O que é melhor, overdrive ou um boost para aumentar volume e ganho no solo?

Autor Mensagem
jeffsguitar
Veterano
# set/12


E ai moçada...

Eu queria alguma coisa para melhor o timbre do meu solo....
Queria dar aquelas coladas nas notas.... não sei se para isso seria melhor um boost/clean antes do overdrive ou um segundo overdrive com pouco ganho depois do principal...

Não me importo que mude um pouco um timbre, desde que não seja algo extremo:
*Queria um ganho a mais (pouca coisa).
*Um aumento no volume somente para sentir melhor aquele pressão sonora na hora do solo.
E melhorasse/aumentasse o meu sustain.

Tinha pensado em dois overdrives:
- Ibanez TS9 (cerca de uns 400 reais)
- Mxr Gt-Od - ele é meio ardido, talvez deixasse o solo mais nervoso.(uns 300 reais).

E booster mesmo:
- Fire power booster. (330 reais).

Eu sei que tem tópico falando sobre isso, mas não consegui tirar minhas dúvidas, eu quase nem crio tópico, porque eu fico lendo bastante... e não achei nada....

Queria opniões, para os tipos de overdrives quais seriam as caracterisicas deles antes e depois do drive e os booster também.
Meus drives: BB preamp e Crunch Box

Se eu tivesse dinheiro agora, compraria o Rc booster que achei incrivel, mas tenho uns 300 reais, estourando 400.

pOkiz
Veterano
# set/12
· votar


Eu li até "Queria dar aquelas coladas nas notas"

Pega então um Compressor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar
Cara, se vc quer apenas aumentar o volume do solo, para destacá-lo na "massa sonora" da sua banda, apenas compre um booster e instále-o após o seu pedal de distorção. Um pedal como esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438615307-pedal-efeito-dragon-b oost-similar-ao-mxr-micro-amp-jimdunlop-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438370177-pedal-boost-br-tech-b ooster-n-mxr-boss-gt2-nig-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438654399-booster-black-snake-l impo-transparente-caixa-em-metal-_JM
Agora, se vc quer aumentar a taxa de ganho de sua distorção, compre um outro overdrive ou distorção e instále-o antes do seu pedal de distorção. Isso não aumenta tanto o volume, mas a taxa de distorção, tem que regular muito bem.
Abç

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


pOkiz
Mas dai eu não vou perder dinâmica?

Mauricio Luiz Bertola
O booster antes do overdrive não aumentaria o ganho do pedal também? Não ocorreria risco de embolar se for ganho muito alto?
E um segundo overdrive deveria ser antes da principal mesmo? Depois não iria apenas somar os dois overidrives ou é indiferentes? Primeiro com menor gnaho para esquentar o que tem mais ganho?

Queria apenas um ganho maior e um volume também, coisa sutil para sentir mais, nada de aumentar drasticamente ambos...

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


...mais alguem?!?

GuiMolusco
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar

se vc souber usar o compressor naum embola não
uma vez experimentei liga meu booster antes da distorção, aumento razoavelmente o ganho sim cara
acredito q seu overdrive principal deveria ficar DEPOIS do secundario, alguem me corrija se eu tiver errado, ja fiz isso, o mais produtivo pra mim, foi deixar um com ganho alto e o outro com bem pouco, so pra da um cheirinho

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar
Bicho, me responde uma coisa antes pra gente poder ajudar melhor. Sua distorção vem do amp ou do pedal?

pOkiz
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar

Cara, dependendo do solo eu trocaria UM POUCO de dinâmica por notas mais definidas e coladas

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
Vem de pedais..."BB preamp e Crunch Box"... ambos deixo com ganho moderado... Queria algo para dar uma esquentada no ganho e um volume na hora dos solos, meio moderados mesmo....

GuiMolusco
Dando uma pesquisada nos compressores, achei mais legal para bases onde tem riffs e solos no meio da musica para manter o volume... talvez melhor seria mesmo um overdrive, pois quanto tiver tocando em clean e for solar só ligar ele para ter uma pitadinha de drive...

pOkiz
Depende da regulagem do compressor que vai mudarn a dinâmica?

MusicDan
Veterano
# set/12 · Editado por: MusicDan
· votar


jeffsguitar
Acho que no seu caso o mais apropriado seria fazer o que o GuiMolusco
...acredito q seu overdrive principal deveria ficar DEPOIS do secundario, alguem me corrija se eu tiver errado, ja fiz isso, o mais produtivo pra mim, foi deixar um com ganho alto e o outro com bem pouco, so pra da um cheirinho

Pense comigo, vc quer +volume e + ganho.
a) Para mais volume vc precisaria de um boost depois da distorção principal
b) Para mais drive (ou boost de ganho) vc poderia conseguir com um pedal de drive antes da distorção principal porém, com o knob de volume bem alto, mas o knob de ganho (ou drive) baixo, para evitar ruidos e alteração no timbre.

Logo vc precisaria de dois pedais, um drive antes e um boost depois, e umas aulas de sapateado para conseguir ligá-los e desligá-los.

Sendo assim, teste como o colega acima sugeriu: coloque apenas um Pedal de Overdrive (low gain) após a distorção principal, com o volume mais alto e o ganho (ou drive) mais atenuado (fraco, baixo), Regulando os knobs de maneira que quando vc ligar o pedal aumente o o volume e dê uma coloração na distorção. Teste e veja como fica.

Obs: utilizar, adequadamente, um compressor antes da distorção principal, pode te proporcionar maior definição nas notas tb, bons testes...

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan

Então ficaria....usando o Mxr Gt-Od de booster

Guitarra > BBpreamp/Crunch Box > Mrx Gt-od (ganho uns 20% e volume 100%) > amplicador. (Só para ter uma base, quando tivesse tudo junto regularia de a cordo como o equipo se portasse).

Sendo a melhor opção a compra de um overdrive.
No caso, Mxr Gt-Od ou Ts9 ou outro? Qual pedal bom para booster?

4TheLoveOfGoD
Veterano
# set/12 · Editado por: 4TheLoveOfGoD
· votar


jeffsguitar

Fala meu velho , blz ?!
Boosters são pedais ao meu ver que precisam ser estudados demais antes de comprar , porque são pedais que você não vai usar todo o tempo e tem alguns que são bem salgados como o próprio caso do RC e AC Booster's da Xotic .

Eu te daria os seguintes conselhos , primeiro você tem que ter primeiro qual será a sua prioridade . Ganho ou Volume ?! Ganho/Volume Juntos ?!

Acho desnecessário você pagar 500/600$ em um pedal que você vai usar por 30/40 segundos e em algumas músicas .
Eu e o Keith.Scott debatemos por essa questão de preços de delay e etc , mas no caso do booster eu não investiria uma grana tão alta não .
Sou guitarra solo da banda que eu tenho , mas não tem solos em todas as músicas e com a distorção e o pot de volume eu consigo regular bem quando eu quero que meu som apareça mais ou menos .

Cara procure "testar" primeiro os pedais se você puder claro , porque no meu caso compro todos no escuro , rsrs .
Tem pedais pra esse fim que são baratos e fazem muio bem o seu papel , os exemplos citados pelo Mauricio Luiz Bertola são pedais baratos e que irão cumprir bem o seu papel .

Outros exemplos :

BOSS SD-1 : R$189,00
Digitech Bad Monkey ( Tube Screamer ) : R$249,00
MXR Micro Amp : R$280,00 ( usado )
Landscape Organic Drive and Boost : R$145,00

Fora os trilhões de handmade que tem por ai . Eu uso o SD-1 pra boostar um Vox Satchurator e funciona muito bem depois dele , com level em 100% e Drive em uns 10/15% . Comprei o Hustle Drive da Mooer ( similar ao OCD ) pra usar como drive mesmo , vamo ver quem fica melhor como booster , assim que chegar devo postar um review .

Teste , teste novamente and Be Happy .

Play the Song !

Lu_Soares
Veterano
# set/12 · Editado por: Lu_Soares
· votar


Eu uso um booster no loop do meu amp, porque uso o drive dele como principal e o resultado é muito bom, uso um LPB1 EHX.
Até tenho um overdrive que uso na frente do amp e qdo preciso de volume, uso esse mesmo booster que fica no loop.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar
Vem de pedais..."BB preamp e Crunch Box"... ambos deixo com ganho moderado... Queria algo para dar uma esquentada no ganho e um volume na hora dos solos, meio moderados mesmo....

Pega um SD-1 , coloque antes do BB e do Crunch box. Deixe o knob Level em 100% e o drive em 10 ou 15%. Vai te dar o efeito que você quer.
Outra dica boa foi a do 4TheLoveOfGoD. Regule seu amp e seus pedais com o knob de volume da guita em 5 ou 6. Aí quando precisar de mais sinal, aumente pra 10. Esse é jeito mais tradicional , que eu acho que todo guitarrista de saber usar o knob de volume pra controlar ganho e volume.

alfacorrea
Veterano
# set/12
· votar


Resumindo e acrescentando, no meu entendimento, esta são as formas de dar "aquele up" na hora dos solos:

1) Regular o Knob da guitarra em 5 ou 6 e, na hora do solo, girar o knob para o 10. Forma mais rápida e tradicional. Aqui, estamos falando de um aumento passivo do volume, ou uma "redução do corte" de volume

2) Pedal de Volume - Deixa ele em uma posição intermediária durante toda a música e quando for solar, pisa fundo. Aqui, também estamos falando em um filtro passivo.

3) Pedal de Boost Limpo - Apenas um efeito de aumento de volume, sem colorir ou distorcer o timbre. Aqui, já estamos no campo do aumento "ativo" do volume. O boost limpo talvez seja o que menos vai colorir o timbre.

4) Pedal de Equalização - Acredito que também seja uma forma de dar um "up" na hora dos solos, além de permitir um aumento real de volume, permite acentuar uma determinada curva de equalização que pode ser interessante. Aqui, vc vai ter um boost limpo e poderá trabalhar com a possibilidade de equalizar sem colorir o timbre.

5) Pedal Compressor - O compressor pode ser usado para dar esse "up" na hora dos solos. Tem um video interessante feito pelo De Ros que fala de um compressor. Aqui, vc vai ter um boost limpo, mas já vai passar para o campo da coloração do seu timbre.

6) Pedal de Overdrive - utilizando com ganho bem baixo, o pedal de overdrive serve para dar este "UP" nos solos. Aqui, seria o momento onde vc mais vai coloriri seu timbre.

Meus exemplos e minhas opiniões:

1) Knob da Guitarra - todo guitarrista que se presa tem que saber "trabalhar" com o knob de volume da guitarra. Este é o primeiro "degrau" nas brincadeiras com a dinâmica. Se vc não sabe, é hora de aprender.

2) Pedal de Volume - respeito quem usa, mas não acho prático, acho que não usaria e não uso atualmente.

3) Pedal de Boost Limpo - respeito quem usa, mas acho "muito tiro pra pouco bandido".

4) Pedal de Equalização - este eu nunca testei, sou curioso para usar um bom equalizador nesta situação para ver como fica.

5) Pedal Compressor - essa opção eu não sei usar bem, mas já vi músicos que usam muito bem, inclusive tocando junto comigo na banda. Se treinar e souber regular, dá certo sim.

6) Pedal de Overdrive - essa é a minha opção. Atualmente estou usando um Mad Professor Sweet Honey Overdrive para esta função.

Abraço.

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


alfacorrea
Pedal Compressor - O compressor pode ser usado para dar esse "up" na hora dos solos. Tem um video interessante feito pelo De Ros que fala de um compressor. Aqui, vc vai ter um boost limpo, mas já vai passar para o campo da coloração do seu timbre.
O Faiska usava compressor:


jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


4TheLoveOfGoD

Acho desnecessário você pagar 500/600$ em um pedal que você vai usar por 30/40 segundos e em algumas músicas
Sim também acho... até porque meus pedais de drives estão por volta deste preço, mas queria pagar um pouco mais da "metade disso", só queria algum pedal que ajudasse e nao fosse ruim que ferrasse com meu som.

MXR Micro Amp : R$280,00 ( usado )
achei por 300 reais NOVO, mas eu fiquei meio assim com ele, vi relatos que para ter um ganho, ele entre guitarra - microamp - drive - amp, nao teria um som legal, dai um outro pedal ou até mesmo outro drive ficaria melhor.

Não sei porque, eu desconfio muot da qualidade do Sd-1, e acho muito nervoso também.

Lu_Soares
Achei o LPB1 EHX por um preço muito bacana, ele depois do drive da mais volume? E antes do drive como fica?

Led Zé
Nao acha o Sd-1 muito nervoso e seco para booster?

alfacorrea
Muito bom seu cometário, otimo mesmo...
Em vista disso, acho que a melhor opção realmente seria um pedal de overdrive... com um volume mais alto para dar aquele UP na hora do solo, e ja vai aumentar o ganho em questão porque seria mais um pedal de drive com um pouco de ganho, a questão mais complicada seria achar um pedal com caracteriscas que fica legal no solo, porque nao tem fugir, vai colorir.

Marthin87

Estudando um pouco sobre compressor, achei mais legal ele na hora de bases...

Galera, eu estou decidido por um overdrive fraco, como um Ts9 para dar um pouco de ganho que ja vai vir do próprio pedal, um volume mais elevado conforme achar necessário,..... agora a questão seria qual pedal de overdrive?
E outra...como o alfacorrea disse, na opção 1 dele, controlar pelo Knob as vezes perco aquela definição na base/solada, mas eu uso muito quando o cantor vai falar algo e eu continuo tocando um base com o drive eu diminuo o ganho no Knob, vou tentar isso, senao comprar um o pedal de overdrive e qual?

Talvez a troca na minha captação não me daria mais dinâmica e definição para controlar o ganho no Knob?
Uso uma Condor set custom toda original, queria colocar uns seymour ducan...?!

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


Os comentários ajudaram, mas ainda há algumas dúvidas... se prosseguirem... seria otimo.

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


...

Cesinha Realeza
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar
Então compre um Pure Plexi da EFX e seja feliz
ele tem um drive razoável, mas o booster dele é bem bacana!!!! A vantagem é que vc terá dois pedais em um. Coloque-o depois de todos seus pedais de drive e aí é só escolher se vc vai querer usá-lo como boos ou como dist/boost. Eu tenho um há dois anos, uso muito mais do que alguns aí falaram, até porque ensaio duas vezes por semana, e ele nunca deu problema. O coitadinho já se pagou. hehehe[
[

ds_bart
Veterano
# set/12
· votar


Tinha a mesma duvida q vc, e fiz o seguinte:

tenho um amp SS, e qnd toco musicas com menos drive (tipo oasis) uso o gt-od no input pra boost nos solos, qnd to tocando algo mais pesado (metallica) uso o ge-7 (equalizador) no loop. Uso o drive o amp como drive principal, e desta forma cheguei onde queria.
nas musicas como drive mais leve,o gt-od me da mais ganho e tb consigo um aumento de volume, ja qnd o drive ta pesado, com o gt-od, da muito chiado e pouco ganho, por isso utilizo o ge-7, onde add medios, tenho aumento de volume, e definição das notas.

jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


Cesinha Realeza
Não que os pedais da EFX não seja bons, mas você disse: ele tem um drive 'razoável" e quando eu estiver com a guitarra, em clean e for dar um boost para fazer um solo com aquela pitada de drive, dai nao fica legal.

ds_bart

O Mxr gt-od esta vindo para meu lado, tenho visto coisas que gostei dele, e testei faz muito tempo... mas curti, mais meio ardido.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar
Nao acha o Sd-1 muito nervoso e seco para booster?
Não. Na verdade é um drive bem leve. Talvez um pouco comprimido se usar demais o drive dele, mas lembre-se que a base dos seu ganho estará vindo dos outros pedais. Você irá apenas usá-lo para amplificar o sinal e aumentar o ganho dos outros pedais. Para fazer isso, use como eu te expliquei: level no talo, e ganho no mínimo ou perto do mínimo.

De Ros
Veterano
# set/12
· votar


jeffsguitar

Cada um desses videos te mostra um pouco sobre esse assunto:











jeffsguitar
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
valeu, vou dar uma procurada, é facil de achar para testar.

De Ros
Valeu velho, eu tinha testa o punch box e o tubeDrive, achei muito interessante o tubeDrive, ele virou uma opção para usar como booster para mim... mesmo ele mudando timbre, gostei dele com pouco ganho, talvez isso derá uma encorpada no solo.

Valeu galera, vou procurar uns overdrives para testar, entre eles, TubeDrive, Gt-OD, Ts9 e talvez um boost de volume para por antes dos drives.

Abraço.

ds_bart
Veterano
# set/12
· votar


Cara, soh um detalhe q talvez vc n conheça.. o gt-od tem um chave interna (tem q desmontar o pedal) q muda o som.. deixa ele bem mais macio, bem estilo ts9, caso vc ache o som dele ardido como vc disse.

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


ds_bart
Pois é, mas o som dele fica mais magro, ele fica no estilo do Ts9 mas nao fica tão legal quanto, a configuração original vai dar mais corpo para a guitarra, ele seria uma boa para empurar um outro pedal para dar mais corpo para as bases, agora para solar, talvez ele soe bem aridido, ele com o tone normal, puxa pra agudos e graves, não sei se isso ajudaria no solo, que acho que dicaria mais legal alguma coisa puxando para os médios...

Acho que seria uma boa o proprio Ts9.

AndrewG1
Veterano
# set/12
· votar


bom se voce quer dar uma volumiada no seus solos vai de booster se voce curte ums agudasso vai de Treble Booster

flwss....

AndrewG1
Veterano
# set/12
· votar


O QUE É LOOP?

dyd
Veterano
# set/12
· votar


VeiOO vai de ts9 melhor pedal de booster na minha opinião
uso ocd nervoso e o ts9 p/ da booster p/solos tanto de ganho tanto p/volume
o que o ts9 tem de melhor e que ele tem um som pra frente e muito alto e cheio de medio p/ impurrar mesmo

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é melhor, overdrive ou um boost para aumentar volume e ganho no solo?