Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
|
# jan/13
Pega aí qualquer pedaleira... Como é a ordem, normalmente? Da esquerda para a direita, como abaixo:
Comp -> Dist -> Modulação -> Delay -> Reverb
Há variações, claro, mas é sempre da esquerda para a direita (de quem está vendo).
E o IN e OUT dos pedais (e de várias pedaleiras também)?
É ao contrário!!! Entra pela direita e sai pela esquerda, assim ó:
AMP <--- OUT [pedal] IN <--- INST
Putz! Só eu que acho que tinha que ser exatamente ao contrário? Assim:
INST ---> IN [pedal] OUT ---> AMP
|
MauricioBahia Moderador |
# jan/13
· votar
JJJ
Cara, aqui, quem manda é a setinha! hehe
|
Thyago_Trajano Veterano |
# jan/13
· votar
Bah...já que os pedais são mais antigos do que as pedaleiras, não seria o caso achar que as pedaleiras é que estão fazendo a parada errada não!?
Acho que no caso das pedaleiras, se deve ao fator de lermos da esquerda pra direita...e nada mais!
|
JJJ Veterano
|
# jan/13
· votar
Thyago_Trajano
Mas eu sempre achei a ordem errada, mesmo antes das pedaleiras existirem! hehe
MauricioBahia
Setinha? Que setinha? Viajei nessa...
|
Nefelibata Veterano |
# jan/13
· votar
JJJ
Eu não ligo pra isso não. É só uma questão de convenção, sabe, igual escrever da esquerda pra direita.
Talvez até por esta naturalidade q a gente tem pra fazer as coisas da esquerda pra direita que vc esteja se sentindo assim.
Ou talvez ainda, vc tenha TOC! eheheheheh
abraço
|
Marthin87 Veterano |
# jan/13
· votar
Faz um pedalboard pra canhoto então..hehe
|
JJJ Veterano
|
# jan/13 · Editado por: JJJ
· votar
Olha que interessante...
Os russos pensam que nem eu! uahuhauhauhauhauhah
http://2.bp.blogspot.com/_tNu78SMKH6I/SN-OuKaw9RI/AAAAAAAAA58/lItx4X1t t-w/s400/big+muff+russian.jpg
Vou trocar todos os meus pedais por equivalentes russos! hehe
|
alv2707 Veterano |
# jan/13
· votar
Vai ver quem padronizou isso era árabe. Sempre achei essa ordem "errada" também, tem alguma vantagem nessa ordem ou é só o padrão mesmo?
|
JJJ Veterano
|
# jan/13
· votar
alv2707 tem alguma vantagem nessa ordem ou é só o padrão mesmo?
Alguém começou fazendo ao contrário e todo mundo foi atrás...
Aliás, isso vale também para as fontes! Por quê positivo à massa?!? Quase tudo é positivo no centro e negativo à massa...
Deve ser algum tipo de rebeldia rock and roll... rs
|
juninholiveira Veterano |
# jan/13
· votar
sabe o que eu acho, eu acho que o pedalboard começa da direita pra esquerda por causa do WahWah.
o WahWah é na maioria das vezes o primeiro pedal, e a maioria dos guitarristas são destros, então o wahwah fica na direita no pedalboard pra ficar de fácil acesso ao pé direito.
É o que eu penso, e pra mim faz sentido!
|
JJJ Veterano
|
# jan/13 · Editado por: JJJ
· votar
juninholiveira
EDIT: Cara, normalmente a pedaleira começa da esquerda para a direita porque lemos assim. O pedal de expressão está no fim porque fica mais confortável, concordo. Mas tinha que ser assim sempre, na minha opinião...
inst -> IN -> comp -> dist -> mod -> delay -> rev -> OUT -> amp
Com pedais ou pedaleira, não importa. Porque é a ordem natural para nós seres humanos... (pelo menos os não árabes, como o colega alv2707 lembrou lá em cima! rs)
|
juninholiveira Veterano |
# jan/13
· votar
JJJ
pra mim pedalboard começa da direita para a [u]esquerda[/u.
Não sei pq, mas sempre imaginei e acabei me acostumando assim.
|
Mensonstratosx Veterano |
# jan/13
· votar
pensei q eu era ignorante, logo quando comecei a pesquisar, eu achava bem viajado da esquerda pa direita, me sentia estranho mas me acostumei, logo no inicio eu me importava mto, mas agora tanto faz XD
|
salton Veterano |
# jan/13 · Editado por: salton
· votar
JJJ Vira o pedalboard de cabeça pra baixo, hehe.. cuidado pra não pisar nos knobs!
|
LeandroP Moderador |
# jan/13
· votar
Seria pior se fosse de cima pra baixo ou de baixo pra cima.
|
krz4fx Veterano |
# jan/13
· votar
JJJ
Se o input dos pedais fossem do lado esquero e o out no direito, como voce gostaria, o cabo saindo da guitarra estaria sempre cruzando a sua frente; entre voce e os pedais.
abs
|
Velvete Veterano |
# jan/13
· votar
krz4fx JJJ juninholiveira
Não duvido que tenha relação com o fato da maioria da população ser canhota.
Realmente a hipótese do jack do cabo é plausível.
Caso o jack fosse no headstock...rs
Abraços
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jan/13
· votar
Ja pensei um pouco a respeito, quando estava montando pedais, fiz eles para serem fáceis de ligar em pedais BOSS. Ai me veio a impressão de que este padrão é pós-BOSS, porque eu vejo muitas marcas(Digitech,POD,Ibanez) construírem seus projetos meio que parecido com BOSS. Acho que a Roland foi a primeira a padronizar os formatos dos seus pedais.
|
JJJ Veterano
|
# jan/13
· votar
juninholiveira Ah, agora entendi o que você falou... Editei lá.
krz4fx Isso depende da posição do guitarrista com relação ao ampli.
Luiz_RibeiroSP Então é culpa da Boss... Já desconfiava... rs
|
krz4fx Veterano |
# jan/13
· votar
JJJ: krz4fx Isso depende da posição do guitarrista com relação ao ampli. Não entendí.
Mas, com certeza, se todos usassem transmissores sem fio ao invés de cabos, não existiria este problema.
abs
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
JJJ
Sério que isso te incomoda??? Minha cabeça já se acostumou. Se fosse ao contrário eu estranharia.
|
Alex guitar man Veterano |
# jun/15
· votar
undefinedJJJ
To contigo, sempre achei que deveria ser ao contrario, afinal, o padrao nao é da esquerda pra direita?
|
Lelo Mig Membro
|
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Já que ressuscitaram....
"tem alguma vantagem nessa ordem ou é só o padrão mesmo?"
1- É preciso lembrar que os primeiros pedais tinham os jacks In/Out na parte traseira e não nas laterais.
2- É preciso considerar que é bem possível que quando surgiram, ninguém imaginava que se ligariam mais de um em cadeia.
3- É preciso notar que se UM só pedal estiver ligado, o padrão "entrada à direita e saída à esquerda", era melhor. A maioria dos guitarristas dos 50/60, não por padrão, mas por costume, devido a disposição das bandas padrão jazz/blues, deixavam os amplis à sua esquerda. (note que se entrassem pela esquerda e saíssem pela direita, com o ampli à esquerda iriam se cruzar, o que podeira ser um desconforto numa época de cabos bem mais rígidos e menor comprimento)
Acho que por isso, por costume, acabou ficando assim.
|
Ismah Veterano |
# jun/15
· votar
E deixavam o amp à esquerda simplesmente porque o baixo elétrico tem escala maior, logo, ficaria para fora do palco, caso ficasse na esquerda.
O que sabemos, na realidade é um problema, já que está sujeito à esbarrões.
|