Mudar afinação digitalmente isto é possível?

    Autor Mensagem
    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jul/13


    Opa, sou vocalista de uma banda e algumas músicas não consigo mandar agudos muito bem. Gostaria de saber se existe alguma pedaleira ou mesmo uma mesa de som que, automaticamente, diminua o tom dos instrumentos sem ter de passar pelo esforço de mudar a afinação manualmente.

    Ex,: Você toca a corda D, configura para todas as notas descerem 1 tom e, na saída, escuta um C.

    amilanezi
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    Cara, Pode até ser que tenha, mas não deve soar natural...principalmente com acordes e harmônicos misturados...

    talvez seja mais fácil mudar o tom na voz então, mas ainda assim não seria natural...

    A última opção, e a mais recomendada) é baixar a afinação dos instrumentos -1/2 ou -1 TOM...que é feito muito por diversas bandas de vários estilos de som diferentes...

    FLW

    o/

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Existe, é só comprar um captador midi e uma Pedaleira com este recurso

    A Roland tem e vai gastar uns 500 no cap e uns 2500 no pedal

    O caminho melhor é abaixar a banda inteira para sempre

    krz4fx
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Conheço 2 opções, mas cada instrumento precisaria usar um pedal para transpor. O Whammy DT e o Morpheus Droptune. Assista o video a partir dos 5:30




    krz4fx
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Este é do Morpheus Drop Tune:




    Nunca usei o Morpheus, mas o Whammy DT é muito bom nas transposições e tem mais um monte de outras possibilidades. Procure assistir alguns videos no u2b para conhecer melhor.

    abs

    Bog
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Edson Caetano
    captador midi

    Só uma pequena correção: os captadores GK da Roland não são captadores MIDI. São captadores hexafônicos, ou seja, capturam sinais independentes para cada corda. A conversão destes sinais para MIDI é feita pelo processador de efeitos (GR-55, por exemplo). No caso da GR-55, muita coisa é feita SEM a conversão para MIDI (como as simulações de guitarras e de afinações alternativas). Na VG-99, NADA exige conversão para MIDI!

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Galera, o US600 da Behringer (sim, behringer) faz isso MELHOR que o PS6 da Boss e tão bem como o Morpheus.


    amilanezi
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Não sei, mas ainda acho mais prático e mais lógico baixar a afinação dos instrumentos...

    o/

    makumbator
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Led Zé

    É eu também tenho um US600, e para baixar 1 ou 2 semitons acho a qualidade bastante razoável, a degradação é imperceptível em tons próximos. Só quando começa a afastar demais da nota de partida é que fica ruim e artificial (mas em certa medida todos esses equipamentos sofrem disso).

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/13
    · votar


    Morpheus Droptune (Youtube it)

    ;)

    vintagentleman
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel


    Se não me engano tem guitarras que fazem isso, tipo essa aqui

    http://www.playtech.com.br/Guitarra-Strato-Roland-by-Fender-V-Guitar-G C1---Preta-27413.aspx/p

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Balls

    No seu caso a melhor opção é refazer o arranjo da música adequando ao tom de sua voz.
    Vai ficar natural.

    Até existem opções de hardware e de software, mas são mais recomendadas para fazer pequenas correções.
    E como foi comentado quanto mais se afasta do tom original vai acontecendo uma degradação.
    Existem muitos algoritmos que facilitam o trabalho e até compensam outros pontos para evitar a degradação.
    Ou num outro processo em que se edita os loops de uma música e se promove a mudança de tom, e até de notas, mas isto já é um outro tipo de projeto, que esta baseado no que foi gravado antes.
    Se dá para fazer o arranjo certo com instrumentos reais porque procurar um caminho mais difícil?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudar afinação digitalmente isto é possível?