Teoria para criação de efeitos

    Autor Mensagem
    TutuK
    Veterano
    # set/12


    Alô Pessoal,

    Estou querendo criar um pedal de efeitos usando eletrônica analógica, ou arduino, ainda não decidi. Procurando na internet é fácil de achar alguns tutorial bem passo a passo para montar o circuito.
    Só que eu queria entender o que é necessário para montar os efeitos, só que não sei nem ao menos as palavras para usar pra procurar no google.
    Vi um vídeo em que o indivíduo atrasava o som no circuito várias vezes pra fazer um reverb bem bacana. Outro vídeo com microcontrolador o indivíduo aplicava de alguma forma uns modificadores na onda que deixava a onda mais reta ou mais curvilinea.

    Não sei se me expliquei bem, mas se alguém puder compartilhar links agradeço.

    Figonzalez
    Veterano
    # set/12
    · votar


    dá uma olhada aqui

    handmades

    konzen
    Veterano
    # set/12 · Editado por: konzen
    · votar


    TutuK

    O que você tem que saber pra criar um efeito é como ele funciona, ou seja, você insere um sinal na entrada e tem que saber como será o sinal da saída. A partir disso e dos testes auditivos é que se consegue ter uma idéia do que fazer com a parte eletrônica para alcançar o som que você quer criar.

    Pode ser desanimador, mas com o arduino você não conseguirá criar muita coisa. Um efeito digital programável (tipo pedaleira) necessita um processador digital de sinais. Isso leva a muito estudo até chegar a algo que funcione bem porque você terá que usar um conversor AD de alta taxa de amostragem para captar o sinal do instrumento com qualidade aceitável.

    Existem muitos efeitos que você consegue fazer com facilidade usando circuitos integrados analógicos e digitais. Procure na internet que você encontrará muitos exemplos. A grande dica é: Elimine o que puder de fontes de ruído, e isso inclui até a sua fonte de alimentação. Outra coisa é fonte de ruídos nos geradores de sinal. Estude também qual o tipo de instrumento e suas características elétricas.

    Comece estudando eletrônica básica, depois entenda o funcionamento e os circuitos básicos de amplificadores operacionais e de transistores bopolares de junção. Vai ter que estudar alguns meses pra entender o início da coisa...

    Espero ajudar...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    TutuK
    Da pra fazer um pedal tipo aquele Sansamp TRI-AC, este por sinal, usa um PIC. Nunca mexi nele por isso não sei bem como funciona.

    Neste blog,bem legal, tem uma montagem
    http://www.pakequis.com.br/2010/11/pedal-de-efeitos-parte-iv-noticias. html

    Eu nunca pensei em usar microcontrolador em efeitos, mas da pra programar níveis de distorção ou tone e deixa-los pre programados, usando uma rede R-2R no ganho de um amp op e num filtro passa baixa.
    Faz uns trecos ai e manda depois pra eu copiar heuuehuhe. boa sorte.

    Metallover1000
    Veterano
    # set/12
    · votar


    TutuK
    Teoria para criação de efeitos
    Entao, me diga, quer desenvolver um pedal, ou so construir um clone mesmo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria para criação de efeitos