Missão melhorar set de pedais: Como tirar o suco sagrado dos capacitores?

    Autor Mensagem
    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: SpectrosGuitarman


    Senhores, boa noite, já que todo mundo pode criar um tópico assim, agora é minha vez! rs

    Seguinte, eu gosto dos meus pedais, escolhi todos eles a dedo, mas eu tenho certeza que é possível tirar um som bem melhor deles, ou eu to fazendo alguma caca na ligação, ou minha fonte não presta, sei la.
    Descobri que eu sou meio obstinado com esse negócio de sempre usar todos os recursos que você tem disponível, de sempre tentar tirar o liquido sagrado que existe dentro dos capacitores desses bichinhos.
    Mas infelizmente não tenho tanto tempo disponível para estudar o assunto como gostaria.

    Como está o SET?

    Vamos la (na seguinte ordem):

    Wah VOX VQ847 -> Digitech Whammy DT -> MXR Wylde -> Electro Harmonix Big Muff with Wicker PI

    No loop de efeitos eu ligo:

    Boss CE-05 -> Boss Digital Delay RV-3

    A fonte é uma landscape PS8


    O que eu gostaria de melhorar?
    A maldita chiadeira!
    É impossível que esses drives (que pelo menos eu acredito ser de otima qualidade) chiem que nem um chuveiro gorducha. O som fica lindo, ma pqp, é só dar uma bobeirinha que ***shhhhhhhhhhhhhhhh****.
    Um noise gate me ajudaria? Ouvi muitas coisas a respeito e mais coisas ruins do que boas.

    Outra coisa: Pensei em usar uma pentaswitch para evitar o sapateado.
    Me atrapalha bastante e limita um pouco ter que acionar e desacionar os pedais um a um.
    Quem usa isso? Podem me dar umas dicas?


    Eu tenho encostado em casa um compressor Boss CS-3, mas nunca consegui usar direito, e ja pensei em vender (inclusive vendi uma vez no ML mas o cara não pagou), eu acho que ele poderia ser útil de alguma forma, mas não sei como.

    Eu parei de estudar meus pedais porque minha banda começou a tocar em casamentos e festas onde a gente precisa fazer muitos covers, então arranjei uma POD HD500 que me supre bem, mas pedal é pedal.

    Alguem pode me ajudar?
    Chegando em casa eu posto uma foto do case.


    edit:
    esqueci de dizer, eu tenho um rack marshall jfx-1 que peguei num negocio há um tempo, ele tem uns delays e reverbs muito maneiros, mas como é meio trambolho pra se levar pra cima e pra baixo, ta encostado também.

    JJJ
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Se tá muito ruído, um "noise gate" poderia te ajudar sim. Afinal, eles foram criados exatamente pra isso. Em geral são pedais baratos e a ideia é absurdamente simples: abaixo de um determinado volume, corta o sinal. Pra sofisticar, podem existir controles de ataque e release ou coisas assim.

    Se está te deixando nervoso, corte o ruído!

    Mas tem um detalhe importantíssimo! Se você usa guitarra com single-coils, podem ser eles a fonte do problema... Já experimentou o seu set com uma Les Paul ou SG de humbuckers? Ou com singles noiseless?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    JJJ
    Noiseless não, singles raramente, mas geralemente uso LPs, e noto que o chiado é o mesmo, sempre alí nos drives. A fonte pode estar causando isso também, não?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Monte o seu setup de pedais da maneira como costuma utilizar. E então você tenta identificar quem está causando ruído, retirando um pedal por vez. Não sei que tipo de guitarra e captadores você utiliza, e isso pode ser a primeira fonte de ruído. Também não sei se você usa a mesma fonte pra alimentar os pedais analógicos e os digitais. Os pedais analógicos de distorção tem um consumo muito baixo de amperagens. Dependendo do modelo, pode variar entre 10mA e 30mA. Já os pedais de efeitos digitais exige muito mais, entre 250mA e 350mA. Se a sua fonte tem apenas 500mA, ela pode estar sendo sobrecarregada (verifique se ela esquenta - não deve esquentar). O ideal é utilizar uma fonte pros pedais analógicos, e uma fonte pros pedais digitais. O wha-wha também é perfeito pra gerar ruídos. Particularmente gosto de usar uma bateria pra alimentá-lo. Verifique também os cabos que interligam os pedais, bem como o cabo da guitarra e do amplificador. Verifique também como fica a ligação sem ser no loop de efeitos, ligando direto, em série. Enfim, procure testar todas as alternativas antes de gastar com um pedal redutor de ruído. Eu não curto usar compressor e tampouco noise-gate. Evito ao máximo o uso deles.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    LeandroP
    então, eu cheguei os cabos, todos eles estão ok
    Entre os pedais, eu uso aquele conector duplo, esqueci o nome, mas tem duas pontas p10.
    Eu geralmente uso guitarras com humbuckers, mas também uso uma guitarra com caps ativos e singles mais raramente.
    Agora esse lance da fonte é o que eu imaginava tbm. Ela não tem nenhum filtro e pra uma fonte de 8 pedais, tem uma corrente muito baixa.
    O Whammy eu ligo com a fonte própria dele.
    Vou tentar liga-los com bateria um a um e ligar direto sem o loop de efeitos. Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Então, Você entendeu exatamente o que eu postei. E na verdade isso não é garantia de nada. Mas é melhor identificar o causador ou os causadores do ruído pra não ter que gastar com mais coisas. Eu tenho aproximadamente 7 pedais na minha pedaleira, todos alimentados pela mesma fonte (uma fonte barata que adaptei) e não tenho ruído. A não ser quando eu ligo algum pedal de distorção de alto ganho, e o ruído é mínimo, desprezível. A minha fonte é de 500mA, e eu abriguei ela numa caixa plástica (caixa patola) e fiz alguns terminais pra eu plugar algum rabicho (cabo) de alimentação. A caixa é plástica, sem isolação (sem gaiola de faraday), bem rústica mesmo. A sua rede elétrica também pode ser a causa. Repita a experiência em outro lugar também. O lance é testar.

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Segue o método científico do LeandroP que é a melhor maneira de descobrir.

    Vou dar uma dica que pode ser útil. Tente usar um instrumento com captador piezoelétrico (tem muitos violões elétricos com captação assim). Eles não sofrem do mesmo tipo de interferência de RF que os captadores magnéticos de guitarra sofrem. É bom para avaliar se o problema não é desse tipo.

    Quando a ter um noise gate. Acho fundamental quando se toca com high-gain.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Siga as instruções do LeandroP, com paciência, antes de qualquer coisa você precisa identificar quem é o maior produtor de ruídos....até porque um pedal na sequência pode não gerar ruído, mas "boostar" o ruído que esta recebendo.

    Com relação ao Compressor, eu gosto, mas é pessoal, muito guitarrista não gosta. Dependendo do que vai tocar (se for só Rock/Pop/Blues) eles não fazem muita diferença, porque muitas vezes o ganho de sustain para solos, por exemplo, compromete o timbre. Mas para bases mais funkeadas, latin rock e mesmo MPB, onde muitas vezes é legal "encurtar" a gama de frequências e engordar os acordes e frases dá prá conseguir resultados muito bons com eles.

    JJJ
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Sim, com certeza, a fonte pode ser a fonte dos problemas (com o perdão pelo tracadalho do carilho... rs).

    LeandroP
    A minha fonte é de 500mA, e eu abriguei ela numa caixa plástica (caixa patola) e fiz alguns terminais pra eu plugar algum rabicho (cabo) de alimentação.

    A minha também é uma genérica de 500mA (estou até pensando em investir em algo melhorzinho), mas curti a ideia de dar um "up artesanal" nela.

    Keith.Scott
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Acrescentando ao que o LeandroP já orientou....
    Verifique a voltagem em que a fonte está operando (caso haja o chaveamento de 100v ou 220v).
    Pode parecer besteira... Mas um amigo meu tinha problemas de ruido com o setup, principalmente nos drives! Ele usava duas PS5...
    Quando peguei pra ver se descobria o que estava causando aquilo, percebi que as duas fontes estavam chaveadas para 220v...!
    Foi só mudar para 110v e... VOILÀ!!!
    Problema resolvido!!!

    MMI
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: MMI
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Só mais uma dica... Nesse testes, já que você disse que tem, use a guitarra com caps ativos. De cara, elimina o problema de aterramento e blindagem da guitarra, esses caps são extremamente silenciosos. Daí faz os testes que o LeandroP descreveu com propriedade.

    Ah, eu também não curto muito compressores em pedais. Depois que eu aprendi a usar os compressores de estúdio, principalmente os opto para guitarra, não vejo muita graça nesses pedais. Noise gate também acho dispensável, evito.

    Edit: entrei no seu tópico porque achei que seria sobre capacitores. Esta aí um segredinho interessantíssimo, mas vi que não tem nada a ver com isso, nem vou entrar nesse mérito para não desvirtuar. hehehehe

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    testei eles no loop de efeitos do amp
    nada de espetacular, chiado normal de overdrive em casa sem aterramento

    to abrindo a fonte agora pra dar uma olhada nos capacitores, parece que ele é pequenininho. Acho que vou aproveitar a caixa dessa fonte, mas vou fazer um monstro, botar aqui um trafo de 3A.
    Meu medo é isso dar interferencia nos pedais.
    Qual seria uma boa fonte?

    Edit:
    Puta merda, que circuito idiota, eu fazia coisa melhor no curso técnico...
    Nao acredito que paguei caro por esse lixo...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Aumentar a potencia da fonte não vai resolver o problema, não deve ser os capacitores. achei até estranho "Como tirar o suco sagrado dos capacitores?" 0_o.

    Eu fiz uma fonte com este circuito e consegui deixar 2mV com uma corrente de 400mA.

    fusivel , coisa que dificilmente vejo em fontes.

    Mas eu acho que seu problema esta nos captadores. o meu é noiseless e ainda tenho um noise supressor da boss. parece que a guitarra esta desligada.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    é que eu me decepcionei, esperava um circuito muito mais sofisticado pela grana custa

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    JJJ
    A minha também é uma genérica de 500mA (estou até pensando em investir em algo melhorzinho), mas curti a ideia de dar um "up artesanal" nela.

    Que legal. Depois eu posto uma foto dela pra você ver como ficou ;)

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Conforme prometido, segue abaixo a foto da fonte:

    http://tinypic.com/view.php?pic=eiwn5d&s=6

    Tem 4 saídas pra pedal (9v - 500mA), uma tomada pra ligar uma outra fonte se for necessário. Dá pra deixar o celular carregando enquanto você toca °.°

    Coloquei um interruptor luminoso, mas não consigo acender ele. Consegui, mas aí não funcionava o interruptor °.°

    Onde tem um adesivo escrito "music" eu fiz uma janelinha (um furo) pra alternar entre 110/220v. Ainda não consegui fixar o componente na caixa. Está pro lado de dentro e direto em 110v (preciso fazer isso logo). E logo no começo tem uma tomada pra ligar o fio de alimentação da fonte.

    Pra fazer a caixinha eu gastei: R$ 40,00 na fonte, R$ 20,00 entre fios, plugs e jacks, tomadas e o interruptor luminoso, mais R$ 20,00 da caixa plástica. Totalizando R$ 80,00. Não achei caro porque ela ficou do jeito que eu queria pra organizar no meu case. Se você já tem a fonte, vai gastar a só metade. Fica a dica pra quem quer fazer a sua.

    JJJ
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    LeandroP
    Ibagens!!! hehehe

    Ficou bacana. Impõe mais respeito ao pedalboard... kkkkk

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    JJJ

    Pra ficar mais legal, só preciso de dois abicho pra ligar uns 5 pedais. Peguei de umas fontes queimadas. Queria comprar um novo mas custa o preço de uma fonte (tsc).

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    cara, mas to pensando aqui, é bem provável que a fonte esteja gerando ripple. Vou fazer um teste em um osciloscópio na faculdade, mas creio que aumentar o valor dos capacitores de filtro e melhorar o estagio de estabilização (é um LM7809 e só, não tem nem o diodo de correção de perda) possam pelo menos evitar que venha algum problema da fonte.
    Outra opção seria fazer uma fonte mais porreta que não trabalhasse no limite, aí não teria problemas de ripple

    maxbqi
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: maxbqi
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Cara, acho que já deram os caminhos de onde achar o problema. Eu acabei com os chiados do meu set de 2 maneiras. Cabos de qualidade, e uma fonte boa com os output para cada pedal com saída independente (esta aqui ou voce pode pegar esta aqui que é mais famosa.

    Sei que são caras de se comprar no Brasil, mas se vc identificar que este é o problema, te falo que valem a pena.

    Abs

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    maxbqi
    vc sabe a potencia delas?

    edit: ja achei aqui, valeu!
    vou fazer um frankstein

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Esse regulador deu 20mV de Ripple quando testei, acho que é o calor que ele esta dissipando que esta fazendo isso. por isso descartei ele e usei outro circuito.Acho que aumentar os capacitores não vai resolver. Esses diodos de proteção acho que só são úteis em cargas indutivas.
    Mas é uma sacanagem fazer uma fonte só com isso e cobrar esse preço, poderia ter pego uma fonte de câmera e colocar um 7809 ou alguns diodos em serie para baixar a tensão.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    então, pelo datasheet (depende do modelo) ele fornece até 1A, mas na prática a história é outra.
    O que determina se uma fonte vai ou não dar ripple é o conjunto Trafo+Capacitores. Claro que um circuito estabilizado ajuda, mas só se vc tiver feito os estagios anteriores corretamente.
    Lembro de me pedirem uma fonte de 12V + 5V com 1,5A em cada saida.
    Eu usei um trafo de 18+18V 5A e se não me engano, a associação de capacitores no filtro dava algo proximo de 8000uF.
    Os diodos de retificação tbm eram de 5A e eu usei o circuito completo de filtro, não só o regulador.
    Com carga maxima em uma das saidas, o ripple dava na casa de 2uV e puxando o maximo das duas não passava de 1mV.
    Como o dito cujo só fornece 1A, usei um TIP51C na saida (era o que eu tinha no momento) e não ouve problemas.
    O que a galera geralmente esquece é que esse regulador come 3V (o usual, tem alguns que comem menos, tem que olhar datasheet), então não da pra usar trafo apertado, eu jamais usaria 15+15, é muito em cima.
    Outra coisa, fusivel no primario, no secundario e na saida. Pensei em fazer um circuito anti sobrecarga mas ia encarecer demais. Os fusiveis cumpriam bem o papel de proteger a fonte.

    Voltando a falar da landscape:
    Pra essa fonte de 9VDC, pelo circuito "infantil" - pra não dizer alguma outra coisa - eu diria que ta tudo errado. Esse projeto ta errado, por favor, não comprem essa fonte!
    Eu vou fazer o mesmo circuito, só que de uma maneira mais sofisticada, e acrescentar uns outros filtros aí.
    Infelizmente não tenho grana pra comprar uma fonte foderosa igual a que disseram aí em cima, então vou ter que modificar a minha mesmo. Vou ver o que ainda tenho de componente jogado em casa, se der pra fazer um monstro, eu farei, ehhehehehehhe

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Neste caso o ripple de saída não dependeu do transformado e capacitor pelo seguinte, quando eu comparei o 7809 com o regulador que passei, usei o mesmo transformador e capacitor de filtro, que no caso foi 1000uF e 12+12/500mA. A tensão DC ficou 17v e como regra geral eu uso 1000uF por ampere,o que foi suficiente para estabilizar. Acredito que o diferencial foi justamente no fato do regulador discreto dissipar mais calor em relação ao CI.
    Mas achar um transformador decente é complicado, uma vez precisei trocar um transformador 12V/1A de um microscópio da década de 50, o transformador era menor que o comum, levei para refazer o enrolamento numa fabrica da sta Efigenia. Quando fui pegar-lo o dono da fabrica veio me perguntar de onde era o trafo, expliquei para ele e surpreso ele falou que se consegui-se comprar as mesmas chapas usadas no trafo poderia diminuir o tamanho de seus produtos e aumentar a eficiência. Mas como estamos no Brasil temos que nos virar como dá.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    é mermão, achar componentes que prestão é dificil...
    eu passei a jogar 2000uF por cada 1A por causa disso, não sei se é coisa da minha cabeça ou o que, mas a qualidade dos capacitores tem piorado drásticamente.
    Eu evito usar circuito com zener, acho eles muito sensíveis.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Não é sensível não, na verdade dentro dos reguladores tem um ou mais zeners é só tomar alguns cuidados. Tenho um livro que pede para se usar o resistor minimo no zener, eu não gosto porque caso a tensão aumente muito o zener pode não suportar a corrente máxima. Eu calculo o resistor máximo e minimo e pego o mediano. ex: resistor máximo = 988 ohms e o minimo=354 ohms, faço (987+354)/2 =670,5, neste caso pego o valor mais próximo que é 620 ou 680. nunca deu problema. Apesar o 78xx ter uma proteção térmica, para áudio ache melhor este circuito.

    Leomju
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Amigão, desculpe invadir seu tópico e desvirtuá-lo... hehe
    Mas é que estou com problemas pra mandar mensagem e o único jeito de falar com você é por aqui...
    .
    Só estou lembrando que o prazo da minha Jam termina em 10 dias e eu gostaria muito que você enviasse seu vídeo.

    Dá uma passada lá:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302481/

    Um grande abraço e fico no aguardo.

    Renanemg
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Gente, o que eu posso melhorar no meu set:

    e o seguinte: Polytune2 > super comp mxr > overdrive joyo > cruncher mooer > bluesbracker 2 > esqualizer boss > time core nux....

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Renanemg
    puts cara, estao todos os pedais em série?
    Sua cadeia de sinal está deteriorando seu timbre.

    Só pra mexer no set sem trocar nada:
    Eu colocaria o equalizer na frente e o bluesbreaker dps do compressor

    Pra gastar uma graninha:
    Eu adicionaria um Wah wah na frente, pra ter um brinquedo a mais
    Substituiria o bluesbreaker por um blues driver da boss (se voce quisesse manter essa pegada), ou um booster valvulado.
    Tiraria o time core e colocaria um RV-3, mas fora da cadeia de sinal, e sim direto no send/return. Usar um chorus é legal, mas é meio dispensável, dependendo do que voce toca. Eu mesmo gostava muito, agora estou largando mão...

    De mais detalhes do seu set ai, se usa fonte ou bateria, se usa pedalboard ou não

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Missão melhorar set de pedais: Como tirar o suco sagrado dos capacitores?