[Review]: Wahzoo (Voodoo Lab)

    Autor Mensagem
    Shy_Boy
    Veterano
    # fev/14


    Boas!

    Não encontrei nenhuma informação sobre esse pedal no FCC, e pensei então em fazer um humilde review sobre ele, já que o considero bem interessante.

    OBS: Acredito já ter e conhecer o pedal tempo suficiente para poder emitir uma opinião não muito influenciada pela fase da "lua de mel" kkk. Então, vamos direto ao ponto.
    Ah, sim, FICOU GRANDE:

    Visão Geral: O Wahzoo é o primeiro (e até agora único) pedal de Wah da Voodoo Lab. Ele teve um atraso de 2 anos para sair, e seus primeiros lotes (Versão 1) saíram ainda sem algumas funções que possui hoje em dia. Nesse review, abordarei a Versão 2 (V2) do pedal, que é a em produção desde 2008 (eu acho), e a que você irá adquirir se comprar um hoje em dia.

    Primeiras Características: O pedal, por seus knobs do lado é mais largo que um Wah tradicional. Seus jacks e entrada para fonte se localizam em cima. Os jacks existentes são: Entrada, Saída e Footswitch para controlar funções que explicarei mais abaixo.

    Os knobs laterais são : Um seletor de quatro posições para escolher entre VINTAGE, AUTOWAH, STEPWAH e CREATE SEQ. Abaixo, o regulador da sensividade do AutoWah e embaixo deste, a escolha da posição do STEPWAH e por fim, o botão ON/OFF. O pedal é True Bypass.

    Foto do Wahzoo

    Funções:
    VINTAGE - Funciona como um Wah comum. Como muitos Wahs, é baseado no Classic McCoy (chega muito perto), e tem aquela característica bem vocal, sem muitos graves. Perfeito para aqueles "quacks" com som limpo. Importante falar que ele dá um boost considerável no som. As outras duas funções do pedal são derivações da VINTAGE (e portanto, também possuem o boost).

    Detalhe: Como em diversos Wahs modernos, vc pode controlar o alcance do "sweep" do pedal, porém essa função não se encontra em um botão na superfície, e sim no interior do pedal, em uma chavinha ajustável com uma chave de fenda. Você abre o pedal, põe ele na posição toda pra frente, e ajusta na chavinha. Essa função só está disponível na Versão 2. Tirei uma foto para facilitar o entendimento kkk:

    FOTO

    No sentido horário, fica mais agudo, no anti-horário, menos.

    AUTOWAH - Se vc selecionar essa posição, o Wahzoo funciona como um Autowah comum (embora com um voicing bem diferente, bem funky), você pode ajustar a sensibilidade no knob ao lado, e o pedal nesta função, controla a dinâmica (se ele está na posição pra trás, é um autowah comum, vc palheta fraco, som mais grave, palheta forte, som mais agudo, porém se você começa a movê-lo para frente ele inverte, fazendo com que se você tocar mais forte, o som sairá mais grave).

    STEPWAH - A verdadeira diversão começa aqui. Basicamente no step wah, você coloca o pedal em várias posições e salva como um "preset", e depois pode selecionar esse preset, e o som será do pedal indo para as posições selecionadas. O pedal nessa função controla a velocidade da passada entre posições (dá pra fazer até uma Leslie meio fake). Ele vem com 4 presets (muito legais) de fábrica, e você pode criar os seus 4, com o CREATE SEQ, usando até 28 posições de Wah. Altamente psicodélico. A partir da V2 do Wahzoo, foi adicionado a possibilidade de controlar o StepWah com um Footswitch externo, para fazer Tap Tempo.

    PS: O Footswitch externo também permite que você mude o modo do Wahzoo (de Vintage para AutoWah, por exemplo).

    Prós: Qualidade de som excelente;
    Auto-Wah diferente, porém muito interessante;
    StepWah simplesmente fantástico, podendo ser psicodélico ou calmo, com possibilidades incríveis, extremamente versáteis.

    Contras: Preço proibitivo (U$ 279 novo)
    Só funciona com fonte 9v, não permitindo baterias;
    Botão ON/OFF na lateral, leva um tempo até se acostumar (ainda que isso possa ser bom se você usa o Wah parado em uma posição);
    Seu boost é muito alto e em minhas experiências, amps SS não responderam muito bem (cliparam), tornando o pedal quase inutilizável em algumas situações (Dá pra usar, mas precisa que você abaixe muito o vol da guita, ou use um pedal de EQ);

    Recomendo se você: Está em busca de um Wah novo que soe como um clássico e se não tem medo de experimentar sons de Wah completamente novos; Adoraria colocar um Wah, um Envelope Filter e um SeekWah dentro de uma só lata.

    Não recomendo se você: Só precisa de um simples Wah, que faça o básico (você consegue algo bom por bem menos dinheiro); precisa que seus pedais aceitem baterias; Precisa ativar/desativar o wah muito rápido em performances (nesse caso te indico Morley, WD-7 ou similar sem switch);

    E é isso. Espero no meio desse texto enorme ter ajudado com algumas informações sobre esse pedal, que possui qualidade absurda, mas infelizmente é raro, e bem caro.

    Abçs.

    Shy_Boy
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    up...

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Muito legal o review.

    Interessante a função stepwah. E esse acionamento lateral eu acho que eu curtiria. Pelo menos acredito ser melhor que aquele que você tem que dar um pisão mais forte na ponta do wah.

    Bem bacana. Tens alguma coisa gravada com ele?

    MASBY GUITAR
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: MASBY GUITAR
    · votar


    Olá amigo, é muito bacana essa união "guitarrística" que existe hoje com esses "reviews", pois, esses equipamentos bons são caros e quanto mais relatos melhor e mais fácil fica na hora de escolher o equipamento ideal.

    Só acho que faltou comentar sobre a perda de sinal, pois é o principal problema e dúvida na hora de se comprar um "wha wha", já que é o pedal que mais furta o sinal da guitarra, eu até vendi o meu cry babe por esse motivo, e fiquei muito interessado nos Whazoo, pois, segundo o site da voodoo lab, o rele dele é feito com - ouro selado em nitrogênio -, e eles juram que não há qualquer perda de sinal quando o pedal é desligado (by pass).

    Amigo chegasse a fazer algum teste para verificar isso? se ele realmente não rouba sinal ou se propicia alguma coloração no sinal da guitarra quando esta em bypass comparando com a guitarra ligada direto no amp??

    Se puder ajudar nesse quesito amigo será de grande valia, abraçooo!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review]: Wahzoo (Voodoo Lab)