Pedal Equalizador para atenuar os agudos da guitarra

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # set/13


    Olá a todos,

    Gostaria de uma ajudinha com as experiências de quem puder ajudar.

    Estou em uma "cruzada" para timbrar meus instrumentos, em casa, no estúdio e em shows.

    O objetivo é chegar a um timbre com uma levíssima retirada de agudos estridentes, notadamente mais sentidos nas cordas B e E.

    Resolvi grande parte de meus problemas com uma pedaleira Zoom G2n.U usando apenas 2 efeitos dela. Estou usando o ZNR (zoom noise reduction) e a Equalização.

    A equalização da G2 tem as seguintes faixas de frequencia:

    160Hz --- 400 Hz --- 800Hz --- 3,2KHz --- 6,4KHz --- 12KHz

    Como a ideia é somente "dar um tapa nos agudos" a equalização é a seguinte (cada freq. vai de +12 a -12):

    160 Hz: zero
    400 Hz: zero
    800 Hz: zero
    3,2 KHz: menos 5
    6,4 KHZ: menos 5
    12 KHZ: zero

    Daí pergunto: existe algum pedal equalizador, de comprovada boa qualidade, que possa fazer esse "tapinha nos agudos" sem estragar o timbre?

    O Boss GE-7 faria este "filtro de agudos" de forma qualificada, sem estragar muito o timbre?

    É necessário efetivamente aquele pedal da MXR de 10 bandas somente para isso que preciso?

    Digamos que o dinheiro não seja um problema e que efetivamente eu esteja querendo dicas de algo realmente bom. Digamos também que eu esteja procurando pelo pedal em formato de pedal mesmo, para economizar espaço no pedalboard (não adianta indicar rack).

    Obrigado a quem puder ajudar...

    ogner
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Nossa cara, um peteléquinho no tone da guitarra não resolve não??

    Sinceramente, não sei pra que um equalizer viu. Quando usando pra dar um boost ate vai, mas ainda assim, eu pelo menos, me viro muito bem sem...Mais um pedal, mais um processamento...enfim...Se vc ainda nao tentou ajustar pelo tone da guita tente ( mas acredito que ja tenha feito esse teste, certo??)

    o/

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    alfacorrea
    Já tentou um EQ Paramétrico, ao invés de Gráfico?
    Ex: Empress ParaEQ e WMD Utility Parametric EQ (tenho esse e gosto muito).
    Ao invés de trabalhar com frequência central e Q fixo (Q = largura da banda) como nos EQ gráficos, regula ambos, assim personaliza como quiser o efeito.

    Os "tone freaks" dos fóruns gringos em grande maioria preferem o Paramétrico, por não trabalhar com larguras de banda e frequências centrais fixas.

    Segue uma página que explica melhor a diferença:
    http://stereos.about.com/od/introductiontostereos/a/equalizers.htm
    E discussão acerca em fórum gringo em cima de uma dúvida idêntica à sua: http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-416387.html

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/13
    · votar


    alfacorrea
    Além da simples, porém grande dica do ogner, caso ainda pense em pedal, dê uma olhada no Landscape Equalizer...

    alfacorrea
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ogner

    Eu tenho 4 guitarras que podem ser consideradas médio/boas, são elas:

    1) Gibson Les Paul Studio '70 tribute
    2) Fender Telecaster Standard MIM
    3) Fender Stratocaster Standard MIJ
    4) Cort M600

    Nas 4 guitarras, o que eu sinto, quando se gira o pot de tone é que a variação é muito esquisita, pro meu gosto musical.

    Do 10 ao 3 eu não percebo nenhuma redução de agudos. Daí, quando chega do 3 para o 2 o timbre "fecha" absurdamente e estraga demais. Para conseguir esta posição do tone, uma espécie de sweet spot do potenciômetro eu tenho que fazer várias regulagens e ficar "toda" hora mexendo nesse pot. Me irrita. Queria uma coisa mais assim: pisou, resolveu!

    renatocaster
    Moderador
    # set/13 · Editado por: renatocaster
    · votar


    alfacorrea

    quando se gira o pot de tone é que a variação é muito esquisita

    Alexandre, o lance é que as suas guitarras são de canhoto. E nenhuma delas (imagino eu) possuem pots de tonalidade e volume left handed (sim, isso existe). As fábricas (até mesmo Fender e Gibson) colocam os pots convencionais, como de qualquer guitarra pra destros.

    Por isso que a gente sente essa diferença esquisita quando rodamos aqueles knobs de tone. Eu sei que isso não é bem um assunto para o tópico, mas vale salientar. Não quero te deixar doido, mas isso influencia na equalização da guitarra.

    mjcmello
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Equaliza no ampli então.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    alfacorrea
    Cara, vc resolve fácil esse problema trocando os potenciômetros de tonalidade de suas guitarras por do tipo logarítmico (de qualidade comprovada).
    Digo isso pois esse tipo de resposta que vc falou é característico de pots lineares.
    Abç

    alfacorrea
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Obrigado a todos pelas respostas. Vou implementar as dicas.

    Bertola - Vc já voltou a fazer alguns trabalhos em guitarra? Estou querendo levar a minha Les Paul para vc dar uma repaginada nela. Troca de captadores, reforma geral na parte elétrica e pintura no corpo. Quero te dar trabalho, man!!!

    1) Vou verificar essa coisa de trocar o pot de tone de linear para logarítmico ou vice-versa. Obrigado.

    mjcmello - O que eu tenho feito é justamente isso, antes de usar a G2 para corrigir a equalização, eu resolvia dando um tapinha nos agudos do amplificador, mas isso não é ideal pra mim, pois reduzindo os agudos no ampli eu acabo capando os agudos do reverb, do delay e do chorus, que não são agudos que me incomodam. A minha busca por pedais de equalização se daria pelo fato de que o ajuste na equalização seria feito apenas depois das distorções e antes das modulações e ambiências. A ideia é dar uma equilibrada nas distorções, mas deixar as modulações e as ambiências "respirarem" bem soltas. Dá pra entender? É meio maluquice minha, eu entendo...


    renatocaster - e aí, man!!! tudo bem? grande abraço pra você. Saquei essa parada dos "pots de canhoto". Vou procurar no site da Stewmac e vou ver se boto nas guita. Valeu brother...


    strinbergshredder - obrigado pela dica. A Landscape sempre dá uma "resolvida razoável" não é mesmo. Propagandas à parte, vou dar uma olhada nesse pedal da Landscape que aí sobra uma graninha para o NS-2.


    FBlues_rock - O WMD Utiliti seria um sonho de consumo. Eu poderia cravar exatamente onde estivessem as frequencias que sibilam e incomodam e dava uma aparada com classe nelas. Talvez eu nem precisasse de 3 linhas de equalização. Se existisse um pedal com apenas 1 linha (Q, Freq e Level) já me resolvia.

    Led Zé
    Veterano
    # set/13
    · votar


    alfacorrea
    Você usa o set de pedais e guitarras em amps diferentes ? É isso? Porque se for o mesmo amp ,por que o lógico não funcionaria ( tirar o treble, presence do amp) ? Sei lá, acho que as vezes o guitarrista complica demais. Eu sei que tem gente que gosta dessa busca infinita por timbre mas o que eu descobri por minha conta é que ficar colocando pedal para mudar cada detalhezinho do som mais atrapalha do que ajuda. Vejo uns caras aqui no forum que compram amps cheios de funções, alguns até sob encomenda, feitos sob medida pro cara, e aí na semana seguinte o cara já abre tópico buscando pedal de boost de ganho, mais outro pra boost de volume, mais um equalizer pra "dar versatilidade" ( isso num amp de 4 canais) e por aí vai. Sei que não ajudei em nada mas é que estou tendo outra visão da guitarra e necessidade do set ultimamente e tenho feito essa pergunta pra mim mesmo antes de compar algo : Será que eu preciso disso mesmo? . abrax

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    post duplo...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    alfacorrea
    Infelizmente ainda não....
    Mudança, obras, problemas familiares e de saúde... Acho que só voltarei no início do ano que vem...
    Abç

    alfacorrea
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Led Zé

    tô te entendendo...

    tô te entendendo...

    mjcmello
    Veterano
    # set/13
    · votar


    alfacorrea

    Maluquice mesmo... rsrs

    Neste caso eu optaria por verificar nas suas próprias guitarras a sugestão do Bertola. Neste caso fica a dúvida: será que suas quatro guitarras estão com pots lineares no botão de tonalidade?

    Se mesmo assim vc ainda prefere o pedal equalizador, fica aberto para sugestão dos outros usuários.

    Não sei se o da Boss resolveria o seu problema. Eu costumava usá-lo para diminuir "a caixa de abelhas" do DS-1 quando ligava em linha, mas agora uso simulador de caixas

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13
    · votar


    alfacorrea

    Cara, eu acho q uma troca de pots seria uma boa opção. Trocar os lineares para log (audio) e ou trocar capacitor e ou trocar o pot por um de valor menor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Equalizador para atenuar os agudos da guitarra