Pedal Cmatmods Brownie

    Autor Mensagem
    LuizLaiho
    Veterano
    # ago/12


    Galera, usei a busca e não encontrei um tópico específico sobre este pedal, então estou criando esse a título de informação para interessados e para ver a opinião de quem tem.

    O Brownie usa o clássico circuito BSIAB (Brown Sound in a Box), ou simplesmente: o som dos primeiros discos do Van Halen! Seu concorrente direto seria o Wampler Pinnacle, que possui controles adicionais se comparando com o Brownie (contour e vintage/modern).

    Minhas impressões sobre o BROWNIE: Distorção orgânica, "densa", cheia de drive. Mesmo com muito drive, é bem definido. Toco muito acorde "cheio" com distorção (influencia de AC/DC, rss) e soa muito bem. O knob de tone é bem versátil, mas não gostei dele antes da metade, sempre depois. Ele com pouco drive (tentando chegar a um TS), não fica tão bom. Tirando volume na guita ele não limpa tanto, mas fica muito bonito o timbre (estou acostumado com o EFX Pure Plexi que limpa muito bem no volume da guita).

    Ele vem com a opção de trocar 2 transistores, seguindo a ideia da chave Vintage/Modern do Pinnacle (não necessita solda. Vem um soquete bem simples de encaixar). Ao trocar o JTEF MPF102 pelo 2N5457 o ganhou aumentou consideravelmente. Perdeu um pouco a característica de Marshall e ficou bem hi-gain, animal... me lembrou o Suhr Riot (que só ví em vídeos)... empolgante tocar assim, mas o estilo de som que toco não permite, e com muita dó tive que voltar o transistor original, rsss. Com o ganho maior, não soa legal acordes abertos, mas tem harmônicos maravilhosos (aliás, de qualquer jeito ele possui harmonicos excelentes).

    Não testei ele com overdrive empurrando nem com outros efeitos. Ele se deu bem tanto com meu Carvin solid state quanto com um valvulado hand-made, mantendo as mesmas características nos 2 casos... creio que não tem problema de não "casar" com algum ampli...

    Ele possui um trimpot interno que pelo que li (foi dificil de achar) seria um controle de contour. Nessa parte gostaria da opinião dos outros colegas que têm ele, pois ao girar no sentido horário ele teve um efeito como um "gate", deixando as notas mais curtas, sem sustain e com os graves ou pouco mais acentuados (sem chegar a embolar). Se giro totalmente para o sentido anti-horário ele deixa o pedal praticamente desligado, nem o LED acende desta forma. Acabei deixando este controle um pouco menos do que a configuração que veio original, pois me pareceu deixar sutilmente mais aberto o som, mas sinceramente não entendi a lógica dele, o motivo de sua existência. Se alguém que tenha o pedal entendeu ele, por favor, se manifeste (kkkk).

    Resumindo, um timbre espetacular de distorção, porém com pouca versatilidade. Timbre viciante. Para quem quiser tocar metal, a troca dos transistores vai deixar seu timbre espetacular!

    Até terça chega meu MI Audio Chunch Box, dai colocarei lado a lado os 2 para ver quem fica no board, rsss....

    gege_correa
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LuizLaiho
    Ele possui um trimpot interno que pelo que li (foi dificil de achar) seria um controle de contour. Nessa parte gostaria da opinião dos outros colegas que têm ele, pois ao girar no sentido horário ele teve um efeito como um "gate", deixando as notas mais curtas, sem sustain e com os graves ou pouco mais acentuados (sem chegar a embolar). Se giro totalmente para o sentido anti-horário ele deixa o pedal praticamente desligado, nem o LED acende desta forma. Acabei deixando este controle um pouco menos do que a configuração que veio original, pois me pareceu deixar sutilmente mais aberto o som, mas sinceramente não entendi a lógica dele, o motivo de sua existência. Se alguém que tenha o pedal entendeu ele, por favor, se manifeste (kkkk).

    Pela descrição é um ajuste de bias, tipo um controle de voltagem. Tenho um Super Signa Drive, fantástico! Abraço, parabéns pelo pedal!

    LuizLaiho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Entendi... um dos fóruns que li falava algo nesse sentido, de voltagem pros transistores... o fato de eu ter mexido nesse tipo de controle pode "ferrar" meu pedal? Melhor voltar ao original? rs

    krz4fx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LuizLaiho

    O trimpot é realmente o ajuste de bias do último transistor. Já vem ajustado para o transistor low gain que vem no circuito, mas caso queira colocar os high gain que vem com o pedal, deve ajustar o bias de acordo.

    Mexer no bias não vai ferrar seu pedal mas vai mudar bastante o som dele. Qto mais para a esquerda, menos voltagem e vice-versa. Se voce gostava do som como ele veio de fábrica, é só voltar ao ajuste inicial.

    abs

    LuizLaiho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Se é assim, vou deixar como está por hora, rss. Alterei bem pouco para o sentido anti-horário e parece que ele ficou menos grave... pelo menos com meu equipo ele ficou meio grave, tenho que abrir bem o TONE...

    vlw!!!

    Lord-g
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Essa pedal tá na mira... daqui a alguns meses eu pego 1 ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Cmatmods Brownie