Como utilizar o boost em bandas com dois guitarristas?

    Autor Mensagem
    Diego Junqueira
    Veterano
    # dez/12


    Pessoal, tudo bem? eu tenho uma dúvida, espero que alguém possa me ajudar...
    Meu nome é Diego, toco numa banda onde divido os solos com outro guitarrista, nós nos damos muito bem, tocamos juntos à mais de 18 anos. Eu sempre usei pedaleiras em minha vida, então ficava fácil de resolver o boost (volume e ganho), pois eu tinha uma regulagem de base onde o volume era o mesmo do outro guitarrista e nos solos eu tinha um path para solo, onde era um overdrive com um ganho maior e um volume maior, justamente para ele se destacar evitando assim que o outro guitarrista cobrisse os solos com suas bases, e da mesma forma ele faz também, no momento de solar, ela ativa o path de solo onde o volume dele é maior do que o volume da minha base. Agora eu vendi a pedaleira e comprei um monte de pedais, são eles: Afinador BOSS (TU-2) - Dual Overdrive BOSS (SD-2) - OCD Fulltone (MXR) - Tubescreamer TS-9 (Para boost) - Stereo Chorus (MXR) - Digital Delay BOSS (DD-3), ligados exatamente nesta ordem, da guitarra para o amplificador, o problema é que apesar do Tubescreamer ter um timbre maravilhoso, ele não está dando tanto volume como eu preciso (mesmo estando no máximo), e neste caso a base do outro guitarrista está cobrindo os meus solos. Em shows, as pessoas ficam pedindo para eu aumentar o volume pois não estão ouvindo a minha guitarra...rsss Mas se eu aumento o volume, a minha guitarra passa a ficar mais alta que a do outro guitarrista inclusive nas bases... eu pensei em usar um pedal de volume, ou pegar aquele pedal da marshall o bluesbreacker, ou um novo da BOSS feedbacker booster (FB-2), Mas aí eu vou ter um outro problema, que para fazer um solo, em questão de segundos eu terei que pisar no pedal dual overdrive, tubescreamer e em algum pedal de volume e em muitas vezes o pedal de delay....rssss, seria pisar em 4 pedais em questão de segundos, ficaria enviável....rsss eu gostaria de saber se alguém teve este mesmo problema e como resolveu, ou se alguém saberia como resolver?

    Abraço a todos!
    Até+

    WARamos
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Estranho, normalmente já resolveria.. Mas se você comprar um pedal de booster não terá mais problema.. Ele foi feito pra isso.. Outra coisa que pode fazer é ajustar teu set com o pot da guitarra em 70% mais ou menos.. Dae na hora em solo você joga pro máximo.. Verdade que irá te tirar um pouco do ganho nas bases, mas é uma solução temporária até teu booster chegar! Abraço

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Me impressiona o fato de vc mencionar que seu tubescreammer já está com o pot de volume no máximo e ainda assim vc estar sendo encoberto pelo som da guitarra-base do outro guitarrista.

    Fico imaginando a quantidade de absurdos níveis de ganho e volumes que vc's estão usando nos pedais.

    Será que vc's não estariam usando demais os pots de volume dos efeitos e deixando o volume do amplificador baixo demais? Que tal reduzir um pouco os níveis de volume dos pedais e aumentar os níveis de volume dos amplificadores?

    Assim, seu tubesreammer poderia ficar no "talo" e não seria mais encoberto pelo outro guitarrista. Em termos numéricos, vc's devem estar assim:

    seu volume base: 7
    seu volume solo: 8
    volume base do outro cara: 8
    volume solo do outro cara: 9

    Assim, quando vc está solando, vc está no volume 8 e o outro cara está tocando a base também no volume 8, o que não resulta em nada bom.

    Que tal vc baixar seu volume-base para "6" e o outro guitarrista também. Assim vc's 2 podem regular seus respectivos "volumes-solo" para nível 8 e tudo fica bem equilibrado. Se vc se dá bem com o outro guitarrista, ele saberá te entender e poderá dar uma "amansada" no equipo dele para não encobrir o seu som.

    Outra opção é comprar um pedal de boost e arremessar seu timbre para as alturas na hora do solo e tudo vai ficando cada vez mais alto e mais e mais alto. Ensurdecedor!

    Valeu.

    WARamos
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Cara eu não sei ele, mas eu regulo meus pedais de acordo com o clean do amp.. Então, eu ponho o clean do amp no volume que quero e acerto os volumes dos pedais depois.. As vezes ele já acertou o volume do amp, e o pedal tá tão baixo que mesmo o tubescreammer no talo não resolve.. Dae não tem muito o que fazer..

    Edu_Afram
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Edu_Afram
    · votar


    Diego Junqueira]

    uma solução que não ficaria muito barato mas resolveria é:
    você comprar um pedal de boost (de volume) como o FB-2, ou algum clone do micro amp etc..

    depois compra o penta swicht do pedrone, ou aquele outro da nig, que são controladores looper.

    numa pisada ficaria:
    dual overdrive + tubescreamer + booster + delay

    dependendo da regulagem não ficaria ruim, as vezes quando toco eu ligo o EFX pure plexi + booster do próprio pedal + o od-3 da boss com drive no zero pra completar rs. ahh e o delay sempre ligado...

    mas geralmete só o pureplexi resolve o problema, veja também a possibilidade de ter um pedal mais pesado pra não precisar boostar drive, só volume.

    Keith.Scott
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    Diego Junqueira
    ...OCD Fulltone (MXR)...

    ????????????????

    MXR OCD FULLTONE???? oO
    Não seria o OCD, da Fulltone???? =P

    ;)

    To com os caras aí em cima!
    Eu manteria td que vc tem, e adicionaria um booster clean depois dos drives, e antes das modulações.
    Isso interferiria apenas aumentando volume!!! O aumento de ganho viria do seu TS!
    Eu recomento MUITO o Booster Black Snake! É barato, é bem feito, e a função é maravilhosa... pois não muda em nada o timbre da guitarra! Apenas acrescenta mais ganho/volume (dependendo da posição onde vc usar), no sinal!
    É exatamente o que vc precisa, vai por mim!
    Custa R$60,00....! Ótimo custoxbenefício!

    Agora.. quanto a questão do sapateado! Talvez não haja muito o que fazer!
    Das duas, uma...
    Ou vc acostuma, ou vc apela pra uns controladores (tipo o Pedrone Penta Switch, que eu acho que resolveria plenamente seu problema... mas é bem caro!), ou loopers...!

    jpguitar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Diego Junqueira

    o que acontece é o seguinte... o pedal de booster tem duas maneiras de ser usados, a 1ª o booster ficar antes do drive principal= usando dessa maneira (como você usa) ele não vai dar aquele aumento de volume que você precisa...mas sim aumento de drive ou seja muito drive e pouco volume...
    2ª o booster depois do drive principal = ai sim ele vai fazer um papel de booster para aumentar o volume na hora do solo...
    minha recomendação....e como eu uso ( drive tube ) (nig dist.) (booster) (delay)
    dessa maneira tenho muitas combinações, tipo um som mais clean e se eu quiser aumentar o volume uso o booster, um drive mais pesado se eu precisar de volume piso no booster....e por ai vai, tente fazer esse teste....
    ficou meio grande mas acho que resolve...valeu....

    NovoHorizonte9
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Diego Junqueiro

    Cara, eu tinha o mesmo problema que você, e te recomendo fazer o que eu fiz:
    compra um pedal de boost, eu comprei o da axcess e não me arrependo de jeito nenhum, até tenho que diminuir a quantidade de boost pq sobra kkkkk, aí se você colocar antes da distorção você aumentará somente o ganho. e pelo que eu entendi não é isso que você quer. eu te recomendo colocar no último pedal até depois do delay pois talvez ele desregule as frequencias do delay quando acionado o boost. colocando em último ele aumentará o volume de toda sua cadeia de pedais, se destacando do outro guitarrista e mantendo sem timbre. abraços, espero ter ajudado.

    Já ia me esquecendo, neste pedal eu paguei cerca de 120 reais, e ele dá 20 db de boost. abraços.

    NovoHorizonte9
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Faça a seguinte ligação:

    GUITARRA - Afinador BOSS (TU-2) - Tubescreamer TS-9 (boost de ganho) - Dual Overdrive BOSS (SD-2) - OCD Fulltone (MXR) - Stereo Chorus (MXR) - Digital Delay BOSS (DD-3) - Pedal boost (boost de volume) - AMPLIFICADOR

    Abraços

    Keith.Scott
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    Diego Junqueira
    Cara.... vai por mim!
    Já disse e repito!!!
    Se vc quer um booster clean, que não altera o som da guitarra, e apenas aumente ganho (quando colocado antes do drive) ou volume (quando colocado depois dos drives)... pegue o BOOSTER BLACK SNAKE!

    Esqueça os Axcess, os Fuhrmann, e outros boosters de R$100, pra cima!

    O Black Snack resolve seu problema com respaldo.... e injeta até 50db a mais do seu sinal!!! É muito versátil!
    E sabe o mais legal...???? Custa apenas R$60,00... como eu já disse!

    Conheci esse booster através da indicação do Mauricio Bertola, aqui do forum.... e me surpreendi!
    Hoje, booster clean, pra mim... é o Black Snake!

    Diego Junqueira
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Perfeito galera, muito obrigado, foram varias dicas vou pesquisar todas as formas. Eu realmente já estava pensando em comprar um booster mesmo, o problema é que terei que pisar em 3 ou 4 pedais em segundos, mas aí temos aqueles pedais como o line selector ou o path Finder que poderão me ajudar com isto.... Eu achei que tivesse uma solução mais simples para o meu problema, achei que tivesse ligando os pedais na ordem errada... Acho que o tubescreamer acabou ficando sem "utilidades" neste caso, já que ele nao esta fazendo o trabalho de booster, e sim apenas dando mais ganho, e neste caso nao preciso de mais ganho já que tenho o SD-2...
    Só mais uma coisa galera, os volumes dos pedais devem ficar todos menos da metade? Qual é a forma ideal dos volumes ficarem? Existe um padrão igual a ordem dos pedais?

    Ah e me desculpem o furo em dizer que o OCD é MXR rssss

    Abraço a todos!

    WARamos
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Brother, seguinte.. Não tem um volume certo.. Tem o seu gosto.. Exemplo.. A primeira coisa que eu faço pra regular é deixar o som todo clean.. Dae vou ligando pedal por pedal.. E regulo o volume deles de acordo com meu gosto, e com o clean do amp.. Não tem regra, mas eu regulo de maneira que, quando eu saia do clean pro drive, não mude muito em questão de volume.. Não distoe, não fique exagerado..

    juninholiveira
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Keith.Scott

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o teu post ta parecendo comercial de televisão!

    Duds McCready
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Diego Junqueira
    Cara, vj já testou usando o TS9 como "clean" boost, ou seja, deixa o drive dele quase zerado, e o level no máximo. Ele deveria dar o resultado esperado pra vc, nesse caso (ligado depois do OCD).

    Testa aí e diz pra gente se melhorou ;)

    Abraços!!

    RoLP
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Diego Junqueira
    Fala Diego beleza?

    O funcionamento de boost para pedais é sempre o mesmo.

    1. Boost de drive (soma de dois drives sem alterar o volume)...é colocando o pedal overdrive DEPOIS da distorção principal.
    Seria: Amp --> Pedal de distorção --> Pedal overdrive ---> Guitarra.

    2. Boost de VOLUME (subir o som da guitarra em relação à base) é colocando o pedal de boost ANTES da distorção principal.
    Seria: Amp ---> Boost ----Pedal de distorção ---> Guitarra.

    3. Se você quiser ambos...um boost de volume e um boost de drive...seria assim:
    Seria: Amp ---> Boost ----Pedal de distorção--> Pedal overdrive ---> Guitarra.

    E concordo com o Keith.Scott.
    O Black Snake é sensacional...o melhor pedal boost que já usei.
    Tem os da Fuhrmann tb que servem pro mesmo propósito, que são bacanas também.

    Keith.Scott
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    juninholiveira
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o teu post ta parecendo comercial de televisão!
    Curtiu, né irmão???
    rs!!! =P
    Se eu conheço bem uma coisa, e sei do que ela é capaz... eu defendo, sim!
    Afinal, isso pode ajudar outras pessoas, assim como tbm me ajudou!
    ;)

    Duds McCready
    Faaala, rapaiz!
    Quanto tempo heim!
    Tá sumido daqui ou é impressão minha????

    RoLP
    Pode crê, cara!
    O que eu mais acho interessante dos booster Fuhrmann é a possibilidade de utiliza-los tanto como booster positivo (que é o que estamos discutindo aqui), quanto booster negativo (que é uma das sacadas mais locas que eu já vi! MUITO legal!).
    Mas em questão de preço, e tomando como base a necessidade inicial do Diego Junqueira, o Black Snake parece cair matando... o que vc acha???
    O preço é baixinho... Com o valor de um pedal Fuhrmann vc compra quase três Boosters Black Snake.

    Agora... se ele quer ter um booster pras duas funções (positivo ou negativo), indico o Fuhrmann!!! Mas não sei se é essa a proposta pro set dele!

    Duds McCready
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Keith.Scott
    Fala brow, blz?! Tenho postado meio aleatoriamente no Música em Geral. O de pedais estou ausente mesmo... haha

    Keith.Scott
    RoLP
    Mas vejam que ele pode fazer o teste do TS9 antes de comprar um clean boost. Se deixar o TS9 depois do OCD, com o drive mínimo, tone a vontade e Level no máximo, ele terá esse boost de volume, mas com uma possível alteração no timbre, dependendo como o tone vai estar definido, não?
    Acho que talvez seja mais interessante ele realizar esse teste, antes de sair comprando um boost. Vai que resolve o problema dele, não é?

    Abraços!!

    Keith.Scott
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Duds McCready
    Saquei, cara!!!
    Bom te ver por ae!!!

    Mas vejam que ele pode fazer o teste do TS9 antes de comprar um clean boost
    É verdade!
    Vc tem razão!!!
    Pode ser uma carta na manga, e que talvez resolva msm o problema!
    Vale muito a pena a tentativa!

    Faz o teste com o TS9 (que é um baita pedal) ae, Diego Junqueira...
    E conta pra gente depois no que deu!
    Agora eu to curioso pra saber tbm! rs!

    Diego Junqueira
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Fala Galera, realmente acabei de fazer todos os testes, sem comprar nenhum pedal, apenas usando o que eu tenho hoje, e não funcionou... Coloquei o TS-9 tanto antes como depois do SD-2 mas ele não mudou em nada, ele dá uma pequena aumentada de volume e aumenta muito bem o ganho dependendo de quanto eu coloco de drive, mas não resolve o meu problema.... experimentei baixar os volumes de todos os pedais, porém ele fica desproporcional com o volume do amplificador... e regulando ele no mesmo nível de volume do ampli ele fica do jeito que estava antes.... por isto, acho que não vai ter jeito, vou ter que comprar um pedal de boost mesmo e outro controlador tipo o line selector ou o path finder da NIG, pois pisar em 4 pedais na hora do solo não rola mesmo....rssss
    Se alguém tiver mais alguma sugestão, pode postar que estarei testando...

    Abraço a todos e obrigado mais uma vez...

    depoli
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Bem estranho você não ter conseguido resultado. Teria como você postar uma foto com os pedais em linha pra gente analisar as configurações deles e tentar decifrar esse problema?

    Edu_Afram
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu concordo com o [Diego Junqueira

    Quem ja toca com banda, sabe que na hora do solo é preciso de um nível alto de volume para o solo.
    Eu tenho três pedais de drive e esse boost apenas nos pedais não resolve. Uma coisa é testar no seu quarto, outra é tocar ao vivo, com outra guitarra e a bateria do seu lado.

    Eu resolvi o problema com um boost de volume. acho que é a melhor coisa a fazer.

    Abraço!

    depoli
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edu_Afram

    Acredito que praticamente todo mundo que está opinando neste tópico "já tocou em banda", por isso estamos surpresos. Usar o TS como boost para solos é algo muito comum e eficaz. A gente poderia simplesmente dizer: "compra um Micro Amp e problema resolvido", maaaas estamos curiosos com o desenrolar da história do nosso amigo e acreditamos que tudo possa ser resolvido sem que ele precise comprar nada =)

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Diego Junqueira
    Seu amp não tem loop de efeitos? Um pedal de drive ou boost qualquer no loop provavelmente resolve seu problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como utilizar o boost em bandas com dois guitarristas?