Adaptação do Clip de Bateria em Fonte 9v para pedal 12v

    Autor Mensagem
    iago_drumond
    Membro
    # nov/13


    Entao... Eu tenho uma fonte para 5 pedais da landscape ( estabilizada e centro negativo 9v DC). Recentemente comprei um pedal de volume da Behringuer , quando chegou percebi que a alimentação do mesmo era ou bateria 9V ou Fonte 12v! Para não ter que comprar outra fonte , como eu faço a adaptação do clip de bateria para ligar na fonte 9v ?? Eu preciso adaptar a voltagem ? Tem questao de polaridade em bateria ??

    OBS: Ja tenho o clip e o plug femea p4...

    Agradeço desde já!

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    iago_drumond

    como eu faço a adaptação do clip de bateria para ligar na fonte 9v ??

    Só ligar a fonte no lugar da bateria com um adaptador e ser feliz.

    Eu preciso adaptar a voltagem ?

    Não.

    Tem questão de polaridade em bateria ??

    Sim, tudo que envolver elétrons em movimento num condutor (energia elétrica), tem polaridade.

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    E qual a polaridade da bateria ? igual a da fonte que o pedal necessita ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    iago_drumond

    A bateria tem um conector que só aceita um lado veja.

    O lado MENOR DA BATERIA é o positivo. No caso dos fios, geralmente vem em vermelho e preto, ou preto com um filete branco, e por padrão fio preto é o negativo, mas não te fia nisso. Melhor testar pra prevenir problemas.

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    como eu testo isto ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    iago_drumond

    Multímetro, ou uma lâmpada de lanterna + uma bateria 9v.

    Com a bateria vc liga uma das pontas no adaptador, e este na fonte. Fecha circuito com a lâmpada, se ela ligar tá tudo ok.

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Com a bateria vc liga uma das pontas no adaptador, e este na fonte. Fecha circuito com a lâmpada, se ela ligar tá tudo ok.

    Eu sou meio lerdo para essas coisas ! Onde eu encosto cada cabo ? e p testar eu uso a fonte e a bateria ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu sou meio lerdo para essas coisas !

    Use um multímetro, e evite querer fazer ensopado de minha orelhas.

    inExperienced
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tem um colega meu que quer fazer isso com um Direct Box ativo da Behringer mas ta com duvida sobre a corrente AC ou DC.
    Este DI é alimentado por bateria de 9 volts e ele quer usar um adaptador pra liga lo na fonte dos pedais ladnscape dele.

    Terá algum problema com a corrente? a bateria 9 volts e a fonte landscape tem a mesma corrente (AC ou DC)?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Terá algum problema com a corrente?
    TOTAL!

    a bateria 9 volts e a fonte landscape tem a mesma corrente

    A bateria é corrente continua (DC), único lugar que vc acha corrente alternada (AC) são geradores, e na rede "pública" - TOMADA.

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13 · Editado por: iago_drumond
    · votar


    digamos que eu descubra com o multimetro qual o fio (saido do plug femea ligado na fonte landscape) é positivo e qual o negativo , o que eu faço com cada um, ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    iago_drumond

    O que vc precisa verificar é só se o positivo está saindo no pino certo. Veja a imagem que fiz pra te ajudar entender

    Imagem

    Caso o pino menor do adaptador, for o negativo (e por questão lógica, o maior, será o positivo) vai provavelmente dar caca, pois vc ligaria invertido.
    ---------------
    Pra testar com a bateria (caso não tenha o multímetro), faça assim.

    Imagem

    E não se preocupe, que não vai levar choque ali, mas nada de testar tomadas assim - salvo se quiser que tenha velório no dia seguinte

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Muito obrigado! Vou Fazer isso!

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Ismah


    Só p confirmar, o padrão de fonte que vc esta se referindo é o normal boss com o negativo no centro correto ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    iago_drumond

    Pardrão boss é o contrário do que postei, mas independente de onde o positivo estiver, ele tem que acabar no pino menor do adaptador. Se não corte os fios e solde invertido.

    inExperienced
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ismah

    Terá algum problema com a corrente?
    TOTAL!

    a bateria 9 volts e a fonte landscape tem a mesma corrente

    A bateria é corrente continua (DC), único lugar que vc acha corrente alternada (AC) são geradores, e na rede "pública" - TOMADA.


    Me explica melhor cara a bateria e a fonte são equivalentes, pode ligar que da certo?

    Ismah
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    inExperienced

    a bateria e a fonte são equivalentes

    são.

    pode ligar que da certo?

    Sim, mas o adaptador, tem que ter o pino menor positivo. Se não vc liga os polos invertidos, e pode queimar algum componente.

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Ismah


    Domingo eu vou fazer o teste com o multimetro... Mas deixa eu ver se entendi corretamente...Eu perguntei quando eu comprei na loja e o cara me disse que o positivo é o vermelho que sai do clip. A minha duvida é que o meu plug femea tem duas saidas , e eu nao sei qual saida sai a polaridade do centro e qual sai a polaridade do que fica fora. Se eu ligar esse meu plug femea na fonte , e descobrir que o positivo é (por exemplo) a saida do lado esquerdo eu coloco o fio ( do clip ) positivo ou negativo ? a minha duvida é se positivo vai com positivo , ou se positivo vai com negativo. Obrigado

    PS: Não sei se fui claro.


    Valeu pela ajuda..

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Galera , consegui hoje... Pra quem quer fazer o mesmo com o mesmo pedal , a minha fonte desligou quando eu liguei ( usando o multimetro o meu amigo inverteu ) e ai nao queimou. Eu simplismente inverti e funcionou normal.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    iago_drumond

    Espero que vc tenha entendido como fazer, depois que conseguiu...

    iago_drumond
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Entendi sim! Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adaptação do Clip de Bateria em Fonte 9v para pedal 12v