Boss GT-100, configuração manual mode, que efeitos colocar no "pedal solo"?

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13


    Vamos lá, por favor, quem puder ajudar:

    1) Este tópico não tem o objetivo de falar bem ou falar mal da pedaleira.

    2) Este tópico não tem o objetivo de comprar pedaleiras.

    3) Eu só queria algumas dicas de configuração.

    Alguns princípios que devem ser utilizados, pois são minhas definições básicas de uso da minha GT-100:

    a) a pedaleira será usada no seu "manual mode" ou "modo manual", onde cada footswitch será utilizado como um pedal em uma pedaleira "analógica".

    b) não haverá simulação de amplificadores, somente pedais.

    c) nos footswitches de cima temos: "bank down" e "bank up". Estes pedais serão respectivamente um compressor e um chorus.

    d) na linha de baixo temos 4 footswitches numerados e mais 2 footswitches (phrase loop e acc/clt). Os pedais numerados serão: (1) Overdrive tipo TS-8, (2) Distorção tipo Pro Co Rat, (3) Distorção tipo Metal Muff e (4) Delay tipo DL-5.

    e) O pedal de phrase loop estou pensando em colocar como o ativador do afinador e o pedal de acc/ctl estou pensando em ser o pedal "solo".

    Por enquanto é isso, apenas para explicar como estou usando a GT-100. (aceito dicas).

    Agora a pergunta: Que efeitos colocar para serem ativados pelo pedal "acc/ctl" para que ele seja o pedal "solo" da pedaleira?

    Considerando que não estou usando nenhuma simulação de amplificador, pois já tenho um amplificador bom, não posso configurar esse "acc/ctl" para ser o "A/B solo" simplesmente por que não tenho o "A/B", sacou?

    Também percebi que colocar o pedal "acc/ctl" para ser "lvl+10" ou "lvl+20" não está resolvendo porque estes efeitos "lvl+10" e "lvl+20" não são "toogle" e somente funcionam em "momentary" o que me faria ter que ficar pisando no foot durante todo o solo.

    Eu estou pensando em configurar este pedal "acc/ctl" para ser meu pedal de "solo" de 3 formas:

    1) ligar um equalizador em flat apenas com 3dB ou 6 dB de ganho;

    2) ligar um pedal de boost

    3) ligar um pedal de drive com ganho zero e apenas volume

    O que vc's acham, baseados nas suas experiências com a GT-100? Como recriar o efeito "solo A/B" das simulações de pré-amp sem usar as simulações de pré-amp?

    Valeu a quem puder ajudar.

    Delson
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Delson
    · votar


    Um TS ou Blues OD no final da cadeia, com ganho no 2 e volume no talo. Ou o equalizador.


    Também percebi que colocar o pedal "acc/ctl" para ser "lvl+10" ou "lvl+20" não está resolvendo porque estes efeitos "lvl+10" e "lvl+20" não são "toogle" e somente funcionam em "momentary" o que me faria ter que ficar pisando no foot durante todo o solo.

    Creio que se configurar no CTL/EXP dá pra deixar como toggle. Não sei se esse caso em específico não permite isso, mas vou ver na minha mais tarde.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Desculpa o atraso kk
    O melhor é colocar o EQ por que vc ja gastou as 3 possibilidades de simulador de pedal de drive (o drive mesmo, o subdrive do FX1 e do FX2)

    Agora uma dica: Ao invés de colocar o Phrase Loop pra afinador, coloca como "pedal FX", que daí vc pode usar o EXP Pedal como volume, e quando pisar no Phrase Loop, pode usar o Wah Wah ou o Simulador de Whammy. O afinador vc poderá usar só pisando nos pedais 1 & 2 simultaneamente

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Já valeram as dicas...

    Mudei um pouco... Estou fazendo assim:

    Nos 2 foot's da parte de cima (bank up e bank down), coloquei o compressor no bank down e um boost quase clean no bank up.

    Ainda estou "brigando" um pouco com o compressor, para conseguir um ajuste que soe bacana. Por outro lado, gostei do clean boost "quase clean".

    Nos foots da parte de baixo coloquei assim:

    1) send/return para a ligação externa de um TS-9 e de um Electro-Harmonix Micro Metal Muff, que são meus drives favoritos

    2) chorus

    3) phaser

    4) sub-delay - ativando um delay curto, tipo slapback, pois não consigo gostar de qualquer timbre de reverb que ouço. Prefiro um delay curto para fazer a ambiência

    5) phrase loop - delay longo para solos

    6) acc/ctl - equalizador flat com 4dB de ganho (solos)

    Na programação da ordem dos "pedais" estou fazendo assim:

    input > pedal de volume > pedal de wah > compressor > "clean" boost > overdrive > distorção > chorus > phaser > equalizador (boost de 4dB) > delay slapback > delay longo > output

    Segui a dica do Thiago Livgren e deixei o afinador na posição original dele mesmo, não gastei um foot para acionar o afinador se já tem esta função pisando no 1 e 2 simultaneamente.

    Quanto ao lvl+10 ou lvl+20, assunto do Delson, pelo que eu percebi e pude configurar esta função lvl+10 deve ser configurada sempre com um outro foot sendo o lvl-10. Quando vc configura o lvl+10 como toogle ele aumenta o patch level em 10 pontos cada vez que vc pisa nele. Ou seja, se vc somente configurar um foot para ser o lvl+10, cada vez que vc pisar, ele aumenta o level em mais 10 pontos e vai aumentando cada vez que vc pisa até o level chegar a 200 e o volume ficar miuto alto. Para voltar o level, há de se configurar outro foot para ser o lvl-10. Ache ruim também porque vc não tem um visor onde aparece em qual level seu patch está. Fica meio difuso esse negócio do level.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    [IMG]http://i680.photobucket.com/albums/vv169/alfacorrea/AlexandresPed alboard_zpse9365f64.jpg[/IMG]

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    http://i680.photobucket.com/albums/vv169/alfacorrea/AlexandresPedalboa rd_zpse9365f64.jpg

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
    · votar


    Bom que vc conseguiu resolver o problema cara. Mas só uma pergunta aqui, se vc ta usando o booster, pq vc precisa do EQ, já que os dois estam aih pra aumentar o volume? Sem querer ofender, é que eu nao entendo muito de pedais e fiquei curioso quanto a isso.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu entendo existir 2 formas de vc colocar um booster em uma cadeia de pedais.

    Se vc coloca um pedal de booster antes das distorções, esse pedal vai empurrar o ganho pra dentro do pedal da distorção, mas não vai ocorrer uma grande mudança do volume, pois quem está "mandando" no volume é o knob level do pedal de distorção.

    Assim: boost antes da distorção é boost de ganho e não de volume.

    Por outro lado, quando vc coloca um pedal de boost no final da cadeia de pedais, ele vai aumentar ou diminuir o volume geral.

    Então é isso: o boost antes do Overdrive e da distorção dá um crunch. O boost depois da distorção dá um boost de volume.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Entendi cara. Valeu. Boa sorte aih com a GT-100.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss GT-100, configuração manual mode, que efeitos colocar no "pedal solo"?