Montando um set de pedais - grandes nomes valem assim tanto à pena ?

Autor Mensagem
tomarock
Veterano
# ago/14 · Editado por: tomarock


Bom dia pessoal,

Estive uns 6 anos afastado desse fórum. Lendo uma coisa ou outra muito raramente. Decidi que é hora de mudar denovo meu set: é hora de trocar a pedaleira por uma set de latas.

Meu set hoje é composto por um lifesound horizon, guitarra strato handmade com floyd gotoh e caps malagoli H-S-S, e minha Gt-10 utilizada no loop, apenas para efeitos. Uso wah wah morley separado e drives do amp.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que esses longos anos com a GT-10 me fizeram aprender muito sobre efeitos... sou muito grato a ela. Realmente tem uma praticidade incrível. Tem gente que mete o pau mas me atendeu satisfatoriamente em vários quesitos. Mas chega uma hora que queremos inovar. É como mulher... comer a mesma coisa todo dia às vezes enjôa... (brincadeirinha amigos casados, mas vocês sabem que tem um fundo de verdade).

Bem, até na minha época tínhamos algumas marcas de latas novas (como landscape) que estavam sobressaindo no mercado, demonstrando samples legais e preço razoável (sempre com um olhar de disconfiança dos bosszeiros de plantão). Porém, há alguns meses venho lendo sobre as novidades da china. E pra mim, som bom é som bom. Não tenho vergonha de usar china, taiwan, indonésia, brasil (sim, gosto e valorizo as produções nacionais, tanto que minha guitarra e amp foram feitos aqui) tendo um som legal a preço bom.

A verdade é que fiquei pasmo com a infinidade de marcas de pedais que existem. Pasmo mesmo... acho que não poderia ter escolhido fazer meu set em um momento mais oportuno. Ouço diariamente samples de diversas marcas e me decidi em montar um set 80% chinês...

Já me decidi a pegar um Time force e Mod Core da Nux. Fora esses decididos, vou precisar de um reverb, chorus, phaser e overdrive. Vou continuar pegando depoimentos e ouvindo sons das marcas Joyo, mooer e nux antes de me decidir qual lata de qual marca pegarei.

No fim das contas botando no papel, vou gastar muito pouco, levando em consideração que cada pedal custa em torno de $40,00 a $60,00, com frete grátis.

Vou deixar pedais como o PS-5 boss, wah wah morley (que já tenho) pra pegar o originalzão mesmo, pois não vi nada melhor no mercado.

No final das contas, a grana com que venderei minha gt-10 dará pra pagar meu set de latas e ainda fazer uma graça pra patrôa.

Pensem só comigo: amigos, hoje em dia nada se cria, tudo se copia (e se melhora). Circuitos de pedais, a amplaaaaa maioria deles são muito simples. Imagina só pra um técnico em eletrônica clonar um circuito desses, de um pedalzinho que cabe em uma mão.

E você vai comprar pedal X ou Y pagando 5x mais só por conta de uma tinta na carcaça ?

Bem, a minha opinião é essa... e vocês meus caros?

Grandes nomes em pedais, hoje em dia vale à pena ?

Abraços... espero que no próximo post (que deve demorar pois os pedais virão tudo de fora) eu já possa mostrar como ficou meu set.

stiveMaya
Membro Novato
# ago/14
· votar


acho q hj em dia, nome nao quer dizer mais nada se nao durabilidade! Pois o timbre pode ser muito bom num pedal de 400 reais como num de 100...eu mesmo uso pedais da behringer, onerr, danelectro e cruzer(crafter) e consigo timbres muito bons!

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock

Eu já gastei uma grana num Sweet Honey Overdrive. Vendi pq não fazia nada que outros pedais pudessem fazer. Sei lá, talvez seja bom pra quem achou ali algo muito pessoal. Como não achei mandei embora.

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock
"Pensem só comigo: amigos, hoje em dia nada se cria, tudo se copia (e se melhora). Circuitos de pedais, a amplaaaaa maioria deles são muito simples. Imagina só pra um técnico em eletrônica clonar um circuito desses, de um pedalzinho que cabe em uma mão."

Sim, é tudo cópia. Porém... você pode fazer uma cópia "idêntica" usando componentes de baixa qualidade: pots que vão dar ruído em um mês, capacitores que vão estourar, resistores com margem de erro gigantesca em relação ao valor marcado e por aí vai. O fato de alguém fazer uma cópia de um Klon Centaur (só pra citar um exemplo) não quer dizer que vai ser um pedal igual a um Klon Centaur...

É como mulher... comer a mesma coisa todo dia às vezes enjôa... (brincadeirinha amigos casados, mas vocês sabem que tem um fundo de verdade).
[...]
e ainda fazer uma graça pra patrôa.

Rapaz... tu é casado e escreve uma porra dessas... E se tua mulher lê?

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock

Ah tem outro lance que pesou pra mim. Uma vez montei um Purple Plexi em casa. Cara, aquilo não tem nada dentro!!!
Nem capacitores, resistores e sei lá o que da NASA que se usasse ali justificaria pagar tanto por um troço daqueles. Eu acho, pelo menos!

WROliveira
Veterano
# ago/14 · Editado por: WROliveira
· votar


tomarock

Hoje tenho um pedalboard com essa idéia, mas alguns pedais eu almejo substituir o chinês pelo "pai" deles até porque, como foi dito, a durabilidade e confiabilidade dos componentes torna a vida desses chineses menor.

Mas claro que acho que vale a pena, principalmente na questão de experimentar variações de efeito. Botar um drive ts-like no set é algo que TODO guitarrista deve ter a oportunidade de fazer (e apesar da simplicidade, não são todos - me incluo - que conseguem fazer pedais no conforto do lar).

tomarock
Veterano
# ago/14
· votar


stiveMaya
Então ... concordo plenamente. Principalmente nesses circuitos mais simples.

nofear
Entendo. E substituiu por qual ?

JJJ
Mas amigo... eu venho lendo à respeito dos pedais (principalmente mooer) e não vi queixas graves. Claro, para vender um produto de tamanha diferença de preço, três coisas pesam muito para tal: valor/qualidade dos componentes, mão de obra (trabalho sobrehumano, isso é foda mas é o capitalismo) e peso da marca. Eu sinceramente prefiro pensar que se um dia der um pau num pedal meu, eu substituo. Coisa mais normal de acontecer hoje em dia com qualquer produto eletrônico.

No fim das contas o que quero dizer é o seguinte: vale muito, muito à pena. A tecnologia evoluiu. Com um baixo investimento hoje em dia muitos conseguem montar sua própria eletrônica, comprar os materiais e copiar os circuitos.

Rapaz.... SARAVÁ!! Se a mulher ver isso eu tô fudido... aiuahiaha. Mas eu falei em tom de zuação. Ela entenderia... (eu acho)

nofear
Isso que falo. Circuitos simples, não tem nada demais. Facilmente copiáveis. Problema das grandes que elevam o preço demais. Eu adoro isso... equilibra o mercado. Dá oportunidade a quem tem menos condição ter um produto de qualidade.

WROliveira
Então.. tenho essa ideia também, claro, por isso disse que alguns pedais eu quero ter os originais mesmo. E por 40 dólares cara... fala sério. Se chegar aqui e eu não gostar eu vendo por 100 conto e fico feliz de todo jeito.

Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


Rapaz... tu é casado e escreve uma porra dessas... E se tua mulher lê? 2

Digo mais:

Desde quando você come uma Mulher? Ainda mais a Mulher que escolheu você para viver com ela o resto da vida, eu não como mulher, eu faço amor com ela, um momento único onde os dois estão com a maior intimidade, isso é amor, não um acasalamento entre cachorros... Mais respeitos as mulheres pessoal.

makumbator
Veterano
# ago/14
· votar


Alex guitar man

eterno romântico...

:)

JJJ

Além do que você apontou, tem também a diferença entre controle de qualidade (item primordial para manter um certo nível de excelência), capacidade de distribuição, assistência técnica, suporte ao consumidor, as práticas trabalhistas nas fábricas, etc... são muitos itens que vão além do som obtido no equipamento em questão.

rafael_cpu
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock

Hoje em dia é possível comprar pedais com timbre razoável a bom com bem menos que no passado. Alguns até surpreendentemente bons.

O acesso fácil a concorrência acirrada, enfim, o mercado permite isso. Que bom para nós :-)

Mas também concordo com o JJJ, quando diz:
Sim, é tudo cópia. Porém... você pode fazer uma cópia "idêntica" usando componentes de baixa qualidade: pots que vão dar ruído em um mês, capacitores que vão estourar, resistores com margem de erro gigantesca em relação ao valor marcado e por aí vai.

Ainda é cedo para falarmos da durabilidade desta onda de pedais clones chineses, mas hoje em dia tudo é tão efêmero que, pelo menos para uma boa parte de guitarristas, eles se apresentam como uma boa opção custo/benefício.

Acho que no final das contas, o bolso, o ouvido e o objetivo (profissional, hobby, etc) são os parâmetros que definirão a escolha.

T+

tomarock
Veterano
# ago/14
· votar


Alex guitar man
Take easy my brother... foi apenas uma brincadeira pra descontrair o texto demasiadamente grande...

Tenho uma relação maravilhosa com minha parceira. Não somos casados, mas se tudo caminhar assim será no momento oportuno. A analogia da palavra "comer" é da expressão "comer arroz e feijão todo dia enjôa". Fiz apenas um trocadilho... desculpe se te ofendi. Massssss no meu ponto de vista... temos que fazer amor com nossas parceiras, também comê-las, fazer sexo, enlouquecê-las, enfim... num relacionamento a 2 temos que estar dispostos a tudo, porque se não estivermos, o Ricardão está... Dar e receber... respeito sempre, claro.

Ui... sessão "love".

Alex guitar man

eterno romântico...

:)


o_O

rafael_cpu
É bem essa...

Pessoal, olha só o que eu acabei de descobrir (muitas aqui conhecem com certeza, mas é que eu ando afastado mesmo)

http://pt.aliexpress.com/item/NEW-MOOER-3in1-Super-Bender-Harmony-Pitc h-Shift-Detune-Effect-Pedal-True-Bypass/1902678613.html

Promoção só hoje, 115 dólares.

Vou aproveitar que é meu aniversário hoje e me dar de presente :)

WROliveira
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock

O frete dele tá pesando no preço hein?? :(

tomarock
Veterano
# ago/14
· votar


http://pt.aliexpress.com/item/new-arrival-free-shipping-MOOER-Super-Be nder-MK-Pitch-Pedal-3-Pitch-Modes-Harmo/600603018.html

Era esse, errei o link... frete grátis...

E hoje na compra de $200,00 ganha $20 de brinde. Tentador

Iversonfr
Veterano
# ago/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


tomarock
Promoção só hoje, 115 dólares.

Conta rápida: U$147,16 x 2,35 = R$345,80 + 60% imposto = R$553,30

Sei lá hein, por R$600 voce já começa a achar Whammy usado em bom estado por aqui...

Edit: Vi depois que voce achou por U$126,00 com frete incluso, mas na OLX tem usado entre R$450 e R$550 no Whammy IV, é de se pensar também...

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


Falsificação assim? Na cara dura?

http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-Guitar-Effect-Pedal-Ultim ate-Drive-True-Bypass-OCD-pedal/1861856165.html?s=p

tomarock
Veterano
# ago/14
· votar


Iversonfr

Ei... verdade... aqui no brasil ele está sendo vendido na casa dos R$600,00 (mooer). Mesmo assim acredito que esse deve ser um dos efeitos que o original é incomparável. Obrigado pelas contas.

Iversonfr
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock
Ei... verdade... aqui no brasil ele está sendo vendido na casa dos R$600,00 (mooer). Mesmo assim acredito que esse deve ser um dos efeitos que o original é incomparável. Obrigado pelas contas.

Se for pegar o IV, só recomendaria enviar para o Eugênio da EFX colocar um True Bypass nele, porque realmente ele dá uma destruída no som do jeito que vem de fábrica...

fla3d
Veterano
# ago/14
· votar


Eu concordo contigo e fiz algo parecido, a diferença é que os pedais de distorção e overdrive eu preferi pegar um clone handmade, achei com som mais fiel e orgânico que os similares chineses que testei, mas aí vai de cada um.

alfacorrea
Veterano
# ago/14
· votar


Cara... Uma coisa que eu observo nesses anos de caminhada:

1) Existem pedais que são mais "baratinhos" e dão conta do recado.

2) Existem pedais que são mais "carinhos" e valem cada centavo.

3) Existem pedais que são "carinhos" e não valem o que pedem.

Eu ando pra lá e prá cá, compro, vendo, troco, faço grana, me endivido e; passa ano vem ano, continuo fissurado no timbre do Metal Muff. Outro timbre que muito me agrada é o GT-OD. Agora eu me decidi: chega de procurar pelo timbre "encantado". O meu timbre vai ser trabalhado de acordo com o "som" que eu tiro com os meus pedais e pronto.

Fique com essa dica e esse "conceito" aí contigo quando vc for montar seu set up de pedais. Busque a sua "personalidade" de timbre.

f14gomes
Membro
# ago/14
· votar


tomarock
Já me decidi a pegar um Time force e Mod Core da Nux.

cara, trocar uma pedaleira por esses pedais (digitais) não é trocar 6 por meia duzia?
Ou até pior, considerando o que já foi falado acima e o peso/espaço dos pedais?
Não sei, não conheço o som nem da pedaleira nem destes pedais citados. Foi uma pergunta sincera.

tomarock
Veterano
# ago/14
· votar


f14gomes
Maninho... boa tarde...

Bem... na verdade o circuito da maioria desses pedais consagrados são digitais... essa discussão analógico X digital já é uma outroooooooooo papo. Inclusive um tópico polêmico, muito discutido e controverso... não é por ser digital que ele vai soar como uma pedaleira, ou ser tão difícil de se timbrar quanto.

As latas em separado eu estou esperando ter um controle mais fiel e fácil para chegar nos meus timbres sem modificar tanto o som natural do meu amp... e também inovar. Cansei de pedaleiras, pra ser sincero. É um desejo de mudança... pois o timbre que tiro considero bom.

alfacorrea

Então mano....

Tenho uma Gt-10 que esperava usar seus bons pré-amps diretos em linhas em shows, para não ficar levando head + caixas, porém, não teve uma vez em que eu fui tocar que não fiz questão de levar meu ampzinho valvulado, mesmo que sofra dor nas costas. É gostoso demais ouvir o bicho em local aberto. Em stúdio eu tenho que colocar o volume no 1 pra galera não chiar. No palco eu abro o bicho e deixo ele falar, é outra sensação.

Moral da história... a pedaleira foi muito útil pra mim... aprendi muito mesmo. Só tenho 2 críticas: mesmo utilizando só para efeitos no loop do amp, para se conseguir o timbre da guitarra parecido com o timbre ligado direto no imput tem que suar a camisa nos controles de bandas dela (ainda assim só chega perto, eu mesmo nunca consegui fazer ficar igual), e o wah wah que nunca me agradou. Fora isso... é um equipamento sensacional.

psicocooks
Membro Novato
# ago/14
· votar


Se falando em preço e durabilidade ainda vou nos Boss e Marshalls hehe
Outro dia peguei um Chorus da Mooer e ele fazia zumbido no PA quando acionado.. somente ele.

nofear
Veterano
# ago/14
· votar


Que tal listarmos bons pedais com bons preços?

Eu tenho Fire, gostaria de ter o reverb e o drive novo da Alien, além de Eq e delay Landscape.

eric bluesman
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock

uso o time force e o mod core da nux e acho o maior barato eles , da pra tocar com muita qualidade com efeitos bem fiéis , uso tb o fire overdrive que tem uma versatilidade muito bacana , com ele o ts9 ibanez original , combinados os dois ficam matadores , acho que vc pode escolher o timbre perfeito pra vc sem pensar em marcas ou preços , rola muito preconceito ainda com relação a essas coisas , ainda vejo gente usando zoom 505 pra fazer reverbs e delays magnificos , e teoricamente o pedal é o que se tem um conceito baixissimo pra grande parte da galera, então sei la acho q deve-se fechar os ouvidos pras criticas e deixar o ouvido te guiar no seu som favorito seja ele de que pedal for .

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


tomarock
Eu não tenho muita experiência com pedais. Tive um set de Fuhrmanns (entre overdrives e efeitos) e hoje tenho MXR, Ibanez e Fulltone. O que eu posso te dizer é que, se você partir do pressuposto que amplificador e guitarra são os grandes responsáveis pelo timbre, os pedais terão uma menor influência e, consequentemente, a opção por pedais mais caros ou mais baratos dependerá muito mais do que você espera em termos de durabilidade dos mesmos.

No seu caso específico, eu te aconselharia a repensar a compra das latinhas de efeitos. Eu consigo resultados bem legais com drives analógicos de latinhas e efeitos de uma pedaleira digital (Zoom G3x). Se a Boss possibilitar uma operação manual, semelhante à das latinhas, tente fazer uns testes programando os efeitos que você gosta e deixando os drives a cargo de latinhas analógicas e do amplificador.

MMI
Veterano
# ago/14 · Editado por: MMI
· votar


Para mim depende, não é bem assim, falando de algumas coisas que foram ditas.

Vejam, se formos falar por exemplo de um Tube Screamer ao falar de "grandes nomes", ok. Dá para achar um pedal baratinho e com personalidade para fazer a função dele eventualmente.

Só que a discussão é ampla demais. Dependendo do pedal e do uso não tem menor importância no timbre final não, não é bem assim...

Citaram aqui o Klon Centaur. Até tenho curiosidade de quantos aqui já testaram um Klon Centaur silver ou gold para saber do que se trata - não me venham com Youtube... Mas tá, nem vou falar de Klon, vamos voar mais baixo. Vamos falar de um Cornish, por exemplo. Assim com no Klon, tenho que concordar que existe um hype em torno deles, afinal Pete Cornish há muito tempo vem fazendo efeitos para caras como Gilmour, Paul McCartney, The Police, Queen, Jimmy Page, Lou Reed, Iron Maiden e Metallica, só para citar uns poucos. Mesmo assim, são pedais que se paga quase 1000 dólares (depende do pedal) e se espera numa fila de uns 8 meses para receber. Desconfio que mesmo não sendo um Klon, poucos tocaram num desses para conhecer e ter uma base para comparar. Mas sem problemas... Se pegarmos um SS3, por exemplo, vou falar que não conheço pedal semelhante. Ele tem uma proposta de som, um drive meio granulado que puxa um pouco para fuzz, perfeito para se usar com singles. Basicamente um som David Gilmour in a box, se bem que ele adora o SS3, mas usa muito o G2. A qualidade dele não é só uma questão do drive, é o buffer perfeito, o baixo ruído (praticamente zero), soluções como a bateria etc. Pow, galera, vou ter que dizer que se tem algum pedal que se compara, nunca vi. Não necessariamente vai ser o pedal ideal para qualquer um, o mesmo acontece com o Klon, mas é duro de bater no que ele se propõe. Da mesma forma, tem outros...

Se vale? Bom, tudo vale a pena se a alma não é pequena, como dizia o poeta (talvez o bolso...kkkkk). Mas é como disse um amigo, que é um colega daqui do fórum também. Este fim de semana ele foi testar uma Gibson R7 muito especial, uma Featherweight, que na verdade ele mesmo está para comprar uma dessas. Nas palavras dele: "vale cada centavo".

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


1) Existem pedais que são mais "baratinhos" e dão conta do recado.

2) Existem pedais que são mais "carinhos" e valem cada centavo.

3) Existem pedais que são "carinhos" e não valem o que pedem.

(2)

Marthin87
Veterano
# ago/14
· votar


No caso, defino pela aplicação.
Se esta começando, não espere ter um Bogner Red pra tocar Enter Sandman. Sua banda não esta ensaiando em estudio? Boa. Economia pra o set.
Vai gravar? O investimento será refletido.
Mas como tudo, sem regras. Não me baseio só nos made in China, existem outras marcas que foram esquecidas assim como as que aparecem hoje.
Cito duas: Digitech e Rocktron, marcas de qualidade respeitada mas esquecidas.

Quadrophenia
Membro Novato
# ago/14
· votar


Acho que tem que ver sempre o custo/benefício. Você deve ter consciência do que está comprando e quais as limitações de cada pedal. Tenho pedais de botique no meu set que soam uma merda quando uso em casa, mas se estou num lugar que dá pra meter volume, eles engolem qualquer pedal barato. Enfim, depende a intenção, aplicação e exigência do músico.

Guitar_Black
Membro Novato
# set/14
· votar


Gostaria de saber se fiz uma boa escolha nesse Set, e se gastei pouco pra isso...

Toco gospel, Blues e MPB.

Overdrive - Vox Ice 9 - 250,00
Distorção - BOSS DS1 - ( Já tinha esse pedal )
Modulações - Nux Mod Core - 200,00
Delay - Vox Time Machine - 399,00

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando um set de pedais - grandes nomes valem assim tanto à pena ?