decidi modificar o circuito para Si e transistorese NPN, coloquei um par de bc550 b que tenho em casa e fico legal até, porém ainda falta definição no som e apenas com o ganho de 70% pra frente que ele fica interessante, antes disso o som é meio fracão, já mexi no trimpot e encontrei um ponto satisfatório, mas acho que ainda não cheguei lá, sobre os BC108, qual o mais adequado o BC108 ou o BC108 C, vi que eles tem diferenças gritantes no Hfe 100 (bc108) x 420 (bc108 c), e ae galera, o que acham o mais correto de se fazer?
    Partir pros 109?

    ogner
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    brunommuner
    Muito triste quando um pedal DIY não funfa....

    Qual esquema vc usou???

    brunommuner
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Usei o do Fuzzcentral msm, aquele do Dallas Original, até tava usando legal o fuzz ainda com os Ge, mas ligava meu valvecaster no in dele pra esquentar as coisas, mas ai me enxeu e mudei pra Si e guardei os Ge, pq além da falta de "quentura" tava sem definição, bem abafado e fechado, troquei os transistores mas ainda não troquei o Resistor de 470 R por um de 330 R como sugere o Fuzz Face Si , tava até positive ground a criança, agora ta convencional msm, vi que algumas pessoas falam em inserir em paralelo com o resistor de 330 R um potenciometro, vo primeiro substituir o 470 por 330 e se não resolver vou tentar isso, ainda usando os bc550

    brunommuner
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Sempre triste quando não sai como o planejado.... mas não dá pra parar né, esses dias tentei modificar um Provibe do T Miranda, ia colocar o POt de Speed em uma carcaça de Wah e ser feliz com meu acelerador, mas não deu certo tbm, tive que desmodificar e foi ai que minha frustração passou pro fuzz tbm, ai só pra dar uma relaxada fiz um mini fuzz + do bertola, e esse sim nunca me decepciona!

    ogner
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    brunommuner
    Cara, fuzz cheguei a seguinte conclusão.

    Pedal mais simles de todos em layout/contrução, então oq difere um pedal de fuzz "oquei" de um muito foda?? Componentes!! Escolha a dedo dos Trasnsistores, SI ou GE, par casados, HFE certeiro. Os outros componentes de melhor qualidade que seu dinheiro comprar. E claro uma montagem limpa, pouco fio, soldas perfeitas. Fuzz ja e um pedal barulhento de alto ganho, se tiver fio demais, solda tosca..Ja era!!!

    brunommuner
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Vdd, componentes e capricho são 70% do caminho, o resto é guitarrista! Infelizmente é tão difícil encontrar com facilidade bons componentes.... uma missão quase impossível, e como aqui em Bragança Pta existem poucas opções de componentes fico quase que completamente rendido à internet, o que torna difícil e caro arrumar tudo o que preciso. Esse é um dos motivos que me fizeram deixar de lado a ideia de fazer pedais de efeitos diferentes como por exemplo delay, tremol e phaser, não perder timbre e ainda funcionar corretamente com componentes ruins é dificil demais... To pegando mais gosto agora em mexer com Valvulas *-*, o valvecaster ficou show de bola, o proximo passo é um twincaster agora...

    ogner
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    brunommuner
    Ahhh cara!!

    Junta uma listinha maior e pede la fora... Ebay, mammothelectronics, smallbear-electronics... Se vc se amarra em fazer pedais...Vale a pena!

    brunommuner
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Preciso mesmo!!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    a dificuldade de se montar um fuzz face exatamente igual, e' a dificuldade de se achar transistores de germanio antigos, eles eram mal fabricados com muita margem de erro, fuzz face nunca precisou de transistores casados, ou voces acham que se casavam transistores nos anos 60, nem havia multimetro com essa medicao, (so em laboratorio). Recentemente comprei uns diodos de germanio depois lendo na internet descobri que nao sao germanio, sao uma modificacao do silicio pra similar o germanio. As fabricas ja pararam de usar germanio a muito tempo, eu fico na duvida se esses novos transisores de germanio que dizem que voltaram a fabricar sao germanio mesmo, ainda que forem, sera que foram feitos nos mesmos maquinarios velhos que nao dao precisao nenhuma no componente. Quase todos transistores da linha 2sb funcionam no fuzz face (2sb54, 2sb187 e por ai vai), muitos ac funcionam tipo AC128, tambem OC tipo OC71, o que acontece e' que as vezes tinha que alterar o resistor de 33K por que alguns transistores entram em corte e param (saem foram do meio da reta de carga), o ganho nao importa muito, maior ganho distorce mais facil. Quer montar um fuzz face bom, ache transistor antigo e os outros componente use tudo da pior qualidade pois o circuito tem variar com temperatura com pequenas diferencas quaisquer, e' assim que o fuzz face funciona, essa e' a magica do fuzz face, por isso os velhos sao bons. Ja para silicio fiquem sabendo o BC108 e' exatamente igual ao BC548 (o 109 igual ao 549 etc) muito mais baratos porque sao de plastico, A diferenca e' que se voce ligar um BC108 no talo ele esquenta e demora a queimar por causa da carcaca de metal dissipa melhor, so isso, (qual o doido que vai projetar um circuito pra usar um transistor no talo?). Hoje em dia os transistores sao tao bem fabricados que a diferenca no Hfe entre pecas de um mesmo lote e' muito pequena (eles quase que ja sao casados). O que difere e' o fabricante, Se se comprar um bc548 de um fabricante e outro de outro, um pode ser melhor que outro, um beta maior, uma dopagem melhor no silicio e dar menos ruido hisss etc. Eu montei meu primeiro fuzz face em 1974 ou 75 (nao me lembro bem) copiado de um gianini que acredito ter sido o primeiro pedal da gianini acho que dos anos 60, era uma caixa em formato de trapezio de ferro chumbado com dois OC71, nao havia DPDT entao inventaram uma chave vermelha tosca pra ligar desligar, eu nem sabia que aquilo era um fuzz face, so fui saber que era o circuito alguns anos depois.

    ogner
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: ogner
    · votar


    macaco veio
    Porra....

    Ae vc me sacaneou!!!

    Og diz:
    Componentes!! Escolha a dedo dos Trasnsistores, SI ou GE, par casados, HFE certeiro. Os outros componentes de melhor qualidade que seu dinheiro comprar.
    hauheuhauheua...

    Mas tem uns Fuzzes modernos que percebo que tem um caprixo nos componentes, tipo os MJM London....Ja toquei al aguns, e nao sei bem...Vc olha o layout e e nada mais que um fuz face, mas tem uma sonzeira...

    macaco veio
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    E' pra um soar igual ao outro, ja tocou em varios big muffs diferentes por exemplo, cada um tem um som diferente do outro justamente porque aquilo era feito com resistores de 20% de erro, qualquer capacitor que eles achassem , era muito mal feito (eu tive um daqueles antigo que nao tinha nem led). Mas apesar de cada um soar diferente tem sempre o mesmo som na nota que e' justamente a caracteristica de distorcao com diodo. Voce faz um solo e quando repete o mesmo solo sai exatamente igual. O que eu gostava do fuzz face e' que justamente ele muda o som aleatoriamente devido a instabilidade do germanio e a falta de precisao dos demais componentes mas principalmente os transistores. Se voce usa tudo top, voce esta tentando consertar o fuzz face mas nao deixa de dar um sonzao.

    ogner
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    macaco veio
    Saquei!!!

    o/

    brunommuner
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Acho que é por isso que esses pedais são tão Lendários! A mística ao seu redor e ao redor dos grandes nomes que os usaram é gigante!! Lógico que não busco um timbre cópia de algum guitarrista, MASSSSS.... sim a sonoridade característica da época, infelizmente não só de pedal se faz timbrão! Mas continuo na luta! A próxima briga vai ser com o Twincaster!!! Qro ver as lampada frita!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fuzz Face Ge - Algumas dúvidas