Fuzz de Piece of My Heart da Janis Joplin

Autor Mensagem
    jaen
    Veterano
    # set/12

Alguem sabe qual o fuzz utilizado na música Piece of my heart da Janis Joplin. Não sei se devia perguntar aqui ou no forum de musica, mas...

JJJ
    Veterano
    # set/12 · Editado por: JJJ
    · votar

Não tenho ideia, mas pela época e por ser algo tipo fuzz, vou chutar dois pra você procurar na web e ver se bate com o som que você quer:

Big Muff, da Electro Harmonix;

Fuzz Face, originalmente de uma marca meio desconhecida (hoje é da Dunlop, se não me engano).

jaen
    Veterano
    # set/12
    · votar

Ou, com qual pedal consigo um som daquele jeito? Não tenho muitas experiencias com fuzz, uma vez gravei com um Double Muff, mas já faz tempo e a eq utilizada foi bem diferente, testei o Fuzz Face na pressa e não consegui esta regualgem, ele ficava sempre mais grave. Tenho o Giannini Fuzz e o Bertola´s Mini Fuzz (dois capacitores de 22), mas não chegam neste som também...

JJJ
    Veterano
    # set/12
    · votar

não chegam neste som também...

Não basta só o pedal, né? As vezes o pedal é o mesmo, mas a guitarra, os captadores, o amplificador, etc... são totalmente diferentes. Aí não bate...

jaen
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jaen
    · votar

Fuzz Face, originalmente de uma marca meio desconhecida (hoje é da Dunlop, se não me engano).
    Era Dallas Arbiter. Até acho que era este o pedal. Mas os de hoje (pelo menos o que eu testei), parece ter muito pouco daquele som. Mas como eu disse testei ele rápido em POA e não consegui chegar muito perto do que eu queria. E olha que foi com Tele Am e num válvulado (não lembro qual, talvez o AC30, na epoca não tava muito interessado em amp.hehe)

Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

jaen

Li uma entrevista com Sam Andrew uma vez onde ele diz que tanto ele como o James Gurley não eram muito ligados em equipamentos, os dois possuíam sets econômicos e só usavam o que realmente interessasse para seu som.

Basicamente Sam Andrew tinha um Fuzz Face, um Phase, amplificadores Standel e Fender Twin Reverb. Tanto Sam Andrew, quanto James Gurley utilizaram muito Gibsons SGs e ES 335.

Você só vai chegar próximo a esse timbre, com muita paciência e regulagens, mesmo que tivesse um equipo igual, em tempos atuais, seria muito diferente.

- Amplificador Standel, nem se se ainda existe. Mesmo que exista, os falantes usados naquela época eram muito diferentes.

- O Fuzz, teria de descobrir se era o verde (de silício = do Jimi Hendrix) ou o vermelho (de germânio = do David Gilmour).

Sem contar as condições de gravação da época...

Boa sorte!!

jaen
    Veterano
    # set/12
    · votar

Lelo Mig
    Manja tudo hein velho? Nunca achei muit coisa sobre o Big Brother. Belas informações. Cara acho que no começo o Hendrix também usou o de germanio... É muita coisa pra chegar num timbre. Vamos procurando.

Lelo Mig
    Membro
    · votar

jaen

Manja tudo hein velho?......Longe disso quem me dera!!

Mas conheço um pouquinho, porque desde garoto, muito antes de começar a tocar eu já me ligava nos equipos.

Achava bonito, gostava de olhar "aquelas latinhas coloridas" que os guitarristas pisavam para mudar o som e aquelas caixas "do tamanho de uma geladeira" ao fundo....rs

Na época, não havia informação como hoje (na verdade não havia informação nenhuma), então eu olhava posters em revistas com lente de aumento para poder identificar as marcas e modelos dos equipos. Eu tinha até um caderninho onde anotava o que cada guitarrista usava, isso muito antes de saber o que é um pedalboard.

Meu falecido pai era um gênio da eletrônica e me ajudou muito também.

JJJ
    Veterano
    # set/12
    · votar

Uma alternativa mais fácil é procurar um patch para pedaleira, com o nome da música ou do guitarrista...

jaen
    Veterano
    # set/12
    · votar

Lelo Mig
    Bah velho que legal este teu interesse. Vamos conversar mais. Tem facebook? Manda um covite lá é Jaen Wilk. Abraço

Lelo Mig
    Membro
    · votar

jaen

Vixe...rs. Tenho facebook não!! (até tenho, pq abri para ganhar umas paradas num game que eu jogava....kkkk, mas nunca ativei).....Sou meio "Ogro" com esse negócio de rede social...kkk

Mas vou ativar, aí te dou um toque..........

Se precisar de alguma coisa dá um berro aqui, por enquanto:

lelomigueis arroba yahoo ponto com ponto br

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fuzz de Piece of My Heart da Janis Joplin