Desenvolvendo meu/nosso Foot Controller

    Autor Mensagem
    fgr
    Veterano
    # jul/14


    Fala galera,
    A muito tempo eu queria um Foot Controller pra usar no meu V-Amp e nunca aceitei a ideia de pagar o mesmo valor que paguei no V-Amp, em um controlador.

    Hoje em dia, com mais tempo eu consegui reunir algumas informações de alguns estudos que eu havia feito na época e resolvi por a mão na massa e montar meu próprio Foot Controller do jeito que eu quero com quando botoões eu quero e com as funções que eu quero.

    Porém, preciso de uma ajuda...

    Eu tenho tudo pronto mas não sei quais funções os foot controlllers atuais tem tipo a FCB-1010, RS-10 , MFC-101 e etc.

    Se alguém puder me sugerir ideias de como seria um foot controller ideal, me ajudaria bastante.
    -------------------

    Vou postando aqui todo andamento desse projeto a quem interessar!

    -------------
    OBS moderas: Como é um projeto pessoal achei que não teria a necessidade de ressuscitar nenhum tópico antigo...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    fgr
    Hoje em dia, com mais tempo eu consegui reunir algumas informações de alguns estudos que eu havia feito na época e resolvi por a mão na massa e montar meu próprio Foot Controller do jeito que eu quero com quando botoões eu quero e com as funções que eu quero.

    Fera, vc manja muito de eletrônica???? Pois um foot controller, para ser feito handmade, será necessário o entendimento de várias disciplinas de eletrônica ...
    Por exemplo, vc domina comunicação tipo MIDI???? OU programação de Microcontroladores em algum dos tipos de linguagem de programação????

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    fgr

    Ouvi fala em fazer apartir de um gamepad, um joystick de videogame com conexão midi, você pega o circuito ja existente e monta o pedal usando o somente o circuito, é totalmente possivel fazer isso, mas depende do que você for controlar, acho que funciona com programas tipo guitar rig, mas não em pedaleiras, a menos sei em que linguagem elas funcionam e como funcionam, eu manjo até os TL passou disso sou um completo idiota

    fgr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Fernando de almeida
    rs.. Saco alguma coisa sim!

    Já tenho tudo pronto praticamente. Como eu disse, pesquisei bastante a respeito do protocolo MIDI e usei o microntrolador Atmega8 da AVR.. A linguagem usada foi C.
    ---------------------------------

    Comecei justamente tentando enviar um comando MIDI pro V-Amp

    Depois de conseguir mudar o banco eu foquei em buscar informações pra mudar cada configuração como Volume, Chorus, Amps e etc.

    Como eu não tenho tantas portas quanto gostaria no V-Amp, eu montei uma forma de concentrar 30 botões em utilizando apenas 5 portas do meu controlador e ter sobras pra usar outra coisa.

    Daí eu juntei tudo e monte um foot controller que muda os bancos. do V-Amp

    Como o objetivo é simples(envio de comandos MIDI) a partir do momento que eu consegui enviar um comando, eu passo a conseguir controlar qualquer coisa que tenha esse protocolo bastando mudar apenas a mensagem que será enviada.

    Alex guitar man
    Então, já vi controladores feito pelo Joystick mas não precisaríamos dele porque já temos o sistema que envia as informações.

    Comprei esse conversor Midi/USB e já fiz funcionar como Ampliube, creio que no Guitar Rig funcione igual!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    legal a ideia, já que usa o AVR da pra usar a biblioteca do Arduíno. mas acho que é só para o ATmega 328.

    http://arduino.cc/en/Tutorial/Midi?from=Tutorial.MIDI

    sem biblioteca fica difícil demais. um monte de coisa que não conseguia fazer com pic, consegui com Arduíno só por causa disso.

    fgr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Mas não tem mistério não.
    Usar a comunicação MIDI é só enviar os comandos pré-definidos pelo próprio protocolo.

    Não consigo usar Arduino por uma série de motivos. Mas ele facilita demais a vida do desenvolvedor!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    fgr
    mas ele tem isso em hardware, tipo uma UART? ou tem uma biblioteca pronta no compilador?

    o problema que encontrei foi ter que fazer na raça a rotina, não tem quase nada pronto em compiladores. ai veio o Arduíno e salvou uehueheu. mas nunca mexi em AVR antes, só no pic e alguma coisa tem pronto no mikroC, mas nem se compara ao Arduíno.

    fgr
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: fgr
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Sim, o Atmega tem essa comunicação no hardware.

    O Arduino nada mais é do que um Atmega com uma configuração de hardware pré-montada e um "firmware" que praticamente traduz o código compilado no editor dele e roda o sistema.

    Um dos motivos que não me anima em usar o Arduino é justamente esse. Você tem um microcontrolador rodando um sistema que roda outro dentro dele! E ai entra a questão: Pra que rodar 2 sistemas se eu posso faze-lo diretamente?

    O Arduino vem com um cristal de 8MHz senão me engano, e alguns componentes didaticos a mais que nem sempre você irá precisar... O que eu faço é pegar o Atmega, colocar um cristal(que é fundamental pra manter o baud rate - eu uso um cristal de 16MHz) adicionar um 4017 pra funcinar como uma matriz de entrada e assim poder usar 30 botões de comandos ou mais se quiser e pronto.

    Em C não é só chamar o comando Serial.write como no Arduino mas também não é nada de outro planeta.

    Quando pesquisei sobre o Arduino eu esbarrei na situação de finalizar um projeto e depois ter que tira-lo do protótipo pra poder comercializa-lo... até porque ninguém vai vender um produto com uma placa de Arduino dentro e daí eu ví que daria maior trabalho jogaro firmware do Arduíno e depois meu código pra dentro dele.

    fgr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu queria ter uma noção das funcionalidade que os foot controller tem ou até mesmo alguma idéia que eu possa estar esquecendo...

    Mudar o banco é tranquilo, pretendo colocar uns 20 ou 30 botões pra cada banco específico.

    Um problema que esbarrei são os efeitos individuais como por exemplo o Drive... Eu queria colocar um botão pra ativar/desativar o Drive só que V-Amp não me manda um comando dizendo se ele já está ativado ou não daí quem utilizar o foot, quando mudar de banco não saberá se o Drive daquele determinado efeito já está ativo ou não. E isso vale pra todos os outros efeitos como Echo, Delay, Phase e tudo mais..

    Cara, dá pra fazer de tudo.. desde alterar o ganho, treble, mid e bass até definir o tempo do tap, o nível de reverb e niveis de delay. Mas o foda é não saber qual o estado atual dessas informações.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    fgr
    legal, ja tem em hardware, se fosse com o pic teria que fazer na mão...eu tava quase comprando um gravador de AVR, tava barato, ai desencanei.

    Da pra tirar o AVR do arduino e colocar ele em outro circuito, como se o Arduíno fosse um gravador. Mas o microcontrolador vai demorar um tempinho para iniciar por causa do bootloader. chuto uns 100ms. mas ja que consegue fazer direto é melhor mesmo.

    um tempo atras pensei em fazer um pedal, parecido com o tri-AC da sansamp.
    controlaria os parâmetros de distorção e equalização com um conversor D/A e gravaria na memoria. fiz um circuitinho de teste e a ideia funciona. ai fiquei com preguiça e ta só a ideia uheuhe. boa sorte ai na montagem. futuramente se eu tiver alguma duvida com AVR pegunto pra vc.

    Lord-g
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Cara um tap tempo cai bem se for possível!

    fgr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Entao era algo assim que eu queria fazer... um tipo de efeito diferente e que fosse interesssante... como eu tenho controle dos niveis de efeito daria pra por exemplo criar uma oscilaçao no na distorçao, fazer um echo com tempo variavel... enfim... quero fazer uns experimentos doidos e ver se algum vinga..

    fgr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lord-g
    Tem alguma ideia em mente??? De como seria bacana??

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    fgr
    Já tenho tudo pronto praticamente. Como eu disse, pesquisei bastante a respeito do protocolo MIDI e usei o microntrolador Atmega8 da AVR.. A linguagem usada foi C.

    Show cara ... Tomara que de tudo certo então ... Também conheço de eletrônica mas devido a quantidade de trabalho que tenho, nunca consegui fazer nada pra mim ... é treta heheheh ...

    Vi também que o pessoal comentou sobre o Arduíno - mano esses esquemas com o Arduíno é bem legal ... Daqui a pouco eles vão lançar um kit com efeitos para guitarra do mesmo nível que muitas pedaleiras heheh ...

    El tecladista
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Falae, não consegui ver as fotos, mas blz, lí alguma coisa acima e acho que entendi o que vc fêz, eu estou construindo um controlador somente para rodar vst, vai ter um pc dentro dele, placa mãe mini ATX, placa de audio, RAM, HD, processador e fonte, mas o software que eu uso é totalmente mapeavel, vou usar 1 UMX para isso, tomara que eu não precise ler muito sobre comunicação mid.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desenvolvendo meu/nosso Foot Controller