Circuitos para criação de pedais. Eletrônico ou elétrico?

    Autor Mensagem
    oBruno
    Veterano
    # jan/13


    Bom galera. Primeiramente não sei nem se o correto para este tópico era aqui ou no OffTopic. Mas achei que fosse aqui. Caso não era, foi mau :S

    Tipo, tenho uma noção até boazinha (Embora MUITO! básica) de eletrônica digital, ao menos da logica dos circuitos digitais. E agora me bateu na cabeça fazer alguns esqueminhas de leds indicativos para a pedalboard e circuitos A/B e etc. Mas minha noção é muito básica mesmo.

    Por exemplo. Eu posso simplesmente passar o sinal que vem da guitarra por uma porta logica? No caso a ideia seria passar por um demux para escolher uma ou outra cadeia de pedais da pedalboard. Para gastar o menor sinal possível. Caso não seja possível, que tipo de equipamento componente eu precisaria para algo assim?

    Vlw galera :D

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    oBruno
    Eu posso simplesmente passar o sinal que vem da guitarra por uma porta logica?
    Não.

    Caso não seja possível, que tipo de equipamento componente eu precisaria para algo assim?
    Cara, a sua situação é:
    1º) O sinal da guitarra é analógico.
    2º) Os CIs de portas lógicas funcionam com sinal digital.

    É óbvio que dá, com outros recursos, juntar uma coisa a outra com um dos itens abaixo:
    A) Converter o sinal da guitarra em digital (conversor A/D e no fim usar um D/A) e com devidas prévias amplificações trabalhar tudo em digital (você sabe trabalhar com o sinal assim???);
    B) Montar uma lógica digital com componentes analógicos (transistores e amplificadores operacionais, por exemplo - você sabe???) e usar o sinal puro da guitarra, analógico mesmo. (ATENÇÃO - vc usaria só a LÓGICA digital e não componentes que trabalham com sinais digitais).


    De tudo que escrevi, a melhor opção para se trabalhar é o item "B" ... se você souber trabalhar com relê de contato então, junto com o item "B" da pra fazer um mooonte de esqueminha de liga/desliga Led, a/b box, a/b/c, a/b/y, etc ....

    oBruno
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fernando de almeida, primeiramente obrigado pela resposta. Me esclareceu todas minhas dúvidas iniciais :D

    A segunda opção realmente pareceu mais atraente, mesmo nunca tendo trabalho deste modo hehe
    Minha noção básica não saia muito da álgebra booleana para os circuitos. 99% dos circuitos montados ainda foram na verdade somete no papel hehe

    Estou bem ciente do longo caminho de estudos que tenho que dar continuidade antes de começar finalmente a pingar estanho nos circuitos impressos, mas agora já vou começar isso com uma luz melhor. vlw! :D

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    oBruno
    99% dos circuitos montados ainda foram na verdade somete no papel hehe
    Me manda o que vc tem para eu analisar e eu te dou uam força ...
    Manda em nandoalbar no rótemeiul ou no iarrú.

    oBruno
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Então, quando citei os montados no papel, me referia aos que tive na disciplina de matemática computacional, ainda não comecei nem a fazer os destas ideias que tive hehe

    Mas valeu o/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    oBruno
    Então, quando citei os montados no papel, me referia aos que tive na disciplina de matemática computacional, ainda não comecei nem a fazer os destas ideias que tive hehe
    Então, mas se vc quiser mandar a partir desse início que vc tem em mão, já podemos ver se está legal, se dá pra mudar alguma coisa, etc ... mas vc que sabe.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    oBruno
    Dúvidas interessantes, tem um tópico fixo muito bom sobre conversão e pedaleiras.
    Boa sorte.

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    oBruno
    Tu pode usar CIs como o 4066 para chavear eletronicamente sinais analógicos. Existem produtos como o Octaswitch que usam. Outra opção também é usar relês de sinal / baixa corrente, tal como nos mesa boogie.

    No caso de acender/apagar leds, só é preciso verificar se a correnta máxima que as portas do 4066 suportam são suficientes para acender o led. Caso contrário você usa o sinal da porta para chavear um transistor com potência maior que seja suficiente para os leds.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Circuitos para criação de pedais. Eletrônico ou elétrico?