| Autor | Mensagem | 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 

Entao... Eu tenho uma fonte para 5 pedais da landscape ( estabilizada e centro negativo 9v DC). Recentemente comprei um pedal de volume da Behringuer , quando chegou percebi que a alimentação do mesmo era ou bateria 9V ou Fonte 12v! Para não ter que comprar outra fonte , como eu faço a adaptação do clip de bateria para ligar na fonte 9v ??  Eu preciso adaptar a voltagem ? Tem questao de polaridade em bateria ??

OBS: Ja tenho o clip e o plug femea p4...

Agradeço desde já!

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

iago_drumond

como eu faço a adaptação do clip de bateria para ligar na fonte 9v ??

Só ligar a fonte no lugar da bateria com um adaptador e ser feliz.

Eu preciso adaptar a voltagem ?

Não.

Tem questão de polaridade em bateria ??

Sim, tudo que envolver elétrons em movimento num condutor (energia elétrica), tem polaridade.

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

E qual a polaridade da bateria ? igual a da fonte que o pedal necessita ?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

iago_drumond

A bateria tem um conector que só aceita um lado veja.

O lado MENOR DA BATERIA é o positivo. No caso dos fios, geralmente vem em vermelho e preto, ou preto com um filete branco, e por padrão fio preto é o negativo, mas não te fia nisso. Melhor testar pra prevenir problemas.

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

como eu testo isto ?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

iago_drumond

Multímetro, ou uma lâmpada de lanterna + uma bateria 9v.

Com a bateria vc liga uma das pontas no adaptador, e este na fonte. Fecha circuito com a lâmpada, se ela ligar tá tudo ok.

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

Com a bateria vc liga uma das pontas no adaptador, e este na fonte. Fecha circuito com a lâmpada, se ela ligar tá tudo ok.

Eu sou meio lerdo para essas coisas ! Onde eu encosto cada cabo ? e p testar eu uso a fonte e a bateria ?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

Eu sou meio lerdo para essas coisas !

Use um multímetro, e evite querer fazer ensopado de minha orelhas.

| 
| inExperienced Veterano
 | # nov/13 · votar

Tem um colega meu que quer fazer isso com um Direct Box ativo da Behringer mas ta com duvida sobre a corrente AC ou DC.
 Este DI é alimentado por bateria de 9 volts e ele quer usar um adaptador pra liga lo na fonte dos pedais ladnscape dele.

Terá algum problema com a corrente? a bateria 9 volts e a fonte landscape tem a mesma corrente (AC ou DC)?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

Terá algum problema com a corrente?
 TOTAL!

a bateria 9 volts e a fonte landscape tem a mesma corrente

A bateria é corrente continua (DC), único lugar que vc acha corrente alternada (AC) são geradores, e na rede "pública" - TOMADA.

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · Editado por: iago_drumond · votar

digamos que eu descubra com o multimetro qual o fio (saido do plug femea ligado na fonte landscape) é positivo e qual o negativo , o que eu faço com cada um, ?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · Editado por: Ismah · votar

iago_drumond

O que vc precisa verificar é só se o positivo está saindo no pino certo. Veja a imagem que fiz pra te ajudar entender

Imagem

Caso o pino menor do adaptador, for o negativo (e por questão lógica, o maior, será o positivo) vai provavelmente dar caca, pois vc ligaria invertido.
 ---------------
 Pra testar com a bateria (caso não tenha o multímetro), faça assim.

Imagem

E não se preocupe, que não vai levar choque ali, mas nada de testar tomadas assim - salvo se quiser que tenha velório no dia seguinte

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

Muito obrigado! Vou Fazer isso!

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

Ismah

Só p confirmar, o padrão de fonte que vc esta se referindo é o normal boss com o negativo no centro correto ?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

iago_drumond

Pardrão boss é o contrário do que postei, mas independente de onde o positivo estiver, ele tem que acabar no pino menor do adaptador. Se não corte os fios e solde invertido.

| 
| inExperienced Veterano
 | # nov/13 · votar

Ismah

Terá algum problema com a corrente?
 TOTAL!

a bateria 9 volts e a fonte landscape tem a mesma corrente

A bateria é corrente continua (DC), único lugar que vc acha corrente alternada (AC) são geradores, e na rede "pública" - TOMADA.

Me explica melhor cara a bateria e a fonte são equivalentes, pode ligar que da certo?

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · Editado por: Ismah · votar

inExperienced

a bateria e a fonte são equivalentes

são.

pode ligar que da certo?

Sim, mas o adaptador, tem que ter o pino menor positivo. Se não vc liga os polos invertidos, e pode queimar algum componente.

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

Ismah

Domingo eu vou fazer o teste com o multimetro... Mas deixa eu ver se entendi corretamente...Eu perguntei quando eu comprei na loja e o cara me disse que o positivo é o vermelho que sai do clip. A minha duvida é que o meu plug femea tem duas saidas , e eu nao sei qual saida sai a polaridade do centro e qual sai a polaridade do que fica fora. Se eu ligar esse meu plug femea na fonte , e descobrir que o positivo é (por exemplo) a saida do lado esquerdo eu coloco o fio ( do clip ) positivo ou negativo ? a minha duvida é se positivo vai com positivo , ou se positivo vai com negativo. Obrigado

PS: Não sei se fui claro.

Valeu pela ajuda..

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

Galera , consegui hoje... Pra quem quer fazer o mesmo com o mesmo pedal , a minha fonte desligou quando eu liguei ( usando o multimetro o meu amigo inverteu ) e ai nao queimou. Eu simplismente inverti e funcionou normal.

| 
| Ismah Veterano
 | # nov/13 · votar

iago_drumond

Espero que vc tenha entendido como fazer, depois que conseguiu...

| 
| iago_drumond Membro
 | # nov/13 · votar

Entendi sim! Valeu

|