Duas pedaleiras num pedalboard analógico pode?

    Autor Mensagem
    The Red Special
    Veterano
    # ago/12


    E ai pessoal. Finalmente to tendo dinheiro pra refazer meu setup.

    Os efeitos que uso são:

    No Input:
    Wah
    Whammy
    Drive, Distortion e Fuzz
    No loop:
    Delay, Chorus, harmonizer, reverb e volume.

    Pois pensei. Eu vou deixar parte disso em pedais analógicos, e parte em digitais. Os de OD/DS eu tenho todos já e o Wah também. O Whammy, considerei comprar, mas sai muito caro. O que eu pensei? Em comprar uma Zoom G1 com pedal de expressão bem baratinha pra usar antes dos pedais, APENAS para Whammy.

    Porém, vai ficar faltando a parte das modulações e reverb que vão ser ligadas no loop. Dai eu botaria mais uma G1 ou até uma G3 mesmo no Loop. Mas ai ta a pergunta: Pode isso? Vai modificar muito o timbre da minha guitarra, ou pode fazer na boa?

    No input - Zoom G1 com Exp, Wah , TS808, Fuzz, Suhr Riot,
    No loop - Zoom G1

    O amp vai ser um head da Bugera, o V55

    Abçs!

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É porque Whammy depois de distorção fica uma feiura danada! E o pedal mais barato de Whammy que existe custa 3x o preço da Zoom!

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Eu já fiquei um tempinho com uma G1n, mas digo que não vale a pena se você quer um bom Whammy. A configuração dos parâmetros dela é MUITO engessada. Além disso, o pedal de expressão dela, assim como em todas as pedaleiras pequeninnhas, tem pouca abertura e é meio ruim de controlar. Por fim, o pitch shifter dela está longe de ser o melhor que eu já ouvi. Se bem que eu nunca vi pitch shifter realmente *BOM* em pedaleiras, exceto casos como a GR-55, que usa captação especial. Em todos os outros casos, o rastreamento se perde um pouco e faz aqueles "barulhinhos" estranhos (eles aparecem porque o algoritmo não consegue achar a frequência fundamental no meio da "sujeira"). Eu acho que uma pedaleira (com controlabilidade melhor que a G1) pode até servir para um pitch shifter eventual, secundário, discreto. Para um efeito que fica em evidência, em primeiro plano, não acho que seja uma alternativa realmente à altura do Whammy.

    Aliás, mesmo deixando de lado a estrutura frágil e o seletor molenga, a G1 sofre com esta limitação nos parâmetros selecionáveis. Por isso, eu não considero ela uma boa alternativa nem para o uso no loop.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    The Red Special: É porque Whammy depois de distorção fica uma feiura danada! E o pedal mais barato de Whammy que existe custa 3x o preço da Zoom!

    Se sua ideia é usar algo "tipo whammy" sem ter Whammy de verdade, penso que um produto da Digitech seria uma boa. Que tal um RP-255 que é compacta e bem em conta? A RP-90 é engessada que nem a Zoom G1, já vou logo dizendo! hehe

    Bog: a G1 sofre com esta limitação nos parâmetros selecionáveis.

    É um pedal feito pra os iniciantes não se complicarem!

    :)

    Abs

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    MauricioBahia
    Então, eu já tive esse problema com uma G2.1u que eu já tive, realmente era um pouco limitada, mas pra fazer aquele efeito de Pedal Bend do Whammy, servia. E a RP90 que eu ja tive no meu board, esse sim, me agradou muito antes do drive usando o Whammy (Pedal Bend) dele com o Drive do meu antigo valvulado. Mas minha preocupação é na alteração do timbre e do sinal. Talvez uma G1 no loop, para modulações e delays, e a RP90 no input antes de tudo? Em casos separados eu ja usei apenas a G1 com pedalboard ou a RP90 + pedais, mas DUAS pedaleiras + pedais, nunca testei, por isso fico meio cabreiro! Será que dá isso?

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    E a do loop, seria apenas para mods e reverb/delay. Cada preset ficava por conta de determinado efeito. Eu já usei assim certa vez.

    Eu pensei em usar uma só no loop, inclusive pro Whammy, mas Whammy depois da distorção não fica legal MESMO.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Mesmo no loop, eu - opinião pessoal e intransferível - considero as limitações de configuração da G1 extremas demais. A G2 tem *MUITO* mais parâmetros e possibilidades. Na G1 é difícil deixar delays e moduações "no ponto", porque o número de parâmetros e possíveis variações é muito reduzido. Se você considera que a G2.1u era "um pouco limitada", saiba que a G1 é muito mais limitada que isso.

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    Hm... eu to olhando mesmo. Com a G2.1u que eu tinha, eu achava ela bem completa nessa parte de efeitos sabe? Delays e modulações, caiam como uma luva, eu gostava demais. A G1 não segue o mesmo padrão?

    Então eu vou começar a considerar a G2.nu ou a G3 mesmo, né? E o problema agora é isso, Whammy depois dos drives. Como fica né? Será que compensa uma pedaleira a mais pra um efeito apenas, ou eu "quebro o galho" com o Whammy da pedaleira depois de tudo, até pode comprar um Whammy Digitech mesmo...

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special
    Delays e modulações, caiam como uma luva, eu gostava demais.

    Eu concordo, mas...

    A G1 não segue o mesmo padrão?

    Não. Na G1, a seleção dos parâmetros dos efeitos é "simplificada", talvez para iniciantes não se perderem. Provavelmente também para que a G1 não fosse uma G2 de plástico...

    E o problema agora é isso, Whammy depois dos drives. Como fica né?

    Não fica bom mesmo. Uma coisa é que o rastreamento do harmônico fundamental fica prejudicado. Outra que distorcer um sinal shiftado é bem diferente de shiftar um sinal distorcido.

    Eu não sei como faria na tua situação. Talvez comprar uma G3X (ou uma G3 + pedal de expressão) para usar no loop, e quando for usar o whammy, em vez de usar o drive do amp usar o drive da própria pedaleira, posicionado após o pitch shifter. Depois comprar o Whammy. Infelizmente, este é um daqueles casos que eu imagino que não tem um substituto mais barato à altura do pedal original.

    Bob Mauley
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Aproveitando o pótico... To afim de descolar uma me-8 que me apareceu aqui, mas queria continuar com meu pedal de drive. A duvida é a seguinte:

    Pretendo plugar o pedal, e usar equalizer+compressor+boost da pedaleira. É uma boa ou eu estou viajando?

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Outra ideia é usar a pedaleira como afinador, pitch shifter, phaser, compressor, chorus e flange no input, e depois botar apenas um delay no loop, tipo aquele antigo da Zoom, o 508, ou algo programável e barato. No caso de alteração de sinal, um delay digital barato ou uma Zoom G1, seria praticamente a mesma coisa?

    Abçs!

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bob Mauley
    Seguinte velho, o compressor, não vai rolar, porque compressor sempre vai antes do drive. Equalizer, rola legal, é uma boa. E o booster, se quer booster de volume, perfeito. Porque ele depois do pedal, se for um clean boost ou coisa do tipo, servirá como boost de volume e não de ganho.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bob Mauley

    A ME-8 não tem um loop de efeitos exatamente para colocar pedais de drive?

    Blonde Hammet
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Cara, vc já viu meu set né? uso o whammy depois do drive e fica lindo... Pra falar a verdade nem sabia que ele tinha que ser usado antes dos drives... conheço uns caras que tem o whammy original e usam ele no loop depois do drive tb... Se for só por causa do Whammy dá pra usar só uma pedaleira no seu set com ela depois dos drives... Uso assim e não tenho problema nenhum...

    Abraços!

    Bob Mauley
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    hmm... valeu man o/
    Bem, quanto ao booster, eu penso nas duas possibilidades. Tanto de volume, quanto de ganho após um drive suave


    Bog

    Man, eu ainda nao tive chance de fuçar bem nela, é um esquema que to fazendo com um amigo. Mas segundo ele a pedaleira tem loop sim

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Pra que usar o loop? Vai usar o saturação do usa a distorção do preamp? Se não for o caso, não precisa de nada no loop. Taca no input e já é!!!

    Em todo o caso, no loop há alteração de impedância e, é bom ficar alerta a isso. Muitas vezes o resultado por não ser bom.

    Abs

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MauricioBahia
    Sim! porque o Bugera tem Loop Ativo né, e eu quero usar o drive do preamp dele do canal lead. Dai por isso que seria util a pedaleira no loop! Então, eu já usei pedaleira no loop quando tive um Classic 30. Era meio complicado de regular, e muitas vezes eu usava um equalizador depois pra compensar as alterações!
    Blonde Hammet
    Fala meu brother :)
    Beleza? Ou, vc consegue usar depois do loop de boa? Pra tocar coisas tipo Like a Stone, Killing in the name, etc? Interessante. Dai com o drive de pre do alien, vc usa o whammy da tua RP numa boa? Cara, interessante. Mais um motivo pra eu pensar na RP!

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Agora a dúvida é RP90 ou RP255
    Eu sei que na RP90 você pula os parâmetros de 5 em 5, e as configs são meio padronizadas, aquilo mesmo. Mas ela tem um som bem maneiro. Ou pago 100 reais a mais e cato a RP255. Mas entre essas duas tem reais diferenças? Ou são farinha do mesmo saco?

    e_merson
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special
    Qual harmonizer você usa? Pode falar um pouco sobre ele?

    To atrás de um harmonizer.. já pensei em usar uma pedaleira só pra fazer isso, ou pegar um Boss PS-6 ou um Digitech Harmony Man... mas nunca testei nenhum desses dois últimos.
    Os outros efeitos (bend, etc.) que tem nesses pedais (ps-6, us600, etc.) nunca me interessaram.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Isso mesmo cara, a minha rp255 fica no loop do amp e uso o whammy dela depois do meu drive.
    Não sei se vc já viu mas o Tom morello usa tudo no loop do amp, até o wah o cara usa depois do drive...
    Vou tentar gravar um som depois pra vc ver como fica o whammy da rp depois do drive.

    Abraços!

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Blonde Hammet
    Eita, sério velho? Se ele mesmo usa no loop, quem sou eu pra querer usar antes hahahaha
    Vc grava mesmo? Po cara, me ajudou DEMAIS agora. Agora só decidir qual Bugera eu pego la, V22 ou V55!

    guitarluiz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pega um G2 só e o preço que tu ia pegar uma g1 pra usar deley tu compra um Behringer/gianini/fuhuman/grovin até uns 200 conto . que vai sair melhor que uma g1

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas pedaleiras num pedalboard analógico pode?