Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Pedais & Pedaleiras
Teoria para criação de efeitos
Autor
Mensagem
TutuK
Veterano
#
set/12
Alô Pessoal,
Estou querendo criar um pedal de efeitos usando eletrônica analógica, ou arduino, ainda não decidi. Procurando na internet é fácil de achar alguns tutorial bem passo a passo para montar o circuito.
Só que eu queria entender o que é necessário para montar os efeitos, só que não sei nem ao menos as palavras para usar pra procurar no google.
Vi um vídeo em que o indivíduo atrasava o som no circuito várias vezes pra fazer um reverb bem bacana. Outro vídeo com microcontrolador o indivíduo aplicava de alguma forma uns modificadores na onda que deixava a onda mais reta ou mais curvilinea.
Não sei se me expliquei bem, mas se alguém puder compartilhar links agradeço.
Figonzalez
Veterano
#
set/12
·
votar
dá uma olhada aqui
handmades
konzen
Veterano
#
set/12
· Editado por: konzen
·
votar
TutuK
O que você tem que saber pra criar um efeito é como ele funciona, ou seja, você insere um sinal na entrada e tem que saber como será o sinal da saída. A partir disso e dos testes auditivos é que se consegue ter uma idéia do que fazer com a parte eletrônica para alcançar o som que você quer criar.
Pode ser desanimador, mas com o arduino você não conseguirá criar muita coisa. Um efeito digital programável (tipo pedaleira) necessita um processador digital de sinais. Isso leva a muito estudo até chegar a algo que funcione bem porque você terá que usar um conversor AD de alta taxa de amostragem para captar o sinal do instrumento com qualidade aceitável.
Existem muitos efeitos que você consegue fazer com facilidade usando circuitos integrados analógicos e digitais. Procure na internet que você encontrará muitos exemplos. A grande dica é: Elimine o que puder de fontes de ruído, e isso inclui até a sua fonte de alimentação. Outra coisa é fonte de ruídos nos geradores de sinal. Estude também qual o tipo de instrumento e suas características elétricas.
Comece estudando eletrônica básica, depois entenda o funcionamento e os circuitos básicos de amplificadores operacionais e de transistores bopolares de junção. Vai ter que estudar alguns meses pra entender o início da coisa...
Espero ajudar...
Luiz_RibeiroSP
Veterano
#
set/12
·
votar
TutuK
Da pra fazer um pedal tipo aquele Sansamp TRI-AC, este por sinal, usa um
PIC
. Nunca mexi nele por isso não sei bem como funciona.
Neste blog,bem legal, tem uma montagem
http://www.pakequis.com.br/2010/11/pedal-de-efeitos-parte-iv-noticias. html
Eu nunca pensei em usar microcontrolador em efeitos, mas da pra programar níveis de distorção ou tone e deixa-los pre programados, usando uma rede R-2R no ganho de um amp op e num filtro passa baixa.
Faz uns trecos ai e manda depois pra eu copiar heuuehuhe. boa sorte.
Metallover1000
Veterano
#
set/12
·
votar
TutuK
Entao, me diga, quer desenvolver um pedal, ou so construir um clone mesmo?
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
Pedais p/ efeitos principais e pedaleira barata para efeitos menos usados
Efeitos por software x Efeitos por pedais
Efeitos G1 (Zoom) x Efeitos Spider IV (Line 6)
quais efeitos tem na zoom g1 next? e os efeitos da X Vamp Behringer? qual seria melhor comprar?
Circuitos para criação de pedais. Eletrônico ou elétrico?
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita
Sax
Gravação e Home Studio